- Autores: I. V. Michurin
- Apareceu ao cruzar: Tingimento x Anibut
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: com uma coroa esférica
- Escapes: grosso, durável
- Espinhos: grande, longo, duplo e triplo
- Folha: grande, verde brilhante, delicado, opaco
- Tamanho da baga: médio
- Peso da baga, g: 3,5-5,7
- Forma de baga: oval arredondado
Coleções de safras de hortaliças, frutas e bagas de jardineiros particulares contêm não apenas resultados modernos de conquistas de cultivo, mas também variedades com mais de uma dúzia de anos, daquelas que podem ser atribuídas com segurança à categoria de retro. Gooseberry Black Negus é conhecido desde a primeira metade do século XX no território da região de Moscou, zona média e região de Leningrado. Apesar de a casta ser considerada universal, e o fruto poder ser consumido fresco, a forma mais comum de utilizá-lo são as conservas em forma de compotas, compotas e a partir dele se faz um excelente vinho.
História de criação
O autor do Black Negus foi Ivan Vladimirovich Michurin, que o recebeu como resultado do cruzamento das variedades Krasilny e Anibut. Devido ao formigamento excessivo, a groselha não teve distribuição industrial, mas tornou-se uma excelente fonte para a obtenção de variedades resistentes ao sphero.
Descrição da variedade
Um arbusto esférico vigoroso atinge 150-200 cm de altura, na forma adulta pode ser ainda mais alto. Os rebentos grossos e robustos são cobertos por longos espinhos duplos e triplos localizados em cada entrenó, o que permite a sua utilização como sebe. Os ramos são cobertos por delicadas folhas verdes brilhantes de três a cinco lóbulos presas a longos pecíolos finos. A lâmina foliar é opaca, ligeiramente enrugada com uma superfície pubescente, ao longo das bordas é coberta por pequenos dentículos. A bucha de espalhamento pode ter até três metros de diâmetro.
Características de bagas
Os bagos redondos ovais de tamanho médio, pesando 3,5 a 5,7 g, são de cor púrpura escura, quase preta com uma tonalidade avermelhada claramente visível ao sol forte. A pele fina, mas forte, protege de forma confiável os frutos contra rachaduras e garante a transportabilidade em longas distâncias, levando de 15 a 23 dias. A baga não é propensa a derramamento e pode permanecer nos arbustos até o final do outono, é rica em vitaminas e minerais:
vitaminas C, B, P, A e outros;
oligoelementos - cálcio, manganês, potássio, iodo, ferro, cobre, zinco.
Além disso, as bagas Black Negus contêm uma quantidade elevada de antocianinas, pectinas, ácidos fólico e ascórbico.
Qualidades de sabor
A polpa suculenta e densa tem um sabor agridoce a sobremesa e um aroma forte. A variedade ganhou uma pontuação de degustação de 4,63-4,74 pontos em 5 possíveis.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence à categoria de meia temporada, a colheita é feita no final de julho - início de agosto. A maturidade precoce da variedade é de 2-3 anos após o plantio. A duração do período produtivo chega a 20 anos ou mais, sujeito a tecnologia agrícola adequada.
Produção
Black Negus é considerada uma variedade de alto rendimento - de 3,5 a 6,8 kg por arbusto, com uma frutificação anual estável.
Regiões em crescimento
A variedade é adaptada para a zona intermediária da Federação Russa.
Aterrissagem
A planta é plantada no outono e na primavera, porém, a preferência é dada ao outono, 1,5 meses antes do início do frio. Este tempo é suficiente para o sistema raiz ficar mais forte. As plantas mais viáveis são consideradas como tendo dois ou três anos. O local de plantio escolhido é ensolarado, é permitida a sombra parcial clara, mas a variedade não tolera a proximidade de lençóis freáticos e baixadas, já que tal vizinhança ameaça o aparecimento de podridão radicular.
Quanto à composição do solo, o Black Negus não tem requisitos especiais para o solo, mas desenvolve-se melhor em solos franco-arenosos ou argilosos com um nível de acidez neutro. O local é preparado duas semanas antes do plantio, submetendo-o à limpeza das raízes durante a escavação, bem como ao enriquecimento com matéria orgânica (composto, húmus), fertilizantes superfosfato e potássio, cinzas de madeira.
O tamanho da cova de plantio é 50x50x50 cm, solo pesado deve ser solto com areia de rio. A distância entre os arbustos é de 1,5 metros. As raízes são embebidas por um tempo em uma solução de estimulantes e um formador de raízes de acordo com as instruções. Ao plantar, o colo da raiz é enterrado 5-6 cm, o solo é compactado e bem regado. No dia seguinte, o solo deve ser solto ou imediatamente coberto com uma espessa camada de cobertura morta de turfa. Não sobram mais do que 5 botões nos brotos, todo o resto é cortado.
Crescendo e cuidando
O cuidado adicional consiste em regar atempadamente no primeiro ano, com exceção da época das chuvas, quando há humidade natural suficiente. No futuro, os arbustos são irrigados de 5 a 6 vezes por estação, especialmente durante a brotação e o amadurecimento dos frutos. As groselhas não gostam de irrigação aérea, por isso é melhor irrigar sob a raiz ou por gotejamento.
A cobertura começa no terceiro ano, adicionando superfosfato, potássio, fertilizantes de fósforo, matéria orgânica e nitrogênio ao solo do círculo do tronco.
A tendência da variedade a formar múltiplos rebentos leva ao espessamento, sendo necessária uma poda formativa e higiênica. A época ideal para o procedimento é o outono, embora na primavera os arbustos também sejam verificados quanto à presença de brotos secos, danificados e não invernados. No outono, remova os ramos excedentes que crescem para dentro, danificados e afetados, bem como os brotos quebrados, fracos, curvos e horizontais, a menos que seja planejado para a obtenção de estacas. Um arbusto correto com 4 ou 6 anos de idade deve consistir em 30 caules fortes, não mais.
Após 6 anos, o arbusto entra no período de envelhecimento e, a partir desse momento, procedimentos anuais de anti-envelhecimento são necessários - todos os ramos com mais de 6 a 8 anos devem ser removidos. No terceiro e quarto anos, começam a retirar os rebentos basais, permitindo que apenas alguns, os troncos mais robustos se desenvolvam. Para a poda, deve-se usar uma poda afiada para que os cortes fiquem uniformes, fáceis de manusear com relvado de jardim. Os arbustos extensos e poderosos precisam de apoio. As estruturas de suporte de madeira são erguidas em torno de arbustos individuais, mas se os arbustos crescem em uma fileira ao longo da borda do local, então eles organizam uma treliça.
Resistência a doenças e pragas
A variedade possui uma forte imunidade, razão pela qual é muito popular no trabalho de criação. Black Negus é altamente resistente ao oídio, septórios e antracnose.Quase não é afetado por doenças fúngicas.
Para que a groselheira dê uma boa colheita, é necessário dedicar tempo à prevenção de doenças.
Resistência a condições climáticas adversas
A variedade tem boa resistência de inverno e capacidade de se adaptar rapidamente às condições climáticas adversas.