Design de interiores de cozinha e sala de estar em estilo clássico
A combinação de cozinha e sala de estar em um estilo clássico é uma fusão de duas tendências da moda: design de estilo europeu e um lugar aconchegante para encontros amigáveis com as pessoas mais próximas.
Peculiaridades
A combinação da cozinha e da sala de estar reflete vividamente a ideia de conforto e funcionalidade do proprietário. Isso se reflete em cada detalhe: seleção de texturas de papel de parede, design de móveis, teto e piso. Decorar uma sala em estilo clássico envolve o uso de materiais de acabamento e acessórios caros. Em caso de dificuldades financeiras, as imitações podem ser escolhidas, mas devem ser de alta qualidade.
Hoje, o desenho da cozinha-sala no classicismo ou estilo neoclássico é o lote não só de famílias aristocráticas e da nata da sociedade, mas também de quem não gosta de experimentos com cores ou materiais de acabamento modernos na concepção de um quarto, sendo uma espécie de conservador. O estilo clássico é sempre relevante, e o desejo de decorar uma casa de acordo com seus cânones é inerente a muitas pessoas.
Existem várias regras que devem ser seguidas ao decorar uma sala em estilo clássico:
- muito espaço livre e luz do dia;
- formas geométricas simples;
- materiais naturais (faia, nogueira, pau-rosa, carvalho) e sombras;
- simetria na solução geral de design;
- combinação harmoniosa de todos os elementos.
O não cumprimento dos critérios acima pode levar à falta do resultado desejado. Os clássicos também são caracterizados por vários padrões decorativos. Você pode zonear a combinação de cozinha e sala com a ajuda de toques de cor, por meio de iluminação ou acessórios funcionais e decorativos. Para unir os dois quartos, basta adicionar um padrão ecoante à decoração das paredes da cozinha e da sala. Por exemplo, a textura do revestimento da parede na sala de estar pode ecoar os padrões de madeira na cozinha.
Acabamento
Para a cozinha-sala no design clássico saiu exatamente como foi concebido por você, você deve:
- ter um projeto de design, pensado nos mínimos detalhes;
- usar materiais caros e de alta qualidade para decoração;
- escolha os acessórios certos.
A luminosidade e a abundância de luz são características dos quartos com decoração clássica. Para conseguir isso, os especialistas recomendam escolher cores claras. Mas não dê preferência ao tom branco como a neve, pois essa cor pode fazer um quarto parecer uma enfermaria de hospital. O branco pode ser diluído com bege, azeitona, conhaque ou champanhe.
Se você realmente deseja comprar um conjunto branco para a cozinha e uma mesa de jantar branca como a neve para a sala de estar, então você deve escolher uma cor verde suave para o fundo, que dará profundidade ao ambiente. Cores de fundo mais adequadas para o estilo clássico: creme, azul celeste, rosa claro, pérola (mas não cinza).
Para a decoração de paredes, é melhor escolher gesso, papel de parede, estilizado como gesso, ou com um padrão nobre: pode ser uma faixa, floral ou enfeite com orifícios. O padrão na cozinha e na sala de estar pode ser o mesmo e o esquema de cores pode variar em vários tons. Na área de trabalho, o papel de parede também pode ser liso, e na sala - com um padrão. O principal é que os revestimentos de parede tenham um aspecto elegante e não sobrecarreguem a atmosfera geral da divisão.
Um avental na cozinha deve ser feito em uma solução de cor geral. Quanto ao pavimento, em vez do tradicional parquet para os clássicos, os especialistas sugerem a utilização de pedra natural ou sua imitação. Um piso de mármore em combinação com paredes estucadas e um esquema de cores claras ficará muito impressionante. É melhor engessar o teto. Os tectos extensos, que têm uma procura incrível, são inadequados no estilo clássico. Para dar ao teto que cobre as características de luxo, você pode usar estuque ou friso em seu design.
Uma sala espaçosa exigirá uma decoração mais cuidadosa. No projeto de tais salas, você pode instalar colunas antigas, lareiras, arcos e decorar o chão com uma tábua de parquete ou um laminado estilizado como ele. Os móveis podem ser feitos de madeira maciça ou apenas as fachadas dos armários podem ser selecionadas a partir deste material, e o enchimento interno (prateleiras, divisórias) - a partir de materiais mais baratos.
Ao organizar as peças de mobiliário, o principal é manter a simetria estrutural e a harmonia geral da divisão. Um elemento central na composição é definitivamente necessário, a partir do qual o arranjo posterior de todos os objetos será determinado. Na sala de estar e cozinha combinada, isto é um fogão.
Para dotar a cozinha-sala de uma boa iluminação, é necessário que a luz venha de várias fontes. A primeira são as grandes janelas, a segunda é a iluminação da área de trabalho, embutida no armário da cozinha ou no exaustor. O bom dessas luzes de zona é que elas não atraem muita atenção durante o desempenho de sua função. O centro de luz da sala deve ser um lustre colocado estritamente no meio da sala, ou dois lustres instalados na mesma distância do centro em lados diferentes. Lustres de chifre seriam uma boa opção, já que várias lâmpadas são instaladas neles ao mesmo tempo.
Como uma fonte adicional de luz para a cozinha / sala de estar, arandelas, abajures ou abajures são adequados. É melhor se todos esses dispositivos tiverem o mesmo estilo. As lâmpadas devem iluminar bem a sala, mas não devem chamar a atenção para si mesmas.
Elementos arquitetônicos adicionais
As colunas são freqüentemente usadas em uma combinação de cozinha / sala de estar para separar a área de trabalho da área de estar.
As colunas são usadas de diferentes tipos:
- a coluna dórica não é dotada de base independente, e seu topo tem um mínimo de decoração;
- a coluna jônica é um elemento arquitetônico independente e dois elementos espirais se exibem nas capitais;
- a coluna coríntia é semelhante à versão anterior, mas é ricamente decorada com motivos vegetais na forma de folhas de samambaia e uvas.
As colunas reais no interior da cozinha-sala são raras. Como regra, tais componentes arquitetônicos são imitados pela construção de um relevo usando um painel de parede. Da mesma forma, constroem arcos necessários ao zoneamento do espaço. As colunas podem ser usadas para decorar o fogão ou a área ao redor da lareira.
Outro componente arquitetônico do estilo clássico é o portal. Será adequado para arranjar uma lareira, um local para televisão, uma área de trabalho na cozinha, o limite entre a cozinha e a sala de estar. Mas você precisa ter em mente que esse detalhe decorativo exigirá muito espaço livre, então você precisa equipá-lo em quartos espaçosos. Se você adicionar colunas ao portal, a sala parecerá mais solene.
Acessórios
As cortinas na combinação cozinha-sala devem ser feitas de tecido denso que combine com o tom da mobília do quarto. As cortinas podem ser decoradas com laços ou borlas. Você pode escolher cortinas feitas de tecidos mais leves. Mas devem ser de tons claros (branco, creme) e longos (até o chão). Você pode escolher varões de metal para cortinas com efeito envelhecido e pontas originais ou de madeira entalhada.
Você pode decorar a cozinha-sala de estar com vasos de flores ou frutas brilhantes. Na secretaria, é necessário colocar um serviço de porcelana bonita, de preferência antiga, para que fique em exposição pública. As estatuetas de porcelana ou cerâmica, bem como os castiçais de bronze, irão harmonizar-se bem com o interior circundante. As paredes da cozinha-sala de estar podem ser decoradas com pinturas clássicas de retratos, paisagens ou naturezas mortas.
Recomendações
O estilo clássico pode ser combinado com outros estilos. Isso pode se manifestar em uma mistura de cores, intercalada com detalhes individuais de um estilo estrangeiro. Um espaço com decoração clássica pode ser luxuoso, mas não deve ser feito para exibição. Elegância e sofisticação são as prioridades no design da combinação clássica de cozinha e sala de estar. Os detalhes esculpidos são parte integrante do estilo. Pode ser bronze, dourado, moldagem em estuque ou imitação perto de materiais naturais.
Não se pode usar cores vivas, soluções geométricas muito rudes e pinturas extravagantes na decoração. O preto pode estar presente na sala, mas muito limitado: na decoração do backsplash da cozinha, no chão ou na aparência dos utensílios de cozinha. Mas, em busca de um belo interior, é importante não exagerar nos detalhes. Para fazer isso, você precisa consultar especialistas.
É melhor escolher uma mesa para a cozinha-sala de forma redonda ou oval. Não é proibido usar móveis quadrados ou retangulares, mas ficará muito rústico em um interior elegante e nobre. Se as bordas da mesa não são afiadas, mas arredondadas, com uma solução de design bem-sucedida, esses móveis podem ser instalados em uma cozinha-sala com decoração clássica. Outros itens na área de jantar também devem ter linhas suaves: as cadeiras têm costas arredondadas e pernas curvas, e molduras arredondadas nas fachadas dos armários.
As capas decorativas ficarão lindas nas cadeiras, ecoando no padrão e na sombra de outros elementos têxteis da sala. As capas podem ser costuradas em veludo, algodão natural ou seda.
É melhor destacar a área de jantar com um pódio ou uma estrutura de teto complexa. Esses complementos decorativos podem se sobrepor ao formato da mesa. Os aparadores e armários de parede devem ter inserções de vidro. Monocromáticos (madrepérola, transparente, bronze, dourado) ou vitrais coloridos parecem originais.
O design interior da cozinha-sala em estilo clássico no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.