- Autores: M. N. Simonova, I. V. Popova (Estação Experimental de Frutas e Bagas de Moscou (VSTISP))
- Apareceu ao cruzar: Data x Mudinha Lefora
- Sinônimos de nomes: Ribes uva-crispa Rosovy-2
- Ano de aprovação: 1971
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: denso, semi-espalhando
- Escapes: não lignificado - verde, reto, espessura média, não pubescente; lignificado - espesso, de cor cinza claro com traços característicos ao longo de todo o comprimento do broto
- Espinhos: fraco
- Espinhos: brilho baixo, cor escura, simples, longo, fino ou médio
- Folha: grande, verde, ligeiramente brilhante, ligeiramente enrugada, a lâmina está localizada obliquamente em relação ao caule, trilobada
Nos jardins russos, groselhas são consideradas antigas. Até as groselhas apareceram mais tarde. Com o tempo, entre os jardineiros estragados pela civilização e uma variedade cada vez maior de safras de frutas e bagas, o amor pelas groselhas foi diminuindo suavemente ao mínimo. Isso vem do sabor, que nem todos gostam, ramos inteiramente cobertos de espinhos pontiagudos, um problema de colheita. No entanto, a ciência não pára e os criadores estão constantemente desenvolvendo novas variedades e híbridos melhorados, revivendo a antiga popularidade da espécie. A variedade universal Pink 2 (sinônimo do nome - Ribes uva-crispa Rosovy-2) é destinada ao consumo in natura, conservação e ultracongelamento.
História de criação
A variedade surgiu graças aos esforços dos criadores da Estação Experimental de Frutas e Bagas de Moscou VSTISP - MN Simonova, IV Popova. Duas variedades participaram do trabalho - Tâmara e Mudas de Lefora. A variedade foi aprovada para uso em 1971.
Descrição da variedade
Um arbusto de tamanho médio com um hábito semi-selvagem apresenta rebentos retos, de espessura média e espinhosa de cor verde durante o crescimento, espessos e cinza claro após a lignificação. Os rebentos são desprovidos de pubescência e, na forma adulta, são recobertos por pinceladas características ao longo de todo o comprimento. Uma grande placa de folha verde trilobada tem um arranjo oblíquo em relação ao eixo dos ramos, com uma superfície ligeiramente brilhante e ligeiramente enrugada. Os espinhos finos simples, por vezes de espessura média, são pintados em tons escuros, perpendiculares aos rebentos ou orientados para baixo, localizados ao longo de todo o comprimento.
Prós da groselha:
- Sabor fantástico;
- imunidade forte;
- alta produtividade;
- boa resistência de inverno, fertilidade própria, transportabilidade.
Das deficiências, apenas o aumento da exatidão para os locais de desembarque e a presença de espinhos podem ser notados. Flores rosa com 2 flores grandes com sépalas verdes claras não fechadas, ligeiramente curvadas, cujas bordas são pintadas em tons de rosa pálido. As flores são coletadas em inflorescências de uma flor, raramente de duas flores.
Características de frutas vermelhas
Bagas grandes, arredondadas e ovais (5-6 g), de cor vermelha clara na maturação técnica, mudam de cor para vermelho escuro na fase de maturação fisiológica. A pele densa e não pubescente é coberta por uma leve flor de ameixa.
Qualidades de sabor
A polpa agridoce suculenta tem um sabor picante de sobremesa. Contém 13,4% de sólidos, 9,4% de açúcares, 1,7% de ácidos tituláveis, 16,0% de ácido ascórbico e 20 mg / 100 g de substâncias P-ativas. A baga tem a pontuação mais alta na escala de degustação - 5 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence à categoria mid-early - a safra é colhida no final de junho - início de julho.
Produção
O Pink 2 tem um bom rendimento - em média, até 5 kg são colhidos de um arbusto e 100-120 centners por hectare.
Regiões em crescimento
A groselha é adaptada para as regiões centrais e as regiões da Sibéria Oriental.
Aterrissagem
A variedade é muito exigente quanto às condições de cultivo e localização, portanto, áreas bem iluminadas com proteção confiável contra ventos e correntes de ar são escolhidas para o plantio. Solo franco-argiloso fértil ou arenoso deve ter um nível neutro de equilíbrio ácido-base. Não é permitido pousar em áreas úmidas ou com ocorrência próxima de água subterrânea. Ao cavar, eles devem se livrar das ervas daninhas, a terra ácida é desoxidada com cal ou farinha de dolomita.
Um poço de pouso com dimensões de 50x60x50 cm é preparado com antecedência. Para plantar na primavera no outono, para plantar no outono na primavera. A distância entre os arbustos é de 1–1,5 m, em espaçamentos entre linhas de 2–2,5 metros. O solo escavado é enriquecido com matéria orgânica (húmus, composto, estrume), superfosfato, calcário moído, turfa, cinza de madeira ou sal de potássio. Na hora do plantio, o solo fica compactado e bem regado, a muda é encurtada, deixando 3-5 gemas.
Crescendo e cuidando
A groselha desta variedade apresenta elevada autofertilidade, produz excelentes frutos mesmo sem ser adjacente a variedades polinizadoras. Todos os cuidados com as plantas consistem em regar, arrancar ervas daninhas, fazer cobertura morta. A poda higiênica remove brotos velhos e galhos danificados, secos ou doentes dos arbustos. Como a groselha frutifica em brotos de 2-3 anos, os ramos com mais de quatro anos são removidos.
A cobertura começa a ser aplicada no terceiro ano após o plantio. Durante a floração, a groselha precisa de fertilizantes com potássio e fósforo; no outono, 2-3 baldes de húmus são despejados sob o arbusto.
Resistência a doenças e pragas
Pink 2 distingue-se pela forte imunidade, resiste perfeitamente ao oídio, antracnose e septoria, os principais inimigos das groselhas. No entanto, é desejável realizar tratamentos preventivos com inseticidas contra traça, mosca-serra e pulgões, bem como fungicidas contra outras doenças possíveis.
Para que a groselheira dê uma boa colheita, é necessário dedicar tempo à prevenção de doenças.
Resistência a condições climáticas adversas
A variedade tem alta robustez no inverno, o que permite que seja cultivada nas duras condições da Sibéria.