- Autores: Instituto de Pesquisa de Horticultura totalmente russo com o nome de I.V. Michurin
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: espalhando ligeiramente
- Escapes: poderoso, curvo, verde claro
- Espinhos: médio
- Espinhos: solteiro
- Flores: pálido
- Tamanho da baga: médio e grande
- Peso da baga, g: 3,0-6,0
- Forma de baga: oval ou elíptico
Ao escolher groselhas para plantar no país, muitos jardineiros preferem variedades comprovadas há décadas. Isso inclui o tinto russo de tipo intermediário, que oferece rendimentos estáveis e bons.
História de criação
A groselha vermelha russa é uma variedade com uma longa história, criada pelo criador KD Sergeeva da V.I. I.V. Michurin em 1949. Para criar a variedade, foram usados Kareles e (Oregon x Houghton x Curry). Após 10 anos, a cultura russa de frutas vermelhas foi incluída no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa e também permitida para uso. A variedade foi zoneada para todas as regiões do país, exceto para os Urais.
Descrição da variedade
O vermelho russo é uma planta vigorosa, atingindo 150-180 cm de altura, os arbustos apresentam um espessamento moderado da copa com folhas verdes brilhantes, ramificação fraca, rebentos fortes e curvos e cravejado médio com espinhos isolados. Em tenra idade, o arbusto é bastante extenso e, em seguida, torna-se compacto. Pequenos botões alongados crescem, desviando-se do broto. O cacho de flores do arbusto consiste em várias flores de cor pálida.
A variedade é altamente fértil, podendo ser cultivada em plantios isolados.
Características de frutas vermelhas
A groselha vermelha russa representa uma classe de bagas de frutos médios, embora em algumas fontes seja considerada uma espécie de frutos grandes. O peso médio da baga é de 3-6 gramas. A groselha é caracterizada por uma forma oval ou elíptica com uma superfície lisa sem bordas, mas com um florescimento ceroso perceptível. A cor dos frutos é linda - vermelho escuro com veios claros na casca. A casca da groselha é densa com veias pronunciadas.
A transportabilidade dos bagos é boa e a qualidade de conservação não é má. Os frutos maduros podem ser armazenados na geladeira por até 4 dias, e colhidos na fase de maturação técnica - até 10 dias. A finalidade da variedade é universal, portanto, os frutos podem ser consumidos frescos, congelados, processados em compotas, conservas e marmeladas.
Qualidades de sabor
Os frutos silvestres têm um sabor equilibrado. A polpa rosa claro contém carnosidade, maciez e alta suculência. O sabor é dominado por uma acidez brilhante, complementada por uma leve doçura e um rico aroma de sobremesa. Existe uma pequena quantidade de sementes na polpa.
Amadurecimento e frutificação
Levando em consideração o momento do amadurecimento, a groselha pertence ao meio da temporada. A cultura começa a frutificar entre 2 e 3 anos após o plantio. Em regiões de clima temperado, você pode saborear os primeiros frutos a partir de 25 de julho, porém, na faixa sul, as groselhas amadurecem uma semana antes. A fase de frutificação ativa do arbusto ocorre no final de julho e início de agosto. As bagas amadurecem lentamente, mas de forma amigável. A frutificação regular no mato foi observada por 13-15 anos.
Produção
O arbusto tem um bom rendimento. Com os devidos cuidados e condições climáticas favoráveis, cada arbusto dará de 2 a 5 kg de frutos maduros.
Aterrissagem
Você pode plantar arbustos no outono e na primavera. No outono, você precisa plantar 30-45 dias antes da geada e na primavera - até que os botões inchem. Recomenda-se o plantio de mudas de dois anos. Ao plantar, não se esqueça de observar a distância entre as plantas, que é de 1,5 metros entre arbustos, 3-4 m das árvores e 1 m das cercas.
Crescendo e cuidando
Com o cuidado padrão, as groselhas têm alguns requisitos para o local e o solo. Recomenda-se escolher o local ensolarado (sombra parcial é permitida) com lençóis freáticos profundos. Os melhores precursores da groselha são a beterraba e os legumes. O solo deve ser fértil, respirável, enriquecido e moderadamente úmido. O solo ideal é argiloso com um nível de acidez neutro.
No cultivo de um arbusto, é necessário regá-lo (gotejamento ou subsuperfície) e cobertura (2 vezes por safra com matéria orgânica e fertilizantes minerais), sendo necessário também capinar, afrouxar e cobrir o solo com cobertura morta, sanitárias poda e desbaste, formação de arbustos e, claro, proteção contra insetos e vírus. Para o inverno, é feita a cobertura morta do solo e, se necessário, os arbustos são cobertos com agrofibras.
Resistência a doenças e pragas
A imunidade das plantas é alta o suficiente. As groselhas não sofrem de oídio e são resistentes à esferoteca. Entre as pragas, as mais incômodas são: pulgões, mariposas e moscas-serras, que ajudam na proteção contra o tratamento com preparações especiais.
Para que a groselheira dê uma boa colheita, é necessário dedicar tempo à prevenção de doenças.
Resistência a condições climáticas adversas
Devido à sua excelente resistência ao estresse, a planta é capaz de suportar geadas severas, períodos de seca e verões quentes. A única coisa indesejável no cultivo de groselha vermelha russa são correntes de ar e umidade excessiva.