Cozinha-sala com área de 25m2. m: sutilezas de design e opções de design
Ao compor um projeto de cozinha combinado com uma sala de estar, você deve prestar atenção a muitos fatores. O layout das instalações deve ser confortável e funcional, independentemente do tamanho de uma sala em particular. Sobre quais são as principais nuances na concepção de uma cozinha-sala com uma área de 25m2. m e o que você precisa saber para a composição harmoniosa do interior de uma sala como essa, contaremos mais adiante.
Peculiaridades
O design da casa é um dos aspectos-chave da construção. Permite levar em consideração as preferências do cliente, mesmo com uma pequena filmagem de uma determinada sala. 25 metros quadrados não é suficiente para duas salas separadas, mas o suficiente para uma sala comum, que pode se tornar aconchegante e confortável.
Em qualquer caso, a tarefa do desenvolvedor é criar as condições mais confortáveis de operação. Se falamos em combinar dois quartos durante a renovação, isso está longe de ser possível. A razão para isso é a impossibilidade de demolir as paredes estruturais, o que não é consistente com as regulamentações estaduais, e também cria uma carga colossal nas paredes estruturais. Chegar a um acordo sobre esses projetos não vale a pena. O layout livre da sala é a melhor base para sua organização discreta.
Esses projetos podem ser chamados de os melhores, porque fornecem muitas oportunidades para a criação de diferentes áreas funcionais em um único espaço de uma sala específica. Por exemplo, se a filmagem do cômodo permitir, na cozinha-sala você também pode instalar uma sala de jantar e, às vezes, uma pequena área de recreação.
No entanto, para que o quarto seja confortável e não seja visualmente dividido em partes, as seguintes nuances são levadas em consideração ao projetar:
- iluminação de cada canto funcional;
- enchimento interior de cantos;
- a localização das saliências e nichos para que possam ser utilizados sem prejuízo da disposição dos móveis;
- colocação de dispositivos de iluminação;
- um nível suficiente de luz natural entrando em diferentes partes da sala.
Não devemos esquecer as possibilidades de soluções de cores. As cores claras são capazes de criar a ilusão de luz, superando visualmente a falta de luz natural. Tons delicados de revestimento de parede e cortinas borram os limites rígidos da sala, fazendo o espaço parecer maior e mais espaçoso, e o teto - mais alto.
As luminárias devem ser localizadas em áreas diferentes de modo que iluminem quase toda a área funcional.
Tipos de layout
A disposição da cozinha-sala pode ser angular, insular, linear e com a forma da letra "P".
Cada tipo tem suas próprias características.
- Uma cozinha-sala de canto é considerada uma opção mais versátil, uma vez que pode ser tomada como base na concepção de divisões de forma rectangular e quadrada. Como regra, o princípio do espaço ergonômico é sempre mantido aqui, o que permite combinar elementos de mobiliário de forma harmoniosa.
- Se em layouts de canto de uma sala de 25 m². m móveis estão localizados de forma mais familiar, então as opções de ilha lembram cantos habitados separados, que diferem em finalidade. Em condições de falta de espaço, utiliza-se aqui a delimitação de zonas por meio de móveis, ou os cantos da sala são preenchidos o mais firmemente possível. Por exemplo, o mesmo balcão de bar pode economizar espaço, deixando espaço suficiente para caminhar pela sala. Freqüentemente, em tais layouts, são usados blocos multifuncionais transformáveis, que podem servir, por exemplo, como uma superfície de trabalho e uma mesa de jantar.
- Uma cozinha-sala com a forma da letra "P" implica uma opção com a disposição dos móveis ao longo de três paredes. Como regra, tais projetos prevêem uma acentuação da área de trabalho. Para evitar uma redução visual do espaço, uma das partes do conjunto de cozinha é encurtada e decorada, por exemplo, em forma de balcão de bar. A mobília para a disposição de um cômodo é selecionada de forma que a distância entre seus elementos seja de pelo menos 1,2-1,5 m. Caso contrário, o layout do cômodo parecerá estranho e inconveniente.
- Se a sala for estreita e alongada, você deve equipá-la de forma linear. Projeto de combinação de cozinha e sala com área de 25m2. m deste tipo proporcionará a disposição dos móveis ao longo de uma das paredes compridas. Claro, não pode ser chamado de conveniente inicialmente, uma vez que não resiste à "regra do triângulo", em que a busca pelos itens necessários leva um mínimo de tempo e custos. Haverá mais movimentos aqui e você terá que pensar adicionalmente sobre como compensar a falta de iluminação.
Zoneamento
O zoneamento pode ser considerado uma das melhores técnicas para a divisão discreta do espaço em zonas funcionais separadas. Freqüentemente, é isso que permite equipar adequadamente uma sala, dando-lhe uma organização clara. Esta é uma espécie de técnica para introduzir ordem no interior de uma sala com diferentes zonas funcionais.
Faça o zoneamento de maneiras diferentes:
- selecionar dispositivos de iluminação para cada área funcional da sala;
- destacar uma parte da parede ou uma saliência construtiva (nicho) com um revestimento de parede contrastante;
- virar os móveis no ângulo desejado, bem como usar prateleiras e armários;
- criação de divisórias de drywall usando telas e paredes deslizantes;
- seleção de revestimentos de piso de cores e designs diferentes;
- usando tapetes;
- decorar o espaço do teto de diferentes áreas funcionais da sala de maneiras diferentes.
Estilística
A filmagem é de 25 sq. m, onde você precisa ajustar duas áreas funcionais diferentes, não pode ser chamado de grande. Portanto, direções como barroco, classicismo, classicismo, estilo inglês e italiano são indesejáveis aqui. Esses ramos de design precisam de espaço e elegância especial e solene, o que é difícil de fazer em um espaço limitado.
Neste caso, a parafernália do palácio parecerá pesada: nem grandes móveis estofados, nem luxuosas cadeiras de madeira e uma mesa de jantar podem ser instaladas aqui. É melhor prestar atenção às tendências de interiores modernas. Distinguem-se pela sede de funcionalidade e, apesar da aparente simplicidade, são capazes de sugerir o elevado estatuto dos proprietários da casa.
Claro, uma dessas soluções será a modernidade, que busca demonstrar o componente sintético nos móveis, e também gravita em torno da manufaturabilidade.
Estilos como art déco, art nouveau, biônica, brutalismo, bem como o escandinavo, que respira ar e permite criar composições de interiores bastante elegantes mesmo em pequenos espaços, não são menos relevantes.
Você pode decorar uma cozinha-sala de estar em um estilo minimalista. Um pequeno conjunto de detalhes do arranjo dará ao espaço uma sensação de leveza e leveza. Neste caso, você pode usar móveis compactos, escolher itens de cor ou design idênticos, que irão enfatizar a unidade do design de interiores.
Você também pode escolher estilos como loft ou grunge. Eles só precisam de um layout de ilha, mostrando cantos habitados separadamente de um espaço que pode se assemelhar a uma instalação industrial.
Projeto
Talvez uma das opções de projeto mais interessantes seja o uso de várias técnicas de zoneamento. Por exemplo, o espaço de uma sala de plano aberto pode ser dividido em duas zonas por meio de uma partição baixa. Além disso, cada área funcional da sala pode ter sua própria iluminação separada.
Vejamos alguns exemplos ilustrativos.
- Você pode usar os recursos de design da sala. Neste exemplo, além de destacar cada área funcional da sala, é utilizada uma técnica de zoneamento por meio de revestimento de piso.
- Delimitação de um cômodo por meio de divisórias estreitas e divisórias adicionais, deixando espaço para livre circulação ao redor do cômodo.
- Usando o balcão do bar para dividir a sala em uma cozinha e uma área de hóspedes. Uma solução de design original para o espaço do teto.
- Nesse projeto, havia até um lugar para uma aconchegante cadeira suspensa. Utilizou a técnica de zoneamento do espaço por meio de diferentes revestimentos de parede.
- Uma opção para organizar uma sala usando uma partição do projeto original.
- O interior em tons de branco e castanho está repleto de uma atmosfera de conforto caseiro. Um tapete macio de pêlo longo circunda o espaço dos hóspedes.
- Arranjo compacto de móveis com a criação de um convidado, espaço de cozinha e sala de jantar no quarto.
O que mais é importante considerar?
Ao decorar o interior da cozinha-sala, não se deve esquecer a escolha correta das peças utilizadas, bem como dos materiais de revestimento. Para que o design pareça completo e moderno, você precisa prestar atenção a cada acessório. Por exemplo, a decoração da janela não deve ser subestimada. Muitas vezes, é isso que ajuda a conectar duas áreas diferentes da sala, conferindo-lhe integridade e um ambiente de conforto doméstico.
Não devemos esquecer as combinações de cores escolhidas para a decoração da cozinha, dos hóspedes e do espaço de refeições. Claro, os tons podem e devem contrastar. Porém, o contraste deve ser suave, as cores ficam mais harmoniosas quando relacionadas.
Por exemplo, uma sala terá uma aparência holística na qual um tom é repetido em diferentes zonas. Por exemplo, pode ser a cor das cortinas e a tonalidade das almofadas do sofá, o tom relacionado do tapete e a cor da pintura da parede.
Escolher uma técnica de zoneamento iluminando separadamente cada área funcional, é importante escolher as luminárias corretas e o tipo de fontes de luz. As lâmpadas fluorescentes devem ser excluídas da lista de prioridades, pois durante o funcionamento emitem vapor de mercúrio para a atmosfera. As lâmpadas incandescentes comuns também não são adequadas para iluminação, pois ficam muito quentes, convertendo uma pequena fração da eletricidade consumida em luz.
O design de móveis deve ser compatível com o mesmo estilo. Elementos de móveis de cozinha e estofados não devem competir entre si, sua forma deve ser repetida, o que irá agregar harmonia ao interior e criar o efeito de um único conjunto de móveis. Com relação a um conjunto de móveis estofados, você pode considerar a compra de uma opção de tipo modular. É conveniente criar diferentes zonas de convidado a partir de módulos separados e, se desejar, você pode alterar seu design reorganizando-os de maneira diferente.
No próximo vídeo, você encontrará cinco dicas para arrumar uma cozinha-sala.
O comentário foi enviado com sucesso.