As sutilezas de escolher móveis para uma pequena cozinha

Contente
  1. Regras de layout
  2. Tipos de móveis de cozinha
  3. Materiais (editar)
  4. Definição com estilo e cor
  5. Opções de posicionamento
  6. Lindos exemplos no interior

Nas casas construídas nos anos 60 e 70, as cozinhas são em miniatura e não ultrapassam os 12 m2. metros. Existe um grande número de modelos de design e soluções que permitem "expandir" visualmente a divisão, tornando-a mais espaçosa e confortável.

Regras de layout

Reparar e reequipar uma cozinha pequena significa um planejamento adequado, um bom projeto de design e um cálculo preciso da quantidade de materiais.

Para expandir o espaço da cozinha, as seguintes técnicas são usadas com mais frequência:

  • manipulação de tonalidades de cores;
  • design original;
  • móveis elegantes;
  • espelhos são instalados nas paredes e no teto.

Após a aprovação pelo conselho de família do projeto final de design, você deve prosseguir diretamente para as ações propriamente ditas.

Depois de terminadas todas as obras, o lixo é retirado e tem início a colocação dos móveis. O trabalho não é o mais fácil. Freqüentemente, as mesas e cadeiras são feitas sob encomenda - esta é a única opção quando podem ser colocadas em uma área pequena.

Muitas vezes, as construtoras assumem a arrumação dos móveis, trabalhando em um projeto pré-aprovado, no qual é previamente combinado: onde e como montá-lo.

Além de instalar uma mesa, armários e cadeiras, o zoneamento adequado da sala desempenha um papel importante. Este tópico é especialmente relevante nos apartamentos em que a divisória entre a cozinha e a sala foi desmontada.

Esse tipo de layout é muito procurado por jovens com menos de 30 anos. O zoneamento implica a presença de:

  • área de jantar;
  • locais para cozinhar;
  • lugares para descanso.

Na maioria das vezes, o zoneamento é marcado em cores diferentes e, se tudo for feito corretamente, esses truques podem expandir significativamente o espaço da sala.

Muita atenção é dada aos móveis, que podem ser uma ferramenta eficaz para expandir os limites da sala. Além disso, os móveis podem adicionar mais funcionalidade à cozinha, quando tudo está à distância de um braço durante o cozimento.

Ao colocar os móveis na cozinha, a "regra do triângulo" surge primeiro, quando a geladeira, a pia, o fogão estão dispostos em uma determinada ordem. Essa regra é o postulado principal que define a tendência correta.

Os principais critérios que determinam a colocação dos móveis na cozinha:

  • altura do teto;
  • disponibilidade de comunicações;
  • a localização das aberturas de portas e janelas.

Aqui, o arranjo linear de móveis é mais frequentemente usado, quando os móveis e armários estão localizados ao longo de uma parede longa. Pessoas criativas costumam ter cozinhas ovais ou semicirculares. Nesse caso, você também deve fazer móveis e armários feitos sob medida de acordo com o projeto original. Não é barato, mas parece bastante impressionante e incomum.

Um dos estilos mais populares é minimalismo, é especialmente adequado para pequenos espaços onde uma pequena quantidade de ferramentas improvisadas, pratos e outros acessórios são necessários. O minimalismo permite que você use literalmente cada centímetro quadrado com benefício, a área útil é "explorada" com a máxima eficiência.

Com um design semelhante para a cozinha, quase não há decoração nenhuma, enquanto contrastando com cores vivas, muitas vezes podem ser observadas linhas rígidas.

Outro estilo que entrou firmemente na vida na última década é alta tecnologia... Ele apareceu na década de 70-80 do século passado.A literatura de ficção científica e o cinema influenciaram muito seu desenvolvimento.

Alta tecnologia é linhas contrastantes, muitos painéis de metal, tons e cores legais. Peculiaridades:

  • linhas retas estritas;
  • cores neutras ou frias com reflexos metálicos;
  • o uso de metal, vidro, painéis de PVC;
  • uso ativo de vários dispositivos;
  • iluminação original.

Tons principais de alta tecnologia:

  • Branco;
  • Azul-marinho;
  • Preto;
  • Cinza.

O estilo high-tech não aceita pequenos elementos decorativos, eles devem ser necessariamente grandes em formato e contornos claros. Prateleiras leves com muitos nichos diferentes parecerão orgânicas na cozinha. Estojos de vidro e metal também serão adequados. As cortinas de metal são montadas nas janelas, que podem ser enroladas. Também é apropriado usar tecidos naturais (algodão, linho).

As paredes são revestidas com papel de parede monocromático não tecido que pode ser pintado com tinta brilhante. Espelhos ou painéis brilhantes feitos de PVC costumam ser montados no teto. O estilo de alta tecnologia é mais frequentemente o uso de holofotes LED ou lâmpadas lineares.

Outro estilo que está em alta demanda é moderno... É dominado por decoração de parede de metal e plástico, móveis contrastantes e layouts de decoração são usados.

estilo japonês - isto é, antes de tudo, a simplicidade das formas e a severidade das linhas. As cores das paredes e móveis são principalmente claras, existem muitos padrões, hieróglifos, texturas e cores.

Na Rússia, os motivos "japoneses" são muito populares, por isso este design de cozinha é muito procurado.

Estilo classico também é muito usado, mas não é recomendado para cozinhas pequenas. Ocupando muito espaço utilizável, é pesado.

Tipos de móveis de cozinha

Em cozinhas pequenas, o peitoril da janela é usado ativamente, o que pode se tornar uma continuação orgânica da mesa de jantar. Uma mesa de madeira é muitas vezes dobrável, se necessário, pode ser aumentada 2-3 vezes na área em poucos minutos.

As cadeiras podem ocupar muito espaço, por isso é aconselhável usar bancos dobráveis ​​que se prendem às paredes.

Eles também usam (com muito menos frequência) um balcão de bar, que pode ter vários formatos e alturas. Muitas vezes é parte de um peitoril de janela ou armário. O balcão do bar zona o espaço, ao mesmo tempo que confere ao ambiente um estilo original.

As paredes são pintadas em tons claros. Ele "empurra" visualmente a sala.

Também usado frequentemente:

  • papel fotográfico;
  • Gesso veneziano;
  • superfícies texturizadas.

Os murais de parede podem não fazer o melhor "serviço", por isso devem necessariamente ter uma sombra clara, só assim aumentará a área da cozinha.

O avental é tradicionalmente confeccionado em azulejo ou grés porcelanato, não sendo utilizadas texturas ou padrões grandes, pois reduzem significativamente o espaço. 1,5 metros quadrados de revestimento são suficientes para resolver o problema de decorar o espaço acima da pia.

Os ladrilhos devem ser de tons claros.

O layout das luminárias é de grande importância. Pequenas cozinhas são iluminadas tanto quanto possível. Lustres volumosos ou lustres parecerão inorgânicos.

As luminárias devem ser compactas e brilhantes, A tecnologia LED cria um sistema de iluminação harmonioso.

A janela em cozinhas pequenas deve ser a maior possível, o que também torna o ambiente mais espaçoso. Um conjunto de móveis volumosos não cabe em uma pequena cozinha, por mais funcional que seja, por exemplo, um sofá com beliche, poltronas ou pufe. O máximo que pode ser colocado do móvel é uma mesa e quatro cadeiras.

Nas paredes você pode pendurar:

  • armários;
  • prateleiras;
  • módulos embutidos;
  • prateleiras de canto.

É possível guardar uma grande quantidade de pratos em vários pequenos armários de parede.

As barras de tejadilho são um complemento útil, pois são colocadas por cima do tampo da mesa em forma de faixa de fixação, à qual são aparafusados ​​os grampos. Em tais "ganchos", você pode pendurar um número impressionante de pás, peneira, etc.

Você não pode dar baixa nas gavetas dos armários, que também podem acomodar um grande número de coisas úteis na casa. Com o layout correto, cada centímetro cúbico de espaço pode ser aproveitado ao máximo.

Desempenhe um papel importante na cozinha:

  • geladeira;
  • Lava-louças;
  • microondas;
  • cafeteira e muito mais.

Cada unidade deve ser compatível com o formato da cozinha.

Por exemplo, em uma pequena cozinha de 6 m², você precisa colocar uma pequena geladeira.

Todos os pratos podem ser guardados nos armários inferiores, para isso, pode-se utilizar inclusive bancadas com gavetas. Você pode encomendar móveis em uma oficina de móveis ou fazer você mesmo. Por exemplo, uma pequena mesa de cozinha pode ser dobrada - dependendo das circunstâncias, pode ficar mais longa ou mais curta.

A mesa de transformação é um dispositivo original. Pode ser facilmente aumentado, se necessário.

A utilização de móveis modulares dobráveis ​​em uma cozinha em miniatura permite aumentar rapidamente a área útil.

Materiais (editar)

É dada especial atenção aos materiais com os quais os móveis são feitos. Essa é uma questão fundamental, já que os móveis ficarão um ano na cozinha em condições de alta umidade e temperatura. O material não deve "emitir" toxinas.

Os seguintes critérios devem ser atendidos:

  • durabilidade;
  • Saúde e Segurança;
  • força.

MDF - o material a partir do qual são feitas as mesas e os armários nas divisões onde a percentagem de humidade é superior ao normal. O MDF tem baixo custo, é fácil de processar, mas também se destaca pela resistência ao desgaste. Basta dizer que o vapor quente não tem efeito sobre esse material.

Na última década, os móveis de madeira natural têm sido muito procurados. Custa um pouco mais, mas é resistente ao desgaste, não contém toxinas.

Mais frequentemente usado para sua fabricação:

  • abeto;
  • Pinho;
  • Linden;
  • cinza.

Cada árvore tem seu próprio coeficiente de densidade, fator de segurança, condutividade térmica e outras características. A árvore puff (multiplex) também é usada ativamente.

O mobiliário feito com este material pode ser utilizado tanto em salas compactas como em cozinhas de grandes cantinas e restaurantes.

Aglomerado - este é também um material versátil com o qual são feitos vários tipos de móveis. Na segunda metade do século passado, os produtos de aglomerado se generalizaram.

Suas vantagens:

  • baixo custo;
  • força;
  • funcionalidade.

A desvantagem do cartão é a presença de formaldeído. Não é recomendado o uso deste material diretamente na cozinha, pois esse móvel “emite” substâncias nocivas por muitos anos.

    Nos últimos 20 anos, os móveis de PVC têm sido produzidos com maior resistência e funcionalidade. A cor do plástico pode ser muito diferente. A vantagem de móveis de plástico modernos:

    • facilidade;
    • Amizade ambiental;
    • força;
    • a cor não desbota;
    • tem uma textura diferente.

    Móveis de plástico podem ser colocados de forma compacta nas menores cozinhas.

    A pedra artificial parece muito apresentável e até luxuosa. Esse material não é barato, mas pode servir por muitos anos sem perder sua aparência atraente. Na maioria das vezes, as bancadas de pedra ou aventais são escolhidos.

    Definição com estilo e cor

    Na hora de escolher os móveis, várias opções básicas são consideradas, em seguida, um projeto adequado é elaborado de acordo com os esboços selecionados.

    Em primeiro lugar, os móveis devem ser distinguidos pela alta resistência à umidade, confiabilidade e durabilidade. Se tudo for feito corretamente, então em uma área relativamente pequena você pode colocar tudo o que precisa, enquanto as versáteis tarefas estéticas serão observadas.

    Você também pode "embrulhar" alguns elementos da mobília com um filme especial que vai combinar com o tom desejado.

    O design de cores é muito importante. É sabido que as cores claras com que são pintadas as paredes da sala "tornam" mais espaçosa. Nesses casos, as cores são usadas com mais frequência:

    • creme;
    • amarelo;
    • bege;
    • cor de rosa;
    • azul.

    A cor brilhante também é freqüentemente usada. Aqui é necessário conhecer o "meio-termo", um senso de proporção nesta matéria é uma qualidade importante. As tintas brilhantes também "expandem" o espaço, refletindo a luz com sucesso.

    Todos os ornamentos ou graffiti devem ser apenas em formato de miniatura.

    Opções de posicionamento

    Organizar uma cozinha em miniatura é uma tarefa bastante difícil: móveis, armários e eletrodomésticos devem ser montados em uma área pequena. Cada elemento deve encontrar seu lugar, para que possa ser facilmente usado. No total, existem vários algoritmos para a colocação de móveis.

    No caso de um arranjo linear do arranjo, uma parede é selecionada e os móveis serão colocados ao longo dela. Os itens individuais formarão um "complexo" funcional que atenderá plenamente a todas as necessidades vitais dos proprietários. Nesse caso, a largura da sala deve ser de pelo menos dois metros.

    Uma das principais condições para o arranjo é que a geladeira e o fogão não fiquem próximos um do outro, portanto, na maioria das vezes são cercados por armários.

    Layout de canto é a colocação de armários e prateleiras nos cantos da sala, utilizando nichos entre as estruturas de suporte. Essa técnica permite que você use uma quantidade bastante significativa de área "morta" com o máximo de eficiência.

    O layout da ilha requer uma certa área útil, para cozinhas de 6 m². metros não se encaixa. Neste caso, o contador de barras é usado ativamente, que é o centro de gravidade de toda a composição. Armários e outros itens são colocados ao longo das paredes.

    Lindos exemplos no interior

    Muitos designs de cozinhas pequenas usam cortinas de cores claras. Na maioria das vezes, cortinas de tule branco ou cetim entram em jogo. As cortinas de rolo de rattan são freqüentemente usadas com sucesso. As cortinas romanas, que se assemelham a um acordeão, também são populares.

    Os tetos da cozinha devem ser claros.

    Às vezes, para "expandir" o espaço, espelhos são montados neles.

    Nos últimos anos, os tetos tensos estão na moda. Eles têm apenas alguns centímetros de altura, mas são muito impressionantes. O filme brilhante também é frequentemente usado, o que permite "expandir" o espaço da sala.

    Linóleo, ladrilhos ou grés porcelânico (com alto fator de resistência) costumam ser usados ​​como piso. O material de cor clara (especialmente o grés porcelânico) parece muito impressionante.

    Usando o peitoril da janela como mesa.

    Layout de canto correto.

    Um exemplo de colocação dos armários inferiores.

    Uma das opções de layout do balcão do bar.

    Um exemplo de organização de móveis em uma cozinha estreita.

    Dicas de um especialista para arrumar uma pequena cozinha estão no próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário