Tudo sobre como plantar groselhas no outono
O outono é a melhor época para o plantio de novas variedades de groselhas ou para a propagação de arbustos existentes por meio de estacas. Com a escolha certa do mês de plantio, a baga criará raízes rapidamente e dará uma rica safra no futuro.
Benefícios do plantio de outono
As mudas são plantadas na primavera ou no outono. No segundo caso, a taxa de sobrevivência do material de plantio é maior por uma série de razões.
- No outono, há menos riscos para comprar material de plantio de baixa qualidade. Em pontos de venda especializados, é apresentada uma extensa seleção de arbustos: com sistemas de raízes abertas e fechadas. Além disso, os moradores de verão, após completarem a frutificação da groselha, podem separar os brotos do mato em sua área de jardim para sua posterior reprodução.
- No outono, devido à abundância de chuvas, aumenta a umidade. - isso libera o jardineiro da rega diária. Não há calor durante este período, o que significa que a umidade não evaporará rapidamente e o arbusto precisará de nutrição adicional.
- De acordo com a experiência de muitos jardineiros, as groselhas plantadas no outono enraízam-se melhor.do que aquele que foi plantado na primavera. Há uma explicação para isso: no outono, a planta não tem estação de crescimento e não dá folhagem. Todo o poder da planta e os nutrientes obtidos de fora vão para o desenvolvimento ativo das raízes. Um sistema radicular desenvolvido em um arbusto jovem é a chave para sua boa imunidade, maior crescimento ativo e alta frutificação no futuro.
Na primavera, há grandes riscos de danos ao arbusto plantado por pragas de jardim. No outono, a maioria dos insetos não é tão ativa, então a ameaça de danos à muda é mínima.
Cronometragem
O clima nas diferentes regiões da Rússia varia muito - no sul há dias quentes em setembro e no norte, nesta época, a estação de aquecimento já está aberta. Portanto, ao plantar groselhas no outono, é preciso levar em consideração as condições climáticas. Por exemplo:
- na região de Moscou e na região do Extremo Oriente, você pode plantar groselhas em meados de outubro;
- no sul da Rússia e na Ucrânia, é melhor plantar arbustos em outubro;
- nos Urais, o horário ideal de pouso é a partir de meados de setembro;
- no norte da Sibéria, recomenda-se pousar no final de agosto ou início de setembro;
- na faixa do meio e na região do Volga, as groselhas podem ser propagadas de meados de setembro até a primeira semana de outubro, inclusive.
A principal referência no plantio de arbustos não é um mês, mas sim a temperatura - o plantio deve ser feito cerca de 4 semanas antes do início da primeira geada. Esse tempo é suficiente para o sistema radicular criar raízes em um novo lugar, e as groselhas se "preparam" para o inverno.
Se, por algum motivo, as mudas não foram plantadas e veio o frio, é melhor não arriscar, mas retirar o material de plantio em local fresco até a primavera. Caso contrário, uma muda jovem pode morrer de temperaturas excessivamente baixas ou tornar-se fraca e dolorida na primavera.
Seleção de mudas
Para que o arbusto não fique enfraquecido e sujeito a diversas doenças, é importante escolher o material de plantio adequado. Você não deve comprar espontaneamente, deve examinar cuidadosamente a muda. Jardineiros experientes recomendam escolher os seguintes materiais de plantio.
- Com pelo menos 2 anos. Arbustos de um ano com sistema radicular subdesenvolvido não criam bem raízes. No entanto, neste caso, há exceções - mudas de contêineres.
- O arbusto deve ter pelo menos 2 brotos, o comprimento de cada um dos quais é de pelo menos 30 cm.O material de plantio deve ter um sistema radicular bem desenvolvido com comprimento de raiz de 25 cm.
- A muda deve ser visualmente saudável: sem manchas na folhagem e sinais de podridão radicular.
É mais difícil avaliar o estado do material de plantio com um sistema radicular fechado. Nesse caso, na hora de comprar, é preciso levantar com cuidado a planta pelos galhos: uma muda sã e com raízes bem desenvolvidas ficará "firme" no recipiente. O "ponto fraco" das groselhas é o oídio. Devido à suscetibilidade a esta doença, recomenda-se a compra de variedades resistentes a fungos. Estes incluem "Golden Light", "Date", "Beryl", "Ural Emerald" e outros.
Preparação
Antes de plantar groselhas, é preciso escolher o local certo, preparar o material de plantio e a cova. Os arbustos adultos estão se espalhando, então você precisa fornecer espaço suficiente para plantá-los. Deve-se deixar espaço entre os arbustos para a conveniência de processamento posterior, remoção de ervas daninhas e colheita. Na hora de escolher um local no local, deve-se ter em mente que a planta é "caprichosa" em relação à luz do sol e à umidade: se ficar constantemente na sombra, seu rendimento vai cair, e quando plantada em brejos, a cultura vai morrer.
A groselha cresce bem e frutifica abundantemente em uma área bem iluminada e protegida de fortes ventos. O nível ideal de água subterrânea na zona de plantio não é superior a 100 cm. Para obter o rendimento máximo, é necessário plantar os arbustos no campo em campo aberto de acordo com o seguinte esquema: 100 cm entre as próprias mudas e 200 cm entre as linhas. Se for necessário plantar um grande número de arbustos, é permitido compactar o plantio. Para fazer isso, a distância entre os arbustos é reduzida para 60 cm, e entre as linhas - para 120 cm.
As covas de plantio devem ser preparadas até o final do verão (dependendo da região, 2 semanas antes do desembarque). No final de agosto, devem ser feitos furos com diâmetro de 30-40 cm e profundidade de 50-60 cm no solo, metade dos quais devem ser cobertos com a seguinte mistura:
- 10 kg de húmus;
- 100 g de cinza de madeira;
- 50 g de superfosfato duplo;
- 40 g de sulfeto de potássio.
Com esta composição, você precisa preencher um pouco mais da metade da fossa. A mistura de nutrientes minerais assentará 2-3 semanas antes do plantio. Às vezes as raízes da muda ressecam: isso acontece nos casos em que o material de plantio é comprado com antecedência. Se isso acontecer, o arbusto é imerso em água um dia antes do plantio. Se houver folhagem, ela deve ser completamente removida. As raízes danificadas devem ser aparadas antes do plantio.
Como plantar corretamente?
Antes de plantar uma groselha, suas raízes devem ser imersas em um falante. Para a sua preparação, é necessário levar 2 litros de água, 600 gramas de argila e terra, um pacote de medicamento formador de raízes "Kornevin" e 4 g de "Aktara" (fungicida). O volume resultante é suficiente para processar as raízes de 10 arbustos. Despeje cerca de 5 litros de água em cada buraco preparado e espere que seja absorvido. Em seguida, as raízes precisam ser mergulhadas em uma caixa de chatterbox pré-preparada e colocar o arbusto no buraco. De acordo com as regras de plantio, o colo da raiz deve ser aprofundado em cerca de 5 cm.
A muda deve ser borrifada com cuidado: primeiro com os restos da mistura fértil, depois com terra da cova. Para melhor estabilidade da groselha, o solo deve ser compactado com os pés. Com o início das geadas, recomenda-se cobrir a muda com agrofibra (isto é especialmente verdadeiro para regiões com condições climáticas adversas).
Na primavera, o material isolante deve ser retirado, caso contrário, haverá muita umidade sob ele, podendo ocorrer mofo na muda.
Cuidados de acompanhamento
Após o plantio, as groselhas precisam de rega, poda dos brotos, soltar o solo e aplicar fertilizantes. O cumprimento das regras de cuidado é a garantia do rápido desenvolvimento do arbusto, da floração abundante e de uma rica colheita.
Rega
Basicamente, no outono, as groselhas têm umidade suficiente das chuvas. No entanto, se o outono for seco, o arbusto precisa de rega regular. Nas regiões norte do país, é permitido irrigar o mato até meados de outubro (somente se não houver chuva), e no sul - até o final de novembro. A rega não deve ser excessiva, pois devido à abundância de umidade e não ressecar o solo, o sistema radicular pode ser atacado pelo fungo.
Com o início da primavera, quando o solo seca e não chove, a rega deve ser reiniciada. Ao regar, não deve permitir que a água atinja a folhagem, pois mesmo algumas gotas podem provocar o desenvolvimento de doenças.
Top curativo
É necessário alimentar as groselhas na primavera, maio, já que a mistura de nutrientes já foi colocada na cova no momento do plantio. No verão, também é necessário aplicar fertilizantes minerais 2 a 3 vezes. Para alimentar o arbusto adequadamente, você precisa:
- remova as ervas daninhas ao redor da planta;
- afrouxe o chão;
- regar bem o arbusto;
- realizar a cobertura morta e adicionar um suplemento mineral de nitrogênio.
Cada variedade de groselha precisa de muito nitrogênio. Para reabastecer suas reservas, você pode usar esterco de vaca ou de pássaro. Você também pode preparar uma solução de 1 balde de água, 1 colher de sopa. colheres de ureia e 2 colheres de sopa. colheres de nitrophoska.
Afrouxando e removendo ervas daninhas
Você precisa afrouxar o solo sob os arbustos de groselha regularmente, pois essas plantas adoram solo macio. Porém, todas as manipulações para levantamento do solo devem ser realizadas com cuidado, aprofundando não mais do que 5 a 7 cm. Na groselha, o sistema radicular fica localizado próximo à superfície do solo, portanto, com o afrouxamento mais profundo, as raízes podem ser feridas.
Para um desenvolvimento ativo e frutificação abundante, as ervas daninhas devem ser removidas regularmente, uma vez que a groselha não tolera sua vizinhança. O acúmulo de ervas daninhas provoca estagnação da umidade, que muitas vezes se torna a causa de doenças fúngicas do sistema radicular.
Poda
Após o plantio, um arbusto que não foi cortado no viveiro precisa ser processado. Se o sistema radicular estiver bem desenvolvido, os ramos são cortados em 15 cm. Com raízes fracas e pouco desenvolvidas, sobra um comprimento de 10 cm. Ao mesmo tempo, é necessário que pelo menos 3 botões vivos permaneçam em cada ramo - tal arbusto se desenvolverá ativamente na primavera. Além disso, você precisa podar a cada primavera. Após o plantio de outono em um arbusto com degelo na primavera, os botões incharão e as primeiras folhas aparecerão, e ele começará a dar frutos em 3-4 anos.
O comentário foi enviado com sucesso.