Pequenos sofás na cozinha: tipos, materiais e local de instalação

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Materiais de base e estofados
  4. Cores e texturas
  5. Opções de enchimento
  6. Seleção para o interior
  7. Dicas de Seleção
  8. Onde colocar?
  9. Sutilezas de cuidado

Um sofá é uma peça versátil de mobiliário encontrada em qualquer casa. Você pode colocá-lo em qualquer sala. Na cozinha, um sofá pode substituir um banco ou cadeiras. Na maioria das vezes, para a cozinha, eles não compram modelos volumosos, mas pequenos modelos de sofás que não ocupam muito espaço livre.

Peculiaridades

O sofá é a peça de mobiliário mais popular e difundida, sem a qual é difícil imaginar um interior confortável e atraente. Muitas vezes, esses produtos estão localizados não apenas no corredor, mas também na cozinha. Neste último caso, o sofá não só complementa o interior geral, mas também o torna mais confortável.

Qualquer sofá pequeno é muitas vezes mais confortável do que cadeiras e bancos comuns.

Na cozinha, é permitido colocar um modelo dobrável multifuncional, que também pode desempenhar o papel de uma cama adicional. Se você escolher o modelo certo desse tipo de móvel, ele vai complementar perfeitamente o ambiente, tornando-o mais estético e confortável.

Muitas pessoas duvidam da necessidade de um sofá na cozinha. Vale a pena considerar uma série de aspectos positivos dessa solução de design.

  • Um sofá na cozinha é com certeza muito útil e funcional. Esta é uma solução muito prática, uma vez que por baixo dos assentos de muitos sofás existem gavetas especiais nas quais pode guardar muitas coisas diferentes, incluindo utensílios de cozinha.
  • Um sofá em miniatura não ocupa muito espaço, por isso pode ser colocado mesmo em uma pequena cozinha.
  • Adiciona conforto à cozinha, e a estética da sala com este móvel estará sempre no seu melhor.
  • A maioria dos modelos de cozinha são duráveis ​​e confiáveis.
  • Os móveis de cozinha são feitos, via de regra, de materiais não caprichosos e práticos, e seu cuidado não causará problemas.
  • As fábricas de móveis modernas oferecem um grande número de sofás diferentes. Será possível encontrar a opção ideal para qualquer cozinha.

Claro, também é muito importante considerar que o sofá deve ser feito de materiais adequados. Não deve ser facilmente suja e difícil de manter, porque a cozinha é um local onde podem ocorrer muita umidade e respingos durante o cozimento. Claro, se a mobília for leve e caprichosa, não ficará muito tempo na cozinha, pois logo perderá seu apelo visual.

Será muito difícil arrumar um sofá branco, bege ou creme muito sujo, dificilmente será possível restaurar sua aparência original.

Visualizações

Existem muitos modelos de sofás bons e práticos que são ideais para uso na cozinha. As diferentes opções diferem umas das outras na forma, estrutura e materiais de que são feitas.

Angular

Sofás de canto modernos estão disponíveis em forma de U e em forma de L. Para cozinhas, os modelos em forma de L são escolhidos com mais frequência, porque têm dimensões mais modestas. As peças em forma de U são mais adequadas para salas de estar espaçosas. O sofá de canto em forma de L pode ser colocado apenas no canto. No meio da cozinha, esse tipo de mobiliário é extremamente raro: apenas se for previsto pela ideia do design.

Em muitos casos, esses móveis estofados são equipados com sistemas de armazenamento atenciosos e espaçosos, bem como beliches adicionais dobráveis ​​ou deslizantes. Assim, na cozinha com este sofá, pode surgir não só um local confortável, mas também outra cama para dormir.

Os sofás de canto têm costas de diferentes formas. Se procura um modelo compacto para uma cozinha pequena, é aconselhável dar preferência às opções com encosto plano, que deve ser fixado à parede.

Semicircular

Sofás pequenos semicirculares para a cozinha são muito populares. Nesses modelos, todas as arestas são arredondadas e lisas. Eles geralmente são colocados perto de uma das paredes da cozinha. Como regra, esses espécimes não possuem estruturas dobráveis ​​(não há cama adicional para dormir). Sob os assentos de produtos semicirculares, geralmente há uma gaveta espaçosa para várias coisas e itens.

Na maioria das vezes, os sofás semicirculares são feitos de estofamento de couro ecológico, chenile, couro sintético ou couro natural. Estes materiais são bastante práticos de utilizar, pelo que são ideais para a cozinha.

Não existem apenas sofás semicirculares, mas também mini-sofás redondos adequados para esse tipo de ambiente. Eles não diferem significativamente das primeiras opções, mas são menos alongados.

Direto

Muitas pessoas escolhem sofás retos padrão para serem colocados na cozinha. Esses modelos se adaptam melhor ao interior de espaços estreitos.

Existem dois tipos de tais estruturas:

  • com um beliche;
  • sem beliche.

Se houver uma cama para dormir nesta mobília, então na maioria das vezes ela é puxada para fora como nos modelos de livros ou rolando-a para a frente. Claro, a segunda cópia não é considerada tão prática, porque no estado desdobrado ocupa mais espaço livre.

É melhor escolher um sofá reto com um mecanismo Eurobook universal. É seu mecanismo projetado para uso frequente. Na maioria dos casos, existem caixas sob os assentos.

Modular

Se você quiser escolher o item mais confortável para a cozinha, então deve dar uma olhada nas opções modulares modernas. Em operação, esses produtos são legitimamente reconhecidos como um dos mais práticos e convenientes. Sua construção é montada a partir de peças modulares isoladas. Eles podem ser organizados de diferentes maneiras, a critério dos proprietários. Como resultado, móveis estofados de várias formas e configurações podem ser obtidos.

Por exemplo, um determinado elemento pode ser usado como um pufe, no qual você pode se sentar à mesa. Assim que não for mais necessário, ele pode ser removido para outra sala ou empurrado para trás da mesa, ou instalado na estrutura do sofá adicionando outro assento.

Os sofás modulares são apresentados na mais ampla gama hoje. Cada consumidor tem a oportunidade de escolher a melhor opção em qualquer cor e estrutura.

Materiais de base e estofados

Sofás modernos de tamanhos pequenos são feitos de materiais diferentes. Existem opções populares entre eles.

Couro

O couro natural ou artificial é utilizado na produção de móveis estofados.

Os materiais naturais são caracterizados pelas seguintes qualidades positivas:

  • o couro natural é ecologicamente correto;
  • pareça rico e luxuoso;
  • são materiais fortes e confiáveis;
  • têm uma longa vida útil;
  • fácil de limpar, portanto perfeito para a cozinha.

No entanto, deve-se ter em mente que o couro genuíno é bastante caro, então um sofá com esse estofamento pode custar uma boa quantia. Mas esses móveis vão servir por muitos anos e podem se tornar uma verdadeira decoração da cozinha.

    O couro sintético é mais barato, mas geralmente parece tão bom quanto o material natural. É por isso que muitos consumidores escolhem esses móveis. É muito importante não comprar couro sintético de baixa qualidade. Produtos com esse tipo de estofamento se deterioram e se desgastam rapidamente.

    Modelos feitos de matérias-primas artificiais são bons para essas qualidades:

    • são duráveis;
    • são altamente duráveis;
    • apresentado em uma grande variedade;
    • pode ser de qualquer cor.

    Jacquard

    Os modelos jacquard bonitos não são menos populares hoje em dia. Jacquard é um tecido altamente durável. Sofás com estofamento semelhante são duráveis ​​e duráveis. É muito difícil danificá-los. Essas opções são apresentadas em uma rica variedade. É possível escolher um produto de qualquer formato e cor.

    Jacquard pode ser facilmente limpo de sujeira usando produtos químicos domésticos e um gerador de vapor.

    De rebanho

    Flock é usado hoje para estofar cadeiras, bancos e sofás. Na aparência, este material é muito semelhante ao veludo. Possui características táteis notáveis: é agradável ao toque.

    O rebanho contém os seguintes componentes:

    • algodão;
    • sintéticos.

    Devido à sua composição, o floco é um material muito durável, resistente ao desgaste e difícil de danificar.

    De chenille

    Este sofá estofado em chenille é ideal para a sua cozinha. Isso se deve ao fato de que este material é bastante durável e não absorve odores estranhos.

    A composição de chenille contém componentes como:

    • algodão;
    • viscose;
    • poliéster;
    • acrílico.

    No entanto, deve-se ter em mente que o chenille não é um material resistente à umidade. Além disso, pode ser facilmente danificado por objetos pontiagudos.

    De arpatek

    Os sofás pequenos da Arpatek são invejáveis ​​hoje.

    Inclui:

    • viscose;
    • algodão;
    • poliuretano.

    O Arpatek é bom porque é resistente à humidade, indispensável na cozinha. Pode ser limpo sem problemas. Arpatek não pode ser afetado negativamente pela luz solar agressiva.

    A base para sofás é feita de diferentes matérias-primas.

    Os especialistas não aconselham a compra de móveis com estrutura de aglomerado, uma vez que tal material não pode apresentar características de resistência suficientes. Melhor dar preferência a móveis com base de madeira: por exemplo, bétula, faia, carvalho ou lariço.

    Também existem modelos em que a moldura é feita de metal. Esta base é a mais confiável e durável. No entanto, deve-se ter em mente que tais designs têm um peso impressionante. Nem sempre é conveniente movê-los de um lugar para outro.

    Cores e texturas

    A cor do sofá da cozinha deve coincidir com o resto das gamas que estão presentes no interior. Se falamos de um modelo em couro, é melhor preferir um leve. Os móveis podem ser brancos, bege ou creme. Essas opções parecem elegantes e modernas. Modelos em preto ou marrom-escuro podem adicionar peso ao interior, tornando-o mais escuro.

    Se você está escolhendo não um couro, mas um sofá de tecido, então a cor de seu estofamento deve receber atenção especial. Materiais muito leves na cozinha podem ficar sujos em breve. Nem todos os estofos podem ser bem limpos para restaurar sua aparência original. Não é recomendável colocar móveis muito escuros na cozinha (a menos, é claro, que se torne um complemento harmonioso para o interior).

    Espécimes muito variados e desajeitados também não são adequados para todos os ambientes, pois logo podem começar a incomodar, atraindo muita atenção para si mesmos.

    A melhor opção podem ser modelos de cores calmas e discretas, por exemplo, azul, verde, cinza ou marrom (um dos tons)... Essas paletas não se destacam do conjunto geral, não causam irritação. A textura de tais móveis também pode variar. Produtos moles, semimoles e duros são fornecidos para venda se forem feitos de tecido.

    Se estamos falando de couro, então ele pode ter uma textura fosca ou brilhante. Ambas as opções parecem elegantes e atraentes.

    A escolha de um modelo adequado depende das preferências dos proprietários e do estilo do interior da cozinha.

    Opções de enchimento

    A maioria dos sofás modernos são feitos com recheios artificiais.

    Principalmente são:

    • espuma de poliuretano;
    • borracha de espuma (o material mais barato);
    • inverno sintético;
    • aerofibra;
    • ecofiber;
    • spunbond.

    O grau de rigidez do sofá depende do enchimento disponível.

    Seleção para o interior

      Um pequeno sofá deve caber perfeitamente no interior da cozinha.

      É importante garantir que a mobília estofada corresponda ao estilo do restante da mobília.

      • Os produtos simétricos com estofamento tecido são adequados para o interior no estilo do classicismo. Peças forjadas ou madeira entalhada são aceitáveis.
      • Em um interior de estilo provençal, os modelos forjados ou de madeira ficarão melhores. Eles podem ser lisos ou decorados com um padrão impresso. Material de estofamento - linho, algodão.
      • No estilo country, vale a pena usar um canto macio de formas simples, feito de madeira natural (possivelmente, mal processada).
      • Em uma cozinha decorada em estilo moderno, um sofá de aspecto antigo com uma forma bastante simples ficará bem. É aconselhável escolher um modelo feito de couro.
      • Para o minimalismo, é aconselhável comprar sofás discretos e simples, sem enfeites e enfeites desnecessários. As cores devem ser discretas.
      • Para a arte pop, sofás ousados ​​e brilhantes são aceitáveis. Eles podem ter formas incomuns e decorações originais: desenhos, gravuras.

      Dicas de Seleção

      • É muito importante para a cozinha selecionar móveis ergonômicos. Deve-se escolher um sofá compacto para a cozinha, principalmente se for pequeno, atentando para o tamanho das pernas e braços. Nem um nem outro devem interferir na passagem na sala. Você pode fazer uma cópia sem qualquer apoio de braço.
      • Se a sala for de tamanho modesto, você pode parar em um modelo dobrável.
      • Se você quer comprar um sofá caro, prático e eficaz, então é melhor escolher um modelo de couro. Em busca de opções de orçamento, você pode parar no sofá rebanho.
      • Certifique-se de combinar o estofamento e o design da mobília com a mobília da cozinha e tecidos, como cortinas e toalhas.
      • O sofá pode ser usado como divisor do espaço disponível em zonas: uma área de jantar e uma área de cozinha.

      Sempre meça as dimensões de seus móveis. Se este for um modelo dobrável, será necessário medi-lo no estado desdobrado.

      Onde colocar?

      Considere algumas recomendações para colocar um sofá em salas de tamanhos diferentes.

      • A pequena cozinha pode ser equipada com um mini sofá. O melhor lugar para ele é o canto da abertura da janela ou o espaço próximo à parede localizado em frente à janela.
      • Em uma cozinha combinada com uma varanda ou sala de estar, o sofá pode desempenhar o papel de elemento principal do zoneamento. Com a sua ajuda, será possível separar a área de lazer da área para a preparação de almoços e jantares.
      • Em uma cozinha retangular, é melhor colocar móveis estofados na frente do fone de ouvido. Esta é uma solução padrão e é ideal para espaços desta forma.
      • Para uma cozinha irregular, o sofá pode ser colocado por baixo da parede. Nesse caso, a mesa com as cadeiras deve ser colocada no centro da sala.
      • Em uma cozinha grande e espaçosa, é permitido colocar o sofá no centro. Uma solução semelhante é ideal para um apartamento estúdio.
      • Tente colocar os móveis estofados mais longe do fogão e da pia para que respingos não caiam sobre o estofamento.

      Sutilezas de cuidado

      É necessário cuidar adequadamente dos móveis estofados da cozinha. Existem algumas orientações para ouvir.

      • Mesmo que a mobília tenha estofamento resistente à umidade, ainda é indesejável que entre em contato constante com a água: manchas de alimentos ou bebidas podem simplesmente não ser removidas.
      • Limpe todas as partes da estrutura usando um aspirador de pó ou gerador de vapor.
      • Use apenas produtos de limpeza feitos especificamente para móveis estofados.
      • Use apenas escovas macias e esponjas. Superfícies abrasivas não são permitidas.

      É melhor testar primeiro o removedor de manchas selecionado em uma área pequena e imperceptível do produto para ter certeza de que é seguro.

      • As capas dos modelos (se forem removíveis) precisam ser enviadas periodicamente para lavagem a seco.
      • Lubrifique o mecanismo de dobragem de vez em quando, se equipado. Se essa regra for negligenciada, logo ela começará a estalar e a fazer sons desagradáveis, e então parará completamente de funcionar normalmente.

      Para uma visão geral do sofá para cozinha com beliche, veja o vídeo a seguir.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário