- Autores: E. Yu. Koveshnikova, K. D. Sergeeva (Michurin VNIIS)
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: espalhamento médio
- Escapes: crescendo - espessura média, reta, verde claro; lignificado - espessura média, leve
- Espinhos: abaixo da média
- Espinhos: simples, curto e médio, médio, reto, de cor clara
- Folha: quíntuplo, pequeno, verde, ligeiramente brilhante, enrugado, solto, côncavo
- Localização de pico: localizado perpendicular ao caule e apenas em sua parte inferior
- Flores: brilhante
- Tamanho da baga: ampla
A groselha Orpheus é muito apreciada pelos jardineiros. Eles costumam mencionar essa variedade resistente ao inverno em resenhas. Além da robustez invernal, a planta também é famosa por sua grande frutificação e alto rendimento. E pode ser cultivado mesmo em regiões frias.
Descrição da variedade
Orpheus foi criado com base na empresa VNIIS em homenagem a V.I. Michurin pelos criadores Koveshnikova e Sergeeva. Os arbustos de groselha de espalhamento médio têm um tipo de crescimento médio e sua altura padrão é de 0,7-0,8 m. Os brotos jovens são retos, têm uma cor verde clara, enquanto os espécimes mais velhos também são claros, sua espessura é média.
Os rebentos são cobertos por folhas com 5 lóbulos, de tamanho pequeno. As folhas brilham fracamente, são enrugadas e de estrutura solta. A tonalidade é normal, verde. Espinhos também são notados nos brotos. Os espinhos são retos pelo tipo de crescimento, podendo ser curtos ou médios. Pintado em um tom claro. Eles crescem exclusivamente na parte inferior dos brotos.
Orfeu tem uma inflorescência com duas flores. As flores são bastante brilhantes e atraentes.
Características de bagas
A groselha descrita rende uma colheita na forma de frutos grandes. Pesam de 4,8 a 7,1 g Os frutos são em forma de pêra, mas às vezes são redondo-ovais. As bagas de groselha verde-amarela são cobertas por uma casca sem pubescência ou por uma leve penugem de tipo glandular. Existem sementes suficientes dentro das bagas.
Qualidades de sabor
As bagas de Orpheus receberam uma avaliação bastante elevada de especialistas - 4,8 pontos. O sabor é agridoce, simples, mas muito agradável. As bagas contêm um pouco de açúcar, pelo que são adequadas para refeições dietéticas. Mas há ácido ascórbico mais do que suficiente neles. Orpheus pode ser usado para todos os tipos de criações culinárias.
Amadurecimento e frutificação
O período de amadurecimento de Orpheus é médio. A cultura pertence às variedades de crescimento precoce.
Produção
A participação média da safra por arbusto é 3,6-4,2 kg. Se estamos falando de hectares, então de um desses lotes eles coletam de 12 a 14 toneladas.
Aterrissagem
Você pode plantar a variedade Orpheus ao sol ou na sombra parcial leve. A cultura não gosta de áreas fortemente sombreadas. O solo deve ser selecionado para jardim, leve e solto, o excesso de umidade é inaceitável. As plantas são plantadas na primavera e no outono. O plantio de outono é mais recomendado, cerca de um mês e meio antes da geada.
As raízes secas das mudas são cortadas antes do plantio, as pontas também devem ser encurtadas. Será útil embeber a semente em uma solução de humato de sódio por 24 horas. O arbusto é colocado em um buraco cavado em um ângulo pequeno, a terra precisará ser cuidadosamente socada. A distância entre arbustos individuais deve ser de aproximadamente 1,5 metros.
Crescendo e cuidando
Orfeu adora oxigênio em abundância, por isso ele precisa ser freqüentemente liberado. Para isso, utiliza-se um pequeno forcado de jardim, que penetra no solo em no máximo 7 cm. Durante o afrouxamento também é realizada a capina, retirando o solo das ervas daninhas.
A groselha Orpheus é muito fértil, por isso retira rapidamente os nutrientes do solo. Para evitar a falta deles, os arbustos devem ser alimentados. Então, no início da primavera, os seguintes fertilizantes são dados:
composto - meio balde;
superfosfato - 50 gramas;
sulfato de amônio - 25 gramas;
sulfato de potássio - 25 gramas.
A cobertura é misturada com o solo no círculo próximo ao tronco e, em seguida, o solo é solto.
Após a floração, os arbustos precisarão de um verbasco. Deve ser diluído com água na proporção de 1 para 5. Cada arbusto deve receber no mínimo 5 litros do produto. Após 21 dias, a alimentação é realizada novamente.
Orfeu é muito importante para cortar corretamente. Durante os primeiros anos, realizam podas de modelagem. Durante ela, os ramos esqueléticos são encurtados e crescimentos desnecessários são removidos, que a groselha dá abundantemente. Aos 4 anos, começam a ser cortados ramos doentes e fracos, bem como aqueles com ângulo de crescimento errado. Rebentos velhos com mais de 6 anos também podem ser removidos, pois não darão mais frutos.
Orfeu prefere regas moderadas, mas elas devem ser feitas na hora certa. Jardineiros experientes recomendam a irrigação por gotejamento como a mais eficaz. Durante a temporada, é necessário realizar pelo menos 5 regas, mas sob a condição de um verão seco, o número aumenta. O método de aspersão é inaceitável no caso de Orfeu.
Resistência a doenças e pragas
Orpheus é excelente contra o oídio americano, doenças fúngicas e manchas. No entanto, os tratamentos preventivos não devem ser ignorados, assim como as etapas da atenção básica.
As pragas podem infectar groselhas, geralmente uma mariposa, um pulgão. Uma boa medida preventiva é derramar água quente no mato no início da primavera. Outra opção que os moradores do verão aconselham é cobrir o solo sob os arbustos com material de cobertura. É necessário remover esse revestimento quando as plantas já tiverem desbotado.
Para que a groselheira dê uma boa colheita, é necessário dedicar tempo à prevenção de doenças.
Resistência a condições climáticas adversas
Orfeu resiste ao frio e à seca com dignidade. Ele não tem medo do calor e do sol escaldante. Mas essa variedade não tolera o excesso de umidade. Verões muito chuvosos e úmidos podem levar ao apodrecimento das raízes.