- Autores: Letônia
- Sinônimos de nomes: Grossularia Kuršu Dzintars
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: compacto, espalhamento médio
- Escapes: reto, fino, maciço, gracioso, estendendo-se até o céu e em diferentes direções
- Espinhos: médio
- Espinhos: localizado com mais frequência, um de cada vez, baixo, muito nítido, marrom
- Folha: verde claro brilhante, com um leve amarelado na base, tamanho médio
- Tamanho da baga: pequena
- Peso da baga, g: 2,7
A groselha resistente ao frio Kursu Dzintars foi criada por criadores da Letônia e tolera condições climáticas difíceis. Os bagos distinguem-se pela excelente comercialização e transportabilidade, sendo adequados para venda. É também conhecido como Grossularia Kuršu Dzintars.
Descrição da variedade
As groselhas desta variedade formam arbustos de altura média até 150 cm em formato compacto. A copa é mediana, com rebentos retos e finos, folhas verdes claras brilhantes, ligeiramente amareladas na base. Os ramos são cobertos de espinhos castanhos, pontiagudos, de pequena altura.
Características de bagas
Curšu Dzintars dá frutos com pequenos frutos de uma bela tonalidade amarelo-âmbar quando maduros. As veias são bem visíveis na pele, é fina e brilhante. O formato do fruto é oval, regular. O peso médio da baga é de 2,7 g.
Qualidades de sabor
As bagas são doces, muito suculentas. O sabor é avaliado como sobremesa. Possui um leve aroma característico.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é parcialmente autofértil (até 20% das flores), para aumentar a produtividade, recomenda-se o plantio de diversos polinizadores com o mesmo período de floração - a partir da 2ª década de maio. Gooseberry Kursu Dzintars amadurece cedo, juntos. A frutificação ocorre no final de julho - início de agosto.
Produção
4-6 kg de bagas são colhidos de 1 arbusto por temporada.
Regiões em crescimento
A variedade é adequada para plantio no clima da região Noroeste, no Extremo Oriente, no centro da Rússia. Há experiência de seu cultivo nas condições dos Urais e da Sibéria.
Aterrissagem
As plantas não são muito exigentes quanto aos locais de plantio. Eles podem ser colocados ao sol e sombra parcial. O solo é preferencialmente argiloso ou leve chernozem. É importante que o solo seja respirável, solto o suficiente e moderadamente úmido. Solos densos são diluídos com areia, turfa, húmus. É melhor plantar no outono, setembro ou início de outubro, mas o mais tardar 2 semanas antes do início do período de geadas.
Para se proteger do vento forte, as groselhas são frequentemente colocadas em um abrigo na forma de cercas, paredes de edifícios e estruturas, gabiões. É necessário recuar de tais objetos pelo menos 1 m, é costume deixar pelo menos 1,5 m entre os arbustos propriamente ditos.As terras baixas, áreas com alto nível de lençol freático, não funcionam. O solo deve ser pré-tratado com ervas daninhas, ou coberto com fibra, película impermeável à luz.
A cova é formada de modo que seu diâmetro seja duas vezes o tamanho do sistema radicular. Se o solo não for fértil o suficiente, ele é retirado e são adicionados fertilizantes minerais. As raízes da muda são liberadas do excesso de solo, assentadas em um monte previamente colocado no centro do buraco. O colar da raiz não é aprofundado nesta variedade. A rega após o plantio é feita com 2 baldes cheios de água, com aplicação gradual.
Crescendo e cuidando
As regras básicas para cuidar de plantas da variedade Kursu Dzintars são reduzidas a manter a forma compacta do arbusto. Sua coroa é propensa ao espessamento, necessitando de diluições periódicas. É importante que brotos de diferentes idades estejam presentes na planta. Ramos jovens são deixados anualmente no valor de 5-6 peças. A poda das folhas velhas e secas é efectuada até à base.
Mesmo durante os períodos de seca, esta variedade de groselha requer uma quantidade moderada de umidade. A aspersão realizada de manhã ou à noite será útil. Fertilizar os arbustos também é necessário sem zelo excessivo. Se curativos foram colocados no buraco durante o plantio, eles não terão que ser adicionados nos próximos 2 anos. Então, de acordo com o cronograma, na primavera, as substâncias nitrogenadas são alimentadas sob a raiz - esterco podre ou uréia, e no verão - potássio e fósforo.
Arbustos jovens requerem uma liga. Isso irá direcionar os brotos em crescimento verticalmente. No outono, o acasalamento é enfraquecido, na zona das raízes o solo é intensamente amontoado. Nos primeiros anos, as groselhas são cobertas com ramos de abeto ou tecido não tecido, estopa para o inverno, e quando aparece a neve, são jogadas nelas para aquecimento.
Resistência a doenças e pragas
A cultivar apresenta resistência média à antracnose, oídio americano. Para ferrugem, septórios, plantas são recomendadas que sejam tratadas regularmente com soluções de sulfato de cobre ou líquido bordalês em uma concentração mínima. Entre as pragas desta variedade, as mais perigosas são pulgões, borboletas mariposas e cochonilhas, moscas-serras. Você pode reduzir os riscos de infecção removendo cuidadosamente as folhas caídas, realizando pulverizações periódicas com inseticidas complexos.
Para que a groselheira dê uma boa colheita, é necessário dedicar tempo à prevenção de doenças.
Resistência a condições climáticas adversas
A groselha desta variedade é muito resistente ao inverno e tolera com sucesso uma queda significativa nas temperaturas atmosféricas. Incluído na lista de plantas de 4 zonas climáticas. Não requer abrigo em geadas de até -32 graus. Capaz de tolerar secas de curto prazo.