Nós fazemos um sofá na cozinha com nossas próprias mãos

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Estágio preparatório
  3. Materiais utilizados
  4. Mecanismo
  5. Instruções passo a passo

O sofá da cozinha é uma solução prática e confortável. As cozinhas em apartamentos de estilo soviético não são muito espaçosas. E um pequeno sofá com caixas de armazenamento simultaneamente resolve dois problemas: você pode sentar-se confortavelmente nele para o café da manhã, almoço ou jantar, e você pode colocar utensílios de cozinha ou alimentos nas caixas. Nosso artigo é dedicado às complexidades da fabricação autônoma de um sofá para a cozinha.

Peculiaridades

Os layouts modernos proporcionam cozinhas com uma área razoavelmente grande, mas aqui também o sofá se encaixa com sucesso no interior. Pode ser um sofá com espaço de armazenamento para utensílios de cozinha ou um sofá completo com uma cama extra. O sortimento de lojas de móveis inclui sofás para todos os gostos e em diferentes categorias de preços.

Mas, apesar disso, nem sempre é possível escolher algo que se enquadre harmoniosamente no interior da cozinha, que se adapte em termos de qualidade e preço. Uma saída para essa situação pode ser um sofá do tipo "faça você mesmo". Com suas próprias mãos, você pode fazer exatamente o que é ideal para o projeto existente.

Esta tarefa parece difícil apenas à primeira vista. Nenhum equipamento especial é necessário para a fabricação deste tipo de mobiliário. Seguindo as instruções, você pode lidar facilmente com este assunto.

Um sofá "faça você mesmo" para a cozinha permitirá:

  • economize seu orçamento;
  • pegar materiais de qualidade;
  • escolha a melhor funcionalidade que atenda às suas necessidades.

Estágio preparatório

Primeiro, você precisa pensar sobre o design e a funcionalidade do futuro sofá. Se você não precisava fazer móveis do zero antes, não deveria criar imediatamente uma estrutura complexa com muitos elementos. Damos preferência ao modelo padrão e conveniente.

Um sofá comum tem necessariamente uma moldura ou moldura - este é o seu esqueleto, que dá forma e rigidez. Como suporte pode-se fazer pés ou mecanismo de rolo, há uma ótima opção nas lojas de acessórios para móveis. Se for necessário espaço de armazenamento adicional, planejamos assentos dobráveis ​​e, embaixo deles, caixas. Nós também decidimos se o sofá deve ser macio ou duro.

É importante na fase de planejamento determinar o tamanho para não sobrecarregar o espaço. E decida qual o formato do sofá mais adequado levando em consideração a localização e as dimensões da cozinha: reta ou angular.

A versão reta é um clássico, adequado para pequenos espaços e tem um design mais simples. O modelo de canto oferece um grande número de áreas de estar e permite um uso eficiente do espaço.

O objetivo direto do sofá da cozinha é uma área de estar. Para usar o espaço de forma mais completa, especialmente quando ele estiver em falta, adicionaremos opções adicionais ao mobiliário:

  • nichos de armazenamento sob assentos dobráveis ​​ou gavetas;
  • lugar de dormir para os hóspedes no caso de fazer um sofá dobrável (este é um mecanismo mais complexo);
  • prateleiras adicionais ou bancada na seção de canto: aqui você pode colocar revistas de receitas, eletrodomésticos ou flores.

Materiais utilizados

A cozinha impõe exigências especiais à qualidade dos móveis. Há muita umidade e respingos de gordura durante o cozimento. Portanto, você precisa abordar conscientemente a escolha dos materiais.

Quadro

Não há requisitos especiais para o material da estrutura.É melhor, claro, usar madeira natural, o que aumentará a vida útil do produto, mas também aumentará significativamente seu custo. Nas opções de orçamento, barras e compensados ​​são usados. As peças decorativas podem ser feitas de aglomerado. Você pode escolher esses elementos para combinar com a cor do conjunto de cozinha para a integridade da composição.

As pernas e costas devem ser mais duráveis, barras de 60x60 mm são adequadas para elas. É melhor usar compensado resistente à umidade, com uma espessura de pelo menos 12 mm. Cantos e parafusos auto-roscantes são usados ​​para montar a estrutura. O único requisito para eles é o aumento da resistência, uma vez que o produto acabado está sujeito a cargas constantes.

Estofo

É muito desagradável se, após um jantar de peixe, o sofá exalar um aroma correspondente por muito tempo, de modo que o material do estofamento não deve absorver a umidade e os odores. Além do cheiro, outro inimigo do sofá da cozinha é gordo. O material do estofamento deve ser fácil de limpar e não deve ter medo de agentes de limpeza. O estofamento deve ser feito de material denso para não rasgar ou deformar durante a operação.

Os materiais artificiais atendem a esses requisitos. Como proteção adicional, pode-se costurar uma capa, que sempre é fácil de remover e lavar. E trocar a capa é mais fácil e barato do que restaurar um sofá e reapertar a guarnição. O couro também atende aos requisitos necessários. Esse sofá parece nobre e elegante, porém, e custará mais.

Opções econômicas de estofamento:

  • o algodão é um material denso natural;
  • o rebanho é um material prático e durável, não requer cuidados especiais, os pêlos dos animais não grudam nele, os orifícios de suas garras são invisíveis;
  • o jacquard é um material denso, durável, não desbota ao sol;
  • veludo é um tecido bonito e barato, mas se desgasta rapidamente, absorve facilmente umidade, sujeira e graxa, perde sua aparência com a limpeza frequente;
  • o couro artificial não desbota, é bom e fácil de limpar, não tem medo dos raios solares.

Materiais de elite:

  • microfibra - um material muito durável com impregnação de teflon, graças ao qual repele a água, o tecido é resistente à abrasão e sujeira;
  • tapeçaria - tecido natural, possui alta resistência ao desgaste;
  • chenille - os fios desse material são fofos, o que cria uma textura especial, o tecido não requer cuidados complexos;
  • O couro genuíno é um material caro, mas dura muito tempo, não requer cuidados especiais, mas não deve ser esfregado com força, senão o local pode ficar mais leve.

O preenchimento

Muitos materiais são usados ​​como enchimento: inverno sintético, espuma de borracha, rebatidas, hollowfiber, feltro. Selecionamos a espessura do material com base nos requisitos de maciez. Um sofá semirrígido tem espessura de enchimento de 5 cm, respectivamente, se você quiser mais macio, deve fazer mais. Se os requisitos de rigidez do sofá na família forem diferentes, a espessura do enchimento pode ser minimizada e as almofadas podem ser costuradas adicionalmente.

As partes de madeira desprotegidas devem ser pintadas ou envernizadas. Você também pode cobrir o sofá com tecido, sempre que possível. Colocar o preenchimento em camadas permite criar um efeito ortopédico.

Mecanismo

Se um sofá dobrável estiver planejado, você precisará escolher o mecanismo apropriado.

  • Acordeão adequado para espaços confinados. Nesta versão, o assento é empurrado para a frente e o encosto é rebatido para o seu lugar.
  • Livro - um mecanismo comum, como um sofá se desdobra como um livro aberto. É compacto e fácil de montar.
  • Click-gag - este mecanismo é semelhante à opção "reservar". Conveniente para usar em pequenos espaços. O mecanismo oferece a possibilidade de levantar ambas as partes.
  • Mecanismo extraível É a opção mais simples. Ao usá-lo, a parte inferior do sofá se desenrola e o lugar para dormir se eleva a partir dela. Esse design é perfeitamente capaz de fazer você mesmo.
  • Golfinho - o mecanismo envolve puxar o bloco inferior. Uma das opções de desdobramento mais simples.

Instruções passo a passo

Considere um exemplo de como fazer um sofá de canto para a cozinha.

Desenho de construção

O desenho do sofá de canto tem características próprias e para cumprir todas as nuances é necessário primeiro fazer as medidas e construir um desenho.

Vale a pena considerar os seguintes pontos:

  • dimensões gerais de todo o sofá e suas seções individuais;
  • a altura das pernas;
  • carga nos elementos estruturais: reforço nos locais mais carregados (se é para guardar objetos pesados ​​em caixas, vale a pena reforçar o fundo com mais segurança);
  • o ângulo de inclinação do encosto, levando em consideração a espessura do estofamento e a presença esperada de coxins;
  • espessura, rigidez e material de estofamento;
  • mecanismos de abertura do assento, extensão da gaveta.

O desenho pode ser feito em papel ou em programas de desenho. Você pode usar esquemas prontos que estão em sites temáticos: móveis ou construção.

Processo de manufatura

Após ter decidido as dimensões do produto, estofamento e materiais de enchimento, feito um desenho, pode-se calcular a quantidade de material e começar a trabalhar. Você mesmo pode cortar os detalhes ou recorrer à ajuda de especialistas. Eles farão esse trabalho com rapidez e precisão e também processarão a borda. É verdade que isso afetará o custo final do sofá.

Para o autocorte e montagem de uma moldura de madeira, você precisará de uma chave de fenda, uma serra e uma caixa de esquadria. Um grampeador de móveis é usado para estofamento. Em primeiro lugar, você precisa cortar as peças de acordo com o diagrama preparado.

A longa seção consiste em:

  • fundo;
  • assentos;
  • costas;
  • paredes laterais - 2 pçs .;
  • partes laterais para caixas (lados longos) - 2 pçs .;
  • moldura feita de barras.

Ordem de montagem:

  • proteger as pontas nas paredes laterais com uma borda, a parte inferior - com saltos;
  • recolhemos a moldura e a caixa (a parte inferior do sofá);
  • fixamos a parte traseira, as paredes laterais e o assento ao quadro.

A parte curta do sofá é montada da mesma forma, a única diferença está no tamanho. Depois que as duas partes retas do sofá estiverem prontas, elas precisam ser conectadas com um canto. Fazemos os assentos com dobradiças para que abram e haja acesso às gavetas.

A última etapa é o estofamento do sofá. Você precisa cortar o estofamento do assento e do encosto com uma pequena margem de tamanho. Você pode fixá-lo em fita dupla-face ou cola. Conselhos úteis: se a espuma for envolvida com enchimento de poliéster, aumenta a vida útil do enchimento e torna-o ainda mais macio.

Recortamos o material para o estofamento levando em consideração as folgas para dobrar as bordas e acrescentamos mais 1 cm para o "esplendor".

Atire cuidadosamente no tecido com um grampeador de móveis. Se a moldura do sofá antigo estiver bem preservada, e o estofamento estiver gasto, você não pode montar um sofá novo do zero, mas fazer a restauração do antigo: faixa de estofamento.

Para obter informações sobre como fazer um sofá na cozinha com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário