- Autores: V. S. Ilyin (Instituto de Pesquisa de Frutas e Vegetais do Sul dos Urais e Cultivo de Batata)
- Apareceu ao cruzar: Nugget x Primogênito de Minusinsk
- Ano de aprovação: 2000
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: ligeiramente espalhando, denso
- Escapes: crescendo - reto, espesso, verde, brilhante, topos - com coloração de antocianina
- Espinhos: médio
- Espinhos: um, dois e três separados, em nós de comprimento médio (7-9 cm), reto, fosco, marrom claro
- Folha: irregular (pequeno a grande), verde escuro, brilhante, enrugado
- Localização de pico: localizado ao longo de todo o comprimento, perpendicular ao caule, menos frequentemente para cima e para baixo, os nós superiores e entrenós sem espinhos
A groselha, uma planta da família da groselha, se espalhou pelo planeta a partir das regiões do Norte da África e da Europa Ocidental. Na Rússia, ela foi cultivada já no século XI. A coleção moderna foi reabastecida com muitas novas variedades com propriedades únicas. A esmeralda Ural é considerada um dos melhores resultados da criação doméstica. Seus frutos têm um propósito universal, são adequados para consumo in natura, com eles são feitos excelentes conservas, geléias, confitures e geléias.
História de criação
A autoria da esmeralda Ural groselha pertence ao criador do Instituto de Pesquisa de Horticultura e Produção de Batata dos Urais do Sul V. S. Ilyin. A cultura foi obtida a partir do cruzamento das variedades Samorodok e Pervenets Minusinsk. Aprovado para uso em 2000
Descrição da variedade
Um arbusto denso, de tamanho médio e fracamente espalhado, apresenta rebentos com espinhos medianos. Espinhos de uma, duas e três divisões estão localizados em nós de comprimento médio (7-9 cm). O crescimento do espinho é perpendicular ao portador, às vezes a direção é alterada para superior ou inferior. Os nós e entrenós superiores não possuem espinhos.
Vantagens da variedade:
maturidade precoce e autofertilidade;
altos rendimentos e falta de tendência para derramamento;
boa resistência a doenças e pragas tradicionais.
As desvantagens da esmeralda Ural são a dificuldade de colheita e cuidado da coroa devido ao grande número de espinhos.
Os rebentos que crescem em pé são pintados em tons de verde com um forte brilho, nos topos a cor assume tons de antocianina. Os ramos lignificados maduros são cobertos com uma casca cinza-acastanhada clara fosca. O arbusto é coberto por folhas de vários tamanhos com uma superfície enrugada brilhante verde escura. A groselha floresce com grandes flores únicas de cores vivas, rosa fosco.
Características de bagas
Uma baga redondo-oval unidimensional de tamanho médio, às vezes grande, pesando 3,5-7,5 gramas, pintada em tons de verde claro com veias brancas e coberta com uma pele fina.
Qualidades de sabor
Os frutos têm sabor agridoce. A polpa suculenta contém uma quantidade média de sementes, tem uma composição química equilibrada:
a quantidade de açúcares - 9,3%;
acidez titulável - 2,2%;
ácido ascórbico - 20,5 mg / 100 g.
A groselha é muito utilizada na medicina popular, inclusive na medicina tradicional, já que seus frutos não são apenas uma iguaria. Ácidos orgânicos (cítrico, málico e outros), pectinas, vitamina C, vitamina E, pró-vitamina L, caroteno, vários pigmentos, micro e macroelementos resolvem problemas como:
violações do trato gastrointestinal;
normalização da pressão, aceleração do metabolismo;
aumento da hemoglobina, tratamento da anemia, fígado;
groselha é capaz de inibir o desenvolvimento de células cancerosas;
é usado como laxante e no tratamento de problemas dermatológicos como a psoríase.
A variedade recebeu a maior nota de degustação - 5 pontos em cinco possíveis.
Amadurecimento e frutificação
A esmeralda Ural pertence à primeira categoria - a colheita é feita no início de julho, no sul um pouco mais cedo. A frutificação ocorre 3-4 anos após o plantio. O mato é capaz de frutificar ativamente até 25 anos, se você seguir as normas agrotécnicas e fizer o rejuvenescimento.
Produção
A variedade apresenta alto rendimento - até 7 toneladas por hectare nas condições das regiões Centro e Sul. Mas, mesmo nas duras regiões da Sibéria, com muito cuidado, o mato recompensará com uma colheita de dois a cinco quilos de uma bela, saudável e saborosa baga.
Regiões em crescimento
Oficialmente, as regiões de cultivo são as regiões da Sibéria Ocidental e da Sibéria Oriental, mas, na verdade, a variedade é encontrada em todas as regiões da Federação Russa.
Aterrissagem
Apesar de a variedade ser considerada autofértil (38,9%), a polinização cruzada, juntamente com a autopolinização, tem efeito benéfico nos indicadores de produtividade. Beryl, o Comandante, pode ser plantado ao lado da esmeralda Ural. O fraco espalhamento dos arbustos permite o plantio com uma distância de 1-1,5 m entre as raízes. As groselhas preferem áreas com boa iluminação, mas, ao contrário de muitas, não requerem proteção contra ventos e correntes de ar.
Quanto ao solo, aqui a variedade faz exigências mais rigorosas - mostra o melhor resultado em margas férteis soltas. O nível de umidade não deve exceder os níveis moderados, portanto, áreas úmidas de baixa altitude não são adequadas, bem como aquelas onde há uma ocorrência próxima de água subterrânea. Se não houver outro lugar, você pode organizar uma colina artificial - um canteiro de flores de 40-50 cm de altura.
As mudas são plantadas na primavera e no outono, sendo dada preferência ao outono, se as condições climáticas permitirem. As datas usuais são final de setembro e meados de outubro. Mesmo um período de calor de três semanas permitirá que as mudas criem raízes e hibernem com segurança. Na primavera, eles começarão a estação de cultivo na hora certa. O plantio na primavera leva tempo para enraizamento e adaptação.
A cova de plantio 70x70 cm, talvez um pouco maior, é preenchida em cerca de ⅓ com composto ou húmus misturado com o solo removido, são adicionados superfosfato e cinzas de madeira. No plantio, o colo da raiz é aprofundado 6-10 cm, o solo é compactado e bem regado com água morna. No dia seguinte, uma camada de cobertura morta de turfa, grama seca ou palha é solta ou derramada.
Crescendo e cuidando
Cuidados adicionais não requerem muito esforço e não diferem das medidas tradicionais. Esta é a rega oportuna, a falta de umidade afeta negativamente o desenvolvimento da planta e sua vegetação. Capinar, soltar e mulching, bem como poda e alimentação - tais medidas são obrigatórias para qualquer planta cultivada. A variedade não necessita de irrigação abundante, mas durante o período de seca a rega é feita várias vezes por estação - no início da primavera durante a floração e brotação, depois durante o enchimento dos bagos, após a colheita e no outono para ajudar o arbusto a hibernar.
A alimentação sazonal é um pouco diferente da convencional. Na primavera, durante o crescimento da massa verde, preste atenção ao tamanho da folha. Se as folhas são grandes e brilhantes, a planta não precisa de nitrogênio adicional. Um pouco mais tarde, durante a formação do ovário, os arbustos são alimentados com compostos de potássio-fósforo.
A variedade tem tendência a formar um número excessivo de rebentos. Para evitar o engrossamento e para dar acesso ao sol e ao ar dentro da copa, é realizada uma poda de forma. A poda sanitária é projetada para livrar a planta de galhos velhos, quebrados, deformados e doentes. Os procedimentos são realizados no início da primavera e no outono.
A alta resistência à geada dispensou os jardineiros da necessidade de equipar a proteção de inverno. No entanto, os arbustos jovens do primeiro ano precisam ser protegidos durante o inverno para que as plantas imaturas possam sobreviver a geadas severas. A variedade é propagada por estratificação, estacas, ramos perenes, é possível semear sementes que dêem boa germinação. Além disso, a esmeralda Ural tolera bem a divisão do mato.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é resistente a doenças como o oídio, antracnose e pragas - mariposa e mosca-serra. Normalmente, não necessita de tratamentos profiláticos.
Para que a groselheira dê uma boa colheita, é necessário dedicar tempo à prevenção de doenças.
Resistência a condições climáticas adversas
A esmeralda Ural tem alta resistência ao inverno.