Características do layout da cozinha em "Khrushchev"

Contente
  1. O layout da cozinha em "Khrushchev"
  2. Seleção de fone de ouvido
  3. Escolha de materiais de acabamento
  4. Localização de eletrodomésticos
  5. Lugar para sala de jantar

Todo mundo sabe como, nos tempos soviéticos, as autoridades resolveram o problema da habitação - construíram as chamadas casas Khrushchev. E então as pessoas, junto com o espaço de vida, adquiriram um problema significativo, porque em apartamentos tão pequenos não havia absolutamente espaço para uma família de mais de 3 pessoas. Para as donas de casa, a área da cozinha foi uma grande decepção - variou de 5 a 7 metros, na maioria das vezes tinha o formato de um quadrado e não permitia acomodar um número suficiente de áreas de armazenamento.

Felizmente, no mundo moderno, os designers estão constantemente encontrando muitas soluções novas e interessantes sobre como economizar espaço em uma sala muito pequena e criar um projeto chique. Os verdadeiros profissionais colocam com confiança todos os utensílios domésticos necessários em uma pequena cozinha "Khrushchev", enquanto criam um interior verdadeiramente original.

O layout da cozinha em "Khrushchev"

As pequenas cozinhas nas casas da época de Khrushchev são de planta retangular ou quadrada. Isso não quer dizer que um deles seja o mais conveniente, porque os dois são muito pequenos e é difícil poder colocar tudo o que você precisa sobre eles, mas é bem possível.

Por exemplo, para a primeira opção - cozinha retangular - você pode escolher um layout linear, ou seja, o fone de ouvido ficará localizado ao longo de uma das paredes. Esta saída da situação permitirá que você deixe espaço para outros itens internos. Digamos que você possa instalar facilmente uma área de jantar ao longo da parede oposta.

Uma opção igualmente lucrativa é um layout de canto. Neste caso, você pode facilmente criar um triângulo de trabalho regular, que inclui os principais itens da cozinha: geladeira, fogão e pia.

Além disso, terá espaço suficiente para circular livremente na cozinha e, claro, será mais cómodo cozinhar, porque tudo o que necessita estará à sua disposição no verdadeiro sentido da palavra.

Seleção de fone de ouvido

Claro, se você não tiver uma cozinha grande, isso significa que você tem limitações significativas na escolha de um fone de ouvido. Mas, a partir disso, não vale a pena concluir que agora você se tornará o dono de uma cozinha antiquada e terrivelmente feia. Graças aos designers e tecnologias atuais do século 21, é possível criar um interior verdadeiramente único, mesmo em um espaço apertado.

Em primeiro lugar, é importante seguir algumas regras que o ajudarão não só a não reduzir, mas também a expandir a divisão.

  • O melhor é escolher frentes de móveis em cores claras, por exemplo, todas as variações de branco ou bege, tons suaves e claros de sua cor favorita. Isso irá expandir visualmente a sala e torná-la espaçosa. Os designers aconselham evitar tons claros e ainda mais escuros, pois isso vai "pesar" o espaço e torná-lo ainda mais apertado. Se você realmente quer usar, digamos, preto ou marrom, então faça para os armários de baixo, mas para os de cima, ainda pare nas cores claras.
  • Frentes de móveis brilhantes só farão o seu favor. Todo mundo conhece o "efeito espelho", quando, graças às superfícies de vidro, o território se expande visualmente, e o espaço livre se torna várias vezes maior.
  • Para que se torne proprietário de um grande número de áreas de arrumação, é necessário construir armários altos, quase até ao tecto. Assim, você não apenas adiciona espaço para fazer potes e xícaras, mas também estica visualmente a cozinha.Quanto à profundidade dos armários, aqui também vale a pena ser um maximalista. Deixe-os espaçosos para que não haja muitos utensílios na bancada.
  • Também é importante não exagerar na paleta de cores. Os profissionais insistem que é indesejável o uso de mais de 2 tonalidades, sendo preferível escolher itens de decoração daqueles tons que mais se aproximam das cores principais da cozinha. Entre uma grande variedade, encontre 2 ou no máximo 3 cores que sejam compatíveis entre si e realmente do seu agrado.
  • Não é a melhor opção usar todos os tipos de padrões e designs tanto nas fachadas do fone de ouvido quanto no “avental”. Qualquer detalhe colorido pode reduzir significativamente o espaço. Mas papel de parede ou ladrilhos lisos e, principalmente, claros, madeira ou plástico irão certamente expandir a área da sala.
  • Por mais paradoxal que possa parecer, os elementos decorativos volumétricos aumentam o espaço, em contraste com os pequenos detalhes. Dê preferência ao mínimo de pequenos utensílios domésticos ou decoração possível em lugares de destaque, então você definitivamente vencerá na luta por cada centímetro.

Escolha de materiais de acabamento

  • Aqui, como no caso do fone de ouvido, é importante seguir a regra de "não mais do que 2 cores". Para as paredes e o "avental" é melhor escolher um tom ou pelo menos variações semelhantes de uma tonalidade, para que a divisão não pareça "cortada" em várias partes.
  • A cozinha em Khrushchev não é um lugar para fazer experiências com o teto. Aqui é melhor dar preferência aos clássicos - um esquema de cores branco fosco. Se você decidir fazer um elástico, o brilho é estritamente proibido e o único esquema de cores é um teto branco.
  • A grande quantidade de detalhes horizontais reduz visualmente muito o espaço disponível. Portanto, é melhor fazer os armários mais estreitos, mas ao mesmo tempo altos, a fim de, pelo menos, aumentar a altura da sala.
  • As prateleiras não são ideais para criar áreas de armazenamento. Melhor dar preferência a roupeiros espaçosos. Assim, você pode economizar espaço dentro e fora.

Localização de eletrodomésticos

A geladeira é uma coisa insubstituível na cozinha. No entanto, em Khrushchev, ele se transforma em um armário volumoso que não consegue encontrar um lugar adequado em qualquer lugar. Existem várias opções com as quais você pode colocar com sucesso este milagre da tecnologia em uma pequena área.

Se você comprou um refrigerador de câmara única, pode integrá-lo facilmente à bancada e, assim, disfarçá-lo como um gabinete. Mas esse resultado não é adequado para uma grande família. Você também pode "inserir" o dispositivo em um nicho que corresponda ao tamanho do dispositivo. Você pode mover a geladeira para fora da cozinha, colocando-a no corredor ou até mesmo na varanda, se repentinamente usá-la como um cômodo adicional. Por fim, uma opção para os mais desesperados: em uma das paredes pode-se fazer uma abertura do tamanho de uma geladeira, e na outra sala, em frente à abertura, colocar um armário sem parede posterior, que será um excelente arrumação para sua "caixa de supermercado". Sim, você vai perder o armário do quarto, mas vai economizar muito espaço na cozinha.

Quanto ao fogão, então, como você entende, é preciso escolher o menor da loja. Se a família for composta por duas pessoas, então um fogão de 2 bocas e um pequeno forno serão suficientes.

Se a sua máquina de lavar também estiver na cozinha, o ideal é escondê-la no armário. Não só parece esteticamente agradável, mas também economiza espaço. O mesmo pode ser feito com um sistema de aquecimento de água, e com todos os tipos de purificadores de água e até com um micro-ondas.

Obviamente, é melhor escolher eletrodomésticos pequenos e colocá-los diretamente nos armários.

Lugar para sala de jantar

Os designers aconselham novamente dar preferência a peças de mobiliário compactas. Por exemplo, você pode construir uma estrutura na qual a mesa de jantar pode ser encostada na parede.Ou seja, após a refeição, é possível retirar os pés da mesa e elevar a bancada até a parede, onde será fixada e, com isso, liberar espaço na cozinha.

O balcão do bar também é uma opção bastante conveniente. Claro, parece elegante, mas aqui é importante não exagerar no tamanho, porque não deve parecer volumoso. Além disso, o balcão do bar pode servir não apenas como mesa de jantar, mas também como área de armazenamento, se os armários de vários tamanhos forem montados por baixo.

Finalmente, o uso de um peitoril de janela, que pode ser substituído por um tampo de mesa completo. Tendo escolhido as dimensões certas para você e sua cozinha, você pode tomar café da manhã e assistir o nascer do sol pela janela.

A solução mais prática e “arejada” será uma mesa de vidro, que com certeza vai economizar muito espaço. Se a mesa, por exemplo, for feita em cores claras, as cadeiras transparentes combinam perfeitamente com ela, o que também economiza espaço visualmente.

É claro que as casas Khrushchev não podem ser comparadas às amplas cozinhas dos prédios altos modernos; no entanto, esse fato não significa de forma alguma que você não será capaz de fazer um interior único de acordo com suas próprias preferências de gosto. É importante ser inteligente e ouvir as regras acima.

Sobre as características do layout da cozinha no "Khrushchev", veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário