Variedades e características de sofás estreitos para cozinha
Ao decorar a cozinha, é necessário considerar cuidadosamente todo o cenário e a finalidade de cada item, uma vez que todos os membros da família usam esse cômodo. Muitas vezes você pode encontrar um sofá na cozinha. Este móvel pode ser emprestado do sortimento de outras divisões ou criado especificamente para a cozinha.
Você precisa de um sofá na cozinha?
A questão da conveniência de encontrar um sofá na área de cozinha e alimentação não tem uma resposta clara. Na maioria das vezes, esta opção para organizar os móveis pode ser encontrada nos apartamentos onde a cozinha funciona como sala de estar ou é combinada com ela. Como essas situações são comuns no layout de um apartamento moderno, o sofá também está em cada segunda área da cozinha.
Que outras vantagens adicionais tem um sofá instalado na cozinha:
- são produzidos modelos estreitos especiais que não parecem volumosos e podem caber até mesmo em uma sala modesta;
- pode acomodar confortavelmente várias pessoas;
- um sofá de alta qualidade é muito mais confortável do que cadeiras;
- alguns modelos podem ser usados como um local adicional para dormir;
- pode ser transformado em sistema de armazenamento adicional;
- uma ampla seleção permitirá que você escolha exatamente o modelo que se encaixa harmoniosamente no interior;
- muitas vezes, o sofá atua em vez de uma divisória, delimitando as zonas em um apartamento tipo estúdio.
Visualizações
São muitos os modelos que podem ser vistos em qualquer loja de móveis ou site. Para tornar mais fácil para você fazer uma escolha, vamos trazer esse conjunto para uma espécie de classificação.
De acordo com a configuração, os sofás podem ser:
- em linha reta;
- angulares (também podem incluir sofás em forma de p e t);
- semicircular (com raio de curvatura diferente).
A forma do sofá depende das características de construção da cozinha. Se a cozinha tiver um canto livre, o sofá pode ser dobrado em um ou dois lados. O principal é que janelas, aquecedores, varandas e portas de entrada, canos e caixas não interfiram. Os modelos que consistem em módulos (ou blocos) podem ser distinguidos em uma vista separada; eles podem ser usados como uma única composição ou cada um separadamente.
Você pode trocá-los a qualquer momento ou não usar o aparelho, transformando o sofá em um reto ou fazendo duas poltronas separadas.
Normalmente, esses modelos permitem que você use uma das peças como uma pequena mesa.
Um grupo separado inclui sofás com mecanismos embutidos, é graças a eles que um sofá estreito se transforma em uma cama completa onde você pode relaxar ou passar a noite. Os mecanismos são simples e mais complexos. Qualquer um pode ser adaptado para a cozinha, mas os mais populares são:
- "livro";
- "Eurobook";
- "tango";
- "Golfinho".
Estes modelos são bastante compactos - com pequena profundidade e largura de 1,2 m. Sofás com mecanismos como "sanfona", "cama francesa dobrável" são muito volumosos, mas também são procurados pelos clientes que dispõem de espaço livre. Em móveis compostos por módulos, o mecanismo é geralmente instalado na parte mais larga (geralmente central). Todos os sistemas de desdobramento e extensão diferem na qualidade dos acessórios, nas dimensões no estado desdobrado e nos esforços que precisam ser feitos. Mecanismos simples requerem apenas uma ação.
Etapas complexas requerem uma série de etapas. Portanto, antes de comprá-los, é melhor experimentá-los na prática, e mais de uma vez.
Outro grupo é formado por sofás com capacidade para guardar coisas, alimentos e utensílios de cozinha.
Duas opções são possíveis aqui:
- nichos fechados e abertos;
- todos os tipos de gavetas.
Na maioria das vezes, os nichos estão localizados sob os assentos. As gavetas são instaladas na parte frontal ou lateral - isso é mais conveniente, pois a retirada das coisas não atrapalha quem está sentado. É aconselhável levar em conta essas possibilidades na hora de planejar todos os móveis de cozinha, para não entulhar o espaço com armários ou coisas sujas.
Os sofás de cozinha podem variar:
- pela presença de braços;
- pelo tipo de suporte (com pernas, rodas, etc.);
- na maciez do encosto e do assento.
Todas essas diferenças devem ser levadas em consideração na hora de escolher. Muitos fabricantes oferecem para fazer um sofá de acordo com um projeto especial. Aí pode ser feito bem raso, com a largura desejada e com as características que você deseja.
Materiais (editar)
É claro que os sofás para cozinha diferem no material com o qual todas as suas peças são feitas. A base (moldura e suportes) é geralmente feita de madeira, painéis à base de madeira ou metal e, portanto, possuem diferentes indicadores de resistência, peso, vida útil e respeito ao meio ambiente. O MDF se distingue por um preço acessível, facilidade de processamento, montagem e instalação, uma ampla seleção de revestimentos de PVC. A madeira é mais durável e natural, parece e cheira bem, mas é cara. O metal é cada vez mais usado não só em detalhes ocultos, mas também em decoração. É mais difícil montar e transportar um sofá com base de metal, mas ele vai durar muito mais tempo. Considere a carga esperada ao escolher o material, pois essa área de assento será usada com frequência.
A qualidade dos acessórios, fixadores e mecanismos desempenha um papel importante.
Não vale a pena economizar nesses elementos, pois seu desgaste causará transtornos cada vez que forem usados.
Será melhor se eles forem feitos de aço em vez de alumínio ou plástico.
O próximo detalhe importante é a capa do sofá (estofamento). Para o revestimento, utiliza-se couro artificial ou natural, acrílico, veludo, tapeçaria, flocagem e outros tipos de tecidos. Uma vez que o sofá ficará na cozinha, a capa deve ser durável, à prova d'água e fácil de limpar (um material macio e sem fiapos é preferível).
O revestimento deve ser agradável não apenas externamente, mas também ao toque - o estofamento não deve ser frio ou escorregadio.
O enchimento depende do grau de maciez - normalmente usa-se espuma de borracha, e nos modelos ergonômicos o enchimento é multicamadas.
Cores
É impossível proibir o uso de certas cores, especialmente se você tiver alguma preferência especial ou se tiver uma ideia clara do que exatamente precisa. Mas existem certas recomendações que o ajudarão a tomar uma decisão final ou corrigi-la.
- Para todos os itens de interior da cozinha, cores neutras são preferíveis - elas tornam o ambiente mais espaçoso e mais claro. Será melhor se os itens individuais forem brilhantes - por exemplo, uma capa de assento, colcha ou almofadas. Essa regra é opcional, mas conveniente, pois trocando a cor das peças por outra, você obtém um visual completamente diferente.
- As cores quentes ajudam a manter o bom humor e tornam o ambiente acolhedor. Verde, marrom e amarelo parecem discretos, mas bonitos.
- As cores vivas evocam emoções mais fortes, promovem o apetite. Um sofá vermelho ou laranja certamente terá um efeito positivo na atividade e no humor. No entanto, essas cores se cansam mais rápido.
- As cores mais adequadas para a cozinha-sala são: rosa, cinza, roxo. É aceitável usar listras ou outros desenhos pequenos e neutros.
Ideias de interiores
Para uma cozinha em estilo clássico e um sofá, você precisa de um apropriado. É bom se for um banco de sofá com pernas e braços curvos, um encosto semi-estofado esculpido e um assento oval. A decoração será em madeira e estofados lisos ou estampados.Qualquer sofá de cor contida, sem muitos detalhes decorativos, é adequado para móveis de estilo neoclássico. As opções com capa de couro também se encaixam perfeitamente aqui.
Para uma cozinha moderna, sofás com detalhes cromados são adequados.
Para o minimalismo, o estofamento monocromático e uma forma mais rígida do sofá sem babados são importantes.
Em outras tendências modernas, formas e cores incomuns são fornecidas. Nesse caso, o sofá certamente se tornará o destaque da cozinha moderna.
Uma opção interessante é quando o sofá é uma espécie de continuação do conjunto de cozinha. Para isso, um gabinete baixo e estreito é encomendado do mesmo material e cor. Você pode pedir um assento para ele. Em vez de um encosto, almofadas ou uma folha de material de estrutura sobressaem.
Dicas para escolher
Vamos ver no que eles prestam atenção na hora de escolher um sofá para a cozinha.
- Apesar de para a cozinha ser mais frequentemente necessário um modelo com assento estreito e encosto pequeno, a sua profundidade não deve ser inferior a meio metro, caso contrário será difícil e incómodo para as pessoas sentar-se.
- Se o sofá for usado como cama, deve ser confortável quando desdobrado.
- Para móveis com mecanismo roll-out (não importa se se referem a puxar gavetas ou criar um lugar para dormir), é preciso levar em consideração as dimensões para que nada interfira em seu pleno funcionamento.
- Pense com antecedência sobre o que você armazenará no sofá e organize o espaço interior de acordo. Se você for colocar mantimentos ou pratos nele, tome cuidado com os materiais - eles devem ser seguros.
- Preste atenção na qualidade das costuras, fechos, montagem. Mesmo essas pequenas coisas são importantes.
- Escolha um fabricante estudando cuidadosamente as propostas nesta área. Não se concentre apenas no custo. Entrega, montagem, serviço de garantia e boas críticas dos móveis serão uma vantagem adicional.
Para dicas sobre como escolher o sofá certo, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.