Escolhendo um pequeno sofá com um lugar para dormir na cozinha
Um pequeno sofá de cozinha com espaço para dormir é uma excelente solução para o problema da falta de lugares para dormir e descansar, complicada pela limitação de espaço. É uma necessidade numa situação em que a cozinha não é apenas um local de preparação e alimentação, mas também de acolhimento dos hóspedes.
Vantagens e desvantagens
Instalando um pequeno sofá com um beliche na cozinha ajudará a resolver vários problemas de uma vez.
- A falta de lugares para dormir em um apartamento pequeno é eliminada no caso de chegada de hóspedes.
- Oportunidade de se aposentar em um dos que moram em um apartamento de um quarto.
- Os modelos equipados com gavetas tornam-se espaço de armazenamento adicional.
- O pequeno sofá parece muito aconchegante e é propício para uma refeição confortável.
- Com a ajuda de um pequeno sofá, é possível fazer uma confortável sala de estar a partir de uma pequena cozinha.
As nuances a seguir podem ser consideradas as desvantagens de modelos pequenos.
- Redução inevitável do espaço livre na cozinha. Neste caso, nota-se que a redução do espaço livre na instalação de um sofá pequeno não é tão significativa como na instalação de modelos com tamanhos padrão.
- Ao desdobrar o sofá, pode ser necessário mover outros móveis, como mesa e cadeiras.
- Instalar um sofá na cozinha pode danificar o estofamento. Isso requer um manuseio cuidadoso dos utensílios de cozinha, alimentos e bebidas. Como alternativa, você deve escolher modelos com superfícies fáceis de limpar ou usar uma tampa removível.
- Também deve ser notado que móveis estofados tendem a absorver odores. Deve-se considerar uma boa ventilação para eliminá-los.
Angular
Pequenos sofás de canto com beliches ajudam a usar com eficiência o espaço das pequenas cozinhas. Esses sofás são muito mais confortáveis do que as cadeiras comuns, e suas características de design permitem que sejam transformados em lugares para dormir, se necessário.
O local de instalação de um sofá de canto pode ser um canto, uma área sob a janela, uma parede oposta a uma unidade de cozinha ou uma linha que divide a área de cozinha da área de alimentação e descanso.
Modular
Os sofás, constituídos por peças separadas (módulos), são convenientes porque a sua configuração e tamanho podem ser alterados consoante a situação. Em um movimento, você pode fazer uma linha reta a partir do sofá do canto ou mover uma seção para o lado, enquanto obtém uma área de estar separada.
Sofá
O sofá pequeno e confortável em forma de sofá é perfeito para instalar na cozinha. Você não pode apenas sentar no sofá, mas também mentir. Não ocupa muito espaço e não cria falta de espaço na cozinha. Não há necessidade de instalar um mecanismo de dobragem nos sofás, uma vez que se trata de um local de dormir pré-fabricado.
Mini sofá reto com cama dobrável
Este é um modelo exclusivo de um pequeno sofá, que externamente é um pouco mais largo do que uma poltrona estofada comum. Quando dobrado, duas pessoas podem se sentar neste mini-sofá. Via de regra, a moldura de tais modelos é feita de materiais mistos: a parte estacionária é feita de madeira e a parte desdobrável é feita de metal.
Mecanismos de dobragem
- Golfinho. O mecanismo de dobragem dos golfinhos consiste em duas partes, uma das quais é um assento e a outra está escondida sob ele.O sofá se desdobra sem esforço e forma um lugar de dormir completo.
- Acordeão. O sofá se desdobra como um acordeão. Para transformá-lo, é necessário puxar a alça, que fica localizada no assento. Este projeto é muito confiável e fácil de operar.
- Clamshell francês. A parte retrátil de tal mecanismo consiste em três partes. Para desdobrar o local de dormir, você precisa puxá-lo um pouco para cima e na sua direção, então o local de sentar se endireita e fica apoiado em fortes pernas de metal.
Material de quadro
- Madeira. Os caixilhos de madeira são considerados os mais amigos do ambiente. Madeira seca real é leve e bastante durável. Um sofá com essa estrutura é fácil de mover.
- Chipboard. Muitos fabricantes fabricam molduras de "mini" modelos em cartão. O custo desses modelos é muito mais barato do que com molduras de madeira.
- Metal. As armações de metal são usadas principalmente em conchas. São utilizados tubos de metal cromados ou pintados.
Materiais de estofamento
- Couro. É o tipo de estofamento mais caro. Ao mesmo tempo, o couro genuíno é um dos materiais mais ecológicos e higiênicos. Respira e não causa alergias. Além disso, a superfície do couro genuíno pode ser facilmente limpa com um pano úmido comum.
- Couro artificial... Caso contrário, esse tipo é chamado de couro sintético. Na verdade, este não é um material natural, mas apenas um substituto artificial. Externamente, o couro artificial pode parecer natural e pode ser facilmente limpo com umidificação. Porém, suas propriedades higiênicas são ligeiramente inferiores: não permite a passagem de ar, o que pode causar desconforto na estação quente.
- Têxtil. Os materiais de tecido são considerados os mais ecológicos e têm excelentes propriedades higiênicas. Permitem que o ar passe bem, permitindo que a pele respire, além disso, não provocam reações alérgicas.
Limpar a superfície do tecido do sofá é um pouco mais difícil, então as donas de casa costumam usar capas ou capas removíveis que podem ser facilmente removidas e lavadas na máquina de lavar.
Como escolher
Via de regra, a decisão de adquirir um pequeno sofá com beliche para cozinha é feita levando-se em consideração o espaço limitado. É por isso que a escolha de mini-modelos deve ser feita com muito cuidado.
- Primeiro, você precisa entender claramente o tamanho máximo possível da área que o sofá irá ocupar. Para isso, todas as medidas devem ser feitas antes da compra.
- Além disso, deve-se ter em mente que a parte desdobrável também deve caber em algum lugar e não esbarrar em nenhum obstáculo em forma de parede, mesa ou pedestal.
- Apesar de os mini-sofás serem pequenos, isso não os isenta da obrigação de se encaixarem harmoniosamente no interior da cozinha. Em estilo, eles devem corresponder ao estilo da sala da cozinha.
- A escolha do material de estofamento pode depender de algumas condições e fatores. Por exemplo, se houver crianças pequenas em casa, é aconselhável prestar atenção aos modelos laváveis.
- A estrutura do modelo selecionado deve ser forte e atender a todos os requisitos de segurança.
- O mecanismo de dobragem deve funcionar de forma clara, sem qualquer dificuldade particular.
Uma inspeção visual do sofá não deve revelar quaisquer defeitos no material do estofamento: vincos, abrasões e cortes.
Onde colocar
Perto da janela
Você pode colocar um pequeno sofá perto da janela com a expectativa de que, quando desdobrado, o lugar para dormir fique logo abaixo da janela. Como resultado, há uma divisão entre a cozinha e a área de dormir. Desta forma, um mini-sofá reto com uma cama dobrável ou uma poltrona-cama está idealmente posicionado.
Sob a janela
Se a cozinha for estreita e comprida, um pequeno sofá de canto também pode ser colocado sob a janela, mas se desdobrará na parte de trás da cozinha. Com este método de colocação, o sofá desmontado ocupa a maior parte do espaço livre da cozinha. Nesse caso, o cálculo é feito com base no fato de que ninguém vai precisar de espaço livre na cozinha durante o sono.
Na esquina
Um sofá de canto compacto se encaixa perfeitamente em um canto de cozinha livre. Junto com uma pequena mesa, eles farão um canto de cozinha muito aconchegante, que, quando o sofá é dobrado, se transforma em um dormitório completo. O ângulo de colocação pode ser escolhido oposto ao móvel da cozinha ou afastado dele.
No centro
Os sofás compactos podem ser instalados no centro da cozinha e até aos pares. Ao mesmo tempo, a área da cozinha deve permitir que isso seja feito sem comprometer a liberdade de movimento. Um par de sofás pode ser colocado um em frente ao outro e uma pequena mesa de jantar pode ser colocada entre eles.
No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral do sofá para a cozinha com área de dormir.
O comentário foi enviado com sucesso.