Projeto de uma pequena cozinha com área de 6m². m
Pode ser difícil planejar a situação e pensar no design de interiores por conta própria, especialmente quando se trata de uma cozinha com uma área de apenas 6 metros quadrados. m. Freqüentemente, essas pequenas cozinhas estão em apartamentos antigos, cujo layout é tal que não é possível expandir o espaço da cozinha desconstruindo a parede. Então, as soluções de design vêm em socorro para aumentar visualmente o espaço.
Regras de layout
Planejar uma área de 6 metros quadrados não é uma tarefa fácil. Uma pequena cozinha é uma característica de muitos edifícios antigos do tipo Khrushchev. Na realidade atual, essas salas estão tentando se expandir usando todos os tipos de truques. Essas cozinhas pequenas têm vários recursos. Dependendo desta ou daquela característica, você deve planejar como gastar os preciosos "quadrados".
Com varanda
Se a cozinha for combinada com uma varanda ou loggia, um amplo campo de imaginação se abre. Dependendo se a varanda é envidraçada ou não, vale a pena fazer um plano. Em primeiro lugar, surge a ideia de combinar a cozinha e a varanda, mas esta opção só é adequada se a varanda for isolada e envidraçada. Assim, você poderá expandir o espaço e ao mesmo tempo torná-lo mais interessante. Se a varanda for envidraçada, mas você não quiser demolir a parede, você pode mover a área de cozinha para o território da loggia, deixando apenas a área de jantar na própria cozinha. Se a varanda não é envidraçada e clara, e a porta que dá para a cozinha, então a maneira mais lógica é cobri-la com uma cortina para o chão, que esconde completamente o bloco da janela inteiro.
Se não houver luz suficiente, geralmente você pode deixar a janela e a porta sem cortinas.
Com coluna
Aquecedores de água a gás são um atributo comum em pequenas cozinhas. Para disfarçar, você precisa aplicar um pouco de imaginação. Você pode decorar a coluna tornando-a parte de um batente comum. No entanto, a opção mais comum é quando a coluna está “escondida” em um dos armários de parede. Esta opção tem um aspecto esteticamente agradável e também ajuda a tornar o aspecto geral de uma pequena cozinha mais harmonioso.
Com uma máquina de lavar
Em "Khrushchevs" há um déficit não só de espaço na cozinha, mas em geral em todo o apartamento. Uma pequena casa de banho combinada não permite que a máquina de lavar seja colocada no seu lugar habitual, por isso é frequentemente transferida para a cozinha. Nesse caso recomenda-se instalar a máquina perto da pia para que não haja problemas com o fluxo de água... A máquina deve ser embutida no próprio móvel da cozinha. Na maioria dos casos, ele é guardado sob a bancada para que o espaço acima também possa ser usado. Ao planear a remodelação da sua cozinha, certifique-se de que leva em consideração as coisas que não podem ser utilizadas em espaços tão pequenos e os melhores truques de design.
O que você precisa?
Existem vários hacks de vida que ajudará a aumentar visualmente o espaço em uma pequena cozinha.
- Use cores claras. O conhecido ditado de que “o branco engorda” também é relevante aqui. Cremoso, pulverulento e roxo claro também dá conta da tarefa de expandir o espaço.
- Se você não se importa em deixar o projeto mais original e mais ousado, você pode deixar uma parede sem móveis e usar um espelho nela em vez de papel de parede. Como resultado, a área irá literalmente dobrar. Claro, apenas visualmente.
- Use móveis altos. Estamos falando de caixas penduradas. Isso fornecerá mais espaço para armazenar especiarias, pratos e outras pequenas coisas importantes.
Importante! Preste muita atenção à escolha de materiais para papel de parede, piso e teto - eles também devem ser predominantemente leves.
Tabu
Além das recomendações que vão tornar a sala maior, há coisas que podem "comer" a área disponível.
- Cores muito brilhantes vão espremer visualmente o espaço. Tente não colocar mais de um sotaque por quarto.
- O mesmo é válido para itens escuros. Se você sempre sonhou com uma cozinha preta, instale-a em uma pequena cozinha de 2 por 3 m². m não é uma boa ideia.
- Não se esqueça da iluminação. Quanto mais claro o quarto, mais espaçoso e arejado parece o espaço comum. Usar apenas um lustre no centro é uma opção ruim.
- Não se deve usar elementos decorativos ou de acabamento com detalhes grandes ou, pelo contrário, muito pequenos em uma cozinha pequena. O papel de parede em uma flor grande claramente não é adequado aqui. Tente escolher itens com padrões verticais que "aumentem" visualmente o teto.
Escolha de materiais para acabamento
Você pode escolher qualquer material de sua preferência. Sua textura merece atenção especial. Objetos foscos parecem mais macios e confortáveis, mas não ajudam a criar a ilusão de expansão. O brilho é uma questão completamente diferente, pois possui as seguintes características:
- as superfícies brilhantes são mais fáceis de limpar;
- eles parecem mais modernos;
- porque refletem luz, parece que a sala é maior.
Importante! Escolha superfícies brilhantes e acabamentos sempre que possível.
Também é importante que os materiais sejam práticos. Por exemplo, você não deve escolher um acabamento que tradicionalmente seja encontrado apenas no quarto, como carpete no chão. Certifique-se de que as superfícies são fáceis de manter. Já que estamos falando de acabamento, esse aspecto é especialmente importante. Na verdade, a aparência da cozinha em alguns anos depende de quão bem o material é preservado. Se respingos de graxa ou manchas de ketchup não puderem ser removidos rapidamente de alguma textura, a aparência não será mais limpa.
Piso
Não há tantos desejos para pisos em uma pequena cozinha. É necessário que não sejam escorregadios e ao mesmo tempo lave bem. É aqui que os azulejos de cerâmica vêm em socorro. Em geral, os pisos de cerâmica da cozinha são clássicos do gênero. Porém, em salas pequenas, várias condições devem ser observadas para que tenham uma aparência harmoniosa.
- Escolha materiais de cores relativamente claras. Claro, pisos pretos parecem elegantes, mas em uma pequena cozinha eles parecerão fora do lugar. Melhor ficar na cor da noz.
- A imitação de madeira sempre parece vantajosa.
E também será interessante parecer um piso sob uma pedra, por exemplo, com um efeito de mármore.
Além dos azulejos, você também deve prestar atenção ao linóleo. Essa opção é orçamentária, mas na hora de comprar o material, tente escolher o tipo para uso comercial. O chão da cozinha é muito explorado, a mobília é pesada, de modo que o linóleo doméstico não mantém uma aparência atraente por muito tempo, e o linóleo comercial, pelo contrário, não se deteriora por muito tempo.
Teto
Uma regra inabalável de renovação em pequenas salas de jantar é que os tetos devem parecer altos. Portanto, vale a pena abrir mão dos revestimentos foscos, por exemplo, de gesso. Um teto falso brilhante parecerá muito mais harmonioso aqui. Além de refletir a luz e, assim, tornar o ambiente mais claro, também irá expandir o espaço, pois tem efeito de espelho. Parcialmente refletido, o quarto parece maior. Outra vantagem significativa para a cozinha é a facilidade de limpeza. Os tetos extensíveis podem ser lavados com cuidado para que a gordura e outros vapores possam ser facilmente removidos de sua superfície. Eles não absorvem odores.
Uma opção comum é usar um teto de cerâmica na cozinha. Ao escolher esta alternativa mais barata, tente combinar painéis de plástico brilhantes para o efeito de expansão visual. Isso tornará o ambiente mais atraente. Uma grande vantagem dos painéis é que, se um ladrilho se deteriorar, você não precisará trocar todo o teto - você só pode trocar uma parte.
A área acima do fogão geralmente derrete, e a opção de desmontar e substituir seletivamente economizará muito dinheiro.
Paredes
Na hora de escolher um material para as paredes, o principal é escolher os laváveis. Pode ser papel de parede e azulejos. Não é recomendável escolher tinta comum, pois não importa o quão bem as paredes sejam pintadas, elas ainda riscam e se deterioram facilmente. Para uma cozinha pequena, isso é especialmente importante, pois há pouco espaço e uma pessoa frequentemente toca nas paredes. As superfícies pintadas perderão rapidamente sua aparência.
A maioria das pessoas, ao renovar, tenta combinar materiais, colando a maioria das paredes com papel de parede lavável, e acima da pia e ao longo das superfícies de trabalho, instalando um avental de azulejos. Aliás, ele não pode ser montado apenas com ladrilhos, como faziam antes. Agora, os aventais são feitos de plexiglass e são lindamente decorados, retratando paisagens, naturezas mortas e, às vezes, panoramas de cidades. Para uma cozinha pequena, como para qualquer outra, o principal na escolha dos materiais é a sua praticidade.
Use o bom senso ao comprar, então você será capaz de encontrar as opções certas.
Cores correspondentes
Obviamente, as cores claras são adequadas para cozinhas de pequeno porte, mas também há nuances aqui. Não se pode escurecer completamente uma cozinha pequena, principalmente se não estiver bem iluminada, caso contrário corre-se o risco de tornar o interior incómodo, sombrio, apertado. Como eles passam muito tempo na cozinha, isso não contribuirá para um passatempo agradável e conversas confidenciais. Em geral, será útil estudar o impacto psicológico da cor em uma pessoa e mobiliar a cozinha nos tons adequados para você. Por exemplo, se você sonha em perder peso, definitivamente não deve colocar detalhes em vermelho na sala de jantar, é melhor focar no azul profundo, pois isso diminui seu apetite. Se a cozinha também é seu escritório, escolha tons de roxo e roxo que estimulem o cérebro.
Os tons amarelos irão animá-lo e deixá-lo de bom humor, os verdes irão acalmá-lo.
Existem vários esquemas de cores que são melhores do que outros para organizar uma sala pequena. Vale a pena focar neles.
Pastel
Delicados tons pastéis são ideais nos casos em que é necessário refrescar o ambiente, deixar o ambiente mais arejado e espaçoso. Uma grande paleta de vários tons permite decorar uma sala para todos os gostos. As cores pastel podem ser qualquer coisa. Não é incomum que o cinza claro ou o marrom também sejam pastéis. Quanto mais clara a cor, melhor. É bom quando tem a sensação de que está um pouco pulverulento - como se estivesse esbranquiçado. Esses efeitos incomuns são adequados para todos os quartos pequenos, sem exceção, incluindo a cozinha.
Entre os favoritos indiscutíveis no design de uma pequena cozinha está o lilás. Isso dá ao quarto um visual delicado, porém sofisticado. Ao mesmo tempo, o roxo tem um efeito benéfico sobre o apetite, normalizando-o. A única desvantagem é que a cor se suja facilmente, todas as manchas serão imediatamente perceptíveis nas superfícies. E também para cozinhas pequenas, o azul claro ou menta é frequentemente escolhido, já que essas cores podem refrescar o ambiente.
Nesse caso, você não deve se concentrar em apenas uma cor: o dueto de cores parece muito mais espetacular.
Branco
A cor mais clara é o branco, por isso não é surpreendente que faça o melhor trabalho com a função de expandir visualmente o espaço. Essa cor foi colocada em uma categoria separada, uma vez que todo um culto já havia se formado em torno da cozinha branca. Isso se aplica não apenas a cozinhas grandes, mas também a cozinhas pequenas.O branco fica bem ali e ali.
Freqüentemente, as donas de casa param em um conjunto de cozinha branco fervente e na atmosfera em geral.mas é altamente desencorajado fazê-lo, a menos que você tenha um serviço de limpeza diário. Todas as cores claras se sujam rapidamente. Uma cozinha branca, e mesmo feita de materiais sem brilho, pode se tornar um verdadeiro pesadelo para a dona de casa.
No entanto, não se pode negar que tal ideia parece espetacular e bela.
Para tornar a cozinha mais confortável, é melhor escolher não branco a ferver, mas leitoso ou ligeiramente bege. Essas cores quentes criarão a atmosfera certa. Você não deve fazer tudo branco. Melhor adicionar variedade com uma cor contrastante.
Tons escuros
Como mencionado acima, usar tons escuros ao organizar uma pequena cozinha é altamente desencorajado, mas é por isso que existem regras para violá-los. Quando usados corretamente, os tons escuros ajudam a aprofundar e expandir visualmente uma sala. Isso se aplica a linhas verticais e horizontais. Por exemplo, tornar o avental mais escuro aumentará o espaço. Se você escolher uma cor que não seja a mais contrastante, acabará por tornar essa transição suave e delicada. No caso de cores fortemente contrastantes, essa abordagem também pode funcionar, mas, nesses casos, você precisa instalar a luz de fundo acima dos fogões. A luz ajudará a aprofundar ainda mais os nichos e parecerá que a cozinha é mais espaçosa do que realmente é.
Às vezes, listras verticais finas são suficientes para tornar a sala visualmente maior. Você pode dividir as caixas usando cores contrastantes e duplicá-las, enfatizando a altura da sala com a ajuda de portas, pinturas. Trabalhar com tons mais escuros em espaços pequenos requer experiência, então se você não tiver certeza de que pode acertar os acentos, é melhor pular esta ideia.
Além disso, você pode organizar uma cozinha de pequeno porte com a ajuda de cores brilhantes.
Acentos brilhantes
O perigo de trabalhar com cores vivas é o mesmo de trabalhar com cores escuras - existe o risco de tornar uma divisão já pequena ainda mais pequena, para lhe tirar o conforto. No entanto, o risco é ainda menor aqui, uma vez que as cores brilhantes podem ser não apenas escuras, mas também claras. Neste caso, ainda será necessário adicionar tons claros, caso contrário corre-se o risco de sobrecarregar muito o já pequeno espaço. Para fazer isso, você pode usar um avental de cor clara que contrasta com uma cozinha clara.
Quando se trata de um conjunto de cozinha bem iluminado, você pode escolher cores frias e quentes, mas as cores frias adicionarão mais espaço ao ambiente. Parece que ficou mais arejado. Por esse motivo, os designers recomendam usar tons de azul, verde e limão fresco. Como você pode ver, há muito espaço na hora de escolher um esquema de cores para uma cozinha com área de apenas 6 metros quadrados.
Não tenha medo de experimentar, mas siga as regras básicas, então o resultado certamente irá agradá-lo.
Estilos
Existem vários estilos nos quais você pode decorar uma sala, e o resultado provavelmente será bem-sucedido. Basicamente, estamos falando de estilos modernos, já que foi recentemente que as pessoas sentiram uma forte escassez de metros quadrados em seus apartamentos e começaram a tornar funcional cada centímetro livre de sua casa com urgência.
Alguns dos estilos tradicionais também funcionam bem para cozinhas pequenas., mas essas idéias só podem ser realizadas por um designer profissional. Ao assumir a sua implementação, corre-se o risco de estragar o aspecto geral da divisão, uma vez que cada solução de estilo possui nuances que só um profissional conhece. Para não errar nos cálculos, escolha um projeto moderno, então você tem a garantia de poder equipar bem a cozinha, equipá-la com tudo que você precisa e não terá que se preocupar em como essa ou aquela coisa inovadora vai caber em sua interior, fiel às tradições.
E também você pode economizar dinheiro, uma vez que móveis de estilo antigo custam várias vezes mais.
Minimalismo
Este estilo é mais adequado do que outros para o design de pequenas cozinhas. Ela dá as boas-vindas ao que é uma necessidade em um espaço limitado - linhas retas e limpas, espaços vazios e brilhantes, móveis embutidos. Além disso, as cores minimalistas também valem a pena para uma pequena cozinha, pois ajudam visualmente a separar as paredes. Tons de branco, preto, cinza e raramente marrom são usados aqui. Ao criar um ambiente em estilo minimalista, é importante lembrar que deve haver apenas um acento de cor. Um tapete incomum, uma cadeira brilhante ou uma lâmpada de néon é tudo o que é permitido quando se trata de diluir a paleta de preto e branco. Mas limpar essa cozinha é um prazer.
Todos os utensílios são retirados dos guarda-roupas embutidos e tudo o que você precisa fazer é limpar as superfícies com um pano úmido.
Alta tecnologia
O estilo de alta tecnologia incorporou muitos recursos do minimalismo. Portanto, clareza de linhas e simplicidade de cores também são bem-vindas aqui, mas uma diferença importante está nos elementos adicionais. No minimalismo, todos os eletrodomésticos são escondidos em guarda-roupas embutidos, mas aqui eles são exibidos. É importante prestar muita atenção à escolha da técnica. Não deve ser apenas confortável e prático, mas também elegante e moderno. Por exemplo, um fogão a gás clássico com um fogão esmaltado não funcionará neste estilo. Você precisará encontrar um fogão da cor de aço ou usar um fogão de indução. O mesmo se aplica à máquina de lavar: você precisará pegar um aparelho em cinza aço.
Em geral, sempre que possível, todos os equipamentos devem ser testados para serem selecionados de forma que pareçam ultramodernos e urbanos.
Moderno
O estilo Art Nouveau é caracterizado pelo uso de um grande número de fontes de luz. A cozinha deve ser decorada com cores claras. Aqui não devemos esquecer a decoração: esculturas abstratas interessantes e lustres incomuns são usados em quartos modernos. O balcão do bar ficará bem, pois é um atributo integral do estilo.
O rack pode ser complementado com cadeiras de plástico ou couro com pernas de metal.
Para equipar uma cozinha no estilo Art Nouveau, você precisa usar toda a sua imaginação. Não é tão fácil colocar todos os elementos de estilo em uma cozinha minúscula. O maior problema é a escolha dos móveis. Moderno permite o uso de cadeiras de plástico com uma superfície lisa, mas cadeiras macias e sofás ainda são preferidos. Você pode colocar um sofá e complementá-lo com cadeiras de plástico. Você obterá um conjunto harmonioso.
Provence e country
Talvez este seja o único estilo tradicional no qual você pode mobiliar de forma independente uma pequena cozinha sem risco. O país também pode ser atribuído a isso, uma vez que são semelhantes em traços característicos. Apenas as cores são diferentes. Portanto, a Provença é caracterizada pelo uso de cores claras e pastéis. Muitos tecidos, cerâmicas aconchegantes, materiais naturais para móveis - tudo isso é provençal. A técnica deve parecer que veio de sua avó.
Agora, geladeiras, fornos e placas de design antigo são vendidos em todos os lugares.
O país é brilhante, principalmente patchwork é usado aqui para decoração. É aconselhável utilizar elementos decorativos tão semelhantes quanto possível ao trabalho manual ou não. Todos os móveis são predominantemente feitos de madeira, mas você também pode usar opções que imitam o material natural. O principal é que no final o interior parece natural, rústico.
Seleção e colocação de móveis
Escolher e posicionar corretamente os móveis para uma pequena cozinha não é uma tarefa fácil, até porque em um espaço limitado é necessário colocar todas as áreas de trabalho necessárias, assim como a área de jantar.Neste caso, a colocação deve ser tal que tudo esteja à mão e ao mesmo tempo não interfira com a movimentação de uma pessoa na cozinha. Equipar uma cozinha de 6m². m é melhor para móveis e eletrodomésticos embutidos, então em superfícies superiores planas será possível equipar um espaço para trabalho. É melhor parar com a escolha de modelos brilhantes quando se trata de conjuntos de móveis.
A técnica deve ser escolhida poderosa, mas compacta. Isso é especialmente importante ao escolher um capô. Se ela não aguentar o calor do fogão e do forno, será impossível estar na cozinha. Você pode organizar os móveis de duas maneiras: em forma de L e em linha. O arranjo linear é adequado para cozinhas estreitas e longas, e o arranjo em forma de L é adequado para cozinhas mais retangulares.
Na linha
Alinhando móveis tem as seguintes vantagens:
- uma grande parte da cozinha será liberada, sobre a qual poderá ser colocada a área de jantar;
- em uma cozinha pequena, você não precisa percorrer uma longa distância para ir de uma área de trabalho a outra, por exemplo, leve a panela à pia para escoar a água após ferver o macarrão);
- sem problemas, você pode instalar eletrodomésticos com portas de batente, e também não se preocupe que algo interfira na abertura das portas, o que é muito conveniente na hora de instalar uma máquina de lavar, por exemplo.
Importante! Essa abordagem só se justifica se você tiver uma cozinha longa, pois será problemático colocar todos os objetos ao longo da parede em uma sala retangular (geladeira, armários de cozinha, pia, fogão, etc.).
Em forma de L
A colocação em forma de L é mais familiar, mas há menos espaço para manobra. Então, você terá que quebrar a cabeça para descobrir onde é melhor instalar a mesa de jantar e como ter certeza de que ela não interfira. No entanto, em algumas cozinhas, uma disposição diferente simplesmente não é possível. Com um arranjo em forma de L, a geladeira é freqüentemente levada para o corredor ou corredor, embora não seja menos eficaz colocá-la em qualquer uma das "extremidades" da letra G. , já que uma pia é tradicionalmente colocada lá.
E também será inconveniente, pois você terá que arranjar um lugar para abrir as portas.
Belos exemplos
Há um grande número de belas opções para decorar uma pequena cozinha com área de 6 m². m.
Um apartamento "Brezhnevka" também pode ter uma pequena área de cozinha, mas isso não será tão impressionante por causa dos tectos altos. No entanto, é ainda melhor evitar o uso de cores escuras e também não tornar a cozinha chamativa.
O estilo escandinavo combina as características do minimalismo aconchegante com o estilo ecológico. As características características são os materiais naturais e muitas flores de interior em vasos de cerâmica.
O layout linear, assim como o estilo minimalista, é ideal para uma cozinha com uma pequena metragem quadrada. Isso dá a ilusão de mais espaço, já que parte da cozinha fica desocupada.
Acentos escuros podem ser usados na decoração. O uso de um grande número de listras verticais e horizontais desviará a atenção de uma pequena área, tornando o interior mais dinâmico e interessante.
Dicas úteis para a vida de uma pequena cozinha no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.