- Autores: Seleção canadense
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: vertical, não se espalhando
- Escapes: poderoso
- Tamanho da baga: médio e grande
- Peso da baga, g: até 7
- Forma de baga: arredondado
- Cor de baga: rubi brilhante
- Gosto: doce, com um sabor rico de morango silvestre, abacaxi e mel de tília fresco
- Resistência de inverno: Alto
As groselhas da seleção canadense Fridonia conquistaram os corações dos residentes de verão russos por sua falta de espinhos, tamanho compacto e frutificação abundante. Suas belas frutas de cores vivas podem se tornar uma iguaria requintada na dieta de crianças e adultos. A variedade é adequada para o cultivo mesmo por jardineiros inexperientes, requer manutenção mínima durante a temporada.
Descrição da variedade
Os arbustos vigorosos têm rebentos retos e fortes que não são propensos à formação de copas que se espalham. A altura da planta chega a 150 cm. Os ramos não têm espinhos, são poderosos. São muitas folhas, são de tamanho médio, verde claro, no topo da copa podem ser pintadas com mais brilho.
Características de bagas
As bagas não são propensas a desprender-se quando atingem a maturidade. O tamanho varia de médio a grande, com um peso de baga de até 7 G. O formato do fruto desta groselha é redondo, a cor é rubi brilhante.
Qualidades de sabor
Fridonia tem sabores muito inusitados. Os frutos desta groselha são doces. O gosto final agrada com notas de morangos silvestres, mel de limão fresco, abacaxi.
Amadurecimento e frutificação
A groselha está meio tarde. Os frutos estão prontos para serem colhidos em julho. A frutificação começa com 3-4 anos a partir do momento do plantio, dura até 40 anos consecutivos.
Produção
Fridonia dá até 8 kg de frutos maduros de um arbusto.
Regiões em crescimento
Esta variedade de groselha foi cultivada no Canadá, que é climaticamente próximo da Rússia. Enraiza-se bem nos Urais e na Sibéria, nas regiões Noroeste, na região de Moscou e nas regiões Centrais.
Aterrissagem
Para a groselha Fridonia, é necessário um lugar que não seja ocupado por plantas de grande porte, livre da sombra abundante de cercas, paredes de casas e edifícios anexos. É importante encontrar um local que tenha sol na maior parte do dia. O solo deve estar suficientemente úmido, mas não encharcado, pois o sistema radicular superficial apodrecerá. A groselha prefere solos com acidez neutra, fértil, permeável ao ar.
O plantio pode ser realizado na primavera e no outono. Cada opção tem suas próprias vantagens. As mudas da primavera têm tempo de ficar mais fortes no inverno. Mas o plantio de outono permite preparar melhor os botões para o despertar após o inverno. Nesse caso, será possível contar com o fato de que as mudas crescerão ativamente na nova safra.
O intervalo entre as covas para o plantio de groselhas desta variedade é de cerca de 2 m. A profundidade é suficiente até 40 cm, o diâmetro é melhor escolher, focando no tamanho do sistema radicular. Se o solo não for fértil o suficiente, ele é misturado com fertilizantes orgânicos e minerais. Os arbustos jovens são instalados nos orifícios de modo que o colar da raiz fique 70-90 mm abaixo da borda.
Crescendo e cuidando
Depois de concluído o processo de plantio, as plantas precisam ser bem cuidadas. Os rebentos longos são encurtados antes do inverno. No início da primavera, antes do início do fluxo de seiva, as plantas são examinadas anualmente.Durante este período, todos os galhos quebrados e danificados são cortados. A reorganização do outono envolve a remoção de galhos de seis anos que frutificaram.
Afinar a coroa também é útil. Se ficar muito espesso, os bagos ficam menores e amadurecem pior. É importante remover o excesso de brotos, ajudando a luz solar a penetrar na copa. Locais de cortes em brotos com mais de 10 mm de diâmetro são tratados com grama de jardim.
Você não precisa regar os arbustos constantemente. Periodicamente, a terra é umedecida com água morna limpa. Vale a pena prestar atenção ao estado do solo. Se secar, as folhas começam a murchar nos galhos, é definitivamente necessário regar.
A fertilização também ajuda a estimular o crescimento. Dependendo da estação de crescimento e das necessidades da planta, podem ser fontes naturais de nitrogênio, bem como potássio pronto e misturas de fósforo.
Para que a groselheira dê uma boa colheita, é necessário dedicar tempo à prevenção de doenças.
Resistência a condições climáticas adversas
A Fridônia é caracterizada por uma boa robustez invernal. O autor afirma que a variedade pode resistir a geadas de até -45 graus. Em geral, as groselhas são resistentes à seca, mas longos períodos sem irrigação podem tolerar mal.
Visão geral da revisão
Jardineiros amadores na Rússia estão familiarizados com a variedade Fridonia há mais de 10 anos. Segundo a maioria deles, a variedade supera muitas outras em número de bagas nos arbustos. As plantas dão colheitas abundantes anualmente, sem esgotamento por muitos anos. O sabor também é impecável, suculento e doce, reconhecível, especialmente agradável como complemento de smoothies, sobremesas, assados.
Note-se que a variedade se multiplica facilmente, dá um crescimento abundante. As bagas maduras estão em decomposição, podem ficar penduradas nos arbustos por muito tempo sem perder o sabor e o aroma.
Nenhuma falha óbvia foi encontrada nesta groselha. Mas alguns residentes de verão observam que os indicadores de resistência à geada não atendem aos declarados. Portanto, é melhor para a segurança dos brotos cobri-los para o inverno com fibras agrícolas. E também com a queda, sinais de desenvolvimento de infecções fúngicas podem aparecer nas plantas. Neste caso, os residentes de verão recomendam cortar todos os locais de infecção com tesouras de poda e, em seguida, tratá-los com sulfato de cobre.