- Autores: Inglaterra
- Apareceu ao cruzar: Kipsake x Resistente x Indústria de Vinhams
- Sinônimos de nomes: Ribes uva-crispa Invikta
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: extenso
- Escapes: numeroso, espinhoso
- Espinhos: médio
- Espinhos: bastante grande e frequente
- Folha: médio ou pequeno, verde claro
- Tamanho da baga: ampla
A variedade de groselha Invicta, amplamente conhecida na Rússia, agrada com abundante produção e maturação precoce da safra. Muitos jardineiros consideram esta variedade um clássico devido à finalidade universal da colheita e ao arranjo especial dos espinhos, que não atrapalha o cuidado e a colheita dos frutos.
Descrição da variedade
Arbustos vigorosos e extensos ocupam muito espaço no local. Eles atingem uma altura de 160 centímetros. O número de espinhos é médio. O arbusto forma um grande número de rebentos espinhosos. Os caules são retos e não muito grossos.
As placas de folha podem ser de tamanho médio ou pequeno. Cor - verde claro. Os espinhos são grandes. A superfície das folhas é brilhante. Uma característica especial da variedade é o seu crescimento acelerado, que deve ser levado em consideração na implantação de uma plantação de frutos silvestres.
Características de bagas
Bagas grandes ganham uma massa de 6 a 8 gramas, e algumas pesam cerca de 12 gramas. A forma é oval, lembra uma ameixa. Alcançando a maturidade técnica, os frutos tornam-se verde-amarelados e, no amadurecimento máximo, tornam-se âmbar. Os frutos são revestidos por uma casca fina mas densa. Uma polpa suculenta é formada por dentro. A superfície é coberta por vilosidades finas.
Qualidades de sabor
A variedade combina harmoniosamente doçura e acidez. O aroma é pronunciado e apetitoso. Os provadores pontuaram 4,3 pontos. As frutas contêm grande quantidade de vitaminas e minerais. A quantidade de açúcares é de 13%.
Amadurecimento e frutificação
As datas de amadurecimento são marcadas como meio precoce ou médio. As bagas são colhidas de meados do verão ao início do outono. O amadurecimento é estendido. A variedade está crescendo rapidamente.
Produção
Devido ao alto rendimento, até 6 quilos de frutos são obtidos de uma planta. A pele densa protege a colheita durante o transporte. A primeira colheita é obtida 2-3 anos após o plantio dos arbustos jovens.
Aterrissagem
O plantio é realizado na primavera ou no outono. A segunda opção é considerada mais prática e confortável para as plantas, pois com um leve aquecimento ocorre o fortalecimento ativo e a adaptação das raízes, e com o início da primavera, os arbustos vão acordar mais rápido e se adaptar às novas condições. Ao plantar mudas na primavera, você precisa de tempo para concluir o trabalho antes que os botões comecem a inchar.
Residentes de verão experientes são aconselhados a plantar no início de março ou setembro.
Ao comprar mudas com sistema radicular aberto, é necessário prestar atenção às seguintes características:
- o número de brotos - 1-2 peças;
- o topo da planta deve ter cerca de 35 centímetros de comprimento; e as raízes têm de 14 a 18 centímetros;
- a presença de pelo menos duas raízes principais;
- qualquer dano deve estar ausente;
- os rins devem ser fechados;
- ausência completa de folhagem.
Crescendo e cuidando
A variedade Invicta tolera curtos períodos de seca sem problemas, mas para uma colheita rica, é necessário regar regularmente os arbustos. A água deve penetrar no solo a uma profundidade de pelo menos 40 centímetros. Recomenda-se irrigar o arbusto com água morna e sedimentada. A água é derramada estritamente sob a raiz para que não caia nas folhas.
A rega deve ser realizada durante os seguintes estágios de desenvolvimento da planta:
- a formação de caules e ovários, este período cai no final da primavera ou início do verão;
- quando as bagas amadurecem;
- em setembro, para preparar as raízes para o futuro inverno.
2 a 3 baldes de água são consumidos por arbusto, dependendo da idade.
E também você precisa fornecer cuidados adequados com o solo:
- a terra é periodicamente desenterrada e solta para melhorar a permeabilidade do ar e da água;
- as ervas daninhas são colhidas imediatamente após aparecerem;
- a cobertura morta desempenha várias funções ao mesmo tempo, nutre a terra, retém a umidade, impede o crescimento de ervas daninhas e evita que os frutos entrem em contato com o solo, os jardineiros recomendam o uso de feno, palha, serragem ou turfa;
- a capina e o afrouxamento do solo devem ser realizados pelo menos uma vez por mês.
Nota: As raízes da groselha se desenvolvem perto da superfície e são facilmente danificadas. As ferramentas de jardim não podem ser aprofundadas mais do que 8 centímetros.
A fertilização é necessária para as plantas frutíferas para melhorar a frutificação. A variedade Invicta é fertilizada pelo menos 2 vezes por ano. A regularidade depende da fertilidade do solo. A primeira porção é aplicada após o final da floração. O seu principal objetivo é ajudar os arbustos a formarem uma colheita rica e suculenta. Na segunda vez, as plantas precisam ser alimentadas antes do inverno.
Ao fertilizar arbustos de bagas, os orgânicos são usados pela primeira vez. Verbasco ou esterco são amplamente utilizados. Antes do uso, é diluído em água na proporção de 1 a 10 ou de 1 a 20. Para processar um metro quadrado, bastam 5 litros de fezes ou 10 litros de verbasco. Para aplicar curativos próximo às plantas, você precisa cavar sulcos rasos, onde a solução nutritiva é derramada. Após a absorção da composição, os orifícios são borrifados com uma camada de terra.
Depois de amadurecer e colher os frutos, eles mudam para fertilizantes minerais. Eles também não são adicionados na forma pura, mas dissolvidos em água. Por exemplo, 10 gramas de ureia por 10 litros de água.
Na primavera, os arbustos são alimentados com fertilizantes nitrogenados, que iniciam o processo de formação ativa da vegetação. O nitrato de amônio é popular. Para preparar a solução, 40 gramas deste componente são dissolvidos em um balde de água.
E também os arbustos precisam ser podados ao longo de todo o ciclo de vida. O procedimento geralmente é realizado na primavera e no outono. Durante a poda sanitária, são removidos rebentos quebrados, doentes e secos. Cuidando de plantas jovens (até três anos), o crescimento das raízes é removido e os ramos do esqueleto são cortados ao meio.
Para que a groselheira dê uma boa colheita, é necessário dedicar tempo à prevenção de doenças.