Idéias para uma pequena cozinha

Contente
  1. Zoneamento
  2. Opções de armazenamento
  3. Como deixar a cozinha aconchegante?
  4. Life hacks para uma pequena cozinha

Espaço funcional insuficiente para cozinhar em um pequeno apartamento de estilo soviético é um problema para toda família que não precisa de comentários. Claro, isso não é típico apenas de nossas cozinhas, uma vez que os proprietários de residências econômicas em outros países enfrentam os mesmos problemas. Por si só, uma área de cozinha individual separada merece menção especial ao listar as vantagens de uma habitação de pequeno porte.

Zoneamento

Escolher o layout correto da cozinha garantirá um cozimento confortável, proporcionará prazer estético porque cada coisa estará em seu lugar e ajudará a dona de casa a navegar melhor em seus estoques.

Muito nas áreas da cozinha está relacionado à localização do conjunto de cozinha, bem como o chamado triângulo de trabalho, ou seja, os três itens mais importantes da cozinha - geladeira, fogão e pia para lavar louça. Esta geometria triangular foi inventada apenas para pequenas áreas, a fim de melhorar a ergonomia da cozinha.

Todos os três desses elementos mais importantes devem corresponder aos vértices do triângulo, entre eles não deve haver obstáculos à livre circulação.

Além disso, o layout deve ser inserido na localização da cozinha, ou seja, levar em consideração o comprimento de cada parede, leve em consideração onde estão as portas, janelas, onde as comunicações passam. Se o espaço for muito pequeno ou a forma da cozinha for diferente da normal, é preferível, em vez da "geometria triangular", seguir configurações que repetem as letras do alfabeto "P" ou "G". Se estivermos falando de um estúdio de cozinha, as opções de acomodação linear, circular ou em ilha serão aceitáveis. Para uma cozinha de passagem, geralmente é usado um layout de tipo paralelo.

Uma pequena cozinha quadrada com o mesmo comprimento de parede geralmente tem um design em forma de U. Normalmente, neste caso, os designers também usam o mesmo "triângulo de trabalho", mas já retangular. Uma pia geralmente é embutida no espaço próximo à janela, o fogão e a geladeira estão localizados no meio de uma parede em branco, que dá livre acesso a todos os elementos principais.

O layout em forma de L é usado onde é necessário espaço de canto livre. Geralmente tem uma área de jantar. Você tem que colocar a pia em um canto, e a geladeira e o fogão são instalados próximos a ela.

O planejamento de cozinhas retangulares e pequenas metragens é realizado de forma linear (paralela), a saber:

  • em uma disposição linear, está prevista a instalação de todo o conjunto (ambas as superfícies de trabalho e uma pia) contra a parede;
  • em paralelo (largura suficiente é necessária) - um lado é ocupado por uma pia e um fogão, o oposto inclui a colocação da geladeira e outros itens de fone de ouvido.

    Para planejar cozinhas fora do padrão (por exemplo, uma cozinha aberta, que também faz parte de um apartamento) adequado do ponto de vista de usar qualquer design conveniente:

    • a área de cozinha é separada da área de estar da sala por uma ilha onde estão localizados o fogão e a pia;
    • no caso em que a ilha é semicircular, o desenho é denominado oval.

    Opções de armazenamento

      Para maximizar o aproveitamento de todo o pequeno volume de uma pequena cozinha, todas as oportunidades são aproveitadas, cada centímetro cúbico.É possível fazer uma gaveta embutida, uma prateleira extraível, todos os tipos de ganchos e ímanes que se prendem a todas as superfícies.

      Atenção! Não use a superfície da porta do armário para fixar as tampas de potes, tigelas de salada e similares. Eles pesam bastante e inutilizarão instantaneamente até mesmo os mecanismos de abertura / fechamento de porta da mais alta qualidade.

      Normalmente é deixado um par de portas transparentes para os armários superiores de um móvel de cozinha especificamente para os serviços, pois isso irá protegê-los do pó, microgotículas de gordura e outros tipos de contaminação.

      Use um peitoril de janela

      Como regra, as plantas de interior que requerem luz solar são mais frequentemente colocadas no peitoril da janela. É verdade, mas os profissionais recomendam o uso de cabides para o teto ou potes para vasos com terra - isso economiza muito espaço no parapeito da janela, que pode ser usado com mais eficiência.

      Prateleiras suspensas para pratos

      Este suporte é fácil de organizar acima da mesa. Para isso, é fixada ao teto uma estrutura em suspensões bastante longas, nas quais é possível pendurar na altura desejada os objetos para os quais não havia espaço nos armários.

      Como racks, trilhos de design de pequeno comprimento são frequentemente usados, que são fixados nas paredes do fone de ouvido em qualquer altura - é muito conveniente pendurar escorredores, peneiras, panelas e utensílios de cozinha semelhantes em ganchos neles, o que levaria muito mais espaço em uma posição reclinada.

      Parede para utensílios de cozinha

      Recentemente, superfícies perfuradas bastante incomuns se tornaram muito populares, que são sobrepostas nas próprias paredes da cozinha. Para isso, é utilizada uma placa de plástico com orifícios, na qual é fácil montar vários fechos, ganchos, cabides e semelhantes, o que permite utilizar uma superfície vertical livre como suporte para utensílios de cozinha.

      Como deixar a cozinha aconchegante?

      Quando questionados sobre por que se enganam com tanta frequência ao desenvolver o projeto de pequenas cozinhas, costumam responder que nenhum estoque significativo pode ser colocado em seis metros quadrados, em geral, não há como armazenar e cozinhar alimentos em tal metro. Este é um julgamento fundamentalmente errado.

      Aqui estão os pontos mais significativos que violam visualmente as combinações de cores harmoniosas originais do espaço limitado da cozinha:

      • o motivo da falta de espaço livre são as dimensões excessivas dos móveis e equipamentos de cozinha, bem como sua colocação incorreta;
      • prateleiras com um conjunto de recipientes / latas / caixas de diferentes tamanhos suscitam pensamentos de desordem, que se deve ao facto de todos terem formas e cores diferentes - o que chama a atenção;
      • outro fator - muitos tons de cores contrastantes entre o teto caiado e a prateleira clara, ou entre o gabinete e a parede pintada de verde em combinação com linóleo marrom escuro, isso não pode contribuir para a harmonia de cores;
      • as comunicações de água aberta e gás não podem adicionar conforto de forma alguma;
      • não contribuirá de forma alguma para a eliminação de pó adicional, sujidade e salpicos de gordura e falta de exaustor e ventilação insuficiente na cozinha.

      Plantas de Casa

      O interior fica bonito e fresco se houver pelo menos um vaso com folhas de alguma planta bonita. Infelizmente, criá-los em uma cozinha (e mesmo em uma pequena) não é a melhor ideia. As plantas são muito prejudicadas por extremos de temperatura, microgotículas de gordura que se depositam nas folhas e obstruem os poros e muitos outros fatores. Os especialistas aconselham o uso de apenas certos tipos de plantas para decoração de cozinha que podem sobreviver em tal ambiente:

      • chlorophytum;
      • aglaonema;
      • scindapsus;
      • Cacto;
      • filodendro.

      Têxtil

      O uso de cortinas de tecido na cozinha terá de ser limitado - o tecido absorverá o cheiro dos alimentos cozidos muito rapidamente e perderá sua aparência atraente. Outra razão pela qual não é recomendável se deixar levar pelas cortinas é o alto risco de incêndio.

      Uma solução é usar cortinas de bambu ou de rolo.

      Outra solução é usar, em vez de tecido natural, têxteis sintéticos resistentes ao fogo impregnados com um composto repelente de água.

      Decoração

      O esquema de cores para cozinhas pequenas é de grande importância.

      Cada cor corresponde aos dados que o cérebro humano assimila no nível subconsciente. Um tom de branco ou um tom pastel lembra dias claros e ensolarados, cores vivas atraem o olho humano, um tom mais escuro esconde a verdadeira forma das coisas. Após um estudo cuidadoso de todo o espectro de cores, os especialistas encontraram certos padrões.

      Cozinha branca perfeita com os devidos cuidados, fica vantajoso em qualquer versão, consegue aumentar visualmente o espaço, mas um pouco no estilo office. As texturas de madeira são geralmente adicionadas para dar uma sensação caseira, e as inserções em cinza tornarão mais fácil manter a limpeza.

      Cinza de cozinha combina tons neutros de pedra ou aço. Esta é uma das soluções ideais para o design discreto de pequenas cozinhas. Quase todos os eletrodomésticos modernos são mais facilmente combinados com esta tonalidade. Para diluir a cor cinza, você pode escolher uma mancha de uma cor mais saturada.

      Cozinhas bege preferido pelas donas de casa que gostam dessa cor, que lembra o cappuccino, porque é prática. A tonalidade da cor do cappuccino é suave, dá uma sensação de calor, quase nenhuma mancha é visível. Para um ambiente bege, é melhor pegar manchas de elementos de tons de branco e marrom.

      Amarelo pode dar à cozinha tanto aconchego que se tornará um ponto de encontro para toda a família, pois melhorará o clima e poderá se aquecer com a luz do sol, mesmo que esteja chovendo fora da janela. A combinação de tons de amarelo com branco, cinza claro, verde e pastel aumenta seu efeito positivo no humor.

      Cor verde torna a cozinha alegre, a cor primaveril cria aconchego, tranquilidade do ambiente. Tal tom pode ser perfeitamente complementado com inserções de marrom ou cinza; uma textura representando a madeira natural será uma verdadeira vantagem para todos.

      Life hacks para uma pequena cozinha

      Uma das características mais desagradáveis ​​de uma pequena cozinha é a pequena área da janela. Isso leva à falta de iluminação e, consequentemente, a erros na preparação dos pratos. A solução ideal para este problema é a inserção pontilhada de díodos na área da placa e por cima do lava-loiça. Eles são eficazes em termos de durabilidade, economia e porque não têm medo de alta umidade.

      • Para iluminação geral, é recomendado o uso de luminárias de teto com a forma mais plana.
      • Uma vez que o revestimento do piso da cozinha é usado, talvez, ainda mais intensamente do que o revestimento da porta da frente, sua resistência deve ser dada a máxima atenção. Portanto, deve ser feito de linóleo, grés porcelânico, ladrilhos de cerâmica ou pode ser feito a granel.
      • Na decoração de paredes, recomenda-se o uso de compostos resistentes à umidade (látex ou tintas acrílicas de dispersão aquosa, aos quais são adicionados aditivos que evitam o aparecimento de mofo), fibra de vidro, papel de parede vinílico lavável ou painéis plásticos.
      • Aventais de cerâmica, vidro, plástico e outros materiais diversos protegem as paredes da área da pia para lavar louça e área destinada a cozinhar.

      Para forro de teto, a melhor opção, segundo muitos especialistas, é um filme stretch ou tinta comum, já que não vale a pena usar nem mesmo o drywall mais resistente à umidade ou painéis de plástico suspensos - eles "comem" centímetros a mais e absorvem odores indesejados.

      Em conclusão, podemos dizer que muitos truques de design interessantes que ajudam a expandir visualmente o espaço de uma pequena cozinha e aumentar a eficiência de uso da cozinha podem ajudar muito ao usar até mesmo esses espaços aparentemente inconvenientes para preparar os pratos mais requintados.

      Idéias para consertar e decorar uma pequena cozinha estão no próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário