Projeto cozinha-sala com área de 20m2. m

Contente
  1. Recursos de combinação
  2. Seleção de estilo
  3. Opções de layout
  4. Métodos de zoneamento
  5. Recursos de acabamento
  6. Mobiliário
  7. Exemplos de interiores de sucesso

Quando não há espaço suficiente na residência para quartos separados com finalidades diferentes, deve-se recorrer à combinação. Uma dessas opções é a cozinha-sala. No entanto, para que não seja apenas funcional, mas também conveniente, é necessário levar em consideração uma série de nuances. Como torná-lo aconchegante em casa será discutido mais adiante.

Recursos de combinação

A cozinha e a sala são ambientes com diferentes cores emocionais. Normalmente, o espaço da cozinha está associado à dinâmica, enquanto a sala é um local de relaxamento ou recepção de convidados. Neste caso, você terá que alcançar a harmonia interior usando diferentes técnicas estilísticas. É o que vai permitir-lhe distrair os diferentes estados de espírito e dar integridade à composição interior, composta por cozinha e espaços para hóspedes.

Como na maioria dos casos a disposição dessas salas tem uma ou no máximo duas janelas, será necessário suprir a falta de luz natural. Além disso, você precisa pensar sobre as técnicas de zoneamento para que, em vez de introduzir uma organização discreta, você não divida o espaço comum em células de canto. Antes de escolher o melhor projeto de design de interiores, vale a pena dar uma olhada: como regra, raramente uma sala não possui características de design como um nicho ou saliência. Outros complicam totalmente o layout, uma vez que têm paredes triangulares chanfradas com portas estreitas em locais inconvenientes.

Esses recursos podem prejudicar significativamente o conforto criado., dificultando a instalação de móveis e até mesmo o destaque das áreas desejadas. É importante evitar a sensação de túnel que a própria forma estreita da sala pode dar. Neste caso, a disposição só pode ser linear, embora isso não seja particularmente conveniente. A altura das paredes e as características do desenho do teto são tidas em consideração, pois em alguns casos é ela que pode esticar a falta de espaço utilizável, criando a ilusão de amplitude.

Chegam até a pensar na localização dos realces do revestimento das paredes, já que essa técnica pode desviar a atenção das imperfeições da sala., e às vezes até lhes dá uma aparência de dignidade. Além disso, prestam atenção ao pavimento, que permite delimitar diferentes áreas funcionais sem interromper o conceito geral de estilo. O projeto deve definir-se a tarefa de criar uma sala iluminada e espaçosa que respire ar, pois em um espaço limitado a pessoa se sente desconfortável. Depois que a inspeção visual termina, eles são determinados com o material, a quantidade de trabalho necessária. Com base na área disponível, são feitas estimativas e traçado um esboço aproximado da futura cozinha-sala.

Seleção de estilo

O estilo de um quarto combinado com uma área de 20 m². m não permitirá incorporar tendências luxuosas de palácios no espaço disponível, não importa o quanto você queira. Portanto, é melhor não tomar como base os clássicos, o classicismo, o estilo inglês, italiano. Essas soluções precisam de espaço, em um espaço limitado criarão uma atmosfera de gravidade. Em uma sala pequena, não será possível instalar luxuosos móveis dourados, decorar o teto com um enorme lustre suspenso com velas e cristal, ou colocar uma grande mesa com cadeiras esculpidas.

O melhor estilo para o espaço limitado fornecido para alinhamento são as tendências de design contemporâneo. Por exemplo, é uma boa base para um estilo minimalista que se mantém na simplicidade e funcionalidade. O mesmo espaço, mas já com maior elegância, pode ser criado tomando o estilo Art Nouveau como base para o design de interiores. É caracterizada por uma demonstração de materiais modernos e formas originais que podem ser utilizadas na forma de detalhes de decoração.

Você pode escolher o design do espaço combinado da cozinha e da sala de estar em direções como alta tecnologia, art déco, art nouveau, biônica e estilo escandinavo. Eles são apropriados para decorar a casa de um solteiro e uma pequena família. Esta é uma escolha com ênfase na funcionalidade, o que é especialmente importante para as tendências de interiores modernos. Não vale a pena criar um interior árabe, grego ou provençal em um espaço limitado, porque em vez de uma sensação de amplitude, essas composições de interior reduzirão visualmente os já limitados metros de área útil.

Opções de layout

A disposição dos elementos internos depende muito da forma da sala existente. Com base nisso, o layout pode ser:

  • linear;
  • angular;
  • ilha;
  • Em forma de U

Cada variedade possui características próprias. Por exemplo, a opção linear não pode ser chamada de conveniente, mas é usada para equipar salas estreitas e compridas. Não há outra forma de colocar os móveis: nada deve interferir na passagem pelo ambiente. Todas as zonas serão localizadas em um dos lados longos; blocos deslizantes funcionais podem ser usados ​​para a máxima comodidade.

O layout de canto é adequado para a maioria das salas combinadas retangulares. É considerado condicionalmente universal ao traçar a composição interior de uma sala combinada de 25 quadrados. Via de regra, permite usar os dois cantos da sala da forma mais funcional possível, economizando espaço para a passagem e criando a ilusão de amplitude da sala.

O layout da ilha é projetado para salas retangulares e quadradas. Essa combinação é realizada organizando os móveis nos locais mais convenientes da sala com base em suas características de design. Ao mesmo tempo, o mobiliário está localizado em ilhas, o que permite delinear claramente o espaço disponível em zonas funcionais de diferentes finalidades. Para que esse layout pareça harmonioso em uma sala limitada pela filmagem, os detalhes internos usados ​​devem ser compactos. Caso contrário, no contexto geral, a disposição da sala se parecerá mais com o caos do que com as áreas funcionais individuais.

Layout em forma de U da cozinha-sala de 20 m². m é adequado para salas amplas. Com ela, a parte principal do mobiliário ficará ao longo das três paredes da sala. Neste caso, é permitido colocar a mesa de jantar no meio, mas isso é possível se a distância entre a mesa e os móveis próximos às paredes for de pelo menos 1,2 m. Se não houver espaço suficiente, é melhor usar móveis deslizantes ou dobráveis.

Métodos de zoneamento

O zoneamento é uma ferramenta para delimitar áreas funcionais individuais de uma sala. Permite trazer organização ao espaço, eliminando a criação de uma atmosfera de desordem na área limitada da cozinha, combinada com o hall. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, por exemplo:

  • usando diferentes fontes de luz para a cozinha e áreas de hóspedes;
  • zonas divisórias com móveis existentes (estantes, sofá, bar ou armário);
  • escolher uma cor diferente para o piso ou cobrir a área de estar com um tapete;
  • selecionar revestimentos de parede que sejam diferentes em textura ou tonalidade;
  • dividir o espaço em zonas devido ao desenho do teto da sala;
  • usando telas ou partições estreitas.

    No entanto, qualquer que seja a técnica de zoneamento escolhida, ela deve levar em consideração as características da sala. Por exemplo, um projeto deve fornecer o nivelamento máximo da luz ao nível da luz natural. Se a divisão for estreita e comprida, deve compensar a falta de luz solar de forma a que cada área de trabalho tivesse janelas.As partições são adequadas em salas quadradas, onde, ao dividir o espaço, não vão criar a ilusão de um espaço dividido em células.

    Recursos de acabamento

    O acabamento (material para revestimento de parede, teto e piso) deve ser selecionado de acordo com as características do ambiente. Dado que 20 sq. metros - não tanto para colocar móveis de cozinha e estofados (além de uma TV com um pequeno armário), vale a pena excluir o papel de parede com letras grandes da lista de prioridades. Tal desenho tornará visualmente um espaço já pequeno menor e desprovido de estética. Móveis arranjados ficarão muito melhores se as paredes forem lisas ou texturizadas.

    O relevo do papel de parede parece mais caro do que o padrão colorido, contra o qual a cozinha-sala se transformará em uma caixinha, o que criará desconforto para a casa. É melhor escolher as cores dos painéis em uma paleta de cores claras. Se não quiser ficar sem contraste nas paredes, deve pendurar um pequeno painel ou um pequeno quadro numa das paredes. Na hora de combinar papel de parede, vale a pena dar preferência às telas acompanhantes, destacando uma das paredes (ou mesmo um nicho ou vice-versa, uma saliência, um avental de cozinha) com papel de parede para tijolo, pedra, cimento ou gesso.

    É melhor deixar o teto branco - isso fará com que as paredes pareçam mais altas e a sala em si ficará mais clara. Não o complique com tensão de vários níveis ou estruturas de gesso cartonado. No entanto, para que o design do teto não pareça muito simples, você pode torná-lo em dois níveis. As lâmpadas devem ser selecionadas pequenas: holofotes, holofotes ou pequenas lâmpadas penduradas são adequados. Os dispositivos de iluminação são selecionados com base no estilo de toda a sala.

    Para o piso, é melhor escolher um revestimento confiável e durável. Como a filmagem de uma sala de 20 quadrados não dá muito espaço para o zoneamento, é melhor separar a área de hóspedes da área da cozinha por meio de um tapete. Isso não perturbará o equilíbrio da sala e delineará discretamente os limites das diferentes partes da sala. Se a divisão for dividida em duas zonas devido à decoração do teto, você pode combinar o revestimento da parede. Por exemplo, você pode dispor uma parte do chão (na área da cozinha) com ladrilhos.

    Mobiliário

    A mobília pode ser considerada uma das melhores técnicas de zoneamento para cozinha e sala de estar combinadas em um cômodo. Para que não pareça incômodo, deve ser escolhido cuidadosamente, escolhendo itens compactos com o máximo de funcionalidade. Não são necessários conjuntos grandes: para um espaço limitado no qual é necessário encaixar a cozinha e a sala de estar, bastam um pequeno sofá, uma mesinha de centro, um conjunto de cozinha em miniatura e uma mesa de jantar. Todo o resto é recolhido se houver espaço disponível.

    Ao mesmo tempo, é importante atentar para os produtos dobráveis ​​e a conveniência dos mecanismos de sua transformação. Você pode economizar espaço de várias maneiras: por exemplo, comprando uma mesa de cabeceira em vez de uma mesa de centro. Ele difere das opções usuais em altura (mais alto) e dimensões (menos). Ao mesmo tempo, pode ter um par de prateleiras compactas ou uma gaveta e, se necessário, permite aos hóspedes tomarem chá.

    As cadeiras ocupam muito espaço. Se você quiser que o quarto pareça maior, você pode adicionar alguns pufes ao sofá. Você pode dar uma olhada em móveis modulares: é conveniente porque você pode comprar módulos individuais e isso geralmente economiza espaço. Em vez de meio-fio, você pode comprar uma estante com prateleiras abertas e fechadas, que é mais alta e estreita, mas não menos funcional.

    Ao escolher móveis para uma sala pequena, vale a pena considerar que você precisa levar peças estreitas de móveis. Não se deve contar com o fato de poder encaixar algo em cima delas, isso não só é feio, mas também estraga a estética do interior. O número de itens deve ser dosado: tudo deve ser estritamente funcional. Por exemplo, é ótimo se o sofá tiver algumas gavetas espaçosas nas quais você pode guardar algumas coisas para guardar.

    Os pufes também podem ter compartimentos de armazenamento no interior, que podem ser usados ​​para se livrar da abundância de coisas desnecessárias. Quanto menos pequenos detalhes houver no interior, mais espaçosa a sala parecerá. Móveis enormes em uma sala pequena não parecem harmoniosos, por isso é importante escolher o comprimento e a largura ideais para a unidade de cozinha e para o sofá. O número de residentes também deve ser levado em consideração: por exemplo, uma pequena mesa de jantar é suficiente para uma pessoa.

    Exemplos de interiores de sucesso

    A combinação da cozinha e da sala de estar pode parecer harmoniosa, o que é comprovado por ideias elegantes.

    • A melhor opção de layout para um tipo universal. Separação do espaço de duas zonas devido ao zoneamento do piso.
    • O projeto original do layout é em estilo moderno, prevendo o zoneamento do piso, teto e a utilização de uma mesa alta e estreita como divisória.
    • Você pode decorar um pequeno espaço usando uma mesa de jantar estreita como divisória, marcando com ela os limites do espaço da cozinha.
    • Uma solução interessante para uma sala com uma perspectiva quebrada. As saliências são usadas como limites de diferentes áreas funcionais.
    • Uma variante do design de uma sala com paredes inclinadas. Uma solução original para a instalação de uma mesa de jantar.
    • Outra opção para arranjar um quarto fora do padrão. A presença de partições brancas permite manter uma sensação de integridade da sala.
    • Este interior cria a ilusão de espaço e ar. O quarto parece bem iluminado, amplo e aconchegante.
    • A opção com o uso de partições assimétricas delimitando o espaço parece interessante e nova.

    Idéias para cozinha e sala de estar estão no vídeo abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário