Projeto cozinha-sala com área de 30m2. m: opções de planejamento e zoneamento

Contente
  1. Características do quarto
  2. Seleção de estilo
  3. Zoneamento
  4. Mobiliário
  5. Exemplos de interiores de sucesso

Recentemente, cada vez mais pessoas combinam vários quartos. O objetivo dessa manipulação é o desejo de criar uma sala espaçosa, e não se amontoar em salas pequenas. A opção mais popular é combinar a cozinha e a sala de estar. Mas como organizar este espaço para que seja confortável e bonito? Vamos responder a esta pergunta hoje.

Características do quarto

A principal característica deste layout é a necessidade de combinar estilisticamente duas salas completamente diferentes em termos de funcionalidade. Essa é a principal dificuldade.

Uma área de 30 metros quadrados permite que você coloque tudo o que você precisa. Você pode facilmente equipar uma cozinha completa, área para refeições e área de relaxamento. Isso é suficiente na maioria dos casos. Não sobrecarregue a cozinha-sala de estar com funções adicionais (e móveis).

Se você tem um estúdio de um cômodo e o corredor tem o papel de um quarto, então é melhor dar preferência a um sofá dobrável ou a uma cama transformadora. Existem muitas modificações do último agora. Por exemplo, pode subir e se tornar parte de uma parede ou virar um armário.

Os recursos de layout não param por aí. Ao tentar criar aconchego em uma área de 30 quadrados, considere os seguintes pontos.

  • Unidade. Combinando duas salas completamente diferentes em uma, é necessário levar em conta a individualidade de cada uma, mas ao mesmo tempo criar um único espaço com um tema comum. Os materiais de acabamento podem ajudar nisso. Use diferentes tons da mesma cor, ou use o tom selecionado em diferentes texturas. Isso criará um senso de coesão, mas permitirá que você defina áreas.
  • Funcionalidade. Não se esqueça que, em primeiro lugar, tanto a sala como a cozinha devem manter a sua finalidade original. Certifique-se de que é confortável para relaxar no corredor após um árduo dia em casa, e na cozinha foi agradável preparar um delicioso jantar para toda a família.
  • O número de pessoas na família. Se você vai instalar uma grande mesa de jantar ou se a barra é suficiente para você, depende do número de membros da família. Para um apartamento de solteiro, a segunda opção é bastante adequada. Uma família com três filhos não pode ficar sem uma área de jantar completa. Esta regra também deve ser aplicada ao número de assentos na área de lazer, pois à noite todos vão querer relaxar enquanto assistem a um filme, sentados confortavelmente no sofá.
  • Para quem se destina. Na hora de decorar o interior, vale a pena considerar as características individuais dos moradores. Casais de idosos são mais adequados para móveis e acabamentos clássicos, enquanto um jovem se interessa em experimentar e criar um objeto de arte real ou complexo de alta tecnologia.
  • Equipamento necessário. Não se esqueça de equipar a sua cozinha-sala com tudo o que necessita. Um pré-requisito é a presença de um bom capuz. Caso contrário, todos os cheiros irão se espalhar pela sala por um longo tempo. Mas você pode comprar apenas uma TV, mas com uma tela grande. Coloque-o na sala de estar, mas para que as pessoas na cozinha também o vejam. Assim você economizará na compra de TV adicional na cozinha.

Seleção de estilo

Ao escolher as opções de design estilístico da cozinha-sala, é necessário levar em consideração a aceitabilidade da direção escolhida para ambos os cômodos.

Loft

Hoje está no auge de sua popularidade.Parece tão fácil deixar uma parede de tijolos e não manipulá-la com nada. Mas a dificuldade é que o interior não precisa parecer que os construtores o abandonaram na metade. Se você não tiver certeza se pode fazer isso sozinho, peça ajuda a um designer. Mas não deixe as superfícies sem nenhum tratamento (isso será feio), elas devem ser tratadas com pelo menos um primer elementar.

E se você escolheu este estilo, apoie-o mesmo nas pequenas coisas.

Clássico

Se você acha que os clássicos são chatos e não para você, dê uma olhada em uma opção como o neoclassicismo. Este estilo é moderno e respeita a tradição. Esta é uma das formas mais práticas de tornar o seu apartamento elegante e único.

É agradável estar em tal ambiente, tudo é claro, simples e conciso.

Provença

Jovens senhoras refinadas certamente vão adorar este sofisticado estilo francês. Tons delicados e linhas curvas suaves criarão uma atmosfera de leveza e elegância. A criação de tal interior não será fácil do ponto de vista financeiro. Madeira natural, tecidos caros com estampas florais ou estampadas - tudo isso vai custar muito caro.

Se você quiser economizar dinheiro, você não pode obter aquela atmosfera misteriosa e clima de flerte leve. Em vez disso, parecerá uma boa farsa.

País

Tendo ganhado grande popularidade no Ocidente, esse estilo há muito tempo conquistou os corações de nossos concidadãos. Possui conforto doméstico, funcionalidade e seu próprio entusiasmo. A madeira é de grande importância. Ela encontra seu lugar na decoração e nos móveis. Móveis de vime e fachadas de armários feitos na técnica de torneamento são a marca registrada.

Minimalismo

Estilo complexo e simples ao mesmo tempo. Sua tarefa é ocupar o mínimo possível o espaço (felizmente, 30 m2 são suficientes para tudo) e não perder funcionalidade. Para isso, os designers costumam oferecer transformadores de móveis, elementos ocultos e a dupla finalidade do mesmo item. Pense em como você pode se livrar de coisas desnecessárias enquanto preserva a funcionalidade e o design.

Por exemplo, guarda-roupas e estantes em um apartamento podem ser substituídos por um único camarim.

Alta tecnologia

Ao pronunciar este nome, surgem na imagem interiores com elementos metálicos, superfícies lisas prateadas ou pretas. Mas mesmo esse estilo brutal pode ser suave e confortável. O principal é seguir as suas regras básicas - a ausência de elementos decorativos banais (vasos, molduras, estatuetas, etc.). Tente criar um espaço de alta tecnologia em sua própria casa, não economize nos últimos desenvolvimentos dos engenheiros e você entenderá como isso é conveniente e prático.

Ecostyle

Você não precisa ser um membro Green Peace para amar este estilo. Materiais naturais, acabamentos monocromáticos em cores claras e proximidade com a natureza são os principais critérios deste estilo. Acrescente pedra natural à decoração de paredes ou pisos, não se esqueça das plantas.

Que sejam espécimes grandes, interessantes ou exóticos, e não gerânios, que estiveram no parapeito da janela da minha avó durante toda a sua vida.

Zoneamento

Ao desenvolver um projeto de interiores, os designers prestam grande atenção não só ao estilo geral e materiais de acabamento, mas também ao zoneamento do espaço. Isto permite transformar a sala comum num espaço multifuncional, em que cada objeto e área tem o seu lugar. Para esses fins, eles usam as seguintes técnicas em seu trabalho.

  • Balcão de bar. Ao colocá-lo na fronteira entre a cozinha e a sala de estar, você define claramente essas áreas. Ao mesmo tempo, a unidade será mantida. Ele pode desempenhar o papel de uma superfície de trabalho, um bar e uma mesa de jantar.
  • Materiais de decoração. Esta é a maneira mais fácil e eficaz de marcar áreas diferentes. Mas a dificuldade está em encontrar a combinação perfeita de cores, texturas e estilos de diferentes métodos de acabamento.Por exemplo, você pode usar papel de parede no corredor e pintar as paredes da cozinha, ou usar um material idêntico, mas com texturas e tons diferentes.
  • Revestimento de pavimentos. Esta técnica irá separar visualmente a área da cozinha. A necessidade de utilização de materiais diferenciados também se deve à componente prática. Laminado ou parquet é mais adequado para o hall, e ladrilhos ou cerâmicas para a cozinha.
  • Iluminação. Os designers criam verdadeiros milagres usando diferentes cenários de iluminação. Ao planejar, tente fornecer opções para iluminação noturna, diurna ou spot. Interiores interessantes são obtidos usando holofotes e iluminação LED. Eles destacam os elementos necessários e trazem uma atmosfera de mistério e conforto.
  • Partições. Você não deve construir estruturas maciças, você não quebrou a parede para isso. Se você deseja zonear o espaço dessa forma, dê preferência a estruturas leves e sem peso. Você pode usar elementos de vidro ou openwork.

Mobiliário

Apesar de toda a variedade de peças de mobiliário, os seguintes elementos são os principais para a cozinha-sala.

  • Conjunto de cozinha. Ao escolher e planejar, lembre-se que agora ele estará sempre à vista. Esta não é apenas uma sala de serviço onde a comida é preparada, mas a marca registrada do apartamento, junto com sua continuação - a sala de estar.
  • Móveis macios. Para noites familiares aconchegantes, nada pode ser melhor do que sofás e poltronas aconchegantes. Dependendo do número de pessoas, providencie uma vaga para cada membro da família.
  • Zona de jantar. Uma bela mesa de madeira e cadeiras agradáveis ​​serão o foco das atenções. E o que poderia ser mais agradável do que reunir todos para um delicioso jantar quente. Portanto, não desista deste elemento.
  • Zona de trabalho. Você pode fornecer na sala de estar e uma mesa, se houver tal necessidade e não houver outro lugar para colocá-la. Mas não use a sala de jantar para esses fins, pois será inconveniente devido à abundância de material de escritório (laptop, scanner, etc.).

Exemplos de interiores de sucesso

    A cozinha-sala com uma área de 30 quadrados permite-lhe dar asas à sua imaginação. Aqui você pode incorporar as ideias mais ousadas e interessantes. Mas antes de começar a trabalhar, desenhe um layout básico e siga o plano. Caso contrário, os elementos individuais podem simplesmente não "se dar bem" juntos. Apresentamos fotografias de soluções competentes que combinam funcionalidade e estética.

    Dicas para organizar uma cozinha-sala - no próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário