- Autores: V.V.Spirina (região de Vologda, Nikolsk)
- Ano de aprovação: 1959
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: extenso, poderoso, denso, ereto
- Escapes: fino, obliquamente para cima, com topos pendentes
- Espinhos: fraco
- Espinhos: espessura média
- Folha: pequeno a médio, verde, glabro, meio brilhante, não coriáceo, ligeiramente enrugado, folha de base quase toda reta
- Localização de pico: localizado na parte inferior da foto
- Flores: pequena
No verão, frutas e bagas estão ganhando popularidade. As mesas estão repletas de uma variedade de escolhas: morangos, morangos silvestres, groselhas. Doce baga groselha muda Lefora.
História de criação
No final do século 19 - início do século 20, groselhas são conhecidas na Rússia, mas com o advento do oídio americano, a área de distribuição diminuiu significativamente. Um grande número de variedades europeias arruinou a doença, havia uma dúvida sobre novas amostras resistentes. Como resultado de um trabalho árduo e complexo em 1959, o cientista Spirin na região de Vologda, com base na seleção de sementes por E. Lefort, criou o Seedling Lefort.
Descrição da variedade
A groselha cresce nos territórios do nosso país: as zonas superiores e inferiores. A altura chega a 1 metro, densamente salpicada de folhagem verde e brilhante. Uma característica desse arbusto é que ele é um polinizador ideal para outras variedades de agresta. Despretensioso com o meio ambiente, com os devidos cuidados e rega, dá uma quantidade suficiente de frutos silvestres.
Arbustos positivos:
resistência ao frio do inverno;
resistência ao oídio;
fertilidade;
ligeiro espinhoso dos ramos;
suportar altas temperaturas;
a praga de fogo não é danificada pela praga.
Desvantagens:
desenvolvimento significativo de arbustos;
fruto pequeno, até 5 g;
sem resistência à doença septória.
Características de frutas vermelhas
Os frutos são pintados na cor original - rosa púrpura. O início do crescimento dos bagos está longe da base, ao longo do comprimento do ramo. De forma redonda ou oval, casca fina.
Qualidades de sabor
O sabor é a sobremesa adocicado, com um aroma fraco.
Amadurecimento e frutificação
O arbusto dá frutos duas vezes no verão. A primeira coleção cai em junho, a segunda vez - em agosto. Se você não colheu na hora certa, não se aborreça, pois o sabor do produto ficará bem melhor.
Produção
O número de bagas colhidas atinge de 2 a 5 quilos.
Aterrissagem
Ao escolher um local de pouso, vale a pena considerar algumas características.
A baga adora o sol, por isso vale a pena escolher um local onde os raios solares estejam presentes durante pelo menos meio dia.
Para produtividade, não se esqueça de regar.
O solo é adequado para terra preta, mas cresce em argila.
Plante mudas jovens no início da primavera, a época certa é setembro
É preferível plantar um arbusto ligeiramente inclinado, deixar 2 botões no solo, 4-5 no topo, cortar o restante com uma tesoura de poda. Água em abundância, a planta não tolera cloro, por isso a água deve estar livre de impurezas.
Crescendo e cuidando
Para aumentar a safra e diminuir a incidência de doenças, a fertilização é feita em três etapas.
Curativo de cobertura com nitrato para evitar deficiência de nitrogênio. Para um arbusto de 40-60 gramas de substância.
Na primavera, em maio, vale alimentar com uma solução de água e excrementos, a proporção é de 1: 4.
No verão, alimente com água, esterco e cinzas. Para uma planta de 8 litros, tal cobertura proporcionará o crescimento da raiz e o enchimento dos frutos.
Para formar um arbusto, vale a pena considerar a regra.
No primeiro ano, remova os galhos que crescem para baixo e corte os brotos em um terço.
Depois de um ano, saia formada a partir dos velhos, corte os novos em um terço.
Repita o procedimento anualmente.
Antes da hibernação, a planta deve ser preparada.
Remova as folhas, galhos na base. Pragas, doenças e insetos sobreviverão ao frio e atacarão o arbusto na primavera; húmus ou turfa ajudarão como um aquecedor.
Cobertura do terreno, onde não há nitrogênio e há fósforo e potássio. Isso ajudará a hibernar e, na primavera, não permitirá que a planta se esgote. Água com água suficiente, o solo úmido se manterá aquecido melhor do que o solo seco. O principal é não exagerar na quantidade de água, isso vai levar ao apodrecimento e morte da planta.
Resistência a doenças e pragas
A planta da groselha é atacada por pragas e doenças. Algumas das observadas: ferrugem, mosaico, antracnose, septoria. Tratamento com uma mistura de sulfato de cobre, líquido bordalês 1%. Pragas: lagarta, pulgão, vidro. Uma solução de sabão em pó ou água aquecida a 80 graus ajudará a lidar com eles.
Com o tempo, o mato atinge uma altura em que o sol não ilumina os galhos, os frutos ficam menores e aparecem pragas. A poda vai ajudar a preservar a qualidade da colheita, no outono, depois da hibernação, o mato vai ganhar vida, vão surgindo novas folhas e botões.
Para que a groselheira dê uma boa colheita, é necessário dedicar tempo à prevenção de doenças.