- Autores: K. D. Sergeeva, T. S. Zvyagin (Instituto de Pesquisa de Horticultura totalmente russo em homenagem a I.V. Michurin)
- Apareceu ao cruzar: Incansável 3 x Captivator 0-271
- Sinônimos de nomes: Gulliver
- Ano de aprovação: 1994
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: ereto, copa medianamente densa, forte ramificação, direção vertical dos ramos
- Escapes: crescendo - grosso, reto ou com um topo ligeiramente curvo, verde claro, não pubescente; lignificado - espesso, leve
- Espinhos: raro, único, curto, de espessura média, com ápice curvado para baixo, escuro
- Folha: grande, verde claro, fosco, ligeiramente pubescente, enrugado, solto, convexo, três-cinco-lobos
- Localização de pico: direcionado para baixo e localizado apenas na parte inferior do broto; sem espinhos
Ao escolher um tipo de groselha para plantar, a maioria dos veranistas se envergonha da presença de espinhos pontiagudos na mata, tantos procuram escolher uma variedade sem espinhos ou com um número mínimo de espinhos. Estas são as variedades de Sirius intermediárias.
História de criação
Sirius é uma colheita de bagas com uma longa história, desenvolvida por cientistas russos do V.I. I. V. Michurin (T. S. Zvyagina e K. D. Sergeeva) em 1986. A groselha ingressou no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa em 1994. A baga foi obtida pelo cruzamento das seguintes espécies - Besshipny 3 e Captivator 0-271. Recomendado para o cultivo de Sirius na região central da Terra Negra. A groselha tem outro nome - Gulliver.
Descrição da variedade
A Groselha Sirius é um arbusto vigoroso que pode atingir 1 metro de altura. O arbusto é compacto, com rebentos verticais e espessamento médio de folhas verdes claras com superfície mate. Apenas a parte inferior do rebento raramente é coberta por espinhos. Durante o período de floração, flores de tamanho médio e de cor clara aparecem no arbusto. Os pincéis para flores são compostos por várias flores. A fase de floração cai na 3ª década de maio.
A cultura pertence a espécies autoférteis, mas com a polinização cruzada, o rendimento aumenta em 20-25%, portanto, o plantio de diversas variedades de groselhas que florescem simultaneamente com Sirius não será supérfluo. Além disso, as abelhas polinizam groselhas.
Características de frutas vermelhas
Sirius representa uma classe de variedades de frutas médias. Em média, o peso da baga é de 3,5-4 g. O formato da groselha está correto - redondo. Os frutos maduros são uniformemente recobertos de uma cor vermelho-escura com uma superfície lisa, dotada de uma flor cerosa. A casca do fruto é densa com listras claras. As bagas têm um propósito universal - comer frescas, processar em compotas e conservas, congelar e usar na cozinha.
Uma característica da variedade é a excelente transportabilidade e longa vida útil. Em um local fresco, as bagas podem ser armazenadas por 18-26 dias.
Qualidades de sabor
O sabor e a comercialização dos frutos silvestres são excelentes. A polpa rosa pálido é caracterizada por uma textura delicada, carnuda e moderadamente densa com alta suculência. O sabor a frutos silvestres é equilibrado, doce e azedo, complementado por um agradável aroma a sobremesa. A polpa de groselha contém cerca de 12% de açúcares e 2,3% de ácidos. O teor de sementes na polpa é indicado como uma média.
Amadurecimento e frutificação
Sirius é uma espécie de groselha.A cultura começa a frutificar no 3-4 ano após o plantio. Pode-se degustar os primeiros frutos silvestres no final de julho, e o pico de frutificação ocorre no início de agosto. As bagas são temperadas juntas.
Produção
Os indicadores de rendimento são bons, o principal é seguir todas as normas agrotécnicas. Em condições favoráveis, 2,5-3,6 kg de groselhas podem ser removidos de 1 arbusto por temporada. Cultivando para fins comerciais, você pode contar com 90-150 centners por hectare.
Aterrissagem
Você pode plantar mudas na primavera e no outono. Se você planta na primavera, então até que os botões se abram. O pouso é realizado em um dia nublado. Se plantado no outono, então 1,5-2 meses antes da geada, para que o sistema radicular tenha tempo para se adaptar. Além do tempo escolhido corretamente, deve-se lembrar de manter uma distância entre os arbustos de 1,5-2 metros. O melhor material de plantio é uma muda de 2 anos.
Crescendo e cuidando
O arbusto de groselha Sirius é fácil de cuidar, mas para uma boa produção, você precisa escolher o local certo e o solo adequado. O local deve ser escolhido ensolarado, protegido de correntes de ar e rajadas de vento. O solo no local deve ser fértil, permeável ao ar e à umidade com águas subterrâneas profundas, uma vez que o sistema radicular da planta não tolera a umidade estagnada. O local ideal seria uma encosta com margas fertilizadas.
O cuidado integral com as plantas consiste em uma cadeia de eventos - rega moderada (você precisa regar após a floração), a introdução de fertilizantes orgânicos e minerais (3 vezes por temporada - no início da primavera, após a floração e no final da frutificação), poda sanitária de galhos e desbastes, ligas em treliças, que vão aumentar o rendimento, além de proteger contra pragas e doenças. Para o inverno, o arbusto deve ser preparado. Para isso, é realizada a cobertura morta da zona próxima à raiz do arbusto, bem como o seu aquecimento com ramos ou agrofibras. As armadilhas pré-instaladas no local podem proteger contra roedores.
A reprodução da cultura pode ser feita de diferentes maneiras - por estratificação, estacas verdes ou dividindo o arbusto (o arbusto deve ter mais de 5 anos).
Resistência a doenças e pragas
A planta tem boa imunidade, então a groselha tolera firmemente muitas doenças e invasões de pragas de insetos. Resistência média da cultura ao oídio americano. Às vezes, a planta é suscetível a doenças como antracnose, mancha branca e ferrugem. Quanto às pragas, as mais perigosas para as groselhas são: pulgões, moscas-serra, mariposas e mariposas. O tratamento com uma solução de sulfato de cobre ajudará a prevenir a invasão de insetos.
Para que a groselheira dê uma boa colheita, é necessário dedicar tempo à prevenção de doenças.
Resistência a condições climáticas adversas
A alta resistência ao estresse é uma das vantagens da variedade. As groselhas são resistentes à geada (tolera quedas de temperatura de -28 ... 32 graus) e também tolera facilmente secas prolongadas. O sol escaldante, do qual as bagas são cozidas, pode afetar negativamente a planta.