Projeto de uma pequena cozinha aconchegante
Uma cozinha grande e espaçosa é o sonho da maioria das pessoas. Mas mesmo com uma área limitada, pode ser transformado em um ambiente confortável, funcional e bonito. Para isso, basta escolher o mobiliário certo e os tons de interior adequados. E então, mesmo a menor cozinha pode se tornar uma verdadeira obra de arte.
Regras de seleção de móveis
A regra principal é que cozinhas pequenas podem ser aconchegantes se o espaço for devidamente dividido e os móveis adequados forem selecionados. Uma sala tão pequena com um grande sofá ou mesa localizado nela, que ocupa quase toda a área livre, parece extremamente estranha. Portanto, para que uma pequena cozinha aconchegante não seja apenas elegante e bonita, mas também confortável, a escolha de móveis deve ser guiada pelos seguintes princípios.
- É melhor solicitar todos os fones de ouvido possíveis de acordo com os esboços individuais. A razão é simples - o espaço é limitado, deve ser usado ao máximo, então cada milímetro conta aqui. Além disso, você pode criar móveis exclusivos que atendam plenamente a todas as necessidades do cliente.
- Atenção especial deve ser dada às várias gavetas, painéis ocultos e compartimentos. Eles ajudarão a esconder tudo de olhares indiscretos e a deixar a cozinha não só na moda, mas também sempre limpa e desordenada.
- É melhor comprar móveis de MDF. Este material é barato e você também pode criar fontes de qualquer tamanho e modificações a partir dele.
- Se possível, escolha móveis com elementos transparentes ou incolores. Eles são virtualmente invisíveis visualmente, o que significa que não ocupam espaço extra. Isso é especialmente verdadeiro para cozinhas e prateleiras suspensas.
- Deve-se dar preferência a móveis de pequeno porte que pertençam à categoria de transformadores. Assim, no dia a dia, a mesa pode ser usada como meio-fio e, se necessário, pode ser transformada em um local completo para o almoço.
Só há um conselho - escolher o mobiliário mais confortável e multifuncional, que será feito individualmente de acordo com a zona da cozinha e as necessidades pessoais dos seus proprietários. E é melhor recusar cantos de cozinha volumosos ou mesas e cadeiras volumosas. Uma mesa simples e compacta de madeira, de preferência um transformador, e cadeiras compactas de plástico ou madeira serão a melhor escolha.
Cores e iluminação
Aqui vale lembrar de uma coisa - as cores claras ampliam visualmente a área de qualquer cômodo, e as escuras, ao contrário, estreitam-na. Mas mesmo na cozinha mais clara, você pode fazer alguns objetos básicos de cor escura. Esse movimento de design adicionará um pouco de entusiasmo ao interior. Quase qualquer cor pode ser usada: marrom, bege, verde e roxo. Mas ainda vale a pena dar preferência aos tons mais claros. Embora muitos designers insistem que o café e as cores bege trazem um conforto especial ao interior.
Deve ser dada atenção especial à iluminação. Apesar de a área da cozinha ser bastante pequena, a fonte de cor por si só não é suficiente. Os designers modernos recomendam o uso de holofotes. Eles podem e devem ser combinados com uma fonte principal de iluminação, é melhor colocá-la no centro do teto ou acima da área de jantar.
A iluminação spot deve ser instalada perto da pia, fogão e área de trabalho.
Decoração do quarto
O design interior torna-se especialmente agradável e acolhedor em casa graças à competente decoração do quarto.
Coisas pequenas como um relógio de parede de cozinha, uma placa magnética compacta bonita na geladeira ou pequenos vasos de flores cheios de plantas comestíveis (endro, cebola ou hortelã) funcionam melhor para a cozinha.
Essas pequenas coisas originais têm um grande impacto no aconchego e conforto do quarto. Aqui você também pode adicionar várias naturezas-mortas tanto nas paredes quanto em vasos sobre a mesa. Mas é importante lembrar sobre a racionalidade da decoração. Muitos pequenos detalhes podem fazer uma sala parecer confusa e pode fazer com que pareça confusa. Portanto, você não deve usar mais de 3-6 itens para decoração em uma pequena cozinha.
Escolha de um estilo de interior
Não basta escolher a iluminação certa, o mobiliário confortável e multifuncional para um pequeno espaço de cozinha. O principal é que todos esses detalhes sejam combinados corretamente entre si. Portanto, é necessário escolher uma opção para o design de interiores e segui-la.
- Estilo classico ideal para quem gosta de simplicidade, mas funcionalidade, conforto e moda. Clássico não significa enfadonho, significa racional, competente e conveniente. Uma opção distinta para tal interior é a ausência de detalhes desnecessários e cores brilhantes. Ao mesmo tempo, é necessário ter todos os atributos de cozinha clássicos necessários - mesa e cadeiras, armários, geladeira e caixas de armazenamento.
- Estilo moderno será a solução perfeita para quem gosta de conforto, comodidade, móveis inusitados e cores vivas. Essas cozinhas se distinguem por sua cativação e versatilidade.
- Minimalismo - aqui tudo já está claro a partir do nome. Numa cozinha feita neste estilo, não há supérfluo, pois a sua principal vantagem é o espaço livre e a possibilidade de transformar tudo o que dispõe.
Ter uma cozinha pequena não é motivo de frustração. Com a devida manifestação de imaginação e realizando os cálculos corretos, pode transformar-se numa verdadeira obra de arte, que aliará qualidades como aconchego e conforto.
Você aprenderá como fazer reparos baratos em uma pequena cozinha no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.