- Autores: Instituto Russo de Seleção e Tecnologia de Horticultura e Viveiro
- Sinônimos de nomes: Ribes uva-crispa Gruhenka
- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: ligeiramente espalhado, densamente frondoso, denso
- Escapes: espessura média, com entrenós próximos espaçados
- Folha: verde brilhante, brilhante
- Tamanho da baga: média
- Peso da baga, g: 4,3
- Forma de baga: arredondado em forma de pêra
- Cor de baga: roxa
A groselha é um arbusto da família da groselha e dificilmente pode ser chamada de uma cultura popular de baga. A colheita é dificultada por rebentos espinhosos, os bagos têm um sabor específico e nem toda a gente gosta, o arbusto está facilmente exposto a várias doenças. No entanto, os frutos da groselha são bastante úteis, e os criadores vêm trabalhando para melhorar suas propriedades há muito tempo. A despretensiosa variedade universal Grushenka (sinônimo de Ribes uva-crispa Gruhenka) é um desses resultados com excelentes características. Os bagos têm propriedades medicinais, excelente transportabilidade, aparência atraente, são adequados para consumo in natura, para cozer conservas, compotas, confitures, compotas e ultracongelação.
História de criação
A autoria no aparecimento da variedade pertence a I.V. Popova, um criador da Seleção Russa e do Instituto Tecnológico de Horticultura e Viveiro. As variedades Moskovsky Krasny, Severny Kapitan e Form 595-33 foram usadas como variedades originais.
Descrição da variedade
Um arbusto de tamanho médio com rebentos sem espinhos tem uma forma ligeiramente espalhada e folhagem densa. Ramos de espessura média possuem internódios próximos. As folhas são verdes brilhantes, as flores e os ovários resistem com sucesso às geadas recorrentes, o arbusto em si é caracterizado por uma forte capacidade de regeneração de rebentos. Os arbustos são capazes de frutificar plenamente dos 16 aos 19 anos. A variedade tem uma elevada autofertilidade, a capacidade de formar rapidamente rebentos jovens com um grande número de botões frutíferos, enquanto os ovários se formam em ramos anuais e adultos.
Características de frutas vermelhas
O fruto médio, redondo, em formato de pêra, com 4,3 gramas, é de cor púrpura e coberto com casca grossa, o que contribui para a sua transportabilidade. Os frutos não são propensos a derramamento e apresentam excelentes propriedades que contribuem amplamente para a restauração da saúde:
acelerar o metabolismo;
normalizar a pressão arterial e a função hepática;
promover a ativação das funções do trato gastrointestinal;
aumenta o nível de hemoglobina, age como um laxante;
o fruto é usado no tratamento de doenças de pele (eczema, psoríase);
groselha inibe o desenvolvimento de células cancerosas, retarda o processo de envelhecimento do corpo.
Composição química:
vitaminas A, B (1, 2, 4, 5, 6, 9), PP, H, K, C, 30 mg / 100 g de bagas, E (0,5) e B3 (0,3);
macroelementos - potássio (260 mg / 100 g), fósforo (28), sódio, cálcio, enxofre, magnésio, silício (18-23);
oligoelementos - cobre (130 μg / 100 g de bagas), alumínio (33,6), rubídio (19), 18 posições no total.
As frutas são baixas em calorias (43-46 kcal / 100 g) e são utilizadas na alimentação dietética.
Qualidades de sabor
A polpa carnuda suculenta tem um sabor doce e azedo equilibrado. As bagas não têm tendência a rachar, desprender-se e são armazenadas durante muito tempo em condições adequadas.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence à categoria mid-late - a colheita ocorre do final de julho a meados de agosto. A frutificação é prolongada, ocorre 2-3 anos após o plantio. Mudas de dois anos começam a dar frutos no ano seguinte.
Produção
O rendimento é médio - 5-6 kg são colhidos dos arbustos, mas com a tecnologia agrícola ideal, os indicadores podem ser aumentados.
Regiões em crescimento
A excelente robustez do inverno e a capacidade de sobreviver com sucesso a períodos quentes e secos permitiram a Grushenka dominar quase todas as regiões do país.
Aterrissagem
Para o plantio, opte por áreas ensolaradas ou com pouca sombra, áreas protegidas dos ventos do norte e das correntes de ar. A despretensão da variedade permite que seja plantada em qualquer tipo de solo, mas o brejo ou a proximidade de lençóis freáticos prejudicam a planta. A hora do desembarque é o início da primavera ou outono, sendo este último considerado o mais favorável. Plantar 1,5-2 meses antes do início da geada permitirá que a muda crie raízes. Na primavera, Grushenka começará suas funções vitais em um estado fortalecido.
Na hora de escolher o local, deve-se ter em mente que arbustos adultos não toleram um transplante, por isso o local deve ser permanente. A localização ideal é junto às cercas que cobrem os arbustos do norte e do oeste. As plantações de groselha e groselha são consideradas péssimas predecessoras, pois apresentam os mesmos inimigos entre doenças e pragas.
O local é escavado com a introdução simultânea de húmus, farinha de dolomita, cinza de madeira, superfosfato e 0,4 g de sal de potássio por metro quadrado. m. O tamanho ideal da cova de plantio para mudas de groselha é 50x50x50 cm. A distância entre os buracos é de 1-1,5 metros. Se o local selecionado não foi enriquecido, o solo removido é misturado com matéria orgânica, fertilizantes minerais e cinzas de madeira. O colo da raiz é aprofundado em 5-6 cm. O círculo próximo ao tronco é abundantemente regado e coberto com pó de turfa e serragem temperada.
Crescendo e cuidando
O cuidado adicional consiste em regar oportunamente, remover ervas daninhas, afrouxar o círculo próximo ao tronco, higienizar e modelar restos. A rega é realizada semanalmente em climas quentes, os arbustos adultos não precisam de irrigação adicional com uma chuva padrão. Nas regiões do sul, com pouca chuva, as groselhas são regadas 4 vezes por temporada, durante os períodos:
floração;
formação de ovário;
amadurecimento da colheita;
no outono.
As groselhas exigem a organização de suportes para os galhos que caem sob o peso das frutas derramadas. Cercas especiais são vendidas nas lojas, muitas as fazem por conta própria. A aplicação adicional de nutrientes começa a partir do terceiro ano após o plantio:
início da primavera - preparações de nitrogênio;
período de maturação - composições de potássio-fósforo;
outono - aplicação de fertilizantes orgânicos.
A intensidade do crescimento dos rebentos obriga o jardineiro a desbastar a copa, conseguindo a livre circulação do ar e a penetração da luz solar. Nesta altura, retire todos os rebentos laterais, velhos e deformados, bem como os que crescem no interior do mato. Um arbusto adulto adequadamente formado deve ter 5 ramos principais e até 20 ramos laterais de diferentes idades. Se você negligenciar os resíduos sanitários e formativos, a baga começará a encolher, perder a doçura e tornar-se cada vez mais azeda. Na primavera, certifique-se de remover galhos congelados e quebrados. Os rebentos fracos também devem ser removidos, caso contrário o arbusto desperdiçará energia com eles. No final do outono, o círculo do tronco deve ser coberto com uma espessa camada de húmus - durante o derretimento da neve na primavera, os nutrientes entrarão naturalmente no solo.
Resistência a doenças e pragas
A variedade possui uma forte imunidade que lhe permite resistir à maioria das doenças virais e fúngicas. Para groselhas, as pragas são mais perigosas - ácaros, mariposas, pulgões. Os tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas ajudam a manter a saúde do arbusto e a qualidade da colheita.
Para que a groselheira dê uma boa colheita, é necessário dedicar tempo à prevenção de doenças.
Resistência a condições climáticas adversas
Grushenka mostra excelentes resultados em resistência à geada e resistência à seca. A groselha não teme o calor intenso, que se tornou um hóspede comum na via do meio e até na Sibéria. Resiste com o mesmo sucesso a temperaturas abaixo de zero, suportando geadas até -30ºC, graças às quais vive nos jardins da zona norte.