- Autores: Instituto de Pesquisa de Horticultura e Produção de Batata dos Urais do Sul
- Apareceu ao cruzar: Chelyabinsk verde x africano
- Sinônimos de nomes: Ribes uva-crispa Konsul
- Ano de aprovação: 1995
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: espalhamento médio, denso
- Escapes: médio, reto, verde, não pubescente
- Espinhos: muito fraco, 1-2 picos
- Folha: médio, verde, brilhante, com lâmina reta côncava ou curva, dentes obtusos curtos, base reta da folha
- Tamanho da baga: ampla
As excelentes propriedades gustativas dos grandes frutos desta cultura, juntamente com uma série de outras vantagens indiscutíveis, tornaram-no extremamente popular tanto entre os profissionais como entre os jardineiros amadores. É sobre a groselha do cônsul.
História de criação
A cultura foi resultado do trabalho árduo de V. Ilyin, funcionário do Instituto de Pesquisas de Frutas e Vegetais de South Ural. Tiveram início na década de 1980, mas só entrou no Registro do Estado em 1995. Outro nome do Cônsul (Senador) é Ribes uva-crispa Konsul.
Na obtenção de uma nova espécie, foram utilizadas as variedades Chelyabinsk Green e African. Deles, o recém-chegado herdou um alto grau de tolerância a baixas temperaturas e resistência a outros caprichos da natureza. A espécie é destinada ao cultivo nas regiões de Ural, Volgo-Vyatka, West Siberian e Extremo Oriente do país.
O objetivo das frutas Cônsul é universal.
Descrição da variedade
Os arbustos da cultura são vigorosos (180-200 cm), de espalhamento médio, com copas espessas, incluindo finos ramos de tons verdes escuros. Os rebentos são direitos ou ligeiramente curvos, esverdeados e não pubescentes, com poucos espinhos nas partes centrais das plantas. As placas foliares são côncavas ou curvas, com dentículos encurtados, de tamanho pequeno, cor esverdeada, configuração multi-lâmina com rugas evidentes. Os botões são ovais, ligeiramente desviados do tronco, de cor castanha clara. As flores da cultura são médias, ligeiramente alongadas, de cor rosa.
Das vantagens da cultura, notamos:
alto rendimento;
a relativa compactação dos arbustos;
espinha dos brotos extremamente baixa;
frutas grandes;
gosto excelente;
período de frutificação longo;
resistência à geada;
resistência à seca e ao calor extremo;
cuidado despretensioso;
fertilidade própria;
resistência a doenças e ataques destruidores.
Desvantagens:
a cultura não tolera correntes de ar;
baixo nível de transporte de bagas.
Características de bagas
Os frutos são redondos, grandes (3,3-6,5 g). A cor é vermelha intensa e, quando totalmente madura, enegrecida. Uma característica dos bagos é o pequeno número de sementes e a presença de uma casca fina e delicada. Graças a essa combinação de alta qualidade, obtém-se excelente geleia dos frutos, mas as possibilidades de transporte permanecem baixas. A consistência é rica, um tanto transparente.
Por composição química, os frutos contêm: açúcares - 6,7%, ácidos - 3,1%; vitamina C - 25,7 mg%.
Qualidades de sabor
Ao paladar, os frutos são agradáveis, doces, agridoces com um aroma delicado. Pontuação de degustação em pontos - 4.7.
Amadurecimento e frutificação
A cultura é de maturação média, a frutificação ocorre do final de julho a meados de agosto. O período de maturação é estendido.
Produção
Cultura de alto rendimento - mais de 41,0 kg / ha (6 kg por arbusto).
Aterrissagem
O momento do plantio da cultura na primavera geralmente cai no final de março ou nos primeiros dias de abril. Eles são guiados aqui pela temperatura do ar, que não deve ser inferior a + 4 ... 6 graus Celsius. Ao plantar na primavera, não se atrase, pois isso deve ser feito com as árvores em repouso (mesmo um pequeno atraso pode levar ao murchamento dos arbustos). Por esta razão, geralmente preferem-se árvores com raízes fechadas.
No outono, os arbustos são plantados de 1 a 1,5 meses antes do aparecimento de um clima frio estável. Na maioria das vezes, essa época cai no final de setembro ou nos primeiros dias de outubro. Neste caso, a distância mínima entre os arbustos deve ser mantida em pelo menos 1,5 m, observando-se aproximadamente a mesma distância para as cercas. Ao escolher um local no local para o plantio dessa cultura amante do sol, deve-se aderir à parte sul ou sudeste do terreno, onde não há correntes de ar.
O algoritmo para plantar arbustos é típico. Neste caso, as camadas superiores do solo são colocadas na parte inferior do recesso de plantio (pelo menos 50 cm de profundidade) e adicionalmente fertilizadas:
composto ou húmus (1 balde);
superfosfato granular (20-30 g);
cinza de madeira (1 l).
Todos os ingredientes são misturados e preenchidos com a terra restante até a metade do nível do buraco. O plantio direto é realizado em 10-12 dias, após a subsidência do solo.
As mudas são colocadas na parte central dos buracos, ligeiramente inclinada, distribuindo cuidadosamente as raízes. Depois de borrifar um arbusto, tampe cuidadosamente o solo e produza irrigação abundante. O procedimento final é a poda dos brotos, cada um dos quais é recomendado para ser encurtado em 4-5 cm.
Crescendo e cuidando
A cultura é bastante resistente à seca, exigindo até 3 regas na estação durante os períodos de crescimento mais necessários:
na primavera, durante o intenso crescimento dos brotos;
no final da floração;
14-21 dias antes de as bagas estarem totalmente maduras.
Ao cuidar de arbustos, aderimos a uma série de recursos.
A irrigação é feita enraizada, com um consumo de 2-3 baldes por arbusto. Com o subsequente afrouxamento obrigatório e cobertura morta do solo no dia seguinte.
Como o fluxo de seiva da cultura começa no início da primavera, é mais conveniente realizar o procedimento de poda na estação do outono (anualmente). Para o primeiro ano de crescimento, a poda adicional, exceto a poda dos brotos, não é necessária durante o plantio.
No segundo ano após o desembarque, 4-5 dos brotos mais saudáveis e convenientemente localizados são restantes dos brotos que cresceram durante o verão. Todos os ramos fracos com menos de 20 cm de comprimento e ramos que brotaram horizontalmente perto do solo são cortados. Os rebentos saudáveis à esquerda são encurtados para 30 cm para um crescimento mais eficiente.
No futuro, o processo de poda se torna mais suave - trata-se de eliminar brotos novos e fracos que surgiram perto do solo.
No final do 5º ano de crescimento, os ramos antigos são removidos. Normalmente são ligeiramente mais escuros e inclinados do meio do arbusto para baixo.
Para todo o ano inicial de plantio, os arbustos têm fertilizantes suficientes, que são colocados no recesso de plantio. A partir do ano que vem, a alimentação deve ser feita anualmente.
No início da primavera, os arbustos precisam de aditivos nitrogenados para melhorar o desenvolvimento (a infusão de esterco ou urtiga é perfeita). 100-150 g de ureia seca tornar-se-ão uma incorporação produtiva no espaço peri-caule dos arbustos. Suplementos de nitrogênio são aplicados ao longo da temporada (até meados de agosto), com pausas de 10 a 12 dias.
Durante a brotação, a cultura é sustentada com fósforo (superfosfato, ammophoska). Os arbustos respondem bem à fertilização foliar com fósforo.
Para preparar os arbustos para o inverno, são produzidos em setembro suplementos de fósforo e potássio, que aumentam a resistência das plantas às geadas.
Um fertilizante ecológico é uma cobertura de palha (de adubo verde ou ervas daninhas). Em decomposição gradual, alimenta o solo com matéria orgânica.
Resistência a doenças e pragas
A cultura apresenta alto potencial imunológico protetor, portanto, não há necessidade de realizar tratamento profissional de arbustos com diversos agentes químicos. A poda competente dos arbustos, a irrigação e a alimentação adequadas serão uma prevenção eficaz de quaisquer doenças e ataques de pragas.
Para que a groselheira dê uma boa colheita, é necessário dedicar tempo à prevenção de doenças.
Resistência a condições climáticas adversas
O cônsul é capaz de suportar perfeitamente os invernos mais rigorosos e, portanto, durante o cultivo em qualquer região do país, os arbustos adultos não precisam ser protegidos nas vésperas dos períodos de inverno. Em animais jovens, no primeiro ano de desembarque, os espaços próximos ao caule são cobertos com cobertura morta como garantia contra congelamento.