Fases da renovação da cozinha e da sala de estar
É difícil reparar a cozinha, que é a parte mais avançada tecnologicamente do apartamento, e se for combinada também com a sala de estar, a situação requer uma abordagem especial. Nesse caso, o custo do erro apenas aumenta. Você precisa agir devagar, entendendo claramente o algoritmo correto.
Peculiaridades
A combinação da cozinha e da sala de estar deve ser parecida com um conjunto completo. A abundância de pequenos detalhes em um espaço tão grande muitas vezes leva a erros, porque muitas pessoas se esquecem da praticidade e das realidades existentes. O resultado é uma renovação extravagante, mas pouco prática, da cozinha conectada ao hall.
Os erros mais comuns:
- existem muito poucas saídas para a tecnologia;
- nenhum espaço alocado para o equipamento;
- os materiais não se encaixam em diferentes áreas da sala combinada.
O primeiro passo na reforma deve ser a elaboração de um plano detalhado. Veja fotos reais, exiba suas ideias no layout e mostre para seus amigos em busca de novas ideias. Não se apresse em implementar seus planos, mas confie em um designer profissional que, vendo as falhas, irá esclarecer como certos pontos podem ser implementados e corrigi-los.
Considere tudo: marque o layout e a divisão das zonas no diagrama, veja se o equipamento desejado se encaixa na sala. Se você tem uma sala estreita com tamanhos não padronizados, selecione os modelos que mais se adequam a você em termos de características e se encaixam no projeto em termos de dimensões. Calcule todos os custos e comece a fazer os reparos apenas se tiver os fundos necessários para concluí-los.
Em alguns casos, até mesmo os sistemas de esgoto e abastecimento de água, janelas e fiação elétrica terão que ser substituídos. Nesse caso, o local deve adquirir uma aparência "zero".
Se substituir uma janela faz parte dos seus planos, é preciso começar por ela: haverá muito pó e a parede ficará deformada. Você pode proteger uma janela de vidro duplo totalmente nova durante o trabalho posterior com um simples envoltório de plástico.
O segundo ponto importante é a fiação elétrica e as tomadas. Se o plano foi elaborado corretamente e com detalhes suficientes, o proprietário deve saber com antecedência onde e em que quantidade os eletrodomésticos serão colocados, e haverá muitos deles na cozinha-sala: uma geladeira, um forno de micro-ondas com exaustor e TV, centro musical ou candeeiro de pé. Às vezes acontece que por causa de um liquidificador esquecido você tem que comprar um cabo de extensão, o que estraga a aparência do ambiente.
A propósito, agora é melhor substituir toda a fiação antiga por uma nova, porque durante o reparo, muitas vezes são comprados equipamentos novos e mais potentes, e a substituição dos fios queimados requer a quebra das paredes.
Proceda por analogia com o esgoto e o encanamento: também é melhor substituí-los para evitar possíveis vazamentos e danos em reparos caros. Uma atenção especial deve ser dada aos tubos de cima: se a junta dos tubos novos e antigos permanecer em seu apartamento, o perigo de um rompimento ainda permanece.
A propósito, a substituição de canos dá um pequeno espaço para pequenas remodelações: por exemplo, a pia geralmente pode ser movida dentro de meio metro de seu local original.
O nivelamento do piso é muito demorado, pois uma substituição completa envolve o lançamento de uma nova mesa de cimento, que seca por muito tempo - por isso, essa etapa levará pelo menos uma semana. Além disso, hoje uma solução cada vez mais popular é instalar um "piso quente" (inclusive sob os ladrilhos de cerâmica), mas então o reparo definitivamente se arrastará por várias semanas.
Antes de iniciar o acabamento, a superfície das paredes também deve ser nivelada. O trabalho de preparação do teto depende do tipo de instalação.
Como resultado, nesta fase deverá ter uma cozinha-sala com comunicações e janelas, pronta a ser decorada - com superfícies niveladas.
Teto e paredes
No processo de acabamento da cozinha-sala, uma regra importante deve ser lembrada: todo o trabalho de acabamento é executado de acordo com o esquema de cima para baixo, para que as etapas posteriores de reparo não estraguem o que já foi feito. Normalmente partem do teto, embora uma exceção possa ser feita para os modelos extensíveis: as paredes podem ser acabadas mais cedo.
Porém, quase sempre vale a pena começar com o nivelamento das superfícies, pois mesmo um teto falso não eliminará completamente a curvatura visível se tocar a geometria dos cantos.
Além das opções descritas acima, papel de parede ou mesmo tinta também é adequado como decoração de teto., bem como alguns outros materiais, mas é importante lembrar que não devem ser inflamáveis: o fogo não é raro na cozinha e pode se espalhar muito rapidamente pelo ambiente.
A propósito, o zoneamento da cozinha / sala de estar costuma ser realizado precisamente devido ao teto de vários níveis, mas tal mudança de projeto deve ser pensada com antecedência.
A situação é semelhante com as paredes. A cozinha e a sala de estar às vezes são divididas em zonas com uma divisória ou uma parede de gesso cartonado que decora o interior. Dentre as opções de acabamento, a escolha é muito ampla: os papéis de parede, os painéis de parede em diversos materiais e os revestimentos cerâmicos são os preferidos.
A dificuldade reside no fato de que se o teto ainda pode ser o mesmo, então a decoração da parede deve ser diferente. O motivo é simples: parte da área da cozinha exige resistência não só aos efeitos do fogo, mas também à interação com a umidade. Esses materiais costumam ser um pouco mais caros e não são adequados para recepção e férias em família.
Se um conjunto de cozinha for comprado sem um painel especial como avental, parte da parede próxima à área de trabalho deve ser cortada com um material resistente ao calor especial, por exemplo, ladrilhos.
A tarefa do designer neste caso é que tal (ou qualquer outra) inserção de material estranho não apenas não pareça estranho, mas, possivelmente, acabe sendo um sotaque discreto agradável.
Acabamento de piso
A reparação do piso é a última etapa do trabalho de acabamento, pois a decoração das paredes pode causar danos. Os requisitos para o piso da sala de estar e da cozinha são completamente diferentes, portanto, dois revestimentos diferentes são frequentemente usados em um cômodo combinado - ao mesmo tempo, a divisão em zonas torna-se óbvia.
Na parte da sala, o único requisito é o conforto condicional do material., mas na área da cozinha, é aconselhável usar materiais não inflamáveis e resistentes à umidade que sejam neutros aos detergentes e resistentes à abrasão. Na maioria das vezes, eles escolhem linóleo, ladrilhos de cerâmica, grés porcelânico ou um laminado especial resistente à umidade - cada material tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Após o acabamento do piso, o rodapé é instalado somente após a instalação das portas. Para não danificar a porta, a instalação só é realizada depois de concluído o acabamento. Possíveis danos menores ao piso e às paredes adjacentes são geralmente cobertos com uma cobertura e uma estrutura de soleira. Depois de instalar os rodapés, arrumar os móveis e equipamentos, o reparo pode ser considerado completo.
Para uma visão geral da cozinha-sala, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.