- Autores: V. S. Ilyin (Instituto de Pesquisa de Frutas e Vegetais do Sul dos Urais e Cultivo de Batata)
- Apareceu ao cruzar: Muromets x Leão
- Ano de aprovação: 2004
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: espalhamento médio a baixo, denso
- Escapes: espessura média, reta, verde, com uma coloração antocianina perceptível (claro, escuro) no lado ensolarado do broto, os terços superiores são frequentemente coloridos
- Espinhos: fraco
- Espinhos: longo, médio em espessura ou fino, marrom, uma, raramente duas partes
- Folha: tamanho médio, verde escuro, brilhante, enrugado, cinco lóbulos, corte profundo, côncavo, macio
- Localização de pico: localizado perpendicular ao rebento, com menos frequência - ligeiramente para cima; atire frequentemente nas partes inferiores e superiores sem espinhos; não há espinha de entrenós
A maioria dos residentes de verão, plantando um arbusto de groselha, sonha com uma colheita abundante de frutas doces. As variedades que dão frutos silvestres incrivelmente saborosos incluem a groselha rosada do meio-final do Ural, de seleção nacional.
História de criação
A groselha rosa Ural apareceu graças aos esforços do cientista V.S.Ilyin do South Ural Research Institute em 2002. A variedade foi obtida pelo cruzamento das variedades Lion e Muromets. A baga foi adicionada ao registro de realizações de reprodução da Federação Russa em 2004. A variedade é recomendada para cultivo na região da Sibéria Ocidental.
Descrição da variedade
A variedade de groselha média é uma planta vigorosa, com até 120 cm de comprimento, arbustiva caracterizada por ramos moderados, rebentos espessos e retos, folhagem pouco densa com folhas verdes de superfície lustrosa e pouco espinhoso. Como regra, os espinhos de tipo único são distribuídos ao longo de todo o comprimento dos brotos. A floração no mato começa depois de 20 de maio. Nesta altura, a copa é recoberta por pequenas flores branco-rosadas, emitindo um leve aroma.
A variedade possui alta autofertilidade (mais de 60%), portanto não necessita de arbustos doadores.
Características de bagas
O rosa Ural representa a categoria de frutos médios. A baga pesa entre 3,7 e 6,4 gramas. O formato do fruto é correto - oval-arredondado com uma superfície lisa coberta por uma flor fosca. Às vezes, as bagas assumem uma forma elíptica. Quando madura, a groselha tem uma cor muito bonita - rosa intenso com veios claros. A casca dos bagos é densa, sem pubescência, nem dura.
As bagas têm um propósito universal - são consumidas frescas, congeladas para o inverno, as compotas são fervidas, transformadas em compotas e marmeladas e também são amplamente utilizadas na cozinha. A cultura distingue-se pela boa transportabilidade dos frutos e pela sua qualidade de conservação suficiente. As groselhas colhidas na fase de maturação técnica são caracterizadas por um armazenamento mais longo.
Qualidades de sabor
Os frutos silvestres têm um sabor excelente. A polpa rosa clara contém poucas sementes, mas muitas vitaminas e minerais. É carnudo, macio, com muito suco. A fruta tem um sabor muito doce, com um gosto amargo na boca. O aroma a frutos silvestres é médio, doce e agradável. A polpa contém 5% de açúcares.
Amadurecimento e frutificação
O rosa Ural é um representante vívido de uma cultura de maturação tardia. A primeira colheita pode ser observada em 2-3 anos de crescimento da planta.Os bagos amadurecem lentamente e não ao mesmo tempo, pelo que a vindima é feita em várias etapas com um intervalo de 10-14 dias. Os primeiros frutos maduros aparecem em meados de julho. A fase de frutificação ativa ocorre no final de julho-agosto. Em um ambiente favorável, o arbusto pode dar frutos por cerca de 20 anos.
Produção
Os indicadores de rendimento da variedade são excelentes, o principal é seguir todas as regras de cuidado e cultivo. Em condições favoráveis, 1 arbusto pode produzir de 5,4 a 9,6 kg de groselhas doces. Ao cultivar uma safra para fins comerciais, você pode colher 18 toneladas por hectare. A poda de ramos de alta qualidade ajudará a aumentar o rendimento.
Aterrissagem
Você pode plantar arbustos de groselha em terreno aberto na primavera e no outono. No período de outono, isso deve ser feito em outubro, para que a planta tenha tempo de se adaptar às novas condições de cultivo antes do início do frio. Se você plantar um arbusto na primavera, precisa esperar o momento em que a neve derreter, o solo e o ar esquentarão um pouco, mas os botões ainda não incharão. A distância entre os plantios deve ser de pelo menos 2 metros. Para o plantio, é recomendável levar mudas de 1-2 anos.
Crescendo e cuidando
As groselhas não são muito caprichosas no cuidado, mas são muito exigentes quanto ao local de cultivo e ao solo. O local não deve ser escolhido na baixada, pois a planta adora luz, sol, calor e não tolera umidade estagnada.
Além disso, o local deve ser protegido de correntes de ar e rajadas de vento. Solo argiloso, franco-arenoso ou fértil arenoso com acidez neutra ou baixa é considerado favorável ao crescimento.
Os cuidados abrangentes com a cultura incluem irrigação, tratamento de cobertura três vezes ao ano, soltura do solo, poda sanitária e formação de copas, bem como proteção contra pragas e várias doenças. Uma boa cobertura morta com turfa ou composto é suficiente para fornecer proteção no inverno.
Resistência a doenças e pragas
Esta variedade tem boa resistência a doenças - antracnose, septoria, doenças fúngicas. Além disso, as groselhas raramente são afetadas pelo oídio americano e também são resistentes a infestações por mosca-serra.
Para que a groselheira dê uma boa colheita, é necessário dedicar tempo à prevenção de doenças.
Resistência a condições climáticas adversas
A groselha é bastante resistente ao estresse, por isso não tem medo de flutuações repentinas de temperatura, geadas recorrentes na primavera, uma curta seca e até mesmo calor extremo. Também é importante notar a alta resistência à geada da planta. Os arbustos não gostam de umidade excessiva e ventos fortes.