- Sinônimos de nomes: Verde garrafa, brasileiro
- Tipo de crescimento: vigoroso
- Descrição do arbusto: espalhamento médio
- Escapes: Numerosos, fortes, de espessura média, com tampos suspensos; as partes crescentes do rebento anual são castanho-avermelhadas, no resto do verde, quase glabras
- Espinhos: único, longo, forte, descendente; sem espinhos
- Folha: grande, verde, enrugado, com lâminas afiadas
- Flores: pétalas grandes, branco-amareladas, sépalas esverdeadas com manchas vermelho-púrpura
- Tamanho da baga: ampla
- Peso da baga, g: até 16
- Forma de baga: oblongo-oval e em forma de pêra
As groselhas de garrafa são uma das variedades mais populares com frutas verdes. Os frutos colhidos são altamente comercializáveis, adequados para consumo in natura, transformação em sumos e vinhos, conservas, compotas. A variedade também é conhecida pelos nomes brasileiros Green Bottle.
Descrição da variedade
Os arbustos de groselha são formados vigorosamente, espalhando-se medianamente. São muitos brotos, são fortes, de espessura média, com pontas curvas voltadas para o solo. Os rebentos anuais são fáceis de distinguir pela tonalidade castanho-avermelhada da casca, os mais maduros são de cor verde. A superfície dos ramos é coberta por longos espinhos únicos. As folhas da copa são grandes, enrugadas, verdes, com lóbulos pronunciados, adquirem uma tonalidade castanha no outono.
Características de bagas
Esta variedade de groselha tem frutos grandes, com peso até 16 g, de formato incomum oblongo-oval ou em forma de pêra. Os bagos são verde-escuros com veios e pontos castanho-avermelhados na superfície. A pele é mais fina na ponta e densa no pecíolo. A polpa é colorida de verde.
Qualidades de sabor
Os frutos silvestres são refrescantes, agradáveis, agridoces, com bom equilíbrio de sabores. São perfeitos para fazer sobremesas, saladas, dar um toque picante aos molhos.
Amadurecimento e frutificação
A variedade é de propriedade tardia, começa a frutificar a partir da 2ª década de julho. A colheita é dada anualmente. As frutas chegam à maturidade para o consumidor na 1ª década de agosto.
Produção
De acordo com este indicador, a variedade merece uma avaliação elevada. Até 20 kg de bagas são colhidas do mato.
Aterrissagem
Esta groselha é recomendada para o plantio em solos férteis, com exposição ao sol ou sombra parcial. As plantas são transferidas na primavera, em março-abril, bem como no outono, a partir do final de setembro, mas o mais tardar 1 mês antes do início da geada. Segundo agrônomos, a segunda opção é preferível, já que os arbustos jovens têm tempo para se aclimatar e criar raízes. Ao selecionar um local, é importante encontrar um local onde o lençol freático não esteja a menos de 1,5 m da superfície do solo. Os melhores solos para esta groselha são franco, arenoso, não encharcado, com uma acidez de cerca de 6,0 pH.
No plantio entre arbustos sai de 2 m cada, nos pontos selecionados são formadas covas de até 50 cm de profundidade e com o mesmo diâmetro. O solo escavado é melhorado com a mistura de 100 g de cinza de madeira e superfosfato, 40 g de sulfeto de potássio e um balde de húmus. Essa mistura preenche o buraco, mas não ao topo. Uma muda é colocada no interior de forma que o colo da raiz fique 50 mm abaixo do nível do solo, então tudo é preenchido até o topo, fica levemente compactado.
Crescendo e cuidando
O cuidado adequado pode afetar o estado geral das plantas, seu rendimento.A primeira rega é realizada imediatamente após o plantio. Suficiente 10 litros introduzidos na zona de raiz. Em seguida, você precisa afrouxar e remover ervas daninhas do círculo do tronco semanalmente, verificando ao mesmo tempo a umidade do solo. Se um torrão de terra se desfizer em sua mão, é hora de regar as plantas.
O afrouxamento deve ser bastante profundo, cerca de 70 mm. Se o solo for pesado, argiloso, é escavado com um forcado ou uma pá. Bastará processar a areia com um ancinho.
Os arbustos são alimentados duas vezes. A primeira vez após a floração, depois no final da colheita. As groselhas respondem bem à fertilização com um complexo de composto, superfosfato, cloreto de potássio e nitrato.
A copa grande e exuberante deste arbusto pode causar muitos problemas para os residentes de verão inexperientes. Recomenda-se apoiá-lo com porta-buchas especiais. Ao mesmo tempo, a poda formativa é realizada por 3 anos. É realizado na primavera, antes do despertar dos rins. A espinha dorsal do esqueleto é criada removendo o excesso de comprimento do rebento até 5 botões; apenas alguns dos ramos mais fortes são preservados dos rebentos das raízes.
Resistência a doenças e pragas
Os arbustos raramente são afetados pelo oídio americano. Contra as pragas, será útil tratar as plantas com água fervente de um regador sobre os botões dormentes, imediatamente após a neve começar a derreter na primavera.
Para que a groselheira dê uma boa colheita, é necessário dedicar tempo à prevenção de doenças.
Resistência a condições climáticas adversas
A groselha de garrafa tem boa resistência de inverno. Sem abrigo, ele pode suportar uma queda nas temperaturas atmosféricas de até -25 graus. É resistente à seca, mas pode reduzir a frutificação na ausência de rega por muito tempo.
Visão geral da revisão
Os jardineiros dão notas altas à variedade de garrafas. É considerado um dos mais frutados, com sabor equilibrado e rendimento consistentemente elevado. Os arbustos crescem rapidamente, enraízam-se facilmente num novo local, podem ser propagados por estratificação e cortes, dividindo, rejuvenescendo as plantas velhas. Esta groselha é plantada em todo o lado, segundo os residentes de verão, quase não sofre geadas, só ocasionalmente é necessário retirar ramos danificados. As plantas também toleram a seca normalmente, mas podem perder frutos durante um período prolongado de calor e, em climas úmidos, os frutos começam a rachar.