Como combinar a cozinha com a sala de estar?

Como combinar a cozinha com a sala de estar?
  1. As vantagens de salas conectadas
  2. desvantagens
  3. Características de redesenvolvimento
  4. Regras de zoneamento
  5. Design da sala
  6. Exemplos de interiores de sucesso

Os proprietários de apartamentos muitas vezes sofrem de falta de espaço utilizável. E se as salas de estar principais ainda são bastante decentes em tamanho na maioria dos casos, então não há espaço suficiente nas cozinhas e nas salas de estar com muito mais frequência. O desejo de unir essas premissas é lógico, mas tal passo deve ser dado com cautela, levando em consideração todos os aspectos positivos e negativos.

As vantagens de salas conectadas

Eles são óbvios:

  • mais espaço aparece para a vida;
  • o território parece mais brilhante, mais alegre e ainda mais limpo;
  • o número de opções de design disponíveis está aumentando;
  • você pode mostrar sua individualidade ao máximo.

desvantagens

O mais difícil que distingue a ligação da cozinha à sala de uma simples reforma é a necessidade de coordenar o trabalho, de obter autorização. Se a parede que liga os cômodos adjacentes fizer parte das estruturas principais da casa, será impossível obter uma licença. E a tentativa, neste caso, de fazer o trabalho por conta própria, sem a anuência dos órgãos do Estado, pode implicar a aplicação de multa, a rescisão do contrato social de trabalho ou mesmo a ruína da casa. Após a reforma da sala, a comissão é novamente apresentada, que deve confirmar que o projeto não viola as regras básicas.

Além disso, você precisa levar em consideração as seguintes circunstâncias:

  • mesmo coifas poderosas não economizam 100% da propagação de odores ruins;
  • a possibilidade de privacidade tanto na cozinha como na área de hóspedes desaparece;
  • você precisará limpar com mais frequência;
  • a necessidade de observar constantemente como cozinham ou comem convém apenas a uma parte do povo.

Características de redesenvolvimento

O desejo de combinar a cozinha com a sala é típico principalmente para os habitantes de habitações de pequeno porte. Mas são eles que mais frequentemente enfrentam dificuldades ao longo do caminho. Muitas vezes, todas as paredes que só podem ser tocadas para misturar as instalações são de suporte, é inaceitável quebrá-las. Em alguns casos, a formação de uma abertura com suportes de retenção ajuda. No entanto, as autoridades de supervisão arquitetônica nem sempre concordam com essa solução tímida.

Combinar uma cozinha com um fogão a gás e uma sala é categoricamente inaceitável. - mesmo que a parede de separação não seja importante em princípio. Isso se deve às normas de segurança que não permitem a instalação de aparelhos a gás na área residencial. E desmontar um fogão a gás, bem como instalá-lo, só é possível com a autorização das autoridades fiscalizadoras do setor. Você também terá que instalar a fiação elétrica, o que permitirá que você forneça corrente para o fogão elétrico. Em muitos lugares, a capacidade total de eletricidade externa não permite tal etapa.

É certo que cozinhar em uma lareira eletrificada aumentará imediatamente os custos. Portanto, às vezes você tem que fazer um acordo, por exemplo, combinar uma cozinha com equipamento a gás e uma sala de estar usando:

  • uma porta;
  • partição móvel;
  • separador fixo.

Quando essa barreira é dobrada, ela abre uma passagem desobstruída. Se necessário, ele é deslocado o mais firmemente possível. Não é recomendável ir para o truque, colocando uma partição temporária antes de visitar os controladores e guardá-la para armazenamento depois que eles saem. Afinal, tais restrições não são inventadas em vão, estão associadas à preocupação com a segurança dos residentes e de seus bens.É preferível escolher de imediato a opção que lhe permitirá organizar todo o espaço de forma perfeita e clara, livrando-o de problemas estéticos.

Alternativamente, você pode fazer um quarto compartilhado instalando uma porta deslizante. O tipo clássico de swing não funcionará. É desejável que a aparência seja semelhante a um guarda-roupa deslizante. Mas na escolha do material de decoração, os residentes não se limitam a nada, os designers aconselham que se guiem pelo gosto pessoal. Na maioria das vezes, em uma sala, criada a partir de duas, uma porta de vidro é colocada - ela permite que você realmente junte partes diferentes e as torne mais leves.

Regras de zoneamento

Mesmo com a confluência mais próxima possível da cozinha e da sala, não se deve esquecer que se trata de duas partes diferentes de um apartamento ou casa. Devemos tentar enfatizar a diferença deles, fazendo isso de forma sutil e sem oposição rude. A opinião generalizada de que só é possível resolver esse problema introduzindo elementos especiais é errônea. E, no entanto, vale a pena primeiro considerar esmagar o território com acessórios especiais. Nos apartamentos construídos em 1960-1970, os tectos eram muito baixos, razão pela qual a divisão por elevação do piso ou formação de camadas no tecto desaparece imediatamente.

Divisores de espaço arquitetônico estacionário podem ser bastante diferentes em design, mas ao mesmo tempo, produtos relativamente baixos divididos em blocos devem ser preferidos. Uma excelente opção é usar um balcão de barra pequena. Este design não ocupa muito espaço e torna imediatamente o ambiente mais expressivo. Mas o problema é que mais e mais pessoas estão fazendo isso. E a solução, antes original e fresca, gradualmente se transforma em um selo de design.

O uso do restante da parede anterior nesta função acabará sendo um pouco mais individual. É necessário apenas removê-lo desde o início, não até o fim. As partições baseadas em drywall estão ganhando cada vez mais popularidade. É fácil formar exatamente a composição que é necessária a partir dele, para incorporar as idéias mais ousadas e fora do padrão. Ao usar drywall, você pode organizar a barreira em algum estilo étnico ou transformá-la em um elemento mais prático, equipado com pequenas prateleiras e às vezes prateleiras.

Todas essas idéias são boas, mas muitos não gostarão delas. Freqüentemente, a abertura que conecta a antiga cozinha separada com o corredor é colocada. Uma sala de estar é usada para a passagem. Quando tudo estiver pronto, um armário ou geladeira será colocado no lugar da porta anterior. É lógico planejar tudo de uma vez para que haja uma área de trabalho equipada com exaustor por perto.

Junto com as técnicas arquitetônicas, não se deve negligenciar os métodos de fragmentação visual de uma única sala. Você pode até combiná-los. Usar diferenças no piso como destaque é permitido se a área da cozinha for limitada. Nele são instalados revestimentos cerâmicos, que por muitas décadas atendem plenamente todas as expectativas das pessoas. O resto do espaço é normalmente revestido com laminado, esta técnica permite obter um efeito visual brilhante e poupar dinheiro.

Para decorar a área dos hóspedes, muitas vezes também usam o tradicional parquet ou carpete. O uso de tons contrastantes ajuda a evitar a mistura de partes diferentes da sala, para realçar o sotaque. É importante não esquecer a iluminação. Com sua ajuda, você pode cobrir áreas insuficientemente atraentes e se concentrar nos lugares mais valiosos, na opinião dos proprietários. Na maioria das vezes, a área de trabalho da cozinha é iluminada pontualmente e o uso de lustres é recomendado para o bloco de hóspedes.

Mas a luz do teto nem sempre satisfaz os convidados ou membros reunidos da mesma família. Em tal situação, eles devem ser capazes de acender uma luminária de chão ou outra luminária de parede. Qualquer peça de mobiliário pode ser utilizada para dividir o espaço.Às vezes, uma grande mesa de jantar, colocada na junção da cozinha e áreas de hóspedes, é suficiente por si só como um sotaque. Esta solução é útil para quem deseja resolver um problema de forma rápida, barata e com um mínimo de esforço físico.

Com toda a simplicidade de dividir o ambiente com toques de cores, você não deve torná-los tão pretensiosos quanto possível, para alcançar uma originalidade extraordinária. Quando uma parede é de um laranja brilhante e a outra é pintada como um prado verde, há apenas perplexidade e até irritação. É extremamente impraticável usar um sofá para diferenciação, embora seja recomendado por muitos "especialistas". O fato é que mesmo com uma distância bastante grande do fogão, uma parte considerável de gordura, fuligem e similares ficará depositada sobre ele. Dos armários, os com prateleiras abertas são preferíveis.

Se você tem fundos disponíveis, pode pensar na demarcação de uma lareira decorativa. Ou mesmo real, adicionalmente aquecendo o ambiente. Outra opção é uma cadeia de vasos de flores. Como um grande aquário, eles se encaixam perfeitamente em uma sala amiga do ambiente. Todas as outras considerações ficam a critério do proprietário.

Design da sala

Por mais bem pensada que seja a divisão, ela desempenha um papel secundário em relação ao conceito de design. Uma vez que eles começam a conectar salas principalmente com uma falta aguda de espaço, o projeto também deve ser construído de acordo. As cores claras das tintas e vernizes e dos materiais de acabamento são extremamente valiosas e, quanto menos luz solar entrar, mais significativa é essa circunstância. É útil em qualquer oportunidade usar elementos de espelho que tornam o ambiente mais aconchegante. Se uma sala simples e iluminada parece enfadonha e pouco expressiva, é perfeitamente aceitável colocar móveis com fachadas de cores ricas.

Como a cozinha e a sala de estar para a maioria das pessoas associam algo calmo e aconchegante, um estilo clássico comprovado quase sempre será uma opção ganha-ganha. Então, o interior fica abundantemente saturado com cores suaves e equilibradas. As paredes em uma modificação simples dos clássicos são cobertas com papel de parede. Se você deseja tornar o ambiente mais elegante, para mostrar seus gostos estéticos, você pode usar gesso decorativo e pintura. Mas uma cobertura de tecido é necessária apenas onde há pretensões de luxo, caso em que é necessária para complementar a composição com móveis com decorações douradas.

Em qualquer caso, o mobiliário clássico é estritamente de madeira, mesmo uma sugestão de materiais sintéticos destruirá imediatamente o seu encanto. Você terá que escolher materiais caros para pavimentação. Nem sempre há fundos para ladrilhos de mármore. Nesta situação (ou quando o interior clássico parece frio e indiferente, excessivamente pomposo), vale a pena pensar no estilo Art Nouveau. Já existem muitas outras opções para unir diferentes tipos de materiais.

Não existem molduras rígidas para o uso de cores. Ainda assim, a versão canônica da Art Nouveau é o uso de tons calmos com ornamentos graciosos. Não importa se ficarão nas paredes ou nos móveis, desde que o excesso de espaço seja excluído. O oposto da modernidade aconchegante e harmoniosa é demonstrado pelo estilo de alta tecnologia. Implica a coloração fria da sala, em que quase terminam as coincidências com os clássicos.

Só há mais um ponto de contato: muitas soluções e itens de ponta são muito caros. Produtos de vidro ou metal brilhante serão atributos indispensáveis ​​desse espaço. Na área da cozinha, apenas novos equipamentos compactos devem ser colocados. É muito bom quando as cortinas são colocadas nas janelas. A iluminação auxiliar do formato spot é indispensável.

Acontece que após o redesenvolvimento, um espaço relativamente grande é formado. Em seguida, torna-se possível decorar a sala em estilo loft.Tal passo requer consideração cuidadosa e há muito esforço por trás de cada decisão “óbvia e fácil”. A regra tradicional é: um loft é um tijolo (ou uma imitação) nas paredes e madeira no chão. Não há necessidade especial de usar cortinas.

Os elementos multifuncionais são mais atraentes do que os comuns; o mesmo balcão de bar, apesar de parecer volumoso, permite que você se livre de mesas de jantar separadas e superfícies de corte. Se a área total for pequena, o mobiliário é executado na forma de uma faixa reta ou da letra G. Onde o espaço permite que você use o estilo loft, você pode recorrer a:

  • Recheio em forma de U;
  • a formação de ilhas;
  • colocação de duas linhas.

Exemplos de interiores de sucesso

Aqui está um exemplo muito atraente do design de uma cozinha-sala conectada, cujos autores enfatizaram o contraste de cores claras e escuras. A luz do sol jorra das janelas sobre o sofá leve e o chão é entrelaçado com móveis acastanhados. O arranjo em forma de L dos móveis no quarto de hóspedes e dos eletrodomésticos na área da cozinha parece bom. E aqui uma abordagem claramente diferente foi escolhida. Branco e vários tons de verde foram escolhidos como tons contrastantes, para um interior mais natural, uma planta foi colocada em uma cuba.

Uma elegante técnica de zoneamento foi aplicada - em uma parte as lâmpadas são convexas e na outra elas se fundem completamente com o plano do teto. Os acentos de cores locais são representados por frentes de móveis de cozinha em amarelo claro e pisos semelhantes. Outra maneira de combinar salas diferentes também é apresentada aqui. O ambiente exuberante e solene na área de hóspedes é acentuado pelo piso requintado. Tendo como pano de fundo a cor branca dominante, o sofá canário torna-se um elemento luminoso e expressivo.

Assista a um vídeo sobre o assunto.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário