Tudo sobre o transplante de groselhas para um novo lugar no outono

Contente
  1. A necessidade de um procedimento
  2. Cronometragem
  3. Seleção de assento
  4. Como transplantar corretamente?
  5. Cuidados de acompanhamento

Um arbusto frutífero como a groselha é conhecido dos jardineiros há muito tempo, porque é semelhante, no tempo, ao cultivo de uvas. A planta não requer habilidades especiais de cuidado, mesmo um residente de verão iniciante pode lidar com ela.

Os principais segredos do seu desenvolvimento com sucesso são o local certo, a alimentação oportuna, a rega e, claro, o plantio correto. Então você pode obter anualmente uma colheita abundante de frutas saborosas e saudáveis, ricas em vários microelementos e substâncias. As bagas contêm muito ferro, ácido ascórbico e vitamina C.

A necessidade de um procedimento

Muitos moradores de verão acreditam que após o plantio, a cultura ficará no mesmo lugar por muitos anos. É uma ilusão. O transplante de groselhas para um novo local no outono pode ser feito por uma série de razões:

  • foi escolhido o local errado para a planta, por isso muitas vezes adoece (iluminação insuficiente, umidade elevada);
  • as árvores e arbustos vizinhos cresceram fortemente e sombreiam a groselha, não permitindo que ela se desenvolva e frutifique normalmente;
  • um arbusto adulto requer rejuvenescimento;
  • esgotamento excessivo do solo devido ao crescimento de longo prazo de um arbusto em um lugar;
  • "rearranjo" da paisagem na trama pessoal (a cultura parece espetacular tanto em plantações individuais quanto em grupos).

O erro mais comum dos moradores do verão, que se torna um dos principais motivos para o transplante, é a falta de poda de outono. O arbusto cresce com muita força, criando uma barreira intransponível de espinhos.

Cronometragem

A groselha é uma cultura resistente ao estresse, por isso tolera um transplante com calma. Mas para facilitar a sobrevivência, é melhor plantar a planta nos meses de outono. Antes do início da geada, terá tempo de criar raízes e formar uma massa de raízes.

A melhor época para o procedimento é setembro. Na realização dos trabalhos de plantio, deve-se levar em consideração as condições climáticas da região. Em áreas de clima adverso, o transplante é feito em agosto e, no sul, pode ser feito em novembro. Na região de Moscou, você pode transplantar em outubro.

Seleção de assento

A escolha do local de pouso deve ser abordada com competência. Gooseberry se sente confortável em uma área bem iluminada e aberta com uma pequena colina. No entanto, deve ser protegido de ventos frios e correntes de ar. Além disso, a variedade tolera um pouco de sombra parcial, especialmente se o tempo estiver quente durante o dia. A luz solar direta pode causar queimaduras nas folhas. A planta não tolera o excesso de umidade no solo. A umidade excessiva leva ao desenvolvimento de doenças fúngicas e podridão da raiz. Isso se deve às características estruturais do sistema radicular, que se desenvolve em comprimento.

A groselha prefere crescer em solos ácido-alcalinos de densidade média (argila), cujo pH é próximo do neutro (6,5-7). O nível de acidez do solo deve ser verificado por meio de um teste de tornassol. Os melhores precursores da cultura são batata, beterraba, cenoura, alho, cebola, feijão e ervilha. Depois de groselhas, morangos e framboesas, o plantio de uma planta não é categoricamente recomendado, uma vez que a terra depois deles está extremamente esgotada, praticamente não possui os oligoelementos e nutrientes necessários para um bom desenvolvimento. Além disso, essas culturas apresentam doenças semelhantes.

O site está pré-preparado. É desenterrado, as ervas daninhas e os rizomas das gramíneas são removidos, ao mesmo tempo que se adiciona composto, húmus, fertilizantes minerais.

Como transplantar corretamente?

Para transplantar um arbusto para outro lugar, não basta desenterrá-lo. Outra groselha deve ser preparada com antecedência. Para começar, os ramos velhos, secos e fracos danificados pela doença são removidos da planta. Apenas os brotos fortes e fortes são deixados em uma quantidade de no máximo 10 peças, encurtando-os em um terço. Uma cova de plantio é preparada em 2-3 semanas. Isso é feito para que a terra se assente um pouco e se compacta. A profundidade do buraco deve ser de cerca de meio metro, a largura depende do sistema radicular. O poço consiste em várias camadas. O primeiro é a drenagem. Pedra triturada, tijolo quebrado e cascalho são colocados no fundo. A drenagem é necessária, especialmente se a área for muito úmida durante as chuvas ou neve derretida. A segunda camada é uma mistura nutritiva de solo que consiste em composto ou húmus, turfa, cinza de madeira, superfosfatos e sulfato de potássio. Isso permitirá que nos primeiros anos não sejam feitos fertilizantes adicionais para o bom desenvolvimento e frutificação da variedade. O substrato nutritivo é bem misturado e abundantemente regado com água.

Após o trabalho preparatório realizado, começam a plantar as groselhas em um novo local.... Para fazer isso, o arbusto é cavado em todo o perímetro de todos os lados, recuando 35 cm da base. Do lado de fora do círculo, há raízes longas e grossas, que são cuidadosamente cortadas. Além disso, a cultura é cuidadosamente solta e removida, enquanto se tenta preservar a massa de terra. Para melhor transporte até o local novo, é preferível usar estopa ou polietileno para que a terra não se esfarele. As groselhas são colocadas no centro da cova. O colo da raiz deve estar 5-7 cm abaixo do nível do solo As raízes são bem e uniformemente esticadas, camada por camada preenchendo-as com o restante da mistura de solo. Cada camada é bem compactada para que nenhum vazio permaneça no solo. A fase final é a rega abundante. Após o encolhimento, o solo é derramado, a cobertura morta é colocada com serragem ou folhas secas. Uma vez a cada poucos dias após o plantio, o arbusto é regado abundantemente para que ganhe água para um enraizamento bem-sucedido.

O método de transbordo é mais frequentemente usado para mudas jovens. Se o arbusto for grande, durante o transplante ele pode ser dividido para reprodução. Plantas velhas funcionam bem para isso. Nesse caso, as raízes são totalmente liberadas da terra e divididas em várias partes. Cada muda deve ter uma raiz principal e raízes adventícias. Se a groselha precisa ser renovada devido a doença, uma bola de terra também é removida das raízes. O sistema radicular é examinado cuidadosamente. As raízes secas com sinais de doença são removidas. O padrão de aterrissagem pode ser escolhido de forma diferente: tabuleiro de damas, linear, várias linhas, simples. A distância entre as mudas é de meio metro a metro.

Cuidados de acompanhamento

Apesar de a groselha ter uma elevada taxa de sobrevivência, é muito importante o cuidado pós-plantio adequado para ela, que consiste na irrigação regular e abundante, bem como no abrigo da planta para o inverno. Ajuste perfeito aqui feno, palha, serragem, turfa... A rega é feita com água morna. A cobertura morta desempenha não apenas funções de retenção de umidade, mas também de proteção. A camada de cobertura morta deve ser de 10-15 cm. A cobertura morta não apenas reduz a quantidade de evaporação da umidade do solo, mas também evita o crescimento de ervas daninhas devido à menor penetração de luz. As ervas daninhas são um grande competidor das groselhas, principalmente do dente-de-leão e do wheatgrass, que retiram a maior parte da comida do solo.

A variedade responde positivamente ao afrouxamento do solo ao redor do arbusto, o que permite que o solo seja enriquecido com oxigênio útil. Para prevenir o desenvolvimento de infecções fúngicas nos brotos, é aconselhável tratar o arbusto com preparações especiais.

Se durante o plantio alguns dos brotos quebraram, eles devem ser removidos. Eles ainda não criarão raízes, mas extrairão os nutrientes necessários de galhos inteiros.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário