Ideias de design para uma pequena cozinha com geladeira em Khrushchev

Ideias de design para uma pequena cozinha com geladeira em Khrushchev
  1. Layout
  2. Opções de colocação de refrigeradores
  3. O que é design funcional?
  4. Posição incorreta da geladeira

Para organizar adequadamente o espaço, você precisa pensar em como os móveis e eletrodomésticos ficarão dentro da cozinha. Esta regra se aplica especialmente a quartos pequenos, incluindo o "Khrushchev".

Layout

Eles sempre começam com o planejamento da cozinha. No papel, é necessário escrever aproximadamente uma lista dos equipamentos que serão necessários, levando em consideração sua quantidade, já será possível organizar o espaço de trabalho. Os designers profissionais aconselham transformar cada canto livre em uma área utilizável. Não vale a pena comprar móveis de grande porte, pois não cabe bem em cozinhas pequenas, é melhor fazer um conjunto sob encomenda, embora custe um pouco mais.

Muitos gostariam de ter uma mesa pequena, mas neste caso ela só pode ser retrátil, uma vez que permite que você use os móveis para a finalidade pretendida durante o almoço e, em seguida, deslize para um nicho sem bagunçar o espaço. Quanto ao refrigerador, existem várias posições possíveis em que ficará melhor. Elas serão discutidas a seguir. A iluminação deve ser utilizada como parte do projeto, através dela é possível expandir visualmente a área e até mesmo uma pequena cozinha, com o jogo adequado de cores, não parecerá tão pequena.

O melhor de tudo é uma cozinha em forma de U, onde um dos lados abre uma área de estar. A pia com este design fica do lado oposto. O usuário deve decidir imediatamente em qual zona passará mais tempo. Para alguns, é lavar louça; para outros, cozinhar. Se possível, use toda a zona inferior e coloque os eletrodomésticos encastrados, por exemplo, um forno, um pequeno frigorífico ou mesmo uma máquina de lavar loiça.

A pia deve estar próxima à máquina de lavar louça e os aparelhos próximos a armários ou gavetas para guardar pratos, copos e outros utensílios. Eles, por sua vez, devem estar localizados de onde possam ser facilmente retirados, mais perto de onde os alimentos são preparados. Você pode pendurar tábuas de corte, uma concha e outros acessórios maiores na parede. Vale a pena fazer um inventário de copos, talheres, potes, panelas, pequenos eletrodomésticos. Devem ser reservadas várias prateleiras para cereais, chá, café e outros ingredientes. Se houver uma superfície de corte, um nicho pode ser organizado sob ela.

Opções de colocação de refrigeradores

O refrigerador pertence a um equipamento de grande porte, portanto, muitas vezes há um problema com seu posicionamento. Não existe cozinha que não tenha janela no interior. Há um pequeno canto próximo a ele, que é difícil de se adaptar a qualquer coisa, mas a superfície de trabalho se origina dele. Se você colocar o equipamento exatamente ali, não vai atrapalhar, vai caber perfeitamente, e os produtos estarão sempre disponíveis.

O segundo ótimo lugar está perto da porta. Esta é uma solução tradicional que permite mover o refrigerador para uma área onde ele não atrapalhe. Cada vez mais, em uma cozinha de pequeno porte, eles decidem não colocar a geladeira, mas colocá-la no corredor. Lá ele não ocupa espaço extra, mas ao mesmo tempo permanece na zona de acessibilidade para todos os membros da família.

Uma das melhores opções são os aparelhos embutidos. Para um espaço de 5 metros quadrados, às vezes é um dos mais acessíveis. Graças a esta localização:

  • os produtos podem ser rapidamente retirados ou refrigerados;
  • espaço precioso não é empilhado;
  • você pode fechar o espaço com uma fachada de porta, então a técnica ficará oculta da vista.

A principal questão que o usuário enfrenta é onde organizar um nicho. Como regra, em "Khrushchevs" uma das paredes da despensa ou do guarda-roupa embutido no corredor vai para a cozinha, você pode abrir a parede e usá-la para o fim a que se destina. Em um nicho, você pode colocar não apenas eletrodomésticos, mas também utensílios domésticos. Na ausência desse gabinete, você mesmo pode fazer o zoneamento e criar um nicho no canto. Com um tamanho abaixo do padrão, mais prateleiras e um armário de parede adicional podem caber facilmente acima dos aparelhos.

O que é design funcional?

Um projeto de cozinha funcional é quando o espaço não só parece elegante, mas também é fornecido para máxima eficiência. Esse espaço não só tem espaço suficiente para armazenar as coisas necessárias, como cada prateleira fica em seu lugar. Outros aspectos do projeto funcional da cozinha incluem armários confortáveis, colocação da pia e áreas para cozinhar.

A bancada e nichos escondidos são a parte principal deste projeto. A cozinha deve ter espaço suficiente ao redor da área de trabalho para abrir os armários e trabalhar confortavelmente no espaço disponível. Também deve haver espaço suficiente dentro do espaço funcional para armazenar alimentos prontos para serem colocados na mesa de jantar.

O espaço livre adequado permite que várias pessoas cozinhem ao mesmo tempo, sem interferir umas nas outras. Todos os dispositivos devem estar em seus lugares. A distância do tampo da mesa deve ser tão frequente quanto uma ou outra ferramenta é usada. A porta da geladeira não deve bloquear o movimento da cozinha, portanto deve abrir pela lateral, o que facilita o acesso aos alimentos.

Um local para armazenar especiarias, cereais ou outros ingredientes deve permitir fácil acesso ao produto desejado. A lata de lixo é melhor colocada embaixo da pia para que os resíduos possam ser rapidamente identificados no saco. Ao planejar um design, o usuário deve considerar cuidadosamente como ele funcionará nele. Coloque uma faca ao lado das tábuas de corte.

Posição incorreta da geladeira

O pior lugar para uma geladeira dentro de uma cozinha é próximo a uma parede, perto de armários. Esta posição de um objeto grande não apenas torna todo o projeto mal planejado, mas também muito impraticável. A porta deve abrir mais de 90 graus para que as gavetas possam ser removidas, o refrigerador interno possa ser limpo. Quanto mais se abre esse elemento da construção dos eletrodomésticos, mais fácil é colocar e tirar os alimentos. Só vale a pena considerar como será difícil tirar o bolo ou peru que sobrou se a porta não se abrir o suficiente. Ao mesmo tempo, você terá que fazer isso com uma das mãos para que a porta não feche, tentando arrancar vários objetos. Além disso, se você bater constantemente na porta contra a parede, poderá danificar a primeira ou a segunda.

Vale lembrar que 60 centímetros é a profundidade mínima padrão dos armários, mas limita as opções de instalação de pia, o espaço para armazenamento de alimentos é reduzido. Se ainda há espaço na cozinha e há um orçamento adicional, porque não fazer ou encomendar armários com maior profundidade. O melhor de todos 68 centímetros ou 70 cm.

Vale a pena abordar a questão da altura do conjunto de móveis. De acordo com o padrão, são 220 centímetros, se você levar em conta a altura do teto mais comum. Em alguns casos, isso é suficiente, especialmente em casas com estruturas de tensão. Na maioria dos apartamentos, os tectos têm 270 centímetros, pelo que existe um vão livre de mais meio metro, que também pode ser aproveitado a seu favor.

Vale a pena conceber a cozinha de forma a que não exista esta lacuna, é preferível colocar nelas prateleiras com dobradiças, pequenos armários para guardar os artigos de uso menos frequente, mas indispensáveis ​​no lar. As cozinhas de canto, que são apresentadas em uma ampla variedade por fabricantes de móveis modernos, se encaixam perfeitamente no interior.

Como planejar uma pequena cozinha com geladeira no "Khrushchev", veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário