- Autores: K. D. Sergeeva (Instituto Russo de Pesquisa de Horticultura em homenagem a I.V. Michurin)
- Apareceu ao cruzar: Malaquita com uma mistura de pólen de uva do norte x selecione mudas sem espinha 21-57, 12-59, 13-62 (Gr. Robusta x Data + Inglês amarelo + Garrafa verde + Indústria)
- Ano de aprovação: 1986
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: compacta, copa de média densidade, ramificação média, direção vertical dos ramos
- Escapes: crescendo - médio, quase reto, verde escuro, com a copa rosada, não pubescente; lignificado - médio, leve
- Espinhos: Forte
- Espinhos: simples, duplo e triplo, médio, grosso, reto, leve
- Folha: grande, verde escuro, fosco ou com baixo brilho, sem perturbações, dobrado, coriáceo, côncavo ou ondulado
- Localização de pico: direcionado para baixo e localizado ao longo de todo o comprimento do broto
Gooseberry Plum pertence às variedades de longa data com uma história. É transportado e armazenado de forma excelente, por isso é frequentemente cultivado em escala industrial. Os jardineiros adoravam por seu bom rendimento e manutenção mínima.
História de criação
O autor da cultura foi o criador K.D.Sergeeva, funcionário da V.I. Michurin. A nova espécie foi criada por um cruzamento complexo da variedade Malaquita e uma mistura de pólen de uvas do Norte com mudas seletivas de baixo espinho 12-59, 21-57 e 13-62, que incluíam o Gr. robusta e data com amarelo inglês, verde garrafa e indústria. Depois de concluído o trabalho, a variedade foi enviada para testes de variedades estaduais, que começaram em 1964. Muitos anos depois, em 1986, a ameixa foi finalmente incluída no Registro do Estado e aprovada para cultivo.
Descrição da variedade
O arbusto de ameixa é vigoroso, mas compacto, de densidade média. Não é caracterizado por um crescimento abundante de rebentos basais. Os ramos são ligeiramente curvados, crescendo verticalmente. São muitos os espinhos, dirigidos para o solo, todos os rebentos estão completamente cobertos com eles, os espinhos podem ser claros - simples, duplos, triplos.
A folhagem é grande, as placas foliares opacas têm 5 lóbulos, a incisão é profunda e a pubescência está ausente. A inflorescência pode ter uma ou duas flores.
Características de frutas vermelhas
As groselhas ameixas são consideradas grandes, o peso das bagas varia de 4 a 6,5 gramas. A forma é oval, às vezes oval larga. A cor é vermelho escuro, após a maturação total, a cor pode ser quase preta. Existe um revestimento de cera. A casca dos bagos é muito fina, existem poucas sementes.
Qualidades de sabor
A polpa das groselhas da ameixa é suculenta e macia. O sabor é doce e azedo, com ligeiro aroma a ameixa. Os provadores avaliaram a palatabilidade 4,2 pontos em uma escala de cinco pontos.
Além do sabor interessante, o produto possui uma valiosa composição química, devido à qual possui inúmeras propriedades cicatrizantes. As bagas contêm uma grande quantidade de vitaminas dos grupos A, B, C, muitos minerais úteis, como manganês, potássio, cobre, fósforo. Ao mesmo tempo, tem um conteúdo calórico bastante baixo - 44 kcal por 100 g, portanto, a baga pode ser consumida com qualquer dieta. Há evidências de que comer groselhas pode reduzir em 1/3 o risco de câncer de pulmão, além de prevenir doenças do sistema cardiovascular, fortalece o sistema imunológico.
A finalidade das frutas é universal - essas bagas, além de serem consumidas do mato, são processadas para fazer deliciosas geleias, conservas, compotas, geleias e assim por diante.
Amadurecimento e frutificação
A groselha da ameixa pertence à categoria de meio precoce em termos de amadurecimento.
Produção
O rendimento da colheita pode ser bastante alto, um arbusto dá 4,5 quilos de frutos. Em escala industrial, esse número é de 15,2 t / ha.
Regiões em crescimento
A variedade considerada é zoneada em várias regiões:
- TsCHO;
- Médio Volga;
- Uralsky.
E também nas regiões de Orenburg, Tambov e Udmurtia.
Aterrissagem
Ao plantar para a cultura descrita, é importante que o solo esteja suficientemente úmido, mas sem excesso de umidade. Portanto, as áreas pantanosas, assim como as águas subterrâneas elevadas, são completamente inadequadas para o cultivo de groselhas. Esses fatores costumam causar danos ao sistema radicular. Para o cultivo da ameixa, vale escolher uma área seca e controlar o nível de umidade por irrigação.
Antes de plantar uma muda, a área selecionada deve ser fertilizada. Melhor ainda, aplique o adubo de cobertura diretamente em cada cova de plantio.
Crescendo e cuidando
Para obter um alto rendimento de groselhas varietais, é importante criar condições boas e confortáveis para o arbusto.
Portanto, não se esqueça de regar regularmente, especialmente no calor. Além disso, na fase de ovário, amadurecimento das bagas, aumenta a quantidade de líquido fornecido. Afinal, se a cultura sentir falta de umidade, isso levará a uma deterioração do sabor dos bagos, até mesmo à perda de toda a safra.
Um dos componentes do cuidado da groselha da ameixa é a poda do arbusto. É necessário formar uma coroa, isso afetará o número de ovários. Os rebentos que crescem para dentro devem ser removidos, deixando 3 a 5 ramos por ano.
Galhos com mais de 10 anos, doentes, murchados, cortados com moderação até a raiz.
A safra deve ser coberta durante o inverno apenas se não houver cobertura de neve. Então, as raízes podem congelar. Primeiro, você precisa fazer a rega de carregamento de água com dois ou três baldes de líquido. No dia seguinte à rega, o solo é um pouco solto e coberto com palha. Os galhos são enrolados em barbante, inclinados no chão e fixados. Qualquer material adequado é adequado para abrigo, no topo do qual uma camada de terra de 6-8 cm é derramada.
Resistência a doenças e pragas
As groselhas da ameixa são altamente resistentes ao oídio americano.
Para que a groselheira dê uma boa colheita, é necessário dedicar tempo à prevenção de doenças.
Resistência a condições climáticas adversas
A variedade Plum é muito resistente ao inverno e tolera bem a geada e o calor.