Cozinha-sala com área de 18m2. m: características de planejamento, design e zoneamento

Contente
  1. Características do layout
  2. Seleção de estilo
  3. Regras de zoneamento
  4. Opções de acabamento
  5. Belos exemplos

A conveniência de viver às vezes é alcançada combinando dois cômodos em um. Não é por acaso que muitas pessoas têm a ideia de combinar a cozinha e a sala de estar em um único conjunto. Com a abordagem certa, você consegue uma sala confortável, por exemplo, uma de dezoito metros, em forma de quadrado.

Características do layout

Uma cozinha-sala quadrada com uma área de 18 m2. m pode ser muito aconchegante. Não é por acaso que em casas antigas com cozinhas pequenas, onde é impossível uma família se virar durante o jantar, os proprietários se esforçam cada vez mais para se livrar das divisórias que separam a sala da cozinha. Em habitações modernas, os incorporadores fornecem especificamente quartos espaçosos que os residentes dos apartamentos podem planejar de acordo com suas próprias idéias sobre conforto.

A combinação da cozinha e da sala de estar tem uma série de aspectos muito benéficos desse uso do cômodo.

  • Uma grande sala em vez de duas separadas apertadas torna possível criar um interior interessante e funcional. Você pode implementar um projeto com um sofá, bar ou sala de jantar, decorado em uma solução de estilo único.
  • A anfitriã, ocupada com a cozinha, não está isolada do resto da família por trás da parede. Durante as tarefas domésticas, ela pode se comunicar com parentes e observar as ações dos filhos.
  • Toda a família a qualquer momento tem a oportunidade de se reunir à mesa para jantar, almoço ou chá.

    Essa combinação também tem suas desvantagens, que não podem ser descartadas.

    • Por mais perfeito que seja o design da cozinha-sala, quem está na área de lazer não pode escapar do zumbido de uma geladeira em funcionamento contínuo, assim como de outros equipamentos que são ligados de vez em quando na cozinha. Além do som da água saindo da torneira e do chiado da comida sendo cozida em uma frigideira e em uma panela, que às vezes interferem no som da TV.
    • Ao cozinhar, o spray espalha-se para os lados, por vezes atingindo os móveis que nada têm a ver com a cozinha. Além disso, todos os vapores se espalharam pela sala, impregnando o estofamento do canto macio, cortinas, travesseiros e outras coisas com um cheiro.
    • O tecto é gradualmente coberto com flor, o que é uma consequência dos processos que decorrem na cozinha, caso não haja um bom exaustor nesta zona.
    • Torna-se difícil manter a ordem mesmo em dezoito quadrados, uma vez que todas as "consequências das atividades da cozinha" são distribuídas livremente por todos os medidores disponíveis. Mesmo pratos sujos são suficientes para criar uma sensação de desordem em toda a sala.

    Seleção de estilo

    O estilo de uma cozinha-sala de dezoito metros quadrados pode ser muito diferente. Depende das preferências de gosto dos proprietários.

    • Uma sala assim no estilo escandinavo ficará maravilhosa. Envolve o uso de cores claras na decoração. Móveis estofados são geralmente brancos neste caso. Para fazer com que o quarto não se pareça com um quarto de hospital, detalhes brilhantes são adicionados a esse interior. Pode ser, por exemplo, uma mesa azul ou preta, cadeiras de cores vivas. O desenho pressupõe a presença de ornamentos de formas geométricas, por exemplo, tons de azul ou verde.
    • Você pode organizar uma cozinha-sala de estar em estilo ecológico. Envolve o uso de materiais naturais - madeira, cerâmica, pedra. Para a sala de jantar, você pode escolher móveis de madeira, use pratos de barro sobre ela. Os ladrilhos da área da cozinha podem ser decorados sob uma pedra.
    • Uma abordagem semelhante à decoração pode ser usada para criar um interior em estilo country. Pode haver móveis de gabinete que parecem ter sido rudemente martelados de madeira entalhada, como se tivessem sido herdados de um querido avô. Para conseguir isso, as superfícies são envelhecidas deliberadamente. Para respeitar o estilo, foram selecionados cortinas de cores naturais, lustres e abajures semi-antigos.
    • Os amantes de muito sol e ar no interior podem adotar o estilo provençal. Em janelas com essa abordagem, são usados ​​tecidos leves, escondendo apenas ligeiramente a luz solar. Não só as cortinas, mas também outros tecidos do interior podem ser decorados com um padrão floral modesto. O espaço é delimitado por um sofá ou mesa. A decoração assume simplicidade e naturalidade em tudo.
    • Os amantes de tudo o que é moderno e avançado podem escolher um estilo de alta tecnologia para decorar uma cozinha-sala, onde o metal e o plástico imperam. É bastante natural quando uma sala decorada com esse espírito é literalmente recheada com eletrônicos modernos, e móveis funcionais confortáveis ​​são projetados em linhas simples lacônicas com elementos de metal e vidro.
    • O estilo clássico envolve o uso de madeira maciça em móveis, assim como couro e tecidos caros em estofados. Na sala, colunas, arcos podem ser usados, no chão - parquet. O teto é geralmente decorado com um lustre de cristal. Os eletrodomésticos escondem-se atrás das portas dos armários, tal como os livros. Cortinas pesadas são usadas nas janelas.

    ​​​​​​

    • No estilo loft, podem ser aplicados elementos de alvenaria, vigas de teto aberto, acabamento de gesso bruto. A decoração das aberturas das janelas é enfatizada pelas molduras de formas interessantes, e as cortinas não são assumidas. A distinção entre áreas funcionais é muito arbitrária.

    Regras de zoneamento

    Antes de equipar uma cozinha-sala quadrada, é necessário selecionar nela as áreas funcionais e, para cada uma delas, alocar tanto espaço para que pareça orgânico no layout. Dezoito quadrados devem conter:

    • parte da cozinha;
    • área de jantar;
    • espaço para um descanso tranquilo (em frente à TV, lareira, etc.).

    Para começar, os proprietários precisam decidir qual área funcional é sua prioridade - uma área de cozinha ou relacionada à recreação.

    Se organizar o conjunto de cozinha com a letra “L”, um lava-loiça, um forno e um frigorífico podem caber facilmente nesta zona. O resto do espaço pode ser atribuído por baixo de uma parede ou de um escorrega, de um conjunto de móveis estofados e dos equipamentos necessários à sala de estar. Num espaço assim dividido, será confortável para uma família numerosa e amiga, para um jovem casal sem filhos e para uma pessoa solteira que está principalmente a trabalhar.

    Se você instalar um conjunto de cozinha com a letra "P", muito mais espaço será colocado sob a área de trabalho. Um lugar aparece sob os pratos e utensílios de cozinha em dois cantos. Com essa disposição de móveis, é natural ter uma mesa em que a família possa jantar com segurança e um conjunto de móveis estofados em frente à parede com uma TV embutida.

    Hoje em dia, está na moda usar uma ilha de cozinha, que pode funcionar como mesa de jantar e local de trabalho para cozinhar. No caso de uma sala de dezoito metros, pode ser um balcão de bar equipado com um espaço de armazenamento de pratos. Um conjunto de cozinha com tal objeto geralmente ocupa uma parede.

    Para um conjunto de cozinha, você pode simplesmente selecionar uma linha ao longo de uma parede. Então, o espaço máximo disponível permanecerá sob a área da sala de estar.

    Para tornar a cozinha-sala mais cómoda na vida quotidiana, são utilizados vários delimitadores de zonas funcionais. Você pode separar a cozinha da sala com um rack ou outra estrutura pesada. Embora às vezes seja mais conveniente ter uma estrutura deslizante, por exemplo, uma estrutura de vidro.Em seguida, durante o preparo dos alimentos, a cozinha é separada da sala de estar, para que odores e gotas gordurosas não penetrem na metade onde as pessoas repousam, e migalhas e outros detritos não voem. Quando ninguém está trabalhando na cozinha, a divisória pode ser facilmente removida.

    Em dezoito quadrados, divisórias de gesso cartonado de várias formas também são usadas, nas quais as prateleiras são construídas.

    A iluminação também está se tornando um elemento do zoneamento. Cada uma das zonas possui iluminação própria, o que ajuda não só a dividir visualmente o espaço, mas também a reduzir o custo da energia elétrica.

    É aconselhável fornecer iluminação individual ao longo do móvel. Uma lâmpada com abajur e iluminação lateral também ficará muito aconchegante na área da cozinha. É bom pendurar lâmpadas individuais ou várias acima da mesa de jantar.

    Uma maneira fácil de dividir áreas é organizar os móveis corretamente. Por exemplo, um grande sofá pode servir como uma espécie de parede, indicando que a sala começa a partir dele.

    Para delimitar o espaço, móveis transformáveis ​​também são usados ​​hoje, que podem ser facilmente removidos e empurrados para trás. É bom esconder nela roupas de cama e até camas extras. Móveis conversíveis permitem que você faça uma mesa confortável para uma grande empresa a partir de um gabinete compacto. Esta é uma opção muito conveniente para uma sala de dezoito metros. Embora esses móveis não sejam baratos.

    Você também pode delimitar o espaço com a ajuda de diferentes revestimentos para pisos em áreas destinadas a determinadas funções. Assim, na zona da sala pode haver parquet, laminado ou alcatifa, e na cozinha, ladrilhos fáceis de limpar.

    Você pode até usar um pódio para separar uma área da outra. A diferença na altura do chão de 10-12 centímetros cria um efeito visual. Normalmente, a parte dedicada à cozinha é elevada ao pódio, pois ocupa uma área menor. Essa abordagem só pode ser usada em uma sala com tetos altos.

    Por analogia com o pódio, você pode organizar o teto em diferentes níveis. Pode ser esticado ou feito de drywall. Os holofotes enfatizam o isolamento de certas zonas.

      Você também pode separar visualmente uma zona da outra usando um ou outro esquema de cores. Embora mantendo a harmonia a este respeito, deve-se ter em mente que a cozinha e a própria sala devem ser decoradas com cores diferentes. O uso criterioso do contraste funciona de maneira muito eficaz. Você pode combinar cores de diferentes tons e saturações, usar papéis de parede com texturas diferentes e assim por diante.

      Opções de acabamento

      Quando se trata de terminar um pequeno espaço de dezoito metros, você precisa se certificar de que o pequeno cômodo pareça visualmente maior. Se você usar papel de parede ou móveis escuros, uma cozinha / sala de estar deste tamanho claramente não se beneficia disso.

      É melhor usar materiais de fácil manutenção - papel de parede que pode ser repintado, gesso decorativo e assim por diante. Se ao menos todas essas coisas fossem de boa qualidade, para que eles não tivessem que fazer reparos novamente em breve. Além disso, todos os revestimentos em uma sala pequena devem ser fáceis de limpar. Em uma pequena sala que requer atenção constante em termos de limpeza, esta é uma condição muito essencial.

      Aconchego na cozinha-sala de dezoito metros pode ser conseguido usando belos tecidos nas janelas. Será prático pendurar cortinas.

      Para a cozinha, pode-se escolher materiais que repelem a umidade e não perdem a aparência sob o efeito das altas temperaturas. O pavimento em pedra é uma boa escolha para esta área. Para paredes - papel de parede com efeito hidro-repelente. Para um backsplash de cozinha, é melhor usar ladrilhos ou vidro.

      Belos exemplos

      • A cozinha e a sala em dezoito quadrados podem se complementar perfeitamente. É conveniente destacar um pequeno canto sob a cozinha, destacando-o com um revestimento de piso conveniente e separando-o visualmente com uma pequena saliência contra a parede.Papéis de parede em diferentes zonas, por um lado, são contrastantes, por outro, se complementam. Acontece uma imagem calma integral de uma cozinha-sala de estar.
      • Usando uma divisória de vidro em uma moldura de luz no interior, você pode facilmente dividir uma sala em uma cozinha e uma sala de estar. Decorar o quarto com cores claras com pequenos detalhes brilhantes torna-o espaçoso e arejado.
      • Você pode tornar o pequeno espaço da cozinha-sala funcional devido à colocação incomum de lâmpadas e prateleiras sob o teto. É conveniente "expandir" a sala usando espelhos.
          • O balcão do bar é uma divisória maravilhosa em uma pequena cozinha e sala de estar. O teto reflexivo faz com que a sala pareça mais alta. A iluminação local confere um ambiente aconchegante, assim como as cortinas das janelas em cores suaves. Diferentes revestimentos de piso na cozinha e na área de estar garantem a comodidade de estar em um espaço combinado.

          Cinco dicas para uma cozinha-sala no vídeo abaixo.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário