- Autores: A. G. Voluznev (Instituto de Fruticultura da Academia Nacional de Ciências da Bielo-Rússia)
- Apareceu ao cruzar: Configuração de Houghton x
- Sinônimos de nomes: Ribes uva-crispa Masheka
- Ano de aprovação: 2007
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: extenso, denso
- Escapes: espesso, reto, verde claro, com leve coloração antocianina na parte superior do caule, não pubescente
- Espinhos: médio
- Espinhos: longo, marrom-amarelado, de espessura média, reto, único, raramente espaçado 2-3, direcionado perpendicular ao caule ou ligeiramente para baixo
- Folha: tamanho médio, verde escuro, com baixo brilho, sem pubescência, coriáceo, enrugado, lâmina plana
A variedade de groselha bielorrussa Mashenka, ou Masheka, é proprietária de bagas de coral únicas. A variedade é caprichosa, exigirá do jardineiro alguma habilidade para cuidar deste arbusto, mas compensa com excelentes colheitas e belos frutos. Incluído no Registro de Variedades Aprovadas em 2007.
Descrição da variedade
O arbusto é muito alto, até 150 cm de altura, espalhado, denso, com rebentos grossos e ligeiramente curvos. Os rebentos são lisos, sem penugem, de cor castanha clara ou escura, consoante a idade. As folhas são de tamanho médio, de cor verde escura, enrugadas. As flores são típicas de groselhas, esverdeadas claras. Os espinhos são finos, longos, solitários, localizados ao longo de todo o comprimento dos brotos. O número de espinhos é médio.
Características de bagas
Os bagos são de tamanho médio, de 2,8 a 4 g, ligeiramente alongados, com formato entre redondo e oval. A cor é brilhante, bonita, especialmente na luz - vermelho-tijolo, na fase de maturação incompleta - vermelho-alaranjado. Tem muitas sementes, a polpa é suculenta. A pele é média, lisa, sem pubescência, as veias são mais claras, perceptíveis, bem ramificadas e densas. As bagas toleram muito bem o transporte.
Qualidades de sabor
O sabor é muito agradável, doce e azedo, delicado e delicado. A doçura é bem expressa. Pontuação da nota de degustação - 4,0 pontos. A nomeação é universal. Os frutos são consumidos frescos, as compotas são feitas, os sortidos de frutos silvestres, as compotas e as conservas cruas são preparadas. A variedade é brilhante, pode ser adequada para fazer vinho caseiro.
Amadurecimento e frutificação
Uma variedade de maturação média. Colheita - a partir do final de junho nas regiões quentes, a partir do início de julho - nas regiões mais frias.
Produção
Produtividade até 90,1 kg / ha, segundo outras fontes - 9-14 t / ha. Até 6 kg de bagas podem ser colhidas de um arbusto.
Regiões em crescimento
A variedade faz parte do Cadastro Estadual da Região Centro. Pode ser cultivado na região de Volga-Vyatka. Em áreas mais frias, a Federação Russa precisará de abrigo cuidadoso durante o inverno.
Aterrissagem
Para as groselhas de Mashenka, como para todas as groselhas, eles escolhem as groselhas brilhantes, protegidas dos ventos. Se houver previsão de invernos frios, é melhor planejar o local imediatamente para que você possa facilmente cobrir completamente os arbustos com neve.
As groselhas não gostam de locais baixos com água estagnada, locais junto a caminhos ou perto da fundação de casas. A distância dos edifícios deve ser de pelo menos 1 metro e, de preferência, mais, a groselha tem um sistema radicular de crescimento muito ativo em largura. O solo deve ser leve, respirável, flexível para se soltar. Os melhores tipos de solo são franco-arenosos e franco-argilosos. Solos ácidos são desoxidados com giz, farinha de dolomita ou cal apagada (de 200 a 500 gramas por 1 m², dependendo do grau de acidificação dos locais).
Os poços de plantio são preparados rasos, você pode plantar arbustos em trincheiras. A distância entre os arbustos é de 1-1,5 metros. A profundidade da cova é de 35-45 cm, o diâmetro é de 60 cm. Uma mistura de nutrientes é despejada no fundo da cova, consistindo em 1 balde de húmus, 1 copo de bétula peneirada ou cinza de pinheiro e 1 colher de sopa. eu. superfosfato. As groselhas são plantadas obliquamente, aprofundando-se em 5 cm.O solo ao redor é bem compactado, bem regado, coberto com uma camada de matéria orgânica (serragem, palha, húmus) de pelo menos 10 cm se as plantas forem plantadas no outono. As plantas plantadas na primavera precisarão de regas frequentes. Após o plantio, os ramos da muda são cortados em 2/3 do comprimento.
Crescendo e cuidando
A variedade é higrófila. Água durante o período de crescimento ativo e no primeiro ano. Durante a frutificação, a rega só é necessária se o verão for muito seco. O excesso de umidade afetará negativamente a qualidade das bagas - elas se tornarão mais aquosas e sem sabor.
A resistência de Mashenka a doenças e pragas é alta. Mas nos anos de surtos de doenças infecciosas da groselha, a variedade pode sofrer de oídio americano, antracnose, septoria.
Para efeitos de prevenção, os tratamentos são realizados antes da dissolução dos rins com preparações contendo cobre. Na fase de “cone verde”, são aspergidos com o líquido Bordeaux de vários pontos e o “Tiovit Jet”, que previne o ataque do oídio e do carrapato. Na folha, você pode pulverizar com uma solução de cinzas: 300 g por 10 litros de água fervente, deixe por um dia, coar. Essa solução desinfeta e ao mesmo tempo atua como um curativo superior.
No verão, durante o amadurecimento da safra, é preferível utilizar preparações biológicas: "Fitosporin", "Fitoverm", "Baktofit", "Gamair" e outras. Estes são meios de biossegurança, são seguros para os humanos. No entanto, ao contrário de fungicidas, inseticidas ou acaricidas direcionados, eles precisam ser usados com mais frequência - até 2 vezes por mês.
Se forem observados sinais de antracnose, a preparação "Skor" é usada antes da floração e após a colheita.
A variedade apresenta alta fertilidade. Ele não precisa de vizinhos de outras variedades para amarrar e dar a colheita. A produtividade pode cair em condições desfavoráveis: verão muito úmido, baixas temperaturas, falta de rega, formação inadequada.
Todas as variedades de groselhas, se você precisar tirar o máximo rendimento delas e protegê-las de doenças, são cuidadosamente podadas. O procedimento é realizado anualmente a partir do 2º ano de vida. Variedade Mashenka dá um crescimento ativo, deve ser removida para não esgotar o arbusto. Um esquema de poda aproximado.
Na primavera do próximo ano após o plantio, remova todos os ramos, exceto os 3-5 mais fortes.
No outono, eles examinam, removem todos os galhos quebrados, danificados ou nos quais há vestígios de doenças.
Em seguida, a poda sanitária e formativa de primavera é repetida anualmente. Todos os brotos jovens são removidos, não deixando mais do que 4 dos brotos mais fortes.
Os galhos velhos são cortados a cada 2-3 anos no outono. Os ramos com mais de 5 anos não dão frutos bem. Eles são removidos completamente, os mais jovens são examinados e encurtados para ramos laterais.
Os fertilizantes para as groselhas não são os cuidados mais necessários. Fertilizantes com nitrogênio devem ser reduzidos ao mínimo. Um excesso terá um efeito negativo nas plantas e pode até provocar um surto de oídio e uma diminuição da robustez do inverno (os rebentos verdes em crescimento ativo não terão tempo de amadurecer no inverno e não suportarão o frio). Durante o período de frutificação, você pode alimentar as plantas com fertilizantes minerais, com ênfase no alto teor de potássio.
Para que a groselheira dê uma boa colheita, é necessário dedicar tempo à prevenção de doenças.
Visão geral da revisão
A variedade foi lançada não há muito tempo, existem poucas críticas. Mashenka definitivamente desperta interesse - nenhuma variedade tem uma cor tão magnífica. Além da cor, tem sabor único, embora cause avaliações conflitantes. Algumas pessoas acham os frutos desta groselha suaves, doces, carecem de adstringência, outros consideram o sabor requintado. Todos concordam que o sabor é incomum para groselha, é delicado e delicado.
Das desvantagens: grandes espinhos, a variedade não tolera o calor acima de 30 ° C, muitas vezes é danificada por manchas foliares, reage de forma clara e sensível à falta de oligoelementos, demonstra baixo crescimento, é afetada pelo oídio. Entre as vantagens está um excelente rendimento, Mashenka é coberto com bagas, que começam a amadurecer muito cedo. Os arbustos se reproduzem bem em casa. A variedade interessa a quem valoriza a originalidade, os tons subtis do paladar, a beleza dos frutos silvestres e planeia colheitas muito grandes.