Recursos e ideias para separar a cozinha da sala de estar

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Em quais salas a combinação é justificada?
  3. Métodos de zoneamento

Em prédios de apartamentos modernos, muitas vezes você pode encontrar um layout de apartamentos em que a cozinha é combinada com a sala de estar em um cômodo.

Na maioria das vezes, esses são os chamados apartamentos estúdio de um quarto; no entanto, em apartamentos de dois ou vários quartos, às vezes também é possível encontrar essa combinação.

Vantagens e desvantagens

Qualquer layout tem seus prós e contras, tudo depende de quais funções específicas são atribuídas a ele. Alguém se sente desconfortável em um quarto pequeno e escuro, enquanto alguém prefere que cada membro da família tenha o seu, embora seja um cantinho minúsculo. Combinar uma cozinha e uma sala de estar tem certas vantagens em relação a um interior clássico.

  • O espaço da sala e da cozinha torna-se maior e mais claro. É mais fácil acomodar uma família grande ou convidados em uma sala tão grande. Em tal sala, você pode instalar uma grande mesa e mais assentos.
  • A anfitriã ou anfitrião que está ocupado preparando a comida pode continuar a se comunicar com convidados ou parentes, ouvir música ou assistir a um programa que está na TV localizada no corredor. Isso economiza dinheiro adicional que seria gasto na instalação de uma segunda TV na cozinha.
  • Em uma cozinha separada, é muito mais difícil organizar uma sala de jantar em que toda a família e os hóspedes que chegam se sintam à vontade e confortáveis. Além disso, se você organizar essa zona em uma sala de estar separada, não haverá praticamente nenhum lugar para descansar nela.

Na maioria das vezes, essas vantagens superam as possíveis desvantagens que surgem ao conectar a cozinha e a sala de estar.

  • Nada atrai os odores da comida da área de cozimento para a área de relaxamento. Se o leite vazou do fogão ou a carne está queimada, esse cheiro será sentido em quase todo o apartamento por muito tempo. Além disso, será absorvido pelo estofamento de móveis estofados e cortinas penduradas nas janelas da sala de estar.
  • No corredor, você ouvirá o tilintar de pratos e o barulho de eletrodomésticos, o que pode trazer desconforto tangível aos moradores. Se, além da sala de estar combinada, o apartamento tem dormitórios separados, então esse menos praticamente não será sentido e, se houver apenas um cômodo, terá um papel importante.

Claro, o significado dessas deficiências para cada pessoa pode ser diferente. Para alguns, um grande espaço é mais importante e um pouco de barulho é menos importante, enquanto outros não conseguem ficar quietos em uma sala que cheira a comida cozinhando.

Neste caso, cada comprador e proprietário de um imóvel deve fazer uma escolha com base na sua ideia do apartamento ideal.

Em quais salas a combinação é justificada?

Mesmo que você realmente queira remover a parede que separa a cozinha de outro cômodo, não é necessário fazê-lo no apartamento recém-adquirido. Existem vários tipos de instalações em que tal layout parecerá apropriado e ao mesmo tempo funcional.

  • Em apartamentos grandes, na qual, além da própria sala, existem vários quartos para todos os membros da família. Se você combinar uma cozinha com uma sala de estar em um apartamento comum de dois cômodos, no qual vive uma família de dois adultos e um ou mais filhos, os pais ou os filhos não terão seu próprio quarto. A incapacidade de se aposentar para muitas pessoas é carregada de grave desconforto e até estresse.
  • Estúdios de um quarto... Nesses apartamentos, separar a cozinha em um cômodo independente é quase impossível devido ao tamanho modesto de todo o cômodo.
  • Apartamento com uma grande cozinha e uma pequena sala de estar... Na maioria das vezes, esse layout pode ser observado em casas antigas, independentemente do número de cômodos. A cozinha moderna está equipada com muitos equipamentos úteis e ao mesmo tempo compactos, pelo que não ocupa tanto espaço como antes. Ao mesmo tempo, a família média consiste cada vez mais frequentemente em 2-3 pessoas que não precisam de uma sala tão grande para comer, mas gostariam de expandir a área de lazer. Neste caso, a remodelação do apartamento é justificada e muitas vezes simplesmente necessária.

Você deve avaliar sensatamente o volume dos quartos e o layout interno do seu próprio apartamento antes de começar a se preparar para a reforma. Se possível, visite amigos ou parentes que já tenham organizado essa combinação em sua casa ou apartamento e avalie a conveniência do projeto. Você pode ler comentários online de proprietários satisfeitos e não proprietários para decidir sobre a decisão final.

O principal é lembrar que apesar das várias recomendações de designers e internautas comuns, vale a pena fazer apenas porque é conveniente para os próprios residentes.

Métodos de zoneamento

Mesmo que a parede entre a cozinha e a sala de estar tenha sido desmontada e os dois cômodos estejam agora conectados em um, é melhor separar a área de cozinha do resto do cômodo. Isso dará ao interior um visual mais moderno e completo, e além disso, a restrição pode ser na forma de várias prateleiras ou peças de mobiliário que não só são bonitas, mas também desempenham certas funções.

Balcão de bar

Uma das técnicas clássicas para dividir a cozinha e a sala é o balcão do bar. Pode ser montado como peça de mobiliário independente ou pode ser uma continuação da parede. É necessário projetar um rack feito a partir de uma parte de uma parede que dividia os cômodos anteriormente na fase de planejamento de uma reforma.

Esse rack pode substituir até mesmo a maior mesa de jantar e, além disso, servirá como uma superfície de trabalho para um pequeno conjunto de cozinha.

Diferentes níveis de piso

O zoneamento de várias zonas em uma sala pode ser realizado elevando-se partes individuais do piso a uma altura de 15-20 cm ou até mais. Portanto, uma área de estar ou de cozinha pode ser localizada em um pequeno pódio quando o resto da sala tem um piso normal.

Arco

De partes da parede, você pode montar um arco maciço que separa a cozinha da sala de jantar ou sala de estar. Além disso, esse arco pode ser colocado mais próximo ou mais longe do que a parede demolida, a fim de, respectivamente, reduzir ou aumentar a área de cozimento.

Na maioria das vezes, esses arcos são feitos de drywall, mas você também pode montá-los de tijolo, madeira ou outros materiais de construção.

Divisórias ou cortinas

Em vez de uma parede real, você pode fazer uma divisória fina que cubra parte da área da cozinha. Pode ser feito de madeira, vidro e até papel grosso. Essas divisórias de papel no estilo japonês parecem especialmente boas, quando o resto do interior da sala também tem um viés oriental. Você pode pendurar uma pequena cortina de tecido grosso ou contas longas para separar a sala de estar da sala de jantar. Em uma sala grande, esse tecido tecido com filamentos de LED ficará lindo. A qualquer momento, uma partição comum se transforma em uma verdadeira guirlanda festiva.

Separação interior

Para zonear uma sala, nem sempre é necessário reconstruí-la completamente ou erguer várias divisórias. Às vezes, apenas diferentes acabamentos de parede ou piso são suficientes para separar a área de dormir da cozinha. Além disso, a separação de cores ajudará a lidar com essa tarefa.

Assim, para a cozinha, você pode escolher tons mais quentes e mais brilhantes, e decorar a sala com cores mais calmas e mais frias.

Qualquer que seja a opção escolhida pelos proprietários do apartamento, o principal é a qualidade das reparações efectuadas e a comodidade de todos os residentes. A casa deve continuar a ser o lugar para o qual você deseja retornar.

O projeto do estúdio de cozinha está no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário