Pequenas cozinhas modernas: opções de design e exemplos no interior
Ao organizar um espaço pequeno, às vezes é difícil escolher elementos de design de interiores. Isso pode parecer especialmente problemático em uma cozinha pequena, onde você não pode viver sem um fone de ouvido, um conjunto mínimo de móveis e utensílios domésticos. Pequenas coisas contra o fundo de uma filmagem limitada criam o efeito de desordem. Para o evitar e encher a cozinha da sua casa com um ambiente de conforto caseiro, deverá familiarizar-se com os princípios básicos da sua criação no espaço limitado da cozinha.
Peculiaridades
Na escolha dos móveis, revestimentos de paredes e pavimentos, parte-se das características da própria cozinha. Por exemplo, uma sala pode ser complicada por seu layout. Podem ser paredes inclinadas, saliências incompreensivelmente localizadas e nichos estranhos e difíceis de vencer, dando-lhes a aparência das vantagens do interior. Além disso, pequenas cozinhas tendem a ser limitadas pela quantidade de luz natural.
Janelas pequenas incomodam a cozinha, é preciso brincar com a iluminação central e auxiliar. Outro ponto é a localização e o tamanho da porta da frente. Existem layouts em que a largura não ultrapassa 60 cm. Às vezes, a localização da porta não deixa chances de uma instalação harmoniosa do fone de ouvido. Pior ainda, se, além disso, for impossível demolir a parede para aumentar o espaço ou, pelo menos, parte da parede.
Os estilos de interiores modernos são bons porque buscam o minimalismo e a funcionalidade.sem gritar com pompa e bombástica dos elementos do arranjo. Devido ao conjunto mínimo de móveis e sua ergonomia, será possível adicionar uma sensação de ar e leveza ao design, o que é especialmente importante em condições de espaço limitado. Além disso, as tendências de design moderno favorecem o uso de materiais modernos. Essa mobília não cria um efeito massivo.
Zoneamento
Para usar racionalmente o espaço e ao mesmo tempo criar uma organização clara, você terá que zonear a área da cozinha. Se for muito pequeno, será possível equipar apenas duas zonas: uma área de jantar e uma área de cozinha. Se a cozinha pode acomodar um pequeno sofá, você pode colocar um espaço compacto para hóspedes nele. Se você for esperto quanto ao zoneamento, pode usar um sofá compacto como parte da área de jantar.
A iluminação pode ser usada para zoneamento. Por exemplo, você pode iluminar cada área separadamente. Se um balcão de bar for instalado na sala para economizar espaço, em vez de uma mesa de jantar, você pode iluminá-la também. Além disso, para manter a organização, você pode usar revestimento de parede ou piso, usando diferentes tons ou materiais para diferentes áreas funcionais.
O piso da área de jantar e da área de cozinha também pode variar. No entanto, onde o espaço é limitado, os materiais usados não devem estar em nítido contraste entre si. Por exemplo, você pode apostar no linóleo, marcando os limites das duas zonas com materiais diferentes.Já a disposição dos móveis como uma das técnicas de zoneamento, vai depender do próprio layout da cozinha.
Layout
Um conjunto e outros móveis de estilo moderno são colocados na cozinha de acordo com a forma do cômodo. Por exemplo, um arranjo linear ao longo de uma parede é usado em salas estreitas e alongadas. Nesses casos, é impossível esticar o espaço já estreito, matando finalmente os resquícios de conforto. Se a sala tende a ser quadrada, muita liberdade é permitida para a disposição dos móveis. Uma das opções seria comprar uma cozinha de canto com uma península ou uma ilha.
Hoje, esses modelos são compactos e ergonômicos. São muito funcionais, prevendo a presença de armários de parede e uma variedade de prateleiras. Se a sala tiver peitoril de janela saliente, é ele quem se destina à zona de refeições, equipada com mesa e cadeiras compactas.
A colocação paralela ao longo de duas paredes é outra solução para cozinhas quadradas. No entanto, aqui você já deve olhar para a localização da janela e da porta. Para colocar uma mesa perto da área de cozimento, colocando-a assim no centro da sala, é necessário ter uma cozinha quadrada. Quanto à mesa, deve ser um balcão de bar.
Opções de design e design
O estilo moderno precisa de espaço e luz. São esses critérios que estão no topo de seu sucesso. Tudo o que vai estar na sala é destinado ao uso. A mobília deve ser compacta, confortável e funcional. A mesa e as cadeiras devem ser combinadas com o fone de ouvido.
Considerando os estilos de interiores modernos, você pode identificar suas características comuns., incluindo o uso de texturas de metal, plástico e vidro, o uso de eletrodomésticos e a introdução de iluminação moderna no interior. Ou seja, para que haja harmonia, é preciso compensar a falta de iluminação, introduzindo móveis pequenos, mas práticos, com textura metálica ou plástica. Uma excelente solução seria uma mesa com tampo de vidro e tinta colorida.
O estilo minimalista, seja ele escandinavo, variedade japonesa ou industrial, subespécie ecológica, não tolera nada supérfluo. Ele pede o abandono da pretensão e da decoração, mergulhando na simplicidade e na acentuação do espaço. As fachadas dos móveis devem ser planas, a iluminação deve ser escondida no teto. Ao escolher componentes de decoração de estilos relacionados, você pode criar um ambiente empresarial confortável que não é desprovido de originalidade.
As cortinas para o interior de uma cozinha moderna devem ser pequenas e tecnológicas. Podem ser persianas, opções plissadas ou cortinas romanas. Esses produtos são compactos, liberando espaço e criando o efeito de amplitude. Seu tamanho não ultrapassa a moldura da janela, algumas cortinas são enroladas em um eixo especial, outras lembram vagamente persianas.
Se você quiser opções mais familiares, pode optar por cortinas retangulares comuns com anéis de ilhó. Eles também são relevantes, mas nas condições de cozinhas pequenas podem ser não apenas padrão, mas também reduzidos.
Os dispositivos de iluminação no interior de uma pequena cozinha moderna devem ser compactos, caracterizados por um design lacônico. Os holofotes se encaixam perfeitamente aqui com uma inclinação uniforme ao longo do perímetro do teto.
Belos exemplos
- Um exemplo de zoneamento e economia de espaço usando um balcão de bar.
- Layout em forma de U ao longo das paredes e janelas, o uso do verde para animar o interior.
- Disposição harmoniosa dos elementos de decoração em uma pequena cozinha.
- Arranjo de um canto separado do layout do estúdio para uma cozinha em estilo loft.
- Arranjo de móveis com amplo portal de acesso à cozinha.
- Opção de design para organizar um espaço minúsculo com uma ampla entrada para a cozinha.
- Cozinha de canto com armários de parede, uso de textura metálica de móveis e design de mesa dobrável.
- Solução elegante com textura de alvenaria e cozinha em forma de U.
- Destacando a área de jantar com duas fotos. O uso de iluminação diferenciada para áreas funcionais individuais.
- Opção de cozinha com acesso à varanda. Zoneamento do espaço de jantar.
No próximo vídeo, você encontrará ideias de design para uma pequena cozinha em Khrushchev.
O comentário foi enviado com sucesso.