Projetos de design de cozinha e sala de estar: opções de layout e métodos de zoneamento

Contente
  1. Os benefícios de combinar
  2. desvantagens
  3. Seleção de estilo
  4. Opções de layout
  5. Zoneamento
  6. Exemplos de interiores de sucesso

Há muitas vantagens em combinar uma cozinha e uma sala de estar na reforma de uma casa. Para quem gosta de organizar festas luxuosas, convidando muitos convidados, este estado de coisas é uma boa notícia.

Muitos alimentos e bebidas não precisam ser carregados muito longe, o espaço livre torna-se visivelmente maior. Essa transformação melhora o layout e tem vários aspectos positivos.

Os benefícios de combinar

Pequenas cozinhas estão presentes na maioria dos apartamentos construídos nos anos 60 e 70, uma grande família e convidados não podem se reunir na mesma mesa. Se o quarto de hóspedes for pequeno (o que não é tão raro), também será difícil montar uma mesa festiva e convidar muitos convidados. O design da cozinha combinada da sala de estar é necessário em vários casos:

  • muita área é necessária para o zoneamento;
  • nos agregados familiares ou casas de aldeia mais privados existe uma cozinha espaçosa que, combinada com a sala de jantar, proporciona uma grande quantidade de espaço, podendo ainda fazer outra divisão pequena;
  • após uma grande reforma, apareceu uma área livre, que pode ser usada com grande benefício.

Todos esses fatores contribuem para a crescente popularidade da combinação de cozinha e sala de estar.

A moda para tais projetos surgiu na América e na França na década de 70 do século passado. Gradualmente, a racionalidade de tal modelo foi percebida em todos os cinco continentes, incluindo a Rússia. O espaço livre (se o teto for superior a três metros) torna a área de estar, de fato, mais confortável.

Ao criar um projeto, deve-se levar em consideração o fato de que as instalações podem desempenhar muitas funções diferentes., isso tem lados positivos e negativos. O apartamento cresce significativamente em tamanho, o que na maioria das vezes não pode deixar de se alegrar. Este é um fato especialmente positivo para as pessoas que vivem em "Khrushchevs", onde os quartos são extremamente pequenos.

O aumento da área habitacional em 80% dos casos ainda está associado à melhoria da qualidade da habitação.

Por exemplo, os amantes de reuniões de cozinha no espírito dos anos 60 do século passado podem referir-se negativamente a este fenômeno. As donas de casa que adoram "conjurar" perto do fogão também dificilmente ficarão encantadas com tal remodelação.

desvantagens

É importante entender desde o início que se a parede entre a cozinha e a sala for resistente, o projeto não funcionará. A parede de suporte é um tabu e nenhuma autoridade supervisora ​​dará permissão para desmontá-la. Se o proprietário decidir ir contra essas regras, ele enfrentará litígios onerosos, multas e a restauração da parede como estava originalmente.

Das desvantagens de demolir a antepara, você pode lembrar, em primeiro lugar, que todos os cheiros durante o cozimento se espalharão por todo o apartamento.

É possível mitigar tais consequências instalando uma capa poderosa. Mas os eletrodomésticos podem interferir na visualização da TV.

Seleção de estilo

Se o proprietário não possui aptidões na área da construção, então é melhor confiar a preparação e desenvolvimento do projeto a profissionais. Você pode encontrar um análogo que impressiona e tomá-lo como base como um "ponto de partida".

Nos dedos ou em um desenho esquemático, é realmente difícil explicar a um especialista: qual deve ser o apartamento após a renovação. Duas ilustrações (ou mesmo uma) bastam para o futuro artista entender o que o cliente deseja.

Se você escolher o caminho difícil e começar a fazer o projeto sozinho, essa empreitada pode ser coroada de triunfo (o que é raro). Um proprietário pode adquirir uma nova profissão fazendo reformas de acordo com suas idéias de beleza e estilo.

Em qualquer caso, é importante escolher o esquema de cores correto. Para fazer isso, você deve compreender claramente o propósito de cada uma das áreas zoneadas. Os seguintes fatores também são importantes:

  • intensidade da iluminação natural e elétrica;
  • a cor esperada dos móveis;
  • que tipo de papel de parede ficará nas paredes (e se haverá, em geral);
  • de que material o piso será feito.

Esses fatores básicos são os pilares para criar o estilo certo.

A alta tecnologia sempre se distingue por linhas diretas e intransigentes. A característica deste estilo:

  • prioridade de altas tecnologias;
  • flexibilidade e dinamismo;
  • idéias incomuns.

Tal design é ideal para jovens com menos de 35 anos que têm um trabalho bem remunerado interessante, acompanham o mundo da moda e de soluções inovadoras na área técnica.

Não há lugar para monogramas e figuras pretensiosas em alta tecnologia. A presença de paredes regulares (tijolo, concreto) é aceitável, podendo nem mesmo ser rebocadas. As portas são geralmente deslizantes. Todas as lâmpadas ficam "escondidas" nas paredes e na parede de gesso. Os móveis são revestidos com painéis de metal, tornando-se uma continuação orgânica das paredes e do piso.

Há uma abundância de tecnologia na sala de estar e na cozinha, portanto, essa solução de estilo pode ser ideal. Devido ao reflexo da luz do metal, a sala "afasta-se", torna-se mais volumosa.

Os clássicos estão voltando às passarelas da moda e essa é uma boa notícia para os clássicos. Agora, ele afirma inconscientemente o "feriado da vida" da Renascença e a harmonia otimista.

O estilo clássico, devido aos tradicionais excessos no design, pode efetivamente criar a ilusão de mais luz e volume no ambiente. Em primeiro lugar, requer ideias e soluções originais.

Muitas vezes, os móveis e acessórios são feitos de acordo com projetos especiais. Este estilo é apropriado em grandes salas, o design implica uma carga estilística geral. Existem muitas subespécies dos clássicos:

  • Grécia antiga;
  • Roma antiga;
  • Barroco;
  • Renascimento e Classicismo;
  • Estilo Império Artístico.

O minimalismo como estilo implica espaço livre. O que os designers chamam de "presença de ar". Ao mesmo tempo, a quantidade mínima de móveis deve estar no ambiente, neste sentido, não deve haver excessos.

Opções de layout

    Em qualquer caso, se mesmo a partição for demolida, será necessária a aprovação do projeto de concepção pelas autoridades de supervisão, a autorização por escrito do BTI será necessária. Não importa quantos metros quadrados haverá na sala: 24 metros quadrados. m, 40 ou 18.

    Antes de pensar seriamente em fazer um plano, é recomendável encontrar-se com uma pessoa que esteja profissionalmente envolvida na reforma de apartamentos por mais de um ano. Sempre serão necessários bons conselhos durante o processo de renovação.

    Uma área quadrada ou retangular da cozinha e da sala pode ser decorada no mesmo estilo, mas existem boas opções e soluções de estilo diferentes. Vamos considerar o algoritmo de ações.

    Em primeiro lugar, você deve definitivamente fazer um diagrama de plano em papel de desenho. "Coloque" mentalmente o móvel onde ficará após o reparo, indicando esse fato no desenho.

    Como as ferramentas de zoneamento geralmente são usadas:

    • balcões de bar;
    • várias aberturas, por exemplo, arcos;
    • uma pequena estufa feita de plantas vivas;
    • aquários de diferentes tamanhos;
    • faça um piso com um pódio.

    E também possui uma grande variedade de paletas de cores. Pode não valer a pena “pintar” a cozinha em tons radicalmente bordô, mas usar vários tons suaves para a cozinha e a sala de estar é uma decisão bastante razoável.Os contrastes excessivos de cores também cansam os olhos, aqui é mais racional escolher o meio dourado.

      Se a construção de uma residência privada ainda está em fase de projeto, então não é difícil “fazer no papel” com antecedência e, em seguida, implementar a combinação da cozinha e da sala de estar.

      Os programas 3D modernos permitem que você descreva uma futura sala em um computador e até mesmo escolha a cor do papel de parede e dos ladrilhos do chão. As coisas ficam muito mais complicadas no caso em que a casa está em pé por mais de uma dezena de anos, neste caso faz sentido entrar em contato apenas com pessoas que tenham experiência em trabalhar com projetos semelhantes.

      Você deve saber com antecedência o quão intactas estão as comunicações conectadas à cozinha (em geral, estão todas disponíveis). É imperativo planejar locais para novas tomadas, a fiação provavelmente terá que ser trocada. Se desejar, a cozinha pode ser "comprimida" a um tamanho mínimo, então uma grande sala de estar aparecerá, que às vezes parece muito impressionante.

      Em primeiro lugar, a iluminação de alta qualidade confere originalidade à divisão.

      São vários layouts que permitem transformar efetivamente o espaço, "estreitando-o" ou "expandindo-o". Aqui estão apenas alguns deles:

      • os móveis são colocados ao longo das paredes;
      • todos os utensílios de cozinha são intercambiáveis, podem ter várias finalidades;
      • toda a cozinha tem o mesmo tom da sala;
      • todas as alças e tampas dos utensílios de cozinha são estilizadas para combinar com o tom dos móveis.

        Raramente acontece que os novos proprietários que compraram um apartamento fiquem satisfeitos com o layout antigo. Freqüentemente, drywall "ajuda", com sua ajuda você pode esconder as comunicações, fazer tetos de dois níveis e assim por diante. Tudo isso é apenas parte da solução do problema, embora muito importante.

        O layout razoável de eletrodomésticos e móveis de cozinha desempenha um papel importante. Por exemplo, utensílios de cozinha e eletrodomésticos podem ser colocados em nichos na cozinha. Tudo isso pode ser “disfarçado” com portas estilizadas como móveis de sala. Assim, surgirá uma “paisagem” monocromática, em que a cozinha se tornará uma continuação orgânica da sala de estar.

        Em qualquer caso, você deve aderir ao antigo postulado de que deve haver três objetos à distância de um braço:

        • geladeira;
        • lavando;
        • placa.

        Você pode colocá-los no canto próximo à janela, neste caso, eles parecerão compactos. A mesa de café da manhã e almoço geralmente fica na sala de estar. Em geral, você pode ver que combinar a cozinha e a sala é uma arte. Você pode gastar muito dinheiro sem alcançar o resultado desejado. Você também pode implementar uma opção de orçamento modesto e ficará ótimo.

        Para tornar os reparos originais e baratos, você deve aderir aos seguintes postulados:

        • móveis volumosos devem ser colocados no canto;
        • na hora de decorar, é melhor usar cores claras;
        • a mobília não deve ser "pesada" - a cômoda da vovó;
        • as paredes dos móveis tradicionais escondem o espaço;
        • a tonalidade da luz é obtida por várias “manchas” (vasos, tapetes, capas de móveis, azulejos brancos);
        • grandes espelhos "movem" muito bem o espaço, podem ser instalados em portas de móveis, pendurados no teto, fixados na parede.

          Nos últimos anos, os móveis foram ativamente feitos de paletes. Se a madeira for bem processada (preparada e pintada), as prateleiras, mesas e muito mais podem ser feitas de paletes.

          Antes de começar a trabalhar, é definitivamente recomendável fazer esboços tridimensionais da cozinha-sala no computador. Não é caro, mas aí vai ficar 80% claro: vale a pena, em geral, assumir esse trabalho, pode-se gastar muito dinheiro e tempo sem obter o resultado desejado. Às vezes, basta limitar-se a um modesto reparo cosmético e não tocar em nada.

          Zoneamento

          O zoneamento geralmente é feito diferenciando os materiais de que os pisos são feitos. Nos últimos anos, as cozinhas são muitas vezes "pavimentadas" com ladrilhos de granito cerâmico, na sala pode colocar laminado ou parquet de carvalho no chão.O fator de zoneamento é importante, pois ergue visualmente uma "parede" invisível, inconscientemente há uma compreensão de onde fica a cozinha e onde fica a área de estar. Muitas vezes, o fator de zoneamento é até mesmo intensificado intencionalmente, revelando as paredes da cozinha com o mesmo porcelanato, duplicando-o até no teto. Esta opção nem sempre parece perfeita, mas na maioria dos casos pode ser bastante viável.

          A decoração das paredes é uma continuação da ideia de zoneamento. A combinação de materiais pode ser muito diferente, aqui tudo depende das preferências estéticas do proprietário.

          A importância da iluminação não pode ser descartada. As luminárias LED modernas em tetos de gesso cartonado podem fazer maravilhas. A iluminação pode ser alterada radicalmente com a instalação de várias filas de lâmpadas LED. E também com a ajuda da luz, você pode construir uma "divisória" invisível que vai enfatizar a fronteira entre a cozinha e a sala.

          Nos últimos vinte anos, muitas vezes foi colocado um balcão de bar na cozinha, sendo, por assim dizer, o centro de gravidade, o que ao mesmo tempo realça a funcionalidade deste espaço.

          Existem também opções que não são tão comuns, mas existem. Eles fazem divisórias dobráveis ​​ou cortinas firmes e impenetráveis.

          Exemplos de interiores de sucesso

          Estilo americano combinando cozinha e sala. Este projeto pode ser encontrado com mais frequência na Costa Leste dos Estados Unidos. A natureza democrática do estilo reside no fato de que tais sofás podem ser localizados tanto em um café de beira de estrada quanto na casa de um multimilionário. Uma solução interessante é quando a área de estar "absorve" quase completamente a cozinha devido ao piso e às paredes lisas. É assim que operam muitas residências particulares na Costa Leste.

          O zoneamento usando um balcão de bar e pisos de cores diferentes deixa claro onde fica a área de "estar" e onde os jantares estão sendo preparados. E também tetos de gesso cartonado de dois níveis estão envolvidos no zoneamento. Você pode expandir e estreitar o espaço da sala alternando as luzes LED.

          Um exemplo de como a cozinha é "comprimida" ao mínimo. É praticamente invisível. O espaço útil "reina" literalmente na sala.

          Uma visão geral da cozinha-sala no próximo vídeo.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário