- Autores: I. Popova (Instituto Russo de Seleção e Tecnologia de Horticultura e Viveiro)
- Apareceu ao cruzar: Rosa-2 x Mudar
- Sinônimos de nomes: Kolobok
- Ano de aprovação: 1988
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: espalhamento médio, denso, forte ramificação
- Escapes: não lignificado - de espessura média, muito longo, curvo, levemente ramificado, verde, sem pubescência; lignificado - fino a médio, cinza claro
- Espinhos: fraco
- Espinhos: curto, fino, único, fosco, sem brilho
- Folha: grande e médio, baixo brilho, suave, verde
Por várias décadas, essa cultura manteve sua popularidade com segurança, apesar do surgimento de novas variedades produtivas e avançadas. A razão para isso é a combinação bem-sucedida de suas qualidades positivas - um bom nível de resistência à geada, resistência a doenças, facilidade de cultivo, excelentes propriedades de frutas e facilidade de manutenção.
História de criação
A cultura universal Kolobok (Kolobok) foi criada por funcionários do All-Russian Breeding Research Institute em 1988, durante a mistura das variedades Smena e Pink-2. Ela foi rapidamente inscrita no Registro do Estado e, de acordo com as recomendações, ela começou a ser cultivada nas regiões Central, Volgo-Vyatka e Leste da Sibéria.
Descrição da variedade
A cultura é de tamanho médio, com arbustos de espalhamento médio, espessados e com forte ramificação, que são formados por múltiplos brotos finos e curvos. Posteriormente, a variedade requer poda regular.
O espinho é fraco, e os espinhos crescem separadamente, não muito afiados, e os espinhos encurtados crescem em um ângulo de 45 ° em relação aos galhos. Os rebentos jovens (não lenhificados) são esverdeados, de pequena espessura, alongados e desprovidos de arestas. Os ramos maduros (lignificados) adquirem tons de cinza claro. A capacidade de regeneração de rebentos da planta é excelente.
As folhas são significativas ou ligeiramente menores, ligeiramente brilhantes, esverdeadas, trilobadas, macias, crescem em relação aos ramos em um ângulo de 30 ° e mantêm-se em pequeno pecíolo. As lâminas das folhas são ligeiramente côncavas no centro, com dentículos nas bordas.
As flores são grandes e médias, simples ou agrupadas em 2-3 peças. Eles são formados em brotos de 1 a 2 anos, sem necessidade de polinizadores. No entanto, na presença de outras espécies, eles produzem grandes rendimentos.
A cultura depende muito das atividades das abelhas. De acordo com estudos experimentais, o apiário localizado próximo à plantação contribui tanto para um aumento do número de ovários em até 5 vezes, quanto para uma melhoria nas propriedades e dimensões dos frutos em maturação.
Quaisquer variedades que cresçam a uma distância de 40 me floresçam simultaneamente são adequadas como plantas polinizadoras. Polinizadores comuns da cultura são arbustos de groselha:
- Ameixa;
- Rosa-2;
- Russo.
Das vantagens da cultura, notamos:
- excelente capacidade adaptativa;
- um pequeno número de espinhos, o que torna mais fácil comer frutas vermelhas;
- alto nível de resistência a doenças;
- excelente nível de rendimento;
- boa transportabilidade e preservação a longo prazo de propriedades comerciais;
- os frutos maduros não caem.
Desvantagens:
- grande espessamento dos arbustos;
- o nível relativo de resistência ao frio e resistência à seca.
Características de frutas vermelhas
Nos arbustos da cultura, as bagas de vários tamanhos são formadas - 3-8 g.Na configuração, os frutos são ovais-arredondados, avermelhados escuros, com venação média, na cor dos veios, um pouco mais claros que o tom principal.
A casca é compactada, quando madura torna-se vermelho-escura, com veios claros. Os frutos são recobertos por uma abundante camada de cera e contêm cerca de 25 sementes. Eles podem ficar nos galhos por muito tempo, mas podem ser removidos facilmente, com uma separação a seco.
Por composição química, as frutas incluem: composições secas solúveis - 12,4%, açúcares - 8,7%, acidez titulável - 2,7%, ácido ascórbico - 25,0 mg / 100 g, antocianinas - 25,0 mg / 100 g ...
Qualidades de sabor
Em termos de sabor, os frutos são agridoces e considerados sobremesas. Pontuação de degustação em pontos - 4.5.
Amadurecimento e frutificação
A colheita começa a dar frutos cedo. As estacas de 2 anos são capazes de dar frutos no ano seguinte. O período de maturação é de 40-50 dias após o final da floração. Nas latitudes temperadas, a maior frutificação ocorre em meados de julho, e no frio verão - no final do mês. A maturação é sincrônica.
Produção
O rendimento médio é de 4-6 kg por arbusto.
Aterrissagem
A cultura tem um nível excepcionalmente alto de adaptação de mudas - até 85-90%.
A plantação de plantas jovens é realizada na estação quente do outono, para que os arbustos possam criar raízes no solo com o tempo. A época ideal para isso é outubro, quando as geadas noturnas não são intensas e o solo não teve tempo para congelar. As áreas devem ser iluminadas, niveladas e sem vento. Para o plantio, são preparadas covas na profundidade de 0,5-0,6 m com dimensões de 50 × 50 cm.
Requisitos para as mudas selecionadas:
- arbustos de tamanho médio com raízes pequenas e uniformemente espaçadas;
- aparência saudável de caules e folhas.
Recursos de pouso.
- É mais conveniente plantar os arbustos de acordo com o padrão quadriculado, a uma distância de 1 m entre eles.
- A cultura drena o solo intensamente. Para evitar isso, um pequeno recesso é feito no espaço próximo à raiz, no qual a umidade permanecerá após a irrigação.
- Antes do plantio, recomenda-se embeber as raízes das mudas em uma solução de humato de sódio (60 g por 5 l de água) por 5-6 horas. 7 dias antes do plantio, o fundo do recesso de plantio é colocado com composto (10-12 cm), e o topo é coberto com solo fértil (2-3 cm). As árvores são colocadas perpendiculares à ranhura.
- Durante o plantio, o colo da raiz é aprofundado em 5-7 cm. Na poda, restam 5-7 nódulos renais.
- O plantio é seguido pela irrigação na quantidade de 10-12 litros de água para cada arbusto.
- No plantio na primavera, ao invés de húmus, é introduzida a composição de superfosfato e sulfato de potássio, e a pulverização do solo é realizada com compactação da camada.
Crescendo e cuidando
O plantio de cobertura satisfaz as necessidades nutricionais da planta por até 3 anos. No 3º ano de crescimento, a cultura é estimulada pela introdução de uma composição especial à base de composto.
Os arbustos devem ser amarrados em 2-3 níveis para reduzir o estresse nos galhos.
A irrigação realiza-se no decurso da secagem do solo, sem contribuir para o ressecamento ou estagnação da água. Regue os arbustos 1 a 2 vezes por semana. Grandes pausas na irrigação podem causar rachaduras nas bagas. Afrouxamento e remoção de ervas daninhas são necessários.
A cultura precisa da poda sistemática de ramos envelhecidos e improdutivos. 5-6 botões são deixados nos ramos de um ano de idade. Os arbustos não gostam de sombreamento e crescem fracamente com ramificações intensas. A frutificação abundante é observada quando os arbustos têm 23-25 hastes de diferentes idades.
A poda final é feita no início a meados de outubro, podando também todos os galhos com mais de 5 anos. Depois disso, os ramos são agrupados e amarrados. Em seguida, adicione o revestimento de cobertura e desenterre o solo.
Resistência a doenças e pragas
A cultura é caracterizada por um grau confiável de resistência às principais doenças - antracnose e oídio. Dos ataques maliciosos, os ataques mais perigosos são:
- traça do rim;
- mariposas;
- pulgão da galha vermelha;
Com resistência relativamente boa aos ataques de demolição, as plantações ainda devem ser submetidas a um tratamento especial preventivo. Soluções de sabão ou produtos químicos ("Lepidocida", líquido bordalês) são freqüentemente usados para esses fins.
Para que a groselheira dê uma boa colheita, é necessário dedicar tempo à prevenção de doenças.
Resistência a condições climáticas adversas
A cultura foi criada para climas frios. Tolera quedas curtas de temperatura até -37 ° C. Com mais frequência, os arbustos destroem o degelo e flutuações significativas de temperatura.
Os arbustos são moderadamente resistentes às secas de curta duração, mas as prolongadas não resistem.