Projeto de teto na cozinha-sala

Projeto de teto na cozinha-sala
  1. Tipos de tetos
  2. Opções de design
  3. Zoneamento e iluminação
  4. Exemplos de sucesso no interior

Um dos maiores problemas dos apartamentos urbanos construídos na época soviética é seu tamanho pequeno. Quartos pequenos, um pequeno hall de entrada e uma cozinha escassa. Por isso, muitas donas de casa, ao renovar, decidem combinar a cozinha e a sala. E os proprietários de apartamentos em edifícios novos e modernos, ao contrário, recebem no momento da compra um amplo espaço de cozinha e sala, já combinado. Todos desejam projetar adequadamente esse espaço e dividi-lo com competência em zonas com diferentes funcionalidades, bem como escolher revestimentos de teto para que se integrem harmoniosamente ao estilo geral da sala.

Tipos de tetos

A renovação das instalações começa no teto. Existem diferentes opções aqui: você pode simplesmente caiar, pintar, papel de parede ou, se as finanças permitirem, investir em designs mais complexos feitos de materiais inovadores. Tudo depende da altura do teto acima do chão e do estilo geral da sala. Para quartos com tectos baixos, pode escolher uma opção com base na evolução do século passado e nas suas próprias capacidades e preferências.

  • Tetos caiados costumava estar em todos os apartamentos e não requer grandes custos financeiros ou habilidades especiais. A cal é usada como revestimento, que é um material absolutamente amigo do ambiente. Se quiser cores no interior, basta adicionar a cor da tonalidade desejada à solução. Esta opção não é uma tendência da moda, mas é ideal para quartos com tectos baixos. A única desvantagem de um revestimento caiado de branco é sua fragilidade. Afinal, eles cozinham muito na cozinha, tem fogão a gás e por isso todos os revestimentos não só "absorvem" os odores, como também ficam sujos. Portanto, de vez em quando, você deve caiar o teto repetidamente.
  • Revestimento de tinta também não se aplica a acabamentos complexos e caros. Antes de pintar, você precisa nivelar a superfície do teto usando misturas de construção especiais para que a tinta fique em uma camada uniforme. As tintas à base de água são utilizadas para o revestimento: não são muito caras, não são muito perigosas e são fáceis de usar. As lojas oferecem uma grande variedade de cores para esses materiais. É fácil limpar a poeira dos tetos pintados, mas não será possível remover as manchas, então você terá que repetir o procedimento de coloração novamente.
  • Colando o teto com papel de parede também adequado para cozinhas-salas com tectos baixos. Nas lojas de ferragens, é possível encontrar diferentes opções de papel de parede de teto não tecido, inclusive para posterior pintura. Mas vai demorar mais para consertar esse teto, e haverá mais custos de caixa. Colar as paredes é muito mais fácil do que colar o teto: em primeiro lugar, a superfície do teto para colar deve ser perfeitamente plana, caso contrário não será possível unir o desenho e tornar as costuras invisíveis e, em segundo lugar, uma pessoa não pode colar os tetos , por isso terá que pedir ajuda a amigos que conheçam este tipo de trabalho, ou contratar especialistas. Além das desvantagens descritas, há também desvantagens - o papel de parede "absorve" perfeitamente todos os odores e sujeira da cozinha e não gosta de muita umidade.

Em salas com tetos altos, você também pode usar os métodos de acabamento acima descritos, bem como considerar soluções mais modernas. A tampa da placa de gesso é articulada. Ele oferece amplas oportunidades para a implementação de quaisquer idéias de design. Existem muitas vantagens em tais opções de design:

  • estruturas articuladas ajudam a esconder qualquer aspereza, irregularidades e, ao mesmo tempo, fiação elétrica ou dutos de ar;
  • as estruturas do drywall são leves, mas muito fortes e duráveis;
  • drywall ajudará a criar espaços de vários níveis no teto, o que ajuda a zonear a sala e, além disso, aumenta visualmente a altura do teto;
  • a manutenção de estruturas suspensas não será difícil;
  • drywall é adequado para caiação ou pintura posterior.

Os tectos falsos em gesso cartonado em combinação com vários candeeiros irão realçar a originalidade do interior da sua cozinha-sala de jantar. Naturalmente, esta opção de design custará significativamente mais do que caiar, pintar e revestir o papel de parede, mas você não faz reparos por um dia. Existem outros benefícios também.

Os tectos extensos são uma das formas modernas de decoração de interiores. Eles parecem ótimos. Eles, como revestimentos de gesso, são suspensos. A base de tais revestimentos é uma película especial de PVC, que é esticada com uma pistola especial, quente ou fria. Este filme tem muitas opções de cores e três opções de textura de superfície (brilhante, fosco, acetinado). Existem muitas vantagens em usá-los.

  • Permite criar espaços de vários níveis no teto, ajudando a focar em diferentes áreas da cozinha-sala.
  • Os tetos extensos irão salvá-lo de "inundações" inesperadas de vizinhos de cima, já que o filme é muito durável e não absorve água.
  • Todas as estruturas de engenharia da casa (cabos elétricos, canos) podem ser facilmente escondidas atrás de tais superfícies.
  • Eles são duráveis ​​e não perdem sua bela aparência.
  • Suas superfícies são fáceis de limpar se ficarem sujas, lembrando que objetos pontiagudos não devem ser usados ​​na limpeza.

Os tectos extensíveis serão contínuos se o comprimento do tecto não ultrapassar 5,5 m. Se for superior, a junção das telas é inevitável. Claro que esta opção de design é a mais cara, e para sua instalação você vai ter que gastar muito tempo e contratar especialistas, mas no final você obtém um teto perfeitamente plano e lindamente decorado.

Combinações de placa de gesso e superfícies de tensão são possíveis se você tiver uma cozinha e sala de estar combinadas.

Opções de design

Ao planear o desenho do tecto da cozinha-sala, é importante ter em consideração todas as características da divisão, o estilo de decoração e os desejos pessoais dos familiares. Regras simples determinarão sua escolha.

  • Se a cozinha for muito pequena, pode ser decorada com cores escuras. Os tetos escuros são mais práticos porque são os menos perceptíveis de sujeira. Além disso, em alguns casos, ajudará a aumentar visualmente a profundidade do espaço.
  • Não se deve usar tons escuros em ambientes mal iluminados e vice-versa, tons claros em ambientes bem iluminados.
  • Os tectos coloridos ajudam a realçar uma das áreas da cozinha-sala de estar. Mas, ao mesmo tempo, não se deve esquecer que nem todas as combinações de cores são adequadas para uso.
  • Não se esqueça que cada cor carrega consigo a sua carga emocional: o verde acalma, o azul alivia a tensão muscular, o laranja revigora. As cores branca, azul ou amarela aumentam o espaço. Laranja e marrom, por outro lado, irão restringi-lo. Ao usar o azul, não se esqueça que ele pode reduzir visualmente a altura dos tetos. Usando isso, você pode aplicar cores mais brilhantes e alegres na cozinha e decorar a sala de estar com cores pastel mais suaves.
  • Na sala de estar, as cores quentes são adequadas ao design. Na cozinha, você pode usar tons frios, já que lá já faz bastante calor do fogão.
  • Escolha a cor do forro do teto para combinar com a decoração da parede apenas quando quiser aumentar o espaço da sala.
  • Para os tetos na área de cozimento, você pode escolher opções de superfície brilhante, e para a sala, ao contrário, fosco.Esta combinação dividirá competentemente o espaço em partes.
  • Estruturas suspensas de gesso cartonado em combinação com tetos tensos criarão uma transição suave entre duas salas. A iluminação corretamente selecionada de diferentes níveis criará uma sensação de leveza.
  • Os tetos alongados com imagens do céu azul e das copas das árvores ficarão muito bonitos na área da sala de estar. Assim, os presentes terão a sensação de estar na natureza. A iluminação LED ao redor do perímetro ou dentro da superfície esticada criará a sensação de luz solar difusa.
  • Em quartos de estilo clássico com tetos baixos, as superfícies caiadas de branco em combinação com elementos decorativos de estuque ficarão muito bem.

Para reflexão. Tendo tomado a decisão de combinar a cozinha e a sala em um único todo, você deve se lembrar que esta opção traz não só ganho de espaço, mas também problemas adicionais. Se você cozinha muito e com frequência, todos os cheiros e poluição da área da cozinha entram instantaneamente na sala de estar, o que significa que você terá mais limpeza. Sistemas de ventilação muito potentes com filtros substituíveis devem ser instalados acima do fogão.

Zoneamento e iluminação

A combinação da cozinha e da sala em um único espaço implicará em algumas mudanças no layout das paredes. Importante! Lembre-se de que qualquer reforma de um apartamento requer uma autorização especial. A autodestruição de paredes de contenção de suporte pode comprometer seriamente a resistência da estrutura e a segurança de todos os residentes da casa.

A divisão do espaço em zonas pode ser realizada de diferentes maneiras.

  • Parede ou colunas de gesso cartonado.
  • Com a ajuda de tectos multinível ou com a utilização de diferentes texturas das superfícies dos revestimentos de tectos.
  • Diferentes superfícies de piso texturizadas também são capazes de lidar com a tarefa de dividir o espaço.
  • Itens de mobília podem ser usados ​​para o zoneamento de uma sala.
  • Zoneamento usando dispositivos de iluminação.

Às vezes, em vez de demolir as paredes, basta expandir a porta, formando um amplo espaço em arco de qualquer formato. Em vez de arcos e paredes, você pode usar pequenas colunas que não apenas dividem o espaço, mas também carregam o significado em uma sala de estilo clássico. O zoneamento do espaço com lâmpadas é a opção de design mais interessante.

  • A iluminação central é fornecida por um lustre localizado no centro da sala. Geralmente é complementado por lâmpadas de piso ou parede de vários designs.
  • A iluminação pode ser pontual. Neste caso, as luminárias são dispostas em pequenos grupos para iluminar determinados locais.
  • A iluminação de contorno ajuda a enfatizar diferentes níveis de espaço, ocultar costuras e aumentar visualmente a altura dos tetos. Parece especialmente impressionante.
  • A iluminação raster, utilizando luminárias em refletores, é feita apenas em locais com tectos altos.

Naturalmente, podem ser usadas diferentes combinações de todos os tipos de iluminação. Para superfícies brilhantes, pequenos focos são mais adequados, e para a sala é melhor escolher um lustre grande que ficará localizado acima da mesa. Se a superfície do teto for brilhante, você não deve usar muitos acessórios de iluminação de alta potência. Isso criará uma leve sobrecarga na sala.

Deve-se observar imediatamente que qualquer lâmpada gera calor. Isso significa que nem todas as luminárias são adequadas para tensionar superfícies, pois o filme de PVC pode se deteriorar quando aquecido. Neste caso, é preferível utilizar luminárias com lâmpadas economizadoras ou retroiluminação LED.

Os tetos extensos não podem ser combinados com lustres pesados, que simplesmente não podem ser fixados em uma superfície esticada. Para pequenas luminárias, as montagens são equipadas para esticar o teto, tendo previamente feito recortes tecnológicos em filmes para as mesmas.

As construções de gesso cartonado são combinadas com qualquer tipo de acessório, mas os embutidos parecem os mais impressionantes.

Exemplos de sucesso no interior

As fotos nesta seção ilustram as opções de design mais vantajosas para tetos em cozinhas-salas de estar. Esperamos que isso ajude você a decidir sobre a escolha do estilo para a decoração do quarto.

Para a concepção de tectos tensos na cozinha-sala, veja o seguinte vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário