Características da propagação da groselha por estacas
A groselha não é uma das frutas silvestres mais apreciadas, mas você certamente pode chamá-la de útil. Essas pequenas bagas, semelhantes às pequenas melancias, têm um bom efeito no sistema cardiovascular e, com o uso constante, podem aumentar a imunidade a várias doenças. Como qualquer arbusto, a groselha frutifica bem e em grandes quantidades. No entanto, sua reprodução possui algumas nuances. Um dos métodos mais eficazes é a propagação por estacas. Tudo sobre como e quando fazê-lo corretamente, bem como algumas outras sutilezas deste tópico, serão discutidas no artigo.
Prós e contras do método
Abaixo estão algumas das razões pelas quais muitos jardineiros optam por propagar groselhas por meio de estacas.
-
Simplicidade relativa do procedimento. As mudas da planta são simplesmente cravadas no solo. Em seguida, você precisará esperar. Água e solo constantemente úmido são uma parte importante dos cuidados com as mudas.
-
Alguns tipos de propagação por estacas ótimo para jardineiros iniciantes.
-
Se você deseja propagar groselhas "estrangeiras" ou híbridas, então as estacas são as mais adequadas. Este método é especialmente bom para a propagação de híbridos de groselha da América do Norte.
-
As mudas resultantes herdam totalmente as características da mata-mãe. Esta condição não pode ser garantida quando propagada por sementes. Adequado para os agricultores que estão envolvidos na criação de uma variedade.
-
A propagação por estacas é mais suavedo que, por exemplo, dividir um arbusto (quando o rizoma é dividido em várias partes), para a planta-mãe e não a prejudica muito.
-
Mais mudas dar bons rendimentos.
A cultura nem sempre pode ser propagada por estacas por vários motivos.
-
Propagar groselhas por estacas não é o melhor método se você quiser um enraizamento 100%.... A reprodução por estratificação apresentou maior nível de eficiência.
-
Você precisa conhecer a variedade da cultura. Algumas variedades reproduzem bem em apenas uma maneira específica. Não é adequado para variedades escassas de groselha. Você não precisa plantar galhos no solo em dias quentes, muito ensolarados ou secos. E também não é necessário fazer isso pouco antes do inverno.
-
O resultado depende muito da qualidade dos materiais selecionados e das características climáticas da região.... Não há datas definidas para o início do preparo das mudas, seu plantio no solo e assim por diante. É necessário focar nas condições climáticas adequadas e nas condições dos ramos.
-
É melhor começar seus preparativos com antecedência. O melhor de tudo - alguns meses antes do plantio. Mudas preparadas algumas semanas antes do inverno podem não sobreviver a ele.
Tipos de estacas
Via de regra, apenas ramos adultos (não brotos jovens) são adequados para enxertia. A idade ideal dos ramos é 5 ou 6 anos. É indesejável tirar mudas de galhos de uma idade mais jovem - se forem cortadas, o arbusto-mãe pode morrer. E também vale lembrar que as estacas devem ser retiradas dos arbustos mais fortes e frutíferos.
Amostras doentes e afetadas não devem ser utilizadas. Eles também devem estar livres de parasitas.
Mudas verdes
Alguns jardineiros afirmam que o método de propagação por mudas verdes é considerado um dos mais eficazes e simples. Como já foi mencionado, é melhor não tirar brotos jovens, mas uma exceção é feita para essas mudas. A razão para isso é bastante trivial - as células dos rebentos jovens estão se multiplicando ativamente. As groselhas são germinadas a partir de rebentos jovens que brotam na primavera do ano do plantio planejado. Via de regra, esses rebentos jovens e pequenos da mata-mãe são cortados e plantados ao longo do mês de junho.
Material lignificado
Obviamente, os brotos lignificados criam raízes e se adaptam muito pior do que os brotos jovens. Portanto, esse método é usado para propagar groselhas com menos frequência - somente se a planta-mãe não puder formar rebentos. Quaisquer ramos são considerados estacas, mas é dada preferência àqueles que estão no topo da planta. Outra razão pela qual esses cortes são realizados é o tempo. Na primavera ainda não há brotos, mas em caso de reprodução urgente, este método é usado.
Combinado
Esse método envolve o uso de um broto lignificado de dois anos de idade que contém um pequeno broto verde. Para enxertia, você pode pegar apenas mudas de até 4 cm de comprimento. Este tipo de estaca possui três subespécies: com muleta (o galho é cortado ao longo da linha de crescimento no último ano), com estande (uma parte lignificada é considerada um "estande", localizada perpendicular à parte verde da planta) e com salto (esta categoria inclui estacas que são simplesmente arrancadas ou arrancadas).
Como reproduzir corretamente?
Você pode criar groselhas em quase qualquer época do ano. É importante cumprir prazos e tecnologia correta.
E vale lembrar também que um plantio bem realizado não garante sucesso - os cuidados posteriores também serão importantes.
No outono
Este período é considerado o melhor para o preparo de material para plantio futuro. Uma grande categoria de jardineiros pratica exatamente essas mudas. No entanto, não é muito adequado para iniciantes devido ao grande número de procedimentos a serem realizados.
A vantagem é que é fácil cultivar uma muda e não precisa ser plantada diretamente no solo.... Mas nem sempre é possível criar as condições ideais para que ele sobreviva ao inverno com segurança. Para a confecção de mudas, é necessário escolher arbustos lignificados com brotos jovens. Os brotos em si devem ser marrom-esverdeados e duros. O galho para futuros recortes já deve estar em estado de animação suspensa. Simplificando, ele já deve se livrar completamente das folhas. Em seguida, um dos métodos de enxerto descritos acima é selecionado. As estacas de qualquer um dos três tipos são adequadas para propagação no outono. Cada cópia deve ter no mínimo 15 cm e no máximo 25 cm de comprimento. As estacas do período de outono são geralmente cortadas 2 cm abaixo do botão extremo e os mesmos centímetros acima do botão apical.
Cada corte de galho deve ter de 4 a 6 botões saudáveis.
Uma parte importante do cultivo de groselhas no outono é a preparação para o inverno. Para isso, todas as mudas são pulverizadas com agentes protetores. A seguir, deixam-se secar um pouco e são colocados em um saco plástico. Você pode usar filme plástico em vez de uma bolsa. Além disso, as mudas preparadas são armazenadas na adega. Você pode equipar uma estufa ou um pequeno galpão no local. Para o armazenamento ideal de amostras, a temperatura do ar não deve exceder +5 graus Celsius.
A próxima etapa vem - o enraizamento. O inverno acabou e a primavera chegou. Depois que as estacas são retiradas da adega ou da estufa, elas são examinadas cuidadosamente. Você pode plantar apenas as amostras que mantiveram seus botões vivos. As amostras "boas" são novamente cortadas no lugar das antigas. Em seguida, são colocados em recipientes com água por 5 horas. A água precisa ser trocada de vez em quando. Todas as mudas podem ser colocadas em um frasco. O mesmo frasco ou recipiente é fechado por cima com um pacote. Em seguida, o recipiente é colocado em um local quente e ensolarado. Após 5 horas, a embalagem é retirada, e as mudas são armazenadas simplesmente em um recipiente com água (que também precisa ser trocado regularmente). Depois de um certo tempo, pequenas raízes e folhas podem ser vistas nas mudas.Quando as raízes têm 2 cm de comprimento, as mudas são transplantadas para potes de água. Em maio, já é possível transplantar para o solo.
Na primavera
Nesse período, eles tentam plantar variedades termofílicas que não toleram o frio. É melhor cortá-las nesse período, porque a estação quente está chegando e a planta terá força e tempo para enraizar antes do inverno.
Na primavera, as mudas precisam ser cortadas e plantadas antes mesmo de os botões incharem ou imediatamente após o degelo do solo.
O método é frequentemente usado por quem não quer preparar mudas para o inverno, não quer fazer isso. Todas as ações devem ser iniciadas no início de março. Ao replantar na primavera, é importante colher as mudas sem vestígios de pragas ou doenças. Normalmente, ramos semilignificados com não mais de 1 ano de idade são selecionados para transplante de primavera. Em regra, são de cor verde-castanha, muito elásticas e "saturadas" de sumo. Para mudas de primavera, selecionam-se copas com cerca de 25 cm de comprimento e o número de botões deve ser o mesmo - de 4 a 6 peças. Depois as mudas são colocadas na geladeira por 24 horas. Além disso, na parte inferior do corte, um corte é feito em um ângulo de 45 graus, e ele próprio é colocado em um recipiente com água durante as mesmas 5 horas. As próximas etapas (germinação de água, envasamento e transferência de solo) são semelhantes às descritas acima para as estacas de outono.
Verão
Eles tentam enraizar as mudas no verão, se na primavera nenhum dos ramos plantados tiver enraizado. Você pode plantar até a segunda quinzena de junho. É melhor que o enraizamento ocorra em dois estágios - primeiro na água e depois no solo.... As amostras são primeiro colocadas em um recipiente com água. Depois de criarem raízes, devem ser plantadas em solo úmido, a uma curta distância umas das outras. O material mais aceitável para o plantio de verão são mudas verdes.
Você também pode usar outro método de plantio de mudas. Um galho é cortado do arbusto-mãe. Seu comprimento deve ser cerca de 50 cm. Em seguida, você deve cortar todas as folhas do galho. A exceção são as duas folhas superiores. Em seguida, os ramos preparados são plantados no solo. Deve ser pré-saturado com fertilizantes, e também abundantemente regado (deve ser molhado, mas não se assemelhar a um pântano).
Você precisa plantar galhos em um pequeno ângulo. Isso ajudará o arbusto a formar raízes laterais. Depois que cada muda é coberta com um jarro. Isso cria um efeito estufa. Se o plantio ocorrer em uma estufa, as plantas não precisam ser cobertas. Com o início dos dias quentes, os potes devem ser retirados. Isso é feito para que a cultura não superaqueça e morra. Recomenda-se a instalação de um sistema automático de aeração no local de plantio. Pulverizar folhas de groselha é uma parte importante do cuidado e a chave para uma maior sobrevivência. No verão, as mudas de groselha criam raízes por cerca de 2 semanas. Depois disso, faz sentido aplicar fertilizantes (fósforo e potássio). No futuro, essas mudas também precisarão ser preparadas para o inverno - será necessário cobri-las de forma confiável com folhas secas ou trapos.
Deve ser lembrado que seu local de pouso é temporário. Mais tarde (na primavera), as mudas são movidas para outro local permanente de crescimento.
O comentário foi enviado com sucesso.