Opções de projeto de cozinha com área de 5m². m

Contente
  1. Layout
  2. Acabamentos e cores
  3. Decoração e iluminação
  4. Opções de design

Pequenas cozinhas com área de 5 m2. m são encontrados em casas construídas de acordo com projetos dos anos 40-60 do século passado, quando o país estava com extrema necessidade de habitação. E para reassentar o maior número possível de famílias soviéticas o mais rápido possível, eles construíram moradias de pequeno porte, que ainda existem nos países da ex-URSS. Mas o mesmo problema também existia na Europa, nas regiões desfavorecidas dos Estados Unidos, e não há necessidade de falar sobre a Ásia, onde a terra é um luxo.

Pegue uma fita métrica e meça 1 m de largura e 5 m de comprimento ou 2 m de largura e 2,5 m de comprimento, o que corresponde a 5 metros quadrados. Como você pode imaginar, a área é muito pequena. E nesses quadrados você precisa instalar uma cozinha para um ou mais membros da família. É muito importante usar racionalmente cada centímetro para instalar os móveis e equipamentos necessários. E ao mesmo tempo, certifique-se de que a cozinha seja bonita, aconchegante e confortável. A criação de tal interior não é fácil. Mas tentaremos ajudar os proprietários de uma pequena cozinha a escolher as opções de layout, mobiliário e design.

Layout

Vamos pensar o que a cozinha geralmente contém sem falta, bem como nas opções "desejável" e "conforme a situação":

  • necessariamente - um fogão (com forno ou apenas placa), uma pia, uma bancada para cozinhar, armários ou prateleiras, uma geladeira, uma mesa de jantar;
  • de preferência um forno de micro-ondas, máquina de lavar, exaustor, máquina de lavar louça, processador de alimentos;
  • de acordo com a situação - aquecedor de água a gás, caldeira a gás.

Portanto, ao iniciar uma reforma, você precisa pensar se tudo o que você precisa deve estar na cozinha. Talvez você possa levar a geladeira para o corredor ou, em geral, combinar o corredor com a cozinha. Vamos pensar se é necessário instalar uma máquina de lavar na cozinha ou comprar um grande conjunto de cozinha. Depois de cuidadoso análise do espaço, do mobiliário e equipamentos necessários, as possibilidades de remodelação das instalações, custos de caixa você deve obter um projeto que irá atender a todos.

Portanto, o layout pode incluir projeto de cozinha exatamente a cinco metros. Ou remodelação de paredes e instalações adjacentes... A segunda opção é muito mais complicada, associada à obtenção de permissão para reconstruir um apartamento em um prédio de apartamentos, mesmo que seja uma abertura em arco.

É mais fácil para os residentes do setor privado neste assunto, o principal é não esquecer que existem paredes estruturais e não estruturais.

Mas se você, mesmo assim, decidiu pelo redesenvolvimento, então este definitivamente compensará com conveniência futura para toda a família:

  • você pode, em geral, demolir a parede entre a cozinha e o cômodo adjacente, cavar alguns centímetros ou até mais por meio de um zoneamento cuidadoso;
  • demolindo a parede, coloque a geladeira na porta anterior;
  • você pode substituir uma parede de tijolo ou concreto por uma divisória de vidro com uma porta de correr - a divisória é muito mais fina, luz adicional vai passar por ela, devido à transparência, o espaço vai aumentar visualmente, a porta de correr vai economizar espaço e proteger a casa dos odores da cozinha;
  • em vez de uma porta normal, faça um semi-arco com uma mesa de jantar ou prateleiras adicionais;
  • Combine a cozinha e a varanda, tendo-a previamente isolado e completamente isolado.

Peculiaridades

Se tal reparo não for possível, você deve planejar a melhor forma de equipar sua cozinha em 5 metros quadrados. Este layout possui características próprias.

  • Primeiro, conduza uma auditoria e se livrar de coisas que você raramente usa ou nem usa. Remova por enquanto coisas que não têm função utilitária. Quando a reforma terminar, veja se você precisa de frango para a chaleira, uma batedeira, grandes quantidades de baldes de maionese, pratos velhos.

Livre-se de móveis volumosos. Considere a possibilidade de expandir uma soleira, possivelmente uma forma complexa. Esta é uma prateleira adicional, superfície de trabalho ou mesa de jantar.

  • Faça uma prateleira extra para a largura da janela.
  • Há um nicho adicional com portas sob a janela da cozinha no Khrushchevs. As portas podem ser refinadas para um conjunto de cozinha ou uma porta de plástico, e dentro de um guarda-roupa completo com prateleiras. Alguns proprietários, ao contrário, retiram as portas e fazem uma mesa de jantar com um peitoril estendido da janela. As ideias para a instalação de técnicas são questionáveis ​​entre os designers domésticos.
  • Recuse, em geral, do peitoril da janelae, em seu lugar, instale uma pia ou minigeladeira.
  • Encomende guarda-roupas de três camadas, deixe-os ser mais estreitos - devido ao posicionamento vertical, haverá mais espaço. Deixe os armários de parede um pouco mais largos e os de chão mais estreitos.
  • Recomenda-se escolher uma técnica embutida., mais estreito - para que a cozinha não pareça sobrecarregada com um grande número de itens: uma geladeira, um aquecedor de água a gás vão se esconder atrás das portas da frente do conjunto de cozinha.

Aconselha-se a escolha de equipamentos que desempenhem várias funções ao mesmo tempo: uma multicooker com máquina de fazer pão, uma colheitadeira com espremedor de sumos e um moedor de carne, um forno com micro-ondas.

  • É importante usar acessórios práticosde modo a não tocar nas alças a cada segundo.
  • Fornece em armários baixos não as prateleiras usuais, mas giratórias ou extraíveis.
  • Portas deslizantes e articuladas os móveis economizam espaço em comparação aos móveis.
  • Mesa dobrável ou transformador irá adicionar significativamente espaço a uma pequena cozinha.
  • Bancos, em vez de cadeiras - uma maneira fácil de economizar espaço.
  • Use móveis com cantos radiais: eles vão salvar de contusões, especialmente crianças, e tornar a cozinha mais bonita.
  • Se a família é grande, então faz sentido transferir a área de jantar para o hall, sala de estar.

Importante! Se você está planejando uma grande reforma em um apartamento antigo, pense imediatamente em substituir as comunicações: os velhos sistemas de aquecimento e esgoto podem falhar simplesmente porque seu prazo de entrega chegou, e a fiação elétrica nas casas soviéticas não foi projetada para tantos itens que já estamos acostumados.

Mobiliário

Antes de comprar uma nova unidade de cozinha, você precisa resolver uma questão fundamental: seja para comprar móveis prontos ou sob encomenda. Não é preciso esperar muito pelo móvel acabado, mas é preciso medi-lo com muito cuidado, sem se esquecer dos rodapés e das baterias. Móveis feitos sob medida com medidas profissionais podem ser uma opção muito mais lucrativa, pois os medidores podem alertar e prestar atenção nas nuances que você considerou sem importância.

Dependendo se a cozinha é longa ou quadrada, onde a janela e a porta estão localizadas, o quarto pode ser mobiliado com móveis de uma ou duas fileiras. O conjunto de cozinha pode ser reto, em forma de L, em forma de U.

    • O arranjo mais simples é arranjo de uma única fileira de móveis e eletrodomésticos. Esta opção pode ser em uma cozinha comprida: aqui é fácil de se movimentar, a abertura dos armários não interfere um no outro. Uma mesa estreita ou dobrável é colocada contra a parede oposta se a cozinha tiver uma área de jantar.

    Se a geladeira também estiver nesta linha, você precisará pegar um fogão estreito de 2 a 3 bocas para que o fone de ouvido pareça um todo. Para cumprir as regras básicas de segurança, o refrigerador não é colocado ao lado do fogão, e a pia fica ao lado do fogão.

    • Móveis e eletrodomésticos em duas filas colocado em uma cozinha quadrada em lados opostos. É lógico organizar o fogão e a superfície de trabalho ao longo de uma parede, assim como a pia.No segundo - uma geladeira, armários de chão e parede ou uma máquina de lavar e prateleiras abertas.

    A terceira parede pode ter uma área de jantar e uma janela. Se a cozinha tiver 2 m de largura e a distância mínima entre as fachadas for de 1,2 m, a largura dos pedestais do piso não deve ultrapassar 45 cm de cada lado.

    • Em forma de L ou conjunto de canto está localizado ao longo das paredes adjacentes, deixando as outras duas para a mesa, portas, janelas. Se a pia estiver localizada em uma parede, a mobília é retangular, mas se a pia for instalada em um canto, o armário inferior geralmente é chanfrado ou com uma porta sanfonada. Os modelos modernos parecem mais esteticamente agradáveis, com uma forma de onda complexa. Cada opção tem seus prós e contras.

    É importante dispor corretamente não apenas os móveis, mas também os equipamentos: a geladeira não deve ficar próxima ao fogão ou esquentador; na pia de canto, localizada ao lado do fogão, é inconveniente para a dona de casa trabalhar.

    • Canto chanfrado vai ocupar um espaço tão precioso, mas você pode esconder muito dentro do gabinete. Mas também não é muito conveniente sair de lá - você precisa instalar prateleiras giratórias. Também é importante escolher as portas certas para que não interfiram umas nas outras ao abrir seções diferentes.

    • Móveis em forma de U É uma colocação uniforme em três paredes adjacentes. Não pode ser instalado em uma cozinha longa e estreita. Um layout simétrico pode ser usado se a área de jantar for movida para outra sala.

    Em outros casos, colocar uma área de trabalho e uma área de jantar em 5 quadrados será problemático. É aconselhável colocar gabinetes-caixas ao longo das bordas do fone de ouvido, demonstrando os limites da área de trabalho.

    O centro pode ser uma janela e, embaixo dela, uma bela pia feita de pedra artificial: a luz que cai da janela bloqueará a visão da pia. O layout em forma de U é considerado o mais conveniente, já que tudo está à mão aqui. O principal é ter um local para virar: a distância entre os armários deve ser de no mínimo 90 cm.

    Qualquer que seja a mobília que você escolher, deve ser altamente funcional, ergonômico, a fachada é combinada com tecnologia. Se uma ou duas pessoas moram em um apartamento, então, em vez de armários fechados, você pode usar prateleiras abertas: parece muito bom, mas a ordem deve ser perfeita.

    Acabamentos e cores

    O acabamento competente do piso, paredes e teto ajudará a aumentar visualmente o tamanho da cozinha. Para isso é importante usar os materiais e cores “certos”. Além disso, ao escolher um esquema de cores leve em consideração a altura do teto e a lateral da luz: Os tetos altos precisam de mais luz, assim como os quartos voltados para o norte.

    E também não hesite em parecer diferente de seus vizinhos e parentes: pode acabar sendo o seu projeto que precisa de papel de parede barato nas paredes, caiação no teto e uma corrediça auto-tecida no chão.

    Teto

    Os tectos baixos em "Khrushchevs" e os tectos altos em "Stalinkas" impõem certas regras para o acabamento do teto.

    • Para elevar visualmente o teto, você pode usar superfícies reflexivas (tecto falso ou suspenso em tons claros ou espelhados), papel de parede leve e resistente à umidade, painéis de PVC, cal pastel, gesso cartonado liso ou encaracolado de várias camadas.
    • Para abaixar visualmente o tetouse superfícies mate em tons mais escuros. Mas não é recomendado usar cores completamente escuras - elas vão esmagar psicologicamente. Você pode colar sobre o teto e a parte superior das paredes com o mesmo papel de parede, mas não variegado.

    Também utilizam ripas de madeira ou PVC, forro. Um teto suspenso pode aproximar significativamente o teto do chão, não visualmente, mas na realidade.

    Paredes

    Com tal área, haverá um mínimo de paredes livres, mas também precisam de acabamento. Para tal, existe uma grande variedade de materiais: desde 15 tipos de papel de parede a espelhos. Mas o principal aqui é seguir os princípios de acabamento para que a cozinha seja confortável, prática, iluminada e bonita.

    • Quanto mais armários, menos padrões de papel de parede.Pequenos desenhos desbotados são o máximo, caso contrário a cozinha ficará sobrecarregada.
    • Se Eu quero deixar a cozinha mais iluminada, então você pode usar uma parede mais clara, por exemplo, acima da área de jantar.
    • Um ponto brilhante talvez um avental de cozinha. Para fazer isso, use papel de parede fotográfico ou impressão de fotos em plástico, MDF, papelão. O mesmo papel pode ser desempenhado por mosaicos ou ladrilhos.
    • Para expansão visual os espaços usam superfícies espelhadas: em um avental, em uma parede livre, na fachada de móveis. Mas esse tipo de revestimento não é fácil de cuidar.
    • Eles também vão aumentar os espaçossuperfícies brilhantes em móveis ou paredes.
    • Papel de parede de fotos 3D com vista para o mar, a praia, a estrada que se estende ao longe, um monte de ruas com calçada e lanternas a querosene vão criar a perspectiva de avançar, as paredes da cozinha vão ser “afastadas”.
    • Designers oferecem use texturas e cores diferentes para paredes diferentes, então as paredes se afastarão umas das outras.

    Piso

      Para o chão da cozinha, escolha um ladrilho, linóleo de alta qualidade, laminado anti-humidade, uma régua de modelação ou tábuas de madeira natural. Existem algumas regras aqui também.

      • Para expandir o espaço os ladrilhos de cerâmica devem ser colocados na diagonal.
      • O mesmo deve ser feito com laminado ou placa de parquete.
      • Em uma cozinha estreita, exceto para a diagonal, o assentamento transversal do material é permitido.
      • Para linóleo com um padrão grande é difícil encontrar papéis de parede e móveis. É melhor escolher um revestimento que imite migalhas, manchas de gasolina. O chão não deve ser muito colorido.
      • Pisos escuros e móveis claros torna a cozinha mais iluminada, elevada.

      Cores

      Em qualquer site, você lerá que as cores claras aumentam o tamanho da sala. E é verdade. Todos os tons de cores pastéis ajudam a tornar a cozinha visualmente maior. Em cozinhas voltadas para o norte, é melhor usar amarelos quentes, tons de bege, marrom, areia.

      Nas salas do sul, para criar frescor, eles usam oliva, lilás, azul, turquesa, metálico, aqua.

      Mas as cores explosivas estão ganhando cada vez mais popularidade: verde profundo, rosa, azul-laranja, preto, amarelo brilhante, azul-cinza-verde... Quer você escolha tendências da moda ou beleza aconchegante, a escolha é sua. Mas a cozinha é onde os membros da família passam muito tempo. Ela deve estar relaxando, sem agressão. Portanto, se você usar cores brilhantes, então apenas como um elemento de decoração.

      Não é recomendado o uso de mais de três cores em uma sala no design de superfícies. Além disso, os armários de piso são aconselhados a serem feitos 2-3 tons mais escuros do que os com dobradiças.

      Sempre considerada a cor ideal branco ou uma combinação de branco e preto. Uma pequena cozinha totalmente branca é uma façanha se houver crianças pequenas em casa. Se a anfitriã é capaz de manter a limpeza estéril da fachada, por que não?

      Decoração e iluminação

      Parece que numa pequena cozinha não há lugar para elementos decorativos, mas não é assim. É importante escolher não apenas os itens bonitos, mas também os certos.

      • Luvas, feito no mesmo estilo da toalha.
      • Em avental e fachadas monocromáticas Você pode colar os adesivos comprados ou cortá-los você mesmo do filme autoadesivo.
      • Em paredes abertas e prateleiras de piso coloque pratos claros do dia-a-dia, lindos potes transparentes de especiarias, garrafas de molhos.
      • No peitoril da janela há um lugar para flores frescas. Caso contrário, pendure o plantador na janela.
      • Sobre a mesa tem lugar para relógios, desenhos infantis, pinturas, fotografias de familiares, aplicações, painéis de massa.
      • Elemento de decoração pode haver cortinas ou persianas. Afinal, essa não é necessariamente uma tela simples. Um enredo fotográfico tornará essa decoração uma decoração real. Ao mesmo tempo, não se esqueça - ninguém disse que as cortinas devem ser necessariamente longas. Podem ser qualquer um: reto ao longo do peitoril da janela, cobrindo apenas o terço superior da janela, semicircular, oblíquo, corte complexo.

      Felizmente, você não precisa comprar itens de decoração. E isso economizará significativamente seu orçamento.Mas é imperativo incluir a imaginação.

        O mesmo se aplica à iluminação. Se isso natural, então cortinas, vasos de flores, persianas não devem interferir com a penetração da luz. Para artificial - é importante que fique acima da pia e da bancada de trabalho, a área de jantar. Nesse caso, a pia deve ter uma luz bastante forte, mas acima da mesa ficará mais confortável com lâmpadas incandescentes.

        Em uma pequena cozinha é difícil imaginar um grande lustre com "enforcamento", mas talvez você consiga quebrar os canhões. Ao instalar uma placa de gesso ou teto tenso, faça iluminação pontual. Explique aos mestres que a beleza não é o principal. O principal é a iluminação uniforme da cozinha.

        Ao usar lustres familiares, use abajures foscos, que você pode fazer com suas próprias mãos. Acima da mesa, você pode pendurar uma arandela ou lâmpada em um tripé.

        Uma boa solução seria instalação de holofotes na moldura das fachadas dos móveis: é bonito e prático. Uma opção interessante é iluminação noturna canto da cozinha. Não irrita os olhos, pode servir de decoração para um jantar romântico.

        Opções de design

        Sólidos armários de três andares e prateleiras abertas, em vez deles, o desenho de aberturas em arco para a área de jantar e um aumento na cozinha devido ao corredor, o uso de mecanismos rotativos nos armários e a ampliação de peitoris - oferecemos muitas idéias para organizar uma cozinha de 5 metros. Agora vamos pensar em como implementá-los. O conhecimento dos princípios básicos dos estilos ajudará nisso. Pode haver um grande número de decisões de estilo. Vamos nos concentrar em apenas alguns.

        Loft

        Apesar de o loft ser um espaço amplo, os elementos de estilo também podem ser aplicados a uma pequena cozinha. Aqui não são necessários armários de parede volumosos, alguns dos móveis podem ser feitos à mão. As paredes, cortinas e até a bateria têm acabamento em marrom. Simples e acessível.

        escandinavo

        Todos os tons de branco uso de madeira sem pintura, caminhos auto-tecidos, acessórios simples - estes são os sinais do estilo escandinavo. É adequado para aqueles cuja cozinha é um atributo de um apartamento, e não um local de residência permanente para membros da família. A cozinha está calma, Nordic.

        Moderno

        Dependendo dos desejos do cliente, a cozinha pode ser completamente diferente: luminosa, multicolor, calma, monocromática. Mas aqui não há lugar para tapetes rústicos e ramos de grama pendurados... É perfeitamente possível usar móveis de plástico para a área de jantar.

        Alta tecnologia

              Este estilo é geralmente apresentado como uma versão estrita. usando itens em uma base de metal... E isso é, de fato - adora alta tecnologia, cores metálicas, pernas cromadas, paredes cinza. Mas este projeto de design particular é muito interessante. Todas as condições são atendidas, mas uso de formas de raio, plexiglass transparente, e, o mais importante, alguns itens de cor verde claro brilhante transformaram a pequena cozinha em um ícone de estilo.

              Para uma visão geral do projeto de uma pequena cozinha, veja abaixo.

              sem comentários

              O comentário foi enviado com sucesso.

              Cozinha

              Quarto

              Mobiliário