- Tipo de crescimento: tamanho médio
- Descrição do arbusto: espalhando moderadamente
- Tamanho da baga: grande o suficiente
- Peso da baga, g: 3,5
- Forma de baga: oval
- Cor de baga: preto, ceroso
- Pele : magro, não pubescente
- Gosto: doce e azedo, com um leve sabor de groselha preta
- Compromisso: universal
- Resistência de inverno: Alto
Todas as safras de frutas silvestres, incluindo groselhas, incluem um grande número e variedade de variedades. Eles diferem em muitas características, como cor, sabor, rendimento, técnicas de cultivo e assim por diante. A variedade africana pode ser considerada um representante completamente exótico da cultura. E ele se apaixonou pelos jardineiros não só por causa de sua aparência incomum, mas também por sua despretensão, falta de espinhos e boa saúde.
História de criação
A variedade africana é conhecida há muito tempo, teve origem na década de 1970. A cultura foi cultivada por criadores domésticos com base na Estação Experimental de Horticultura de Saratov. No entanto, a variedade não consta do Cadastro Estadual, o que não a impede de crescer praticamente em todo o país.
Descrição da variedade
A planta distingue-se pela sua altura média, espalhamento moderado do arbusto. Em altura, o arbusto atinge, via de regra, 1-1,2 metros, mas às vezes chega aos 130 cm.Os espinhos são raros e pequenos, às vezes nem chegam a faltar.
A groselha africana tem muitas vantagens. Esses incluem:
- alta produtividade;
- excelente apresentação de frutas;
- sabor agradável;
- de fácil cuidado;
- versatilidade de aplicação;
- transportabilidade;
- alto teor de vitaminas e minerais.
Dos pontos negativos, apenas a suscetibilidade da cultura à antracnose é observada.
Características de frutas vermelhas
Os bagos ovais são de tamanho médio. Seu peso varia de 2,5 a 4 G. A cor do fruto vai do vermelho escuro ao quase preto. Há uma flor de cera nas bagas.
Qualidades de sabor
A groselha tem uma polpa muito macia e suculenta. Bagas agridoces são algo que lembram groselha preta no sabor.
Amadurecimento e frutificação
Africano é uma safra de amadurecimento precoce de bagas. Se você cuidar bem da planta, sua frutificação ativa começará já no segundo ou terceiro ano de desenvolvimento.
Produção
A groselha da variedade descrita distingue-se por taxas de rendimento bastante altas, em alguns casos um indicador de até 12 quilogramas por arbusto é registrado.
Aterrissagem
É possível plantar mudas da planta descrita em um lugar permanente tanto na primavera quanto no outono. Os especialistas recomendam dar preferência ao plantio realizado nos meses de outono. O principal é fazer isso com antecedência, algumas semanas antes da onda de frio, da primeira geada. Nesse momento, o sistema radicular cresce melhor. O período de primavera é considerado menos favorável para o desembarque. O fato é que os botões florescem bem cedo e o plantio na hora errada pode causar doenças nas plantas e até mesmo diminuir a produtividade.
Para plantar uma safra, você deve escolher uma área em uma elevação que será bem iluminada pelo sol. A água subterrânea não deve fluir a menos de um metro e meio da superfície. Os solos são adequados, argilosos ou franco-arenosos. Também é importante proteger os arbustos de correntes de ar e correntes de ar frio.
Na escolha das mudas, vale a pena dar preferência às de um ou dois anos, que já tenham o sistema radicular bem formado. O principal é fazer a compra em viveiros de boa reputação. Antes do plantio, as raízes devem ser embebidas em uma solução especial que estimule seu crescimento.
Crescendo e cuidando
A groselha da variedade considerada não tolera muito bem o solo alagado. Portanto, é importante realizar medidas especiais para o cuidado do solo. Por isso, na primavera, logo após o derretimento da neve, é necessário afrouxar muito bem o solo sob o arbusto, isso ajudará a garantir o fluxo de oxigênio para o sistema radicular. Posteriormente, este procedimento (afrouxamento) deverá ser realizado conforme necessário, mas pelo menos 4 vezes durante a estação de crescimento.
Cada arbusto de groselha é regado com um volume de líquido em 1-2 baldes. É importante garantir que a água não fique estagnada.
A superfície do solo ao redor dos arbustos é coberta com palha - uma camada de 7 a 8 cm é suficiente. Portanto, o solo não secará e as ervas daninhas não crescerão.
Resistência a doenças e pragas
A groselha tem boa imunidade, é imune a doenças como o oídio e outras doenças fúngicas. Porém, para a profilaxia, recomenda-se tratar as plantas com o líquido bordalês - solução a 3%, no período que antecede a abertura dos botões, e também com solução a 1% do mesmo agente antes da floração. Os especialistas acreditam que isso ajudará a prevenir doenças em arbustos.
Para que a groselheira dê uma boa colheita, é necessário dedicar tempo à prevenção de doenças.
Resistência a condições climáticas adversas
Uma importante característica distintiva da variedade é sua resistência a altas e baixas temperaturas. Por exemplo, durante os períodos de seca, será suficiente colocar um grande volume de água sob o arbusto, o que deve ser feito 2 a 3 vezes durante a temporada. A resistência ao frio é expressa pelo florescimento da cultura, que é possível mesmo em temperaturas no ar de até +10 graus, e no inverno os galhos são capazes de resistir a geadas de até -30 graus Celsius.