Concepção e planeamento de uma cozinha-sala com uma área de 16m2. m
O interior moderno proporciona uma disposição racional dos cômodos, portanto, para uma pequena casa, combinar uma cozinha com uma sala de estar é considerada uma opção ideal. Graças ao design corretamente selecionado e ao estilo original, você pode criar uma bela sala que se tornará não apenas um lugar para cozinhar, mas também um canto confortável para relaxar. Entre os muitos projectos, é muito procurado o desenho de cozinhas de sala com uma área de 16 m2, revelam-se acolhedores e são fáceis de equipar para qualquer estilo.
Opções de layout
Os cômodos combinados devem parecer um todo em design, portanto, ao decorar uma cozinha-sala de estar, é importante prestar atenção especial ao layout do cômodo. Hoje, os designers utilizam várias formas de distribuição de espaço, em que a cozinha-sala pode assumir um aspecto diferente, os mais comuns deles são os seguintes.
- Linear. Este interior tem 16 m². Procuram-se arranjar de forma que o canto da cozinha fique junto a uma das paredes, e o resto dos móveis em forma de cadeiras, uma mesa e um sofá, que se destina à área de lazer, sejam colocados em o lado oposto. Claro, tal layout é caro e demorado para criar um design, mas no final, o quarto acaba sendo moderno e cheio de estilo. Freqüentemente, um projeto com um sofá é escolhido para cozinhas lineares. Nesse caso, o fogão é instalado no meio da sala, uma geladeira e uma pia são colocadas nas bordas do mesmo, e um lugar é destinado ao sofá oposto.
- Canto. Uma sala com uma área de 16 quadrados também pode ser equipada com um fone de ouvido em forma de L. Em um dos cantos livres, forma-se uma área de trabalho, seu desenho prevê o princípio de um "triângulo", onde a geladeira, o fogão e a pia são instalados lado a lado, e os demais 3 cantos da sala e seu centro ocupam lugares para descanso. Este layout não é adequado para espaços grandes e muito estreitos.
- Ostrovnaya. Escolhendo tal projeto, os principais módulos de móveis de cozinha são instalados ao longo da parede, e módulos adicionais, que atuam como seções funcionais, são levados para o centro. Um layout semelhante é recomendado para salas de cozinha quadradas, graças à distribuição racional de metros quadrados, uma área de cozinha multifuncional, uma pequena ilha e um lugar confortável para relaxar são obtidos. A vantagem do interior da ilha é que economiza espaço e aumenta o número de assentos. O tamanho da ilha e seu design dependem das preferências e necessidades pessoais.
- Peninsular. A principal diferença entre esta disposição é que o móvel da cozinha é colocado tanto ao longo da parede como com a retirada de parte dos móveis, formando um T. Esta é a opção mais comum e popular para colocar utensílios de cozinha, geladeira, pia e fogão. A península permite separar lindamente a sala de estar do local onde a comida é preparada, o ambiente torna-se aconchegante e bonito.
- Em forma de C. Este interior é ideal para salas com cantos agudos. Para esconder falhas, os móveis são colocados em um semicírculo perpendicular às paredes. Essas cozinhas-salas de estar com balcão de bar, nas quais a cor e o estilo dos módulos da cozinha se repetem, parecem incomuns. Quanto à área de lazer, está atribuído o centro da sala ou um dos 3 cantos.
Seleção de estilo
O design moderno da sala de estar e cozinha combinadas permite a utilização de estilos diferentes. Portanto, antes de começar a decorar um ambiente, você precisa decidir o que é mais importante: conforto e simplicidade ou luxo e praticidade. Para o interior da cozinha / sala de estar, as seguintes direções são mais frequentemente escolhidas.
- Clássico. Este design é caracterizado pela presença do chique e da beleza, mas os itens de decoração, neste caso, são escolhidos com moderação. O ambiente deve ter um esquema de cores calmo, portanto, as cores azul, bege, branco, rosa e creme são utilizadas para a decoração. Móveis estofados e cortinas podem ser adquiridos em tons de vinho e esmeralda. Neste caso, o revestimento do piso deve ser feito de materiais naturais como mármore e madeira. Ladrilhos com imitação de pedra e madeira ou laminado ficam lindos nessas salas.
O teto em estilo clássico, em regra, é uniforme, sendo permitida a decoração com estuque e lustres de cristal. Quanto às paredes, é melhor colar sobre elas com papel de parede liso ou acabamento com gesso. O mobiliário para quartos é selecionado a partir de um sólido claro, uma vez que os tons escuros da madeira podem reduzir visualmente o espaço. Cadeiras, uma mesa e um conjunto, decorados com elementos dourados e entalhes, ficam lindos nos clássicos. Todo o equipamento neste caso deve ser escondido, a cozinha da sala geralmente é separada por colunas ou arcos arredondados.
- Alta tecnologia. Este design é geralmente preferido por proprietários que amam um estilo moderno repleto de novas tecnologias. Em tal interior, você não pode usar detalhes desnecessários, você deve tentar liberar o espaço de objetos tanto quanto possível. A alta tecnologia é caracterizada por tons frios e neutros, por isso a cozinha-sala é decorada em prata, preto e branco. Os móveis de cozinha são escolhidos com formas rígidas e superfície brilhante, as cadeiras e a mesa devem ser preferencialmente compactas e os estofados devem ser práticos e capazes de se transformar.
- Moderno. Esse estilo é misto, pois contém elementos de alta tecnologia e classicismo. Distingue-se pela presença de equipamentos caros e acabamento de materiais naturais. Móveis para decoração de quartos são selecionados com curvas suaves e formas rígidas. Pode ser feito de vidro, madeira, metal e plástico. A superfície brilhante das fachadas confere volume à divisão e combina harmoniosamente com outras peças de decoração.
O equipamento neste projeto não fica escondido em armários, mas, ao contrário, fica exposto. A decoração é feita principalmente com pedra natural e madeira, mas também é permitida a utilização de materiais com imitação. As paredes da cozinha e das salas têm 16 m². m é decorado com papel de parede com textura original, pintado em tons pastel ou revestido com painéis de madeira. Ao mesmo tempo, a área de trabalho da cozinha é decorada com azulejos.
- País. As premissas neste projeto distinguem-se pelo aconchego e pelo calor caseiro, por conterem cores quentes, sendo a principal o marrom. Recomenda-se comprar móveis de madeira maciça natural. Para adicionar romance ao interior, os designers recomendam o uso de mais tecidos. Cobertores, toalhas de mesa, cortinas e estofados de tecido originais nos móveis podem ser claros ou neutros. Sofás country, poltronas e cadeiras estofadas com tecidos naturais em uma faixa ou uma gaiola parecem lindos.
Zoneamento
Para destacar áreas individuais na cozinha-sala de estar, vários tipos de zoneamento são usados. Na maioria das vezes, o local de descanso e cozimento é separado por móveis, divisórias especiais e acabamentos de cores. O esquema de cores no interior não deve ser dramático e ter transições suaves. É permitido usar no máximo 3 tons.Por exemplo, diferentes padrões e cores do pavimento irão simultaneamente aumentar o espaço e dividir as zonas, e a superfície brilhante do móvel dará brilho à divisão e tornará o interior interessante.
Você também pode fazer o zoneamento com iluminação escolhendo lâmpadas decorativas, holofotes e lustres. Para preencher o local de descanso com notas românticas, é recomendável instalar sistemas de lâmpadas e arandelas, e colocar lâmpadas embutidas em todo o perímetro dos tetos da sala e perto de bancadas ou armários. Para o zoneamento de cozinha e sala de estar, cuja área é de 16 m². m, as divisórias deslizantes também são adequadas, podendo servir adicionalmente como nichos para a colocação de pratos, livros, vasos e um aquário.
Para cozinhas de estúdio, a solução ideal para zoneamento de espaço é a utilização de balcões de bar, que podem ser usados como bancada e local conveniente para lanches. Você pode organizá-los em prateleiras e armazenar doces, frutas ou vegetais neles. A instalação de um sofá deslizante na sala ajudará a solucionar o problema de zoneamento, além de um local confortável para relaxar, servirá como um local adicional para dormir.
Exemplos de interiores de sucesso
Para cozinhas-salas com uma área de 16 m2, é adequado um design com mobiliário clássico estofado. Para tornar o interior elegante e aconchegante, você não precisa enchê-lo com itens desnecessários. Por exemplo, uma estante de livros, poltronas e uma mesa de centro podem simplesmente ser substituídas por um sofá de canto com uma mesa embutida e prateleiras laterais.
Lindos quartos combinados com um pequeno pódio, graças ao qual é possível combinar não só a cozinha e a sala, mas também o corredor. Neste caso, o forro deve ser multinível e a cozinha deve ser separada por um balcão de bar. A divisão de zonas na forma de colunas ou arcos decorados com estuque também terá uma aparência incomum.
O design também se revelará invulgar num estilo rústico, onde prevalecerão materiais naturais como a pedra e a madeira. Essa cozinha-sala se tornará aconchegante e permitirá que você desfrute plenamente das suas férias. Nesse caso, o zoneamento pode ser feito usando a luz de fundo. Móveis de madeira maciça vão preencher o espaço com uma atmosfera especial e chique. Para enfatizar ainda mais a beleza do interior, você precisa instalar uma luz de fundo brilhante.
Como combinar uma cozinha-sala com uma área de 16 m2. m, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.