- Autores: Canadá
- Descrição do arbusto: vertical, não se espalhando
- Espinhos: começam a desaparecer a partir do segundo ano de vida do arbusto
- Folha: grande, verde escuro
- Tamanho da baga: ampla
- Peso da baga, g: até 14
- Cor de baga: rosa claro, conforme amadurece - vermelho, vermelho profundo
- Pele : denso, fino, ligeiramente afiado
- Gosto: doce
- Resistência de inverno: alto (até -35 С)
A coleta de bagas de groselha costuma ser complicada pelo grande número de espinhos nos galhos do arbusto. O surgimento de variedades desprovidas de espinhos foi saudado por jardineiros amadores, assim como por pessoas envolvidas no cultivo de safras em escala industrial. Uma das variedades mais confortáveis para a colheita é a groselha Pax.
História de criação
Pax é um híbrido da famosa groselha britânica com grandes frutas vermelhas da Whinham's Industry e uma variedade sem espinhos do Canadá (derivada de um cruzamento entre Captivator e Lancashire Lad). Criado por um funcionário da estação de pesquisa East Malling em Kent - Elizabeth Keep, doutora em botânica, registrada em 1989.
A variedade Pax é amplamente distribuída na América do Norte, Canadá e Europa, especialmente no Reino Unido. Na Rússia, Bielo-Rússia e Ucrânia, está ganhando popularidade. O material de plantação é trazido de viveiros na Polônia: este país é um dos líderes no cultivo de groselha.
Descrição da variedade
Pax é uma variedade precoce de alta produção, frutada grande, despretensiosa e resistente ao inverno, com imunidade a várias doenças. Tem uma característica interessante: espinhos raros e moles estão presentes nos rebentos apenas no primeiro ano de vida da planta e depois desaparecem. Os frutos maduros têm sabor adocicado, cor rosa avermelhada e um pouco de pilosidade.
Os arbustos são eretos, com ramos esqueléticos e abundantes rebentos de raízes, a altura chega a 120 cm e as flores são autopolinizadas.
Características de bagas
Os bagos com a forma oval correta são impressionantes em tamanho: até 3,5 cm de comprimento. O peso médio dos frutos é de 7 a 10 g, mas pode chegar a 12 a 14 g. À medida que amadurecem, mudam de cor de verde claro para rosa, passando a ruborizar. No estágio de plena maturação, os frutos apresentam uma rica cor bordô.
A pele é fina, densa, não fissura, com estrias e ligeira pubescência. A polpa é carnuda, com pequenos ossos. A variedade é excelente transportada, sem deterioração e vazamentos, principalmente se colhida na fase de maturação técnica.
Qualidades de sabor
As vilosidades na superfície das bagas não são sentidas durante a degustação. A casca é ligeiramente crocante, a polpa é suculenta e aromática. Os frutos maduros de Pax têm um sabor doce e açucarado, praticamente sem acidez. O equilíbrio entre doçura e acidez é muito influenciado pela quantidade de sol.
O propósito é universal: as frutas vermelhas são consumidas frescas, usadas para sobremesas e assados, ou para fazer geleia, compota, compota. O congelamento ajudará a conservar as vitaminas tanto quanto possível: os frutos selecionados devem ser lavados, secos e colocados em sacos ou recipientes fechados.
Amadurecimento e frutificação
Nas regiões centrais e centro da Rússia, o período de maturação removível da variedade começa em 20 de junho e vai até julho. Nas regiões do sul, a colheita dos frutos pode ser realizada já no início do primeiro mês de verão. Mudas muito jovens de 2 anos começam a dar frutos, e em abundância. Em um lugar, o arbusto pode crescer sem problemas e trazer uma colheita estável de até 12-15 anos.
Produção
Pax é uma variedade de alto rendimento: um arbusto adulto e saudável rende em média cerca de 15 kg de bagas, mas também pode dar rendimentos recorde de 25-30 kg por temporada.O arbusto Pax tem tendência a engrossar, mas mesmo na ausência de podas rejuvenescedoras dá frutos em abundância.
Os frutos aderem bem aos ramos, não caem, secam ao serem separados. A apresentação é preservada por muito tempo.
Aterrissagem
As groselhas são plantadas no outono, antes da geada. Apesar da despretensão da Pax para o solo, a melhor opção seria um solo com nível de pH neutro, franco-argiloso bem drenado ou franco-arenoso.
Pax é ideal para um local ensolarado e sem correntes de ar na parte sul ou sudoeste do jardim. As zonas húmidas devem ser evitadas devido ao risco de podridão das raízes. O solo é preparado e desenterrado com antecedência. Cave um buraco com antecedência (70x80cm), preencha com uma mistura de cinzas, húmus e aditivos minerais. Uma distância de 70 cm a 1,5 m é mantida entre os furos.
Uma muda saudável com botões verdes e um sistema radicular desenvolvido pode ser mantida em um estimulador de enraizamento. Alguns jardineiros mergulham a parte inferior da planta antes de plantar em uma pasta de argila. A muda é colocada em um buraco, coberta com terra preparada, regada em abundância e coberta com cobertura morta.
Crescendo e cuidando
Ao cultivar Pax, as seguintes ações são realizadas:
- espessamento do arbusto, o crescimento da raiz é regulado por poda;
- eles colocam suportes sob os galhos pesados de bagas;
- reduzir a frequência de rega durante o período de amadurecimento das bagas;
- no outono, é realizada a irrigação com carregamento de água (20 litros por mata).
Na maioria das vezes, Pax é formado em um tronco ou cultivado em uma treliça.
Resistência a doenças e pragas
Pax é imune à spheroteca (oídio americano) e à ferrugem das folhas.
Os métodos tradicionais e a bioquímica ajudam a combater as pragas (ácaros, moscas-serras, mariposas, pulgões, besouros). Os arbustos borrifam ou aplicam inseticidas no solo.
Para que a groselheira dê uma boa colheita, é necessário dedicar tempo à prevenção de doenças.