Projeto de estúdio de cozinha com área de 20m2. m

Projeto de estúdio de cozinha com área de 20m2. m
  1. Características do layout
  2. Opções de zoneamento
  3. Escondendo os contras de um estúdio
  4. Estilos
  5. Cor e iluminação
  6. Como equipar?
  7. Ideia interessante - segunda camada
  8. Adendo
  9. Ideias de interiores modernos
  10. Projetos de design

O design de interiores é sempre um desafio. Organizar várias áreas funcionais em uma sala complica ainda mais. O artigo discutirá como zonear e equipar uma sala com móveis, quais cores e iluminação usar, como você pode esconder as falhas de um layout de estúdio e como você pode economizar espaço.

Características do layout

A cozinha-sala pode ser em duas versões. Em um caso, é um apartamento estúdio no qual a cozinha é combinada com um único cômodo. Em outro - uma das premissas, por exemplo, em um apartamento de três quartos ou em uma casa.

Em casas modernas, muitas vezes é fornecida uma grande cozinha e seria bastante racional equipar uma sala de estar nela. Desta forma, uma sala inteira pode ser salva. A peculiaridade desse tipo de habitação é a ausência de portas, o que economiza muito espaço. No entanto, a tarefa do designer é complicada pela necessidade de colocar várias áreas funcionais, mantendo um único estilo e estética.

Considerando uma sala com área de 20 m2. m., podemos dizer que esta é uma sala bastante pequena. Mas, com a abordagem certa, até ele pode ser organizado ergonomicamente, de maneira bonita e bastante livre.

Se falamos de uma cozinha-sala, que não desempenha as funções adicionais de quarto, escritório e quarto de vestir, então tudo é muito mais simples. Uma cozinha completa e uma área de recepção podem caber facilmente aqui. Com uma abordagem habilidosa, esta sala se tornará uma decoração moderna de toda a casa.

Opções de zoneamento

Em um apartamento estúdio, o zoneamento ocorre em toda a área, desde a porta da frente até a varanda. Observe que, em edifícios novos, os apartamentos desse tipo são geralmente alugados sem banheiro com cercas. Isso é muito conveniente, porque dessa forma os futuros residentes determinam seu tamanho e geometria com base em suas próprias ideias. Portanto, em geral, o zoneamento inclui a definição do banheiro.

Se considerarmos a questão da delimitação das áreas funcionais apenas na cozinha-sala, então, em primeiro lugar, é necessário priorizar. Aqueles que planejam hospedar muitos convidados terão que sacrificar o tamanho da unidade da cozinha ou a presença de um quarto separado. No entanto, um lugar para dormir pode ser arranjado em um andar adicional acima do banheiro ou cozinha. Em seguida, haverá um lugar para a localização de um sofá espaçoso, uma mesa de jantar dobrável, pufes adicionais, cadeiras ou poltronas.

Se houver sofá suficiente para duas ou três pessoas e um balcão de bar, a cozinha pode ser ampliada. Junto com o balcão do bar, ele pode ter a forma da letra P, então a borda entre a cozinha e a área de estar será bem clara. Esse layout é especialmente relevante se a sala tiver a forma de um retângulo alongado.

Se a sala for quadrada, então ao longo da parede você pode organizar a cozinha em uma linha, caso contrário, coloque um balcão de bar em ilha. Coloque um sofá encostado nele e uma TV em frente.

Para quem não gosta de dormir em sofás dobráveis, pode tentar equipar um local separado para dormir. Se o layout permitir, os nichos realizam bem essa tarefa. Caso contrário, pode ser organizado cercando parte da sala.

Além disso, é necessário definir a área de armazenamento. Esta é uma etapa muito importante, principalmente se houver muitas coisas e não for possível equipar um camarim completo. Algumas técnicas para organizar seções de armazenamento adicionais serão úteis.

Uma das opções são os mezaninos, que também podem se tornar um elemento de zoneamento. Essa estrutura vai traçar uma linha de demarcação sob o teto, enquanto deixa espaço livre no chão.

Além disso, técnicas como a construção de uma cama com pódio ou sofá podem ajudar. Gavetas convenientes e espaçosas são colocadas dentro do pódio.

Se você planeja construir um andar adicional para o quarto, outro armário pode ser colocado sob as escadas.

Se não houver tantas coisas, um guarda-roupa espaçoso será suficiente. Observe que em uma sala pequena, você só precisa usar todo o espaço livre da parede para aumentar a capacidade. Portanto, vale a pena comprar ou customizar um gabinete até o teto. Além disso, terá uma aparência esteticamente mais agradável do que o normal.

Fazer o zoneamento de uma cozinha / sala de estar em uma casa com vários cômodos é uma tarefa mais fácil. Por 20 sq. m cabem livremente uma cozinha completa com uma grande mesa de jantar e um sofá espaçoso com TV. A opção de layout mais comum e racional é um sofá de costas para a cozinha e mesa. A TV à sua frente ficará visível para todos.

Escondendo os contras de um estúdio

As desvantagens desse tipo de layout incluem, em primeiro lugar, o ruído dos eletrodomésticos. Esta questão será especialmente relevante à noite. Portanto, geladeira, máquina de lavar (se for na cozinha) e lava-louças devem ser escolhidos os mais silenciosos. O capô deve ser não apenas o mais silencioso, mas também bastante potente, uma vez que muitos cheiros de cozinha tendem a ser absorvidos pelos tecidos dos móveis e vários elementos decorativos.

Observe também que, para preservar a estética e o isolamento adicional de ruído, é melhor usar aparelhos embutidos.

Outra desvantagem do estúdio é que quaisquer itens deixados para trás, por exemplo, roupas ou pratos, ficam imediatamente visíveis e chamam a atenção. Portanto, é melhor obter uma máquina de lavar louça grande, que caiba em todos os pratos sem deixar resíduos. Também no banheiro vale a pena equipar uma lavanderia espaçosa e com chave.

Estilos

É melhor projetar um pequeno estúdio em estilos que não impliquem uma decoração volumosa ou ornamentada, uma profusão de cores e muitos móveis. Esses estilos incluem:

  • loft;

  • minimalismo;
  • alta tecnologia;
  • construtivismo;
  • Estilo escandinavo ou japonês.

Misturar vários estilos é uma solução interessante. Como base, você pode pegar o minimalismo lacônico ou o construtivismo prático e adicionar algum elemento de decoração ou mobiliário de um estilo mais saturado. Estes podem ser uma cama eclética, um espelho vanguardista e uma decoração em estilo de fusão de uma parede.

Em um grande apartamento ou casa, todos os quartos são geralmente decorados no mesmo estilo. Mas também existem exceções. Em qualquer caso, qualquer estilo é adequado para uma cozinha-sala, do clássico ao moderno.

Cor e iluminação

Para salas pequenas, é recomendado o uso de cores claras e pequenos detalhes brilhantes. Em uma área de 20 sq. m, você pode usar um esquema de cores mais escuro, por exemplo, marrom-verde. Isso depende principalmente do layout da sala.

Se você deseja usar cores saturadas ou escuras, então você precisa colocar os acentos corretamente e, o mais importante, escolher os móveis certos. Não deve desordenar visualmente a sala. Além disso, é necessário distribuir corretamente a cor entre teto, paredes e piso.

Deve-se ter em mente que o teto colorido é visualmente rebaixado. Paredes e pisos da mesma cor criam uma sensação de isolamento, por isso é melhor escurecer o piso. E se as paredes ficarem mais escuras, visualmente elas se moverão uma em direção à outra.

No entanto, existem técnicas para ajudar a ampliar visualmente a sala. Por exemplo, um piso colorido combinado com paredes brancas e um teto empurra a sala para os lados e para cima. Linhas verticais separadas nas paredes elevam o teto. Eles podem ser simplesmente desenhados em locais adequados na parede ou combinando com os móveis.

Pode ser um gabinete até o teto com seções estreitas. As secções devem ser de duas cores, uma das quais condiz com as paredes.

A questão da decoração de interiores também deve ser abordada com cuidado. Para quem adora várias estatuetas, vasos e muitos quadros ou almofadas, o melhor é aproveitar ao máximo o branco nos móveis e na decoração das paredes. Neste caso, apenas os elementos decorativos irão se destacar, sem criar uma sensação de desordem.

Quando se trata de iluminação, quanto mais, melhor. Se, devido à forma da sala, aparecerem cantos escuros, eles podem ser decorados com acessórios de iluminação adicionais. Assim, haverá mais ar e espaço. Observe que o uso excessivo de pequenas lâmpadas ou acessórios pode desempenhar o papel de decoração excessiva e arruinar a estética. Portanto, a decoração com luz e objetos diversos deve ser feita em um complexo.

Como equipar?

Ao decorar uma sala com móveis, é necessário levar em consideração sua cor e forma. Quanto mais você precisa colocar, mais simples deve ser. Se a sala for pequena, então a mobília escura, variada ou ornamentada não lhe dará espaço. Para manter a sensação de liberdade, é melhor usar madeira clara, monocromática e formas simples.

Quanto à disposição do próprio conjunto de móveis, pode-se realizar o zoneamento em função dela. Um sofá, balcão de bar e estantes são os mais adequados para isso. Observe que para salas pequenas é melhor usar móveis que transmitam luz:

  • estante sem parede posterior;

  • cadeiras de plástico transparente ou com encosto não sólido;

  • mesa com tampo em vidro.

O rack pode servir como uma partição entre quaisquer zonas. O balcão do bar separará a cozinha do resto da sala. Com a ajuda do sofá, é possível separar o quarto de dormir do de hóspedes, se deslocar com a cabeceira da cama para a cama.

Observe que hoje existe uma grande seleção de móveis de transformação no mercado:

  • mesas de centro que se transformam em mesas de jantar;

  • pufes que se dobram em fezes;

  • guarda-roupas e prateleiras com camas dobráveis ​​e mesas de trabalho.

É importante notar que ao organizar uma sala, as janelas, seu número e localização desempenham um papel importante. Em um apartamento de canto, eles podem ser colocados em duas paredes.

Se a sala tiver duas janelas na mesma parede, eles ajudarão a realizar o zoneamento nela. O espaço entre as janelas funcionará como um separador. A cozinha pode ser colocada perto de uma janela e um quarto ou quarto de hóspedes perto da outra. Uma mesa de jantar pode ser colocada entre as zonas.

Se a sala tiver uma janela, então uma cama ou sofá está localizado próximo a ela. Mas, em alguns casos, é possível colocar uma mesa de jantar ou de escrever perto da janela. Você também pode transformar um peitoril de janela larga em uma bancada. Isso vai economizar muito espaço.

Ideia interessante - segundo nível

A presença de uma segunda camada permite que você crie várias zonas enquanto mantém o espaço na sala. Na maioria das vezes, é usado para organizar um local para dormir. O melhor local para colocação será o espaço acima do banheiro e da cozinha.

Se o banheiro já foi construído e não há como refazê-lo, a saída será a construção de uma cama, por exemplo, em cima do sofá. Além de seu valor prático, essa técnica dará originalidade ao design e atrairá a atenção.

Adendo

Ao decorar uma área de cozinha, é melhor não usar elementos tradicionais de cozinha, como azulejos, vegetais e frutas artificiais, potes e pratos decorativos. Recomenda-se esconder todos os utensílios de cozinha em armários. Também vale a pena providenciar armários para pequenos eletrodomésticos que não são usados ​​diariamente e podem ser removidos por um tempo. Isso confunde a aparência como uma decoração ou mobília desnecessária.

Em apartamentos pequenos, cortinas e cortinas são usadas ativamente para o zoneamento do espaço. Na maioria das vezes, eles envolvem a área do quarto. A sua vantagem é a facilidade de fixação, a possibilidade de troca por outras e a acessibilidade. Além disso, outras áreas podem ser cercadas com uma cortina e, se necessário, pode ser facilmente movido para o lado e cria um único espaço.

Como dissemos antes, o piso e as paredes da mesma cor criam uma sensação de isolamento. Para quem procura paredes e pisos brancos, recomendamos o uso de rodapés contrastantes que combinem com o esquema de cores do desenho. Esta técnica destaca os contornos do piso e neutraliza o efeito negativo descrito.

Ideias de interiores modernos

O interior moderno é caracterizado por uma grande variedade de estilos. Cada pessoa pode escolher um ou outro desenho da sua casa de acordo com os seus gostos e ideias estéticas.

Assim, você pode usar uma alta tecnologia discreta com abundância de linhas retas, ângulos retos, superfícies brilhantes e metal. Outra característica desse estilo é a iluminação bem pensada e variada.

A vanguarda com sua variedade de cores, formas incomuns e imagens originais são ideais para pessoas criativas.

Os clássicos também ocupam um lugar digno no design moderno. Uma coluna antiga ou um padrão adamascado no papel de parede se encaixam perfeitamente no novo interior e demonstram o gosto refinado de seu proprietário.

A alvenaria é outro elemento interessante da decoração moderna. Combinado com um design atencioso, parece muito original.

Projetos de design

Muito do design moderno é de natureza urbana. O interior apresentado abaixo é uma mistura dos dois estilos. Lâmpadas em cabos longos, cofres e uma parede de concreto sem guarnições decorativas são elementos característicos do loft. E superfícies metálicas e brilhantes, ângulos retos, iluminação de cozinha e cor cinza são as principais características de alta tecnologia.

Separadamente, vale destacar as formas de zoneamento do espaço: cor, luz e diferentes níveis do teto. A cozinha preta e a sala de estar cinza claro se destacam, mas não contrastam uma com a outra. E o balcão do bar, a mesa de centro e o suporte para laptop, feitos no mesmo estilo, criam unidade e conectam zonas de cores diferentes.

Observe também que durante o arranjo foi utilizado um rack com uma cama dobrável embutida e um armário preto até o teto. Este último não é notável e é percebido como parte da parede.

Este design é um excelente exemplo do uso criterioso do preto. Devido à distribuição de acentos escuros e claros, o interior é percebido com bastante facilidade.

Agora vamos dar uma olhada em um exemplo de design arrojado de arte pop. As cores ricas dos móveis são equilibradas pelas formas lacônicas, ângulos retos, vidros transparentes e paredes brancas e a maioria dos móveis da cozinha. Observe também a modéstia da decoração adicional, que se limita a um pôster na parede e alguns travesseiros. Holofotes de palco e guitarras complementam harmoniosamente o tema musical do estilo.

O próximo exemplo de um projeto é distinguido por um zoneamento competente. Um dos quartos tem quatro áreas funcionais: um quarto, um quarto de hóspedes, um quarto de vestir e uma cozinha. O local de dormir é cercado por um rack e uma poltrona. Eles dividem bem o espaço, mas não o confundem. A cortina do camarim cria aconchego e, em combinação com uma mesa de centro, é um excelente elemento de zoneamento.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário