- Autores: Nomeado Instituto de Pesquisa de Horticultura de toda a Rússia. I. V. Michurina
- Tipo de crescimento: alta
- Descrição do arbusto: espalhamento médio
- Escapes: médio, reto, fosco
- Espinhos: praticamente ausente
- Folha: grande, verde escuro, brilhante e enrugado
- Tamanho da baga: ampla
- Peso da baga, g: 5-10
- Forma de baga: oval ou lágrima
- Cor de baga: verde claro, dourado à medida que amadurece
As groselhas estão entre as mais saudáveis. Isso é o que determina a popularidade da cultura. No entanto, a escolha dos jardineiros é influenciada não apenas pelos benefícios, mas também pela conveniência do cultivo. E aqui o líder é Grossular - uma variedade na qual os espinhos estão praticamente ausentes.
Descrição da variedade
Grossular foi obtido graças ao trabalho de criadores do All-Russian Research Institute of Horticulture. I. V. Michurin. Ele se tornou uma das primeiras variedades sem vigas, graças ao qual ele imediatamente encontrou seu público de admiradores.
A planta é alta, até 1,5 m, enquanto seu espalhamento costuma ser médio. Os tiros são diretos, sem graça. Neles há bastante folhagem, é grande e brilhante, com presença de rugas. As placas são de cor verde escuro.
Características de bagas
Os frutos do Grossular são grandes, podendo ser ovais ou em forma de gota. A massa dos bagos é de 5 a 10 gramas. A cor na fase de imaturidade é verde claro, e um pouco mais tarde os bagos adquirem uma espetacular cor dourada. A casca da fruta é fina, mas bastante densa. Graças a estas características, esta variedade de groselhas pode ser facilmente transportada para o mercado ou loja.
Qualidades de sabor
Absolutamente todos os jardineiros gostaram do sabor do Grossular, porque é muito harmonioso e sutil. A acidez aqui ressoa perfeitamente com a doçura, e o aroma refrescante só aumenta a impressão. Os especialistas avaliaram o sabor do Grossular em 4,5 pontos.
Amadurecimento e frutificação
As primeiras colheitas do mato podem ser esperadas para 2, às vezes 3 anos. Então a frutificação será estável e durará cerca de 20 anos. As variedades precoces médias são colhidas em julho-agosto.
Produção
Mesmo em condições climáticas desfavoráveis, Grossular demonstra um excelente rendimento - de 5 a 7 kg por arbusto.
Regiões em crescimento
Como a Grossular é uma variedade resistente ao inverno, ela é cultivada sem problemas em muitas partes do país. Mesmo assim, os melhores indicadores serão obtidos nas regiões Central e Central da Terra Negra. A planta parece muito confortável aqui.
Aterrissagem
Recomenda-se plantar arbustos desta variedade no outono, pois na primavera são extremamente difíceis de se adaptar às novas condições de vida. A sombra é absolutamente inaceitável, e é melhor escolher o solo preto ou argiloso do solo. Não deve haver umidade excessiva no solo. E também Grossular não pode ser plantado naqueles lugares onde outros arbustos de baga cresceram antes.
Outras recomendações:
a muda deve estar absolutamente sã, com folhas fortes e raízes brancas;
o local deve ser escavado e limpo, em caso de aumento da acidez - cal;
algumas semanas antes do plantio, curativos orgânicos e minerais são introduzidos no solo;
profundidade do furo - 0,4 m, largura - 0,5 m;
distância entre plantas - 1,5 m;
após o plantio, os ramos são encurtados para que tenham 20 cm de comprimento;
o broto plantado é regado e coberto com cobertura morta.
Crescendo e cuidando
Grossular é uma planta que adora umidade.Ele precisa ser regado em tempo hábil se você deseja obter frutas suculentas. As mudas jovens são irrigadas duas vezes por semana, gastando 10 litros por arbusto. Se houver calor forte, a frequência de rega é aumentada em até três vezes, embora seja recomendado levar pelo menos dois baldes de água morna. Remova as ervas daninhas e afrouxe o solo cerca de 6 vezes por temporada.
É necessário alimentar a cultura anualmente. O nitrogênio deve ser administrado na primavera. Neste caso, os minerais são usados apenas se o solo ou as plantas estiverem em más condições. No outono, a alimentação de grossular será mais significativa.
Você vai precisar de:
esterco (meio balde);
cinzas de madeira (100 gramas);
superfosfato (45 gramas).
Esses curativos são ótimos para aumentar a frutificação. Eles são aplicados diretamente no solo e, em seguida, enterrados em seu interior com uma pá de 10 cm.
O grossular também precisará de poda. No primeiro ano não deve ser realizado, mas no segundo ano é necessário selecionar os 5 brotos mais potentes, deixe-os. Qualquer outra coisa deve ser excluída. Posteriormente, mantêm o formato do arbusto e não se esquecem de retirar os galhos secos e doentes. Se a planta cruzou a linha dos 10 anos, ela precisará ser cortada pela raiz antes do tempo frio.
Resistência a doenças e pragas
Grossular não é particularmente bom em resistir a várias doenças. Sua estabilidade é média. Portanto, tratamentos preventivos com fungicidas na primavera são simplesmente necessários.
Porém, com mais frequência do que as doenças, as pragas atacam o arbusto. Estes são ácaros-aranha, pulgões caules e mariposas groselhas. Para prevenir o aparecimento de parasitas, o derramamento da colheita com um arremesso no início da primavera permitirá, mas isso deve ser feito antes que os botões se dissolvam. Se você ainda não teve tempo, então é melhor usar inseticidas (nos estágios iniciais da estação de cultivo).
Para que a groselheira dê uma boa colheita, é necessário dedicar tempo à prevenção de doenças.
Resistência a condições climáticas adversas
Apesar de a planta gostar muito de umidade, é perfeitamente capaz de sobreviver a uma seca de curta duração. Mas a resistência à geada de Grossular é muito alta, enquanto a planta não tem medo nem de geadas recorrentes. Só será necessário abrigar a cultura em regiões muito agrestes. Se houver neve, será o suficiente, e se o inverno não for muito nevado, você pode usar estopa, ramos de abeto e outros abrigos de sua escolha.