- Autores: K. D. Sergeeva (Instituto de Pesquisa de Horticultura totalmente russo em homenagem a I.V. Michurin)
- Apareceu ao cruzar: Black Negus x Data
- Ano de aprovação: 1959
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: extenso, denso
- Escapes: crescendo - de espessura média, curvo, verde claro, com leve coloração antocianina, não pubescente: lignificado - de espessura média, entrelaçado
- Espinhos: médio
- Espinhos: simples, menos frequentemente com espaçamento 2-3, de comprimento e espessura médios, reto, de cor escura, direcionado perpendicularmente ao caule ou para cima
- Folha: grande, verde acinzentado, fosco, pubescente, liso, côncavo
- Localização de pico: localizados ao longo de todo o seu comprimento, os entrenós inferiores são cobertos por espinhos
Gooseberry Malachite - a cultura foi testada pelo tempo e por várias gerações de jardineiros experientes. Distingue-se por um nível de robustez invernal sem precedentes, tempos de frutificação rápidos, longos períodos de crescimento produtivo e excelente sabor. Algumas desvantagens, é claro, estão presentes, mas é precisamente a pequenez que na prática nada significa em comparação com o resultado digno obtido.
História de criação
O trabalho de criação de cultura foi realizado no All-Russian Research Institute of Horticulture. IV Michurin nos anos do pós-guerra por um grupo de especialistas sob a liderança de KD Sergeeva. No decorrer da obra, a tarefa foi obter uma cultura para o cultivo em regiões com clima instável. A meta foi alcançada no início da década de 60 com a travessia da Negus Negus e da Data. Foi inscrita no Registro do Estado em 1959. De acordo com as recomendações do autor, a variedade é destinada ao cultivo em lotes domésticos localizados em toda a Rússia. A finalidade da fruta é técnica, com boa transportabilidade.
Descrição da variedade
Os arbustos da cultura são vigorosos (até 130 cm), espalhados, espessados, com espinhos medianos. Porém, na área da base, são compactos, não propensos à formação de fortes crescimentos.
Brotos anuais não apresentam espinhos, com pubescência fraca, coloração esverdeada, na parte inferior de tonalidades acastanhadas. A casca dos brotos de 2 anos e mais velhos é acinzentada, ligeiramente áspera, com espinhos esparsos uniformemente espaçados ao longo do comprimento dos ramos. Espinhos de uma única estrutura, menos freqüentemente espaçados de 2 a 3, curtos, ligeiramente espessados, de cor escura, direcionados perpendicularmente aos brotos ou para cima. Os próprios rebentos são ligeiramente engrossados, arqueados; lignificado - entrelaçado, curto. O desenvolvimento da recuperação do tiro é alto.
As folhas são grandes, verde-acinzentadas, ligeiramente pubescentes, de placa lisa, côncava, com copas serrilhadas.
As flores são médias, em forma de sino e de cores vivas. Eles geralmente aparecem na segunda década de maio. As inflorescências têm uma ou duas flores.
A variedade é posicionada como autopolinizada, não necessita de polinizadores adicionais.
Das vantagens, notamos:
o rápido início da frutificação no segundo ano de crescimento;
longo ciclo de vida produtiva de arbustos até 10-12 anos;
pequena picada;
alto nível de resistência de inverno;
excelente apresentação de frutos silvestres;
alto nível de utilidade de frutas;
excelentes propriedades gustativas de frutas;
a versatilidade dos frutos silvestres na sua aplicação.
A cultura é cultivada de forma produtiva e com sucesso nas latitudes do norte, bem como nas regiões Central, Volga-Vyatka, Médio Volga, Nizhnevolzhsky, Ural, Noroeste e outras regiões da Rússia.
Características de bagas
Durante a maturação, os frutos apresentam uma cor intensamente verde. No entanto, com o decorrer do amadurecimento, a casca torna-se mais fina e adquire uma cor dourada. A casca é translúcida, destaca-se com forte venação e leve floração cerosa, não pubescente. Os frutos são grandes (pesando 4,5-6 g), redondos ou em forma de pêra. A consistência é delicada, possui uma quantidade significativa de vitamina C e pectinas.Por composição química: açúcares - 8,6%, ácidos titulados - 2,0%, ácido ascórbico - 23,0-40,8 mg / 100 g
As bagas maduras não caem dentro de 1-1,5 semanas, mas não é recomendado transportá-las por longas distâncias - a casca é muito fina. As propriedades do consumidor não duram mais do que 6 a 7 dias em unidades de refrigeração.
Qualidades de sabor
Ao paladar, os frutos são azedos, com um aroma rico. Pontuação de degustação em pontos - 3,7.
Amadurecimento e frutificação
A cultura é posicionada como meia-temporada (meio-início). O período de maturação é estendido. A frutificação começa na segunda quinzena de julho. Os frutos do primeiro corte têm uma qualidade de conservação satisfatória, mas são usados com mais frequência para o processamento. Os arbustos atingem o maior rendimento por 3-4 anos de crescimento. Os frutos amadurecem periodicamente quase até setembro.
Produção
O rendimento médio é de 12,6 t / ha (3,8 kg / arbusto).
Aterrissagem
Os locais de plantio devem ser ensolarados e calmos. Áreas lisas com baixas elevações são desejáveis. Não recomendamos o plantio de mudas em várzeas, áreas pantanosas e em locais com solo acidificado, bem como com lençol freático próximo à superfície (limitação - 1-1,5 m).
Durante o plantio, eles mantêm uma distância de pelo menos 1,3-1,6 m entre os arbustos, pois suas copas estão se espalhando.
Para os arbustos, são preparados poços de 50-60 cm de diâmetro e profundidades semelhantes. O fundo geralmente é drenado com entulho ou tijolo quebrado. Um monte de solo nutritivo é despejado em cima, incluindo composto podre e húmus em partes iguais. Em solos pesados e argilosos, deve haver aditivos de areia de rio, turfa ou serragem podre.
É aconselhável podar os rebentos, deixando 3-5 botões em cada um. Tanto as raízes secas quanto as excessivamente alongadas são podadas. Os locais de corte são desinfetados com cinza de madeira ou carvão ativado triturado.
O plantio de mudas é realizado em morros. Ao mesmo tempo, as raízes são cuidadosamente endireitadas, os recessos de plantio são preenchidos e os colares das mudas são aprofundados em 5-6 cm. Isso é seguido por irrigação e cobertura morta do círculo próximo à raiz com palha ou serragem .
Crescendo e cuidando
A cultura é bastante caprichosa em relação à composição do solo, aos locais de pouso e ao estado da água. Desenvolve-se produtivamente em solos leves e férteis, tolera insatisfatoriamente áreas alagadas, muitas vezes infectando-se com doenças de natureza fúngica. Em climas quentes, necessita urgentemente de irrigação, requer poda sanitária e depuradora sistemática.
No verão, é extremamente necessário realizar atividades de capina, soltura do solo, irrigação (se necessário), adubação e poda.
Os principais aditivos são produzidos 2 vezes ao ano. No início da primavera, composto podre é adicionado ao espaço próximo à raiz e o solo é solto.
No final do período de frutificação, os arbustos são derramados com infusões de verbasco ou excrementos de pássaros. Durante o período de verão, assim como após a floração, a fertilização é feita com fertilizantes minerais, que incluem potássio, fósforo, suplementos de magnésio.
No outono, é feito o corte sanitário necessário, eliminando brotos deformados e galhos velhos, já que as flores da cultura são formadas em brotos de 2 anos.
Folhas caídas, lixo, palha obsoleta são removidos sob os arbustos e um novo é adicionado (8-10 cm de altura). Com o aparecimento da neve, os montes são arrastados até os arbustos.
Resistência a doenças e pragas
Segundo o autor, a cultura tem alto potencial imunológico contra a maioria das doenças típicas, com exceção da antracnose, para a qual é utilizado o sulfato de cobre. Para fins preventivos, na primavera e no outono, os arbustos são tratados com "Topázio".
A pulverização de arbustos com água fervente na primavera é eficaz contra o ataque de pragas. Quando pulgões ou ácaros atacam, são usados produtos químicos.
Para que a groselheira dê uma boa colheita, é necessário dedicar tempo à prevenção de doenças.
Resistência a condições climáticas adversas
A cultura é caracterizada por rara robustez de inverno. Ela tolera invernos de forma confiável sem abrigo adicional em temperaturas de -30 ... 35 graus. Mas não difere em particular resistência à seca. A consequência da deficiência de umidade é o esfacelamento das bagas e a deterioração de seu sabor. Porém, mesmo nesses casos, seus frutos não caem prematuramente.