- Autores: V. S. Ilyin (Instituto de Pesquisa de Frutas e Vegetais do Sul dos Urais e Cultivo de Batata)
- Apareceu ao cruzar: Chelyabinsk verde x africano
- Sinônimos de nomes: Vladil, Ribes uva-crispa Komandor
- Ano de aprovação: 1995
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: compacto, com colheita abundante, pouco espalhando, denso
- Escapes: reto, fino, verde, cor de antocianina no terço superior ou mesmo até a metade do caule
- Espinhos: fraco
- Espinhos: solitário, médio ou fino, marrom claro
- Folha: grande e médio, verde, brilhante, ligeiramente enrugado, a lâmina é reta ou convexa, nas folhas individuais é ligeiramente côncava ao longo da nervura central, cinco lobos
Gooseberry Commander ou Vladil é uma variedade bem conhecida de frutos pretos. Quase não tem espinhos, é saborosa e resistente. A variedade foi criada há mais de 20 anos, mas ainda é ativamente vendida em viveiros.
História de criação
A variedade foi cultivada pelo Instituto de Horticultura e Cultivo de Batata dos Urais do Sul e foi aprovada para uso na Federação Russa em 1995. Os pais da variedade são africanos e verdes de Chelyabinsk. Da variedade verde Chelyabinsk emprestou resistência ao frio e despretensão, da africana - uma cor magnífica que lembra a groselha negra.
Descrição da variedade
O arbusto é vigoroso ou médio, bem montado, denso, ligeiramente espalhado. Rebentos finos e retos, ligeiramente arqueados, praticamente sem espinhos, cobertos por grandes e ricas folhas verdes. As folhas são ligeiramente enrugadas e brilhantes. As pontas dos rebentos têm uma cor antocianina brilhante, os 2/3 inferiores do caule são verdes. Os espinhos não são numerosos, moles, castanhos claros, solitários, localizados principalmente na parte inferior dos caules. As flores são bastante bonitas, verde-limão, coletadas em pequenas inflorescências, aparecem relativamente tarde e não têm tempo para serem danificadas por geadas recorrentes.
Características de frutas vermelhas
Os bagos são esféricos, de tamanho médio, por vezes bastante grandes, pesando 2,4 a 6,5 g, de cor vermelho-violeta densa. A cor dos bagos pode variar do rubi a quase preto, dependendo da luz e da maturação dos bagos. Há uma leve floração azulada. A pele é fina. A polpa é carmesim, suculenta, poucas sementes.
Qualidades de sabor
As bagas são doces e azedas. Pontuação de degustação - 4,2 pontos. Variedade universal: adequada para congelar, conservas cruas, compotas, geleias, destilação de sumos. O suco tem um gosto delicioso, ligeiramente azedo, semelhante a romã. Fica ótimo em compotas e frutas vermelhas. Adequado para preparações exóticas de groselha: molhos de alho, adjika, marinadas. Os frutos silvestres apresentam excelentes propriedades corantes, pelo que podem ser utilizados na elaboração de vinhos e licores coloridos.
Amadurecimento e frutificação
Variedade inicial média. Bagas maduras podem ser colhidas desde o início de julho. O prazo para a devolução da safra é estendido. Os frutos são resistentes a rachaduras e desprendimento, a variedade não obriga o jardineiro a correr para colher os frutos. O vencimento precoce é alto.
Produção
Produtividade - 28 kg / ha. De acordo com dados mais recentes, o rendimento pode chegar a 74-160 kg / ha. Até 3,7 kg podem ser colhidos de um arbusto. Em alta tecnologia agrícola, o rendimento pode chegar a 5-6 kg em 1 arbusto.
Regiões em crescimento
A variedade é zoneada. Perfeito para o cultivo em regiões frias da Rússia central, por exemplo, no norte da região de Tver - aqui hiberna sem abrigo.É cultivado nas regiões do Médio Volga e Volga-Vyatka. Pode crescer nos Urais, na Sibéria, no noroeste da Federação Russa (região de Leningrado).
Aterrissagem
As groselhas adoram solos soltos e nutritivos. A variedade Komandor não é exceção. Um local ensolarado e bem ventilado foi escolhido para ele. Em regiões mais frias, escolha áreas com boa cobertura de neve no inverno. O lençol freático não deve ficar a menos de um metro e meio - a planta não gosta de se molhar, começa a doer. Não plante a planta perto dos caminhos, as raízes da groselha não estão muito adaptadas para superar o solo denso.
Solos ácidos são preliminarmente desoxidados, adicione 200 g de farinha de dolomita por 1 sq. m.
Eles são plantados no início do outono, em setembro ou na primavera, antes que os botões se dissolvam. O plantio de outono é preferível. As mudas são plantadas em covas de 35 cm de profundidade e diâmetro de até 60 cm. Um balde de composto e 1,5 xícaras de cinzas de madeira peneiradas são despejadas no fundo de cada cova, cuidadosamente soltas e borrifadas com solo fresco - as raízes do planta plantada não deve entrar em contato com fertilizantes.
Os arbustos jovens são plantados obliquamente, polvilhados em 7 cm, o solo ao redor é bem triturado, regado em abundância. Em seguida, a parte do solo é cortada por 4-5 botões acima do nível do solo.
A planta está preparada para o inverno - o solo é coberto com uma camada de 10 cm de cobertura vegetal orgânica.
Crescendo e cuidando
As plantas jovens são regadas até criarem raízes. Então a rega é moderada. As groselhas são regadas apenas nos verões quentes e secos. É o arbusto de baga mais resistente à seca, suas raízes podem atingir 70 cm de profundidade e 2,5 metros de largura. Na presença de chuva, não há necessidade de rega.
A casta apresenta uma robustez invernal muito boa, mas segundo este indicador não se destaca. Segundo alguns comentários, a casta apresenta-se mal, em comparação com outras, apresenta frutos pequenos e insípidos. Todos os comentários negativos são da Sibéria e de outras regiões muito frias para groselhas. Na Sibéria, é melhor cultivar a variedade de acordo com o esquema clássico - certifique-se de cobri-la para o inverno:
os arbustos são plantados em locais inicialmente ensolarados, desbastados com o tempo;
os brotos verdes são removidos no outono;
os arbustos devem estar completamente cobertos de neve, todos os ramos dobrados para baixo.
Para que os brotos tenham tempo de amadurecer, a dose de fertilizantes nitrogenados é cuidadosamente normalizada, o que estimula o crescimento excessivo da massa verde, e a umidade é monitorada. A umidade também pode contribuir para a disseminação do oídio.
A imunidade e a saúde da variedade são médias. Resiste bem ao oídio ou septórios e não é suscetível à invasão da mosca-serra. No entanto, tratamentos adicionais com produtos biológicos como a Fitosporina serão altamente desejáveis.
A variedade tem boa autofertilidade (48,2%), o que significa que as plantações do Comandante darão frutos, mesmo que não haja outras variedades de groselha nas proximidades. Mas se você precisa maximizar o conjunto, é melhor que as plantações sejam misturadas.
O arbusto da variedade Komandor se reproduz com muita facilidade. As estacas podem ser cortadas de uma planta de 3 anos.
Como todas as groselhas, a variedade exigirá cuidados clássicos, que consistem em etapas simples.
Remoção de ervas daninhas e soltura. No final da temporada, solo excessivamente compactado pode ser escavado no chão com uma pá de baioneta. Você precisa afrouxar pelo menos 4 vezes por temporada.
Após a rega, é aconselhável cobrir o solo, com composto ou húmus, adicionando 3-4 kg por 1 sq. m. Este procedimento fertiliza simultaneamente o solo.
As groselhas não são exigentes com a alimentação, mas você pode aplicar fertilizantes minerais com ênfase em potássio e cálcio para um melhor sabor da fruta.
A partir do 2º ano, os arbustos são cortados. Na primavera, remova todos os galhos doentes, congelados e rastejantes. Galhos de 7 a 8 anos são removidos de plantas velhas - eles não são produtivos.Os galhos espessos são removidos, todos os galhos do arbusto devem ser abertos e bem iluminados.
Para que a groselheira dê uma boa colheita, é necessário dedicar tempo à prevenção de doenças.
Visão geral da revisão
A variedade deixou de ser novidade e conseguiu se manifestar. É considerada uma das melhores variedades de groselha de fruta escura da classe. Muito parecido com aqueles que já o cultivaram. Não há espinhos, é muito conveniente recolher, os ramos do arbusto estão literalmente repletos de bagas. Os arbustos são despretensiosos, resistentes a doenças, não exigem nada de especial, energético, forte. Eles invernam bem, no verão com chuvas normais, nem mesmo a rega é necessária. Os rendimentos são estáveis. A polpa dos bagos é doce, rica, a casca é azeda. Os frutos silvestres são saborosos por si próprios, mas em compota ou compota são simplesmente maravilhosos.