- Autores: K. D. Sergeeva (Instituto de Pesquisa de Horticultura totalmente russo em homenagem a I. V. Michurin)
- Apareceu ao cruzar: Mudas 21-52 x mix de variedades de pólen: Tâmara + Verde Garrafa + Brasileira + Mudas Maurer
- Ano de aprovação: 1994
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: ligeiramente espalhando, copa densa, ramificação média, direção vertical dos ramos
- Escapes: em crescimento - médio, reto ou com o topo pendente, verde claro, com coloração antocianina na parte superior, não pubescente; lignificado - médio, leve
- Espinhos: fraco
- Espinhos: esparso, único, curto a médio comprimento, fino, reto ou ligeiramente curvado, fosco, de cor escura
- Folha: médio, verde escuro, brilhante, não pubescente, liso ou dobrado, densidade média, convexo, três a cinco lobos
- Localização de pico: direcionado para baixo e localizado no terço inferior do broto, sem espinhos
A groselha é uma baga muito útil para o corpo humano, e também muito saborosa, portanto, ao planejar o cultivo de uma horta, ela recebe um local separado. Uma das variedades comprovadas ao longo dos anos com bons rendimentos é a groselha de Chernomor, com a qual até um residente de verão iniciante pode lidar.
História de criação
Chernomor é uma groselha com uma longa história, que surgiu graças aos esforços dos criadores soviéticos em 1979. O autor da espécie é o cientista KD Sergeeva, representando o N.I. Michurin. Para o cultivo da variedade, foram utilizadas várias espécies - muda 21-52 e uma mistura de pólen das variedades Garrafa Verde, Brasileira, Tâmara e Mudas Maurera.
Após o procedimento de teste de variedade, a colheita da baga foi adicionada ao Registro Estadual de Conquistas de Reprodução em 1994. A variedade é recomendada para cultivo na região Central - regiões de Moscou, Ryazan, Tula, Bryansk, Vladimir, Ivanovsk e Kaluga.
Descrição da variedade
Groselha Chernomor é um arbusto vigoroso que chega a atingir 150 cm de altura, arbusto pouco extenso, mais comprimido, com copa fortemente espessada com folhas verde-escuras brilhantes e rebentos verticais. Os espinhos do arbusto são fracos - os espinhos isolados concentram-se na parte inferior do caule. Os botões da planta são pequenos, oblongos e de cor clara, crescem, desviando-se do rebento.
As inflorescências consistem em 2-3 flores alongadas. Durante o período de floração, o arbusto é coberto por flores de cor verde pálido com bordas rosadas. O período de floração é no final de abril - início de maio.
A autofertilidade nas safras de bagas é baixa, respondendo por apenas 5 a 14% da produção total, portanto, você precisará plantar outras espécies de groselha no local, florescendo ao mesmo tempo que a variedade Chernomor.
Características de bagas
Chernomor é uma espécie de frutificação média, cuja massa dos bagos é de 3 G. O formato dos bagos é correcto - oval com superfície lisa, sem rebordo pronunciado. Bagas maduras têm uma cor incomum - preto rico com uma flor de cera. Na fase de maturação técnica, a groselha é uniformemente recoberta por uma cor vermelha escura. A venação das bagas é fraca e quase imperceptível quando totalmente maduras. A casca do fruto é de densidade média, firme e não dura. A firmeza da casca evita a fissuração dos bagos e permite a colheita mecanizada.
As bagas têm um propósito universal - são consumidas frescas, transformadas em compotas e marmeladas, devido ao enorme teor de pectinas, congeladas e muito utilizadas na culinária. A groselha é caracterizada por excelente transportabilidade e longa vida útil.
Qualidades de sabor
De acordo com os provadores, a fruta tem um gosto ótimo. A polpa dos bagos é carnuda, tenra e muito suculenta, com poucas sementes.O sabor é equilibrado - doce e azedo, complementado por um leve aroma de sobremesa. A polpa contém cerca de 12% de açúcares e menos de 2,5% de ácidos. Além disso, as groselhas são famosas por seu alto teor de ácido ascórbico - quase 30%.
Amadurecimento e frutificação
Chernomor refere-se a bagas com amadurecimento meio tardio. A maturação precoce é boa - já no 2º ano após o plantio, já dá para saborear a colheita. Os primeiros frutos maduros podem ser vistos em meados de julho. A fase de frutificação ativa ocorre na segunda quinzena de julho - início de agosto.
Produção
Excelente produção é o motivo pelo qual os residentes de verão adoram esta variedade. Com tecnologia agrícola adequada e condições favoráveis, de 1 arbusto podem ser retirados de 3,1 a 4 kg de groselhas por safra. Em escala industrial, os indicadores são os seguintes - até 10,3-13,3 toneladas por hectare.
Regiões em crescimento
A variedade se mostrou o mais produtiva possível quando cultivada na parte central da Rússia. Além disso, a cultura é popular na Ucrânia - nas partes central e sul.
Aterrissagem
Você pode plantar uma planta no outono e na primavera. De acordo com residentes de verão experientes, é melhor plantar mudas no outono - final de setembro - início de outubro. Para o cultivo, é melhor comprar uma muda de um ou dois anos com sistema radicular aberto. Antes do plantio, recomenda-se tratar o rizoma com estimulador de crescimento. Ao plantar arbustos, a distância entre as plantas deve ser observada - 1,5-2 metros.
Além disso, os arbustos de groselha não devem sombrear a copa das árvores vizinhas, pois isso pode levar a uma inibição significativa do desenvolvimento e uma diminuição dos indicadores de produção.
Crescendo e cuidando
As groselhas não causam dificuldades durante os cuidados, mas são um pouco exigentes quanto ao local de crescimento. O local deve ser escolhido plano, bem coberto de luz e calor (sol). Solos férteis, soltos e permeáveis ao ar - limos médios e leves, bem como solos de estepe florestal - seriam ideais. Independentemente do tipo de solo em que a groselha vai crescer, ela deve ser bem fertilizada antes do plantio, adicionando uma mistura de superfosfatos ao buraco. O lençol freático deve ser profundo para que as raízes não fiquem estagnadas, pois isso pode provocar o apodrecimento.
A reprodução da cultura ocorre de duas maneiras - estacas e estratificação horizontal, no entanto, a taxa de sobrevivência máxima é observada precisamente nas estacas.
O cuidado agrotécnico das safras de bagas consiste em uma série de atividades: irrigação regular na raiz (4-5 vezes por temporada), fertilização (alternância de matéria orgânica e fertilização mineral), poda sanitária e rejuvenescedora, desbaste constante, pois os arbustos crescem rapidamente, proteção contra vírus e insetos. Além disso, nos primeiros anos, recomenda-se que os arbustos sejam amarrados a uma treliça, uma estaca, que evitará danos por ventos fortes e garantirá um crescimento adequado em pé. A preparação para o inverno envolve limpar o local, cavar o solo entre as fileiras e também abrigar-se com um agrospan.
Resistência a doenças e pragas
A variedade tem um sistema imunológico estável para muitas doenças comuns, embora você não deva se esquecer das medidas preventivas. O arbusto não é nada suscetível ao oídio americano e também praticamente não é afetado pela mariposa.
Para que a groselheira dê uma boa colheita, é necessário dedicar tempo à prevenção de doenças.
Resistência a condições climáticas adversas
Chernomor possui alta resistência ao estresse. Tolera facilmente quedas severas de temperatura, seca prolongada e calor do verão. A sombra forte e o excesso de umidade afetam negativamente o desenvolvimento do arbusto.
Visão geral da revisão
Chernomor é o favorito de muitos moradores e fazendeiros no verão. A variedade atrai pela sua despretensão, alto rendimento e rápida adaptação ao local de crescimento. A maioria das donas de casa cativa-se pela versatilidade dos frutos silvestres, assim como pelo seu sabor incrível.
Entre as muitas vantagens, encontram-se algumas desvantagens, que são apontadas por residentes de verão experientes - assar os frutos silvestres ao sol, se não forem colhidos a tempo, bem como a tendência a estalar após chuvas prolongadas.